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Navegando por Autor "Mata, Ádala Nayana de Sousa"

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    TCC
    Assistência dos profissionais de saúde brasileiros no incentivo ao aleitamento materno: um estudo de revisão integrativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-16) Araujo, Bianca Silva; Braga, Liliane Pereira; Braga, Liliane Pereira; Mata, Ádala Nayana de Sousa; Monteiro , Maria Diane Braga Dantas
    O leite materno é o primeiro alimento humano e possui inúmeros benefícios tanto em âmbito biofisiológico quanto nos aspectos psicológicos, sociológicos e econômicos que envolvem a prática do aleitamento materno-(AM). Apesar dos avanços em relação à promoção, apoio e proteção do AM, alguns declínios ainda persistem e que também podem está relacionados à atuação dos profissionais de saúde, abrangendo dificuldades pessoais, formativas, culturais, institucionais e afins. Neste sentido, o objetivo do trabalho foi investigar como os profissionais de saúde brasileiros tem configurado suas atuações no incentivo ao aleitamento materno. Para a realização da revisão integrativa foram conduzidas buscas nas bases de dados online MEDLINE, LILACS e SciELO, por meio dos descritores “aleitamento materno”, “profissionais de saúde” e “assistência à saúde” combinados pelo operador booleano AND, durante os meses de junho e julho de 2021. Após a condução das buscas e aplicações a amostra final compôs 15 trabalhos. Através da análise de conteúdo emergiram três categorias temáticas: “Fatores da prática profissional promotores do aleitamento materno”; “Fatores da prática profissional desfavoráveis à promoção do aleitamento materno” e “Estratégias para a manutenção do AM”. Os dados mostraram que para os profissionais, o apoio e proteção ao aleitamento materno estavam associados ao suporte efetivo através de conhecimento teórico e prático, com auxílio, capacitações e aconselhamento. Em contrapartida, as dificuldades quanto as atualizações sobre a temática, o desconhecimento de políticas e normativas importantes e a falta de interprofissionalidade foram alguns dos agravantes elencados para o insucesso do aleitamento materno. Ainda de acordo os profissionais, as alternativas viáveis para a minimização de tais efeitos, contemplam a adoção de comportamentos colaborativos e o investimento em capacitações, além de mudanças estruturais no modelo de atenção à saúde materno-infantil. Observa-se que a temática do aleitamento materno é complexa e envolve nuances multifatoriais para a sua promoção e desfavorecimento. Desse modo, espera-se que a presente pesquisa aprimore os conhecimentos e reflexões dos profissionais de saúde e da comunidade científica sobre o tema, com vislumbre à compreensão dos desafios e atitudes eficazes para o enfrentamento destes.
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    Artigo
    Association between sedentary behavior and brain-derived neurotrophic factor (BDNF) in children and adolescents: a protocol for systematic review and meta-analysis
    (Plos One, 2024-03) Medeiros, Gidyenne Christine Bandeira Silva de; Oliveira Segundo, Victor Hugo de; Azevedo, Kesley Pablo Morais de; Mata, Ádala Nayana de Sousa; Piuvezam, Grasiela
    Background There is evidence in the literature suggesting that high time spent in sedentary behavior (SB) can reduce the Brain-Derived Neurotrophic Factor (BDNF) levels, an important neurotrophin that plays a role in modulating cognition, learning and memory. Children and adolescents usually spend many hours a day on SB, either sitting for a long time and/or using screen equipment. Objective The aim of this study is to describe a systematic review and meta-analysis protocol on the associations between SB and BDNF levels in children and adolescents. Methods This protocol is guided by the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and MetaAnalyses Protocols and was published in the International Prospective Register of Systematic Reviews database (PROSPERO: CRD42023392246). The databases that will be searched are EMBASE, Scopus, ScienceDirect, Web of Science, SPORTDiscus, CINAHL, and PubMed. Cross-sectional and cohort studies conducted with children and adolescents (5 to 19 yr) that analyzed the association between SB and BDNF will be included in the systematic review. The characteristics of the studies, methodological aspects, and main results will be described. Then, the risk of bias (assessed by STROBE and Newcastle-Ottawa scales) and the level of evidence (assessed by the GRADE tool) from included studies will be evaluated. Sub-group analysis will also be performed. Two experienced reviewers will perform the studies selection, data extraction, and methodological quality assessment. Conclusion This systematic review and meta-analysis will analyze the association between SB and BDNF in children and adolescents. The results will provide subsidies to better understand this relationship and will strengthen evidence-based practice for both health professionals and future researches
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    TCC
    Atenção básica e serviço social: a formação profissional através da residência multiprofissional em saúde
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-28) Gomes, Bruna Karoline da Nóbrega; Hoffmann, Edla; http://lattes.cnpq.br/8231237630604757; 0000-0003-2093-0881; http://lattes.cnpq.br/4174776041691621; Hoffmann, Edla; http://lattes.cnpq.br/8231237630604757; Mata, Ádala Nayana de Sousa; http://lattes.cnpq.br/8921465279478859; Guerra, Tamaria Monique Silva; http://lattes.cnpq.br/9179149482777535
    Diante da dimensão que os programas de residências multiprofissionais em saúde adquiriram nos últimos anos no contexto da formação de recursos humanos no e para o Sistema Único de Saúde (SUS), o presente estudo concentrou-se em analisar o processo formativo de Assistentes Sociais inseridas no espaço do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica (PRMAB), do município de Caicó/RN, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através da Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM). Para tal, a pesquisa tinha como objetivo analisar o processo formativo de Assistentes Sociais inseridas no espaço do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica, do município de Caicó, no intuito de compreender as contribuições e os desafios dessa modalidade de especialização na formação através do ensino em serviço. O percurso metodológico fundamentou-se na abordagem dialético-crítico, tendo por método o materialismo histórico marxista a partir de aproximações sucessivas com as questões que envolveram o objeto de estudo, no qual realizou-se pesquisa de campo, de natureza exploratória e explicativa, por meio da abordagem quanti-qualitativa, no intuito de relacionar os dados de forma dialética e crítica, a partir do levantamento de dados primários. Para a fundamentação, destaca-se a revisão de literatura a fim de aprofundar o referencial teórico sobre a temática, procurando apreender as categorias explicativas da realidade como: formação profissional, política de saúde, residência multiprofissional em saúde e ensino em serviço, com tratamento dos dados por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Como contribuição, ressalta fomentar o processo de aperfeiçoamento do PRMAB/EMCM, por meio da avaliação das residentes egressas. Além de contribuir com a implementação de um programa que tenha impacto significativo na formação dos/as profissionais e dialogue com as reais necessidades dos serviços de saúde e da comunidade. Os resultados apresentam um breve perfil das egressas do PRMAB/EMCM; as contribuições da profissão no trabalho multiprofissional para a realização do trabalho em equipe e desenvolvimento de atividades coletivas; a atuação profissional das Assistentes Sociais egressas; e as potencialidades e problemáticas acerca do ensino em serviço ofertado pelo PRMAB/EMCM.
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    TCC
    Atuação dos enfermeiros nos serviços de saúde no Brasil e dos EUA: um estudo comparativo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-19) Silva, Ienzo Brayan Pessoa da; Medeiros, Gidyenne Christine Bandeira Silva de; https://orcid.org/0000-0001-5225-385X; http://lattes.cnpq.br/7128174927654982; https://orcid.org/0009-0001-6575-0916; http://lattes.cnpq.br/0357622216457697; Medeiros, Gidyenne Christine Bandeira Silva de; https://orcid.org/0000-0001-5225-385X; http://lattes.cnpq.br/7128174927654982; Mata, Ádala Nayana de Sousa; https://orcid.org/0000-0003-3929-2082; http://lattes.cnpq.br/8921465279478859; Gonçalves, Esmeraldina Lopes; http://lattes.cnpq.br/1559920972714645
    O enfermeiro atua de forma holística e integral com base em evidências científicas, enquanto gestor e coordenador do cuidado utiliza do seu processo de trabalho para planejar, implementar e avaliar o manejo assistencial. No Brasil, o enfermeiro utiliza do processo de enfermagem para guiar sua conduta de forma ética e imparcial, em contrapartida, nos EUA é utilizada a lei da prática de enfermagem de cada estado, possibilitando a prática avançada de enfermagem. O objetivo é comparar a atuação dos enfermeiros nos serviços de saúde do Brasil e dos EUA. A revisão da literatura utilizou de descritores (DeCS/MeSH) para realizar a busca em base de dados, cinco bases de dados serão utilizadas como fonte de dados, todos os estudos incluídos foram indexados a plataforma de seleção de estudos Rayyan, não houve recorte temporal, foram incluídas leis e normatizações da profissão em ambos os países. Sob a influência de Florence Nightingale teve-se a criação das primeiras escolas de enfermagem na América Latina no fim do século XIX, somente em 1950 surgiu no Brasil um curso voltado a capacitar o profissional enfermeiro de forma técnica e científica. No Brasil, a enfermagem é regulamentada e normatizada pelo ente maior federal conhecido como Cofen, por meio de suas resoluções, a fiscalização e implementação é de função dos conselhos regionais de enfermagem, e a prática avançada não é regulamentada. No entanto, quase na mesma época nos EUA já surgia a prática avançada de enfermagem (APN) que foi criada em 1960 como uma forma de educação profissional de enfermagem. Nos EUA a regulamentação e normatização da enfermagem se dá de forma independente para cada estado americano e diferentemente do Brasil, a prática avançada é regulamentada. O APN pode diagnosticar e prescrever o tratamento dos usuários, sem a necessidade de aprovação do médico. Outrossim, é necessário o desenvolvimento de novos estudos sobre o tema, pois a enfermagem é um campo de estudo amplo e de constante atualização em ambos os países
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    TCC
    Discursos culturais experienciados por mulheres no ciclo gravídico-puerperal: uma análise no seridó potiguar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-23) Cunha, Paolla Jéssica da; Albuquerque, Suzana Cinthia Silva Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/1369672632344448; https://orcid.org/0000-0003-2765-2597; http://lattes.cnpq.br/2008030986646042; Mata, Ádala Nayana de Sousa; https://orcid.org/0000-0003-3929-2082; http://lattes.cnpq.br/8921465279478859; Medeiros, Priscilla Brandão de; http://lattes.cnpq.br/6301072997849502
    A transmissão cultural sobre o ciclo gravídico-puerperal ocorre através de imagens, palavras, objetos, olhares e territórios que formulam discursos sobre esses acontecimentos nas vidas de mulheres mães, que são atravessadas por eles em sua subjetividade, podendo provocar sofrimento psíquico materno. São narrativas perpetuadas historicamente que produzem efeitos tanto na constituição subjetiva das mulheres, quanto nos meios nos quais elas estão inseridas, estendendo-se para o âmbito da saúde, da cultura e da política. A partir da atuação psicológica junto às mulheres mães em um hospital do seridó potiguar, notou-se as preocupações relacionadas aos discursos culturais. Surgiu, assim, a indagação sobre a influência dos discursos culturais sobre o sofrimento psíquico materno em uma região permeada por narrativas culturais, cuja transmissão de conhecimentos tradicionais sobre “o que é ser mulher” é passada entre as mulheres dos territórios. Objetivou-se analisar os efeitos dos discursos oriundos da cultura experienciados por mulheres no ciclo gravídico-puerperal no seridó potiguar, identificar os discursos sobre maternidade e gestação apreendidos por mulheres primíparas, compreender seus impactos psicológicos e quais os significados dados a eles pelas mulheres em sua maternidade. Foi realizado um estudo explicativo com abordagem qualitativa com cinco mulheres cisgêneros primíparas, através de instrumentos como ficha de caracterização e entrevista semiestruturada. Os dados coletados foram analisados por meio da análise de conteúdo e permitiram gerar cinco categorias: 1) comparação entre vias de parto; 2) corpos que gestam; 3) gestação como acontecimento limite da vida da mulher; 4) maternidade enquanto dualidade satisfação-sofrimento; 5) efeitos de ordem psicológica. A primeira categoria indica que, durante o ciclo gravídico-puerperal, as mulheres primíparas são atravessadas por discursos com idealização das vias de parto e a relação com a dor, que é mais associada à via de parto normal e influencia a escolha por uma cirurgia cesariana. Enquanto na segunda categoria, os discursos permeiam os corpos de mulheres gestantes, envoltos por olhares de outros que aprisionam as mudanças corporais em uma imagem formada por padrões estéticos, além de padrões para um tipo de parto idealizado, cuja consequência é questionar a capacidade de gestar e parir um filho. A terceira categoria envolve discursos que apontam a gestação como linha tênue entre o questionamento acerca do tempo adequado para ser mãe e as limitações que isso implica nas vidas das mulheres mães. Na quarta categoria, os discursos relatados pelas entrevistadas indicam a presença dual do ideal de instinto materno com amor eterno e do incômodo que o cuidado com o filho pode gerar. A quinta categoria permitiu verificar efeitos psicológicos dos discursos experienciados, como insegurança, medo, frustração e tristeza. Constatou-se que as mulheres estão mais vulneráveis aos efeitos dos discursos no início da gestação, mas de acordo com o desenvolvimento da gestação, ocorre um processo de elaboração e estratégias singulares são criadas por elas.
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    Artigo
    Dor e funcionalidade na atenção básica à saúde
    (ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva, 2011-01) Mata, Matheus de Sousa; Costa, Fabrícia Azevêdo da; Souza, Túlio Oliveira de; Mata, Ádala Nayana de Sousa; Pontes, Jaqueline Fernandes
    A dor osteoarticular e a funcionalidade são elementos ligados à saúde dos indivíduos e, portanto, influenciam o modo de interação entre si e entre eles e o meio ambiente que os cerca. Contudo, não são muitos os estudos que levantam essas questões de saúde na população em geral, sobretudo quando aproximamos o olhar da atenção básica sobre elas. Este artigo tem o objetivo de fornecer dados iniciais sobre dor e funcionalidade nos indivíduos com queixa osteoarticular em uma população adscrita a uma unidade básica de saúde (UBS) e suscitar o debate sobre integralidade da atenção nesse serviço. O trabalho descritivo foi realizado na UBS (n1=64) e nos domicílios (n2=48), entre indivíduos a partir dos 20 anos de idade. Foi aplicado um instrumento de avaliação de funcionalidade e a Escala Visual Analógica de dor, e foram exploradas questões sociodemográficas. Com esses instrumentos, buscou-se avaliar o perfil dos indivíduos em relação ao seu grau de dor musculoesquelética, o grau de funcionalidade nas atividades da vida diária, idade e ocupação. Nos resultados, encontramos uma predominância do sexo feminino nos dois grupos, 84,37% e 81,25%, respectivamente. Quase metade das pessoas com dor musculoesquelética eram donas de casa, e a média de idade entre os grupos estava acima dos 55 anos
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    Artigo
    Effect of school-based food and nutrition education interventions on the food consumption of adolescents: a systematic review and meta-analysis
    (International Journal Of Environmental Research And Public Health, 2022) Piuvezam, Grasiela; Medeiros, Gidyenne Christine Bandeira Silva de; Azevedo, Kesley Pablo Morais de; Garcia, Daniel; Segundo, Victor Hugo Oliveira; Mata, Ádala Nayana de Sousa; Fernandes, Anny Karoliny Pinheiro; Santos, Raquel Praxedes dos; Trindade, Débora Danielly Barros de Brito; Moreno, Isabel Morales; Martínez, Daniel Guillén; https://orcid.org/0000-0002-2343-7251
    The school is a favorable environment for the development of interventions to prevent obesity. The objective of this systematic review is to evaluate the effects of school-based food and nutrition education interventions on adolescent food consumption. The literature search was conducted on databases: MEDLINE/PubMed, Embase, Scopus, ERIC, Science Direct, Web of Science, Cochrane, LILACS, and ADOLEC. The following research strategies were focused on: population (adolescents), intervention (food and nutrition education), outcome (food consumption), and study design (clinical trial). The Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses (PRISMA) statement guidelines were followed and all stages of this review were performed by two researchers and, when necessary, a third researcher resolved discrepancies. Included studies are randomized clinical trials (RCT). A total of 24 articles were included for review and 11 articles in meta-analysis. In the evaluation of the general effects, there was a significant effect (mean difference (MD) for fruit consumption (MD = 0.09, CI 0.05, 0.14) in serving/day; and for vegetables (MD = 0.59, IC 0.15, 1.03) at times/week. In the consumption of FV (fruits and vegetables), there was no significant effect (standardized mean difference (SMD) of interventions in their consumption (SMD = 0.00, 95% C1 −0.11, 0.11). The evidence available in this review and meta-analysis concludes that food and nutrition education interventions in schools presented favorable results in the food consumption of adolescents. Registered on the PROSPERO database (CRD42019116520)
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    Artigo
    Effects of exercise on the levels of BDNF and executive function in adolescents: a protocol for systematic review and meta-analysis
    (Lippincott, Williams & Wilkins, 2019-07) Azevedo, Kesley Pablo Morais de; Oliveira Segundo, Victor Hugo de; Medeiros, Gidyenne Christine Bandeira Silva de; Mata, Ádala Nayana de Sousa; García, Daniel Ángel; Leitão, José Carlos Gomes de Carvalho; Knackfuss, Maria Irany; Piuvezam, Grasiela
    Backoground: Evidence available in the literature suggests that physical exercise increases the release of brain-derived neurotrophic factor (BDNF) in humans and may possibly be related to improvements in executive function. However, studies of this phenomenon in adolescents are still scarce. The objective of this work is to describe the protocol for a systematic review (SR) and meta-analysis of interventional studies aiming to determine the effect of physical exercise on BDNF levels and executive function in adolescents. Methods: This protocol is guided by the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Protocols (PRISMA-P) and by the Cochrane Handbook of Systematic Reviews of Interventions. The databases to be searched are PubMed, EMBASE, Scopus, ScienceDirect, Web of Science, SPORTDiscus, the Cochrane Central Register of Controlled Trials (CENTRAL), and CINAHL. Interventional studies conducted on adolescents with different exercise protocols and evaluations of BDNF levels and executive function in pre- and post-intervention periods will be included in the systematic review. The characteristics of the studies, participants, and main results will be described, then the evaluation of the risk of biases and the level of evidence obtained by the protocol will be assessed. The selection of studies, data extraction, and evaluation of the methodological quality will be performed by 2 experienced reviewers independently. Conclusion: The systematic review will present the effects of the practice of physical exercises on the BDNF and executive function levels. The results will strengthen the interventions with the focus on the brain health of adolescents through general orientations and the evidences described shall direct future research. PROSPERO registration number: CRD42018110683 Abbreviations: BDNF = brain-derived neurotrophic factor, CPF = prefrontal cortex, GRADE = Grading of Recommendations Assessment, Development, and Evaluation, PRISMA-P = Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Protocols, SR = systematic review
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    Experiências brasileiras sobre a participação familiar no acompanhamento do crescimento & desenvolvimento infantil na Atenção Básica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-25) Fernandes, Huanna Raíssa de Medeiros; Ribeiro, Fernanda Alves da Silva; Ana Luíza de Oliveira e Oliveira; Sales, Linda Kátia Oliveira; Mata, Ádala Nayana de Sousa
    Introdução: As consultas de crescimento e desenvolvimento (CD) da criança na Atenção Básica foram criadas com o intuito de reduzir as taxas de morbimortalidade infantil sendo necessário o envolvimento da família, o ambiente com seus aspectos econômicos, sociais, psicológicos e sociais nos quais a criança está envolvida e que podem repercutir em sua saúde. No entanto, muitas vezes esse acompanhamento é guiado pelo modelo biomédico no qual se resume na resolução de queixas clínicas e os familiares são tratados como meros receptores de informações das orientações dadas pelos profissionais de saúde. Objetivo: Compreender através da literatura brasileira a percepção da família no acompanhamento infantil. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura realizada uma busca nas bases de dados Scientific Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) durante os meses de outubro a novembro de 2020. Resultados: Observou-se que as famílias desconheciam o termo e a importância do acompanhamento do CD infantil, as crianças somente eram levadas às consultas quando estavam doentes, atribuíam maior preferência aos atendimentos médicos e desconsideração dos profissionais aos relatos dos familiares durante as consultas. Conclusão: Portanto, é necessário informar e sensibilizar a população e gestores sobre a importância do acompanhamento de CD para a saúde infantil e sensibilizar profissionais de saúde sobre a importância de valorizar a comunicação dos usuários durante os atendimentos.
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    Artigo
    Extended reality as a health education strategy of adolescents at school: protocol for systematic review and meta-analysis
    (Bmj Open, 2023) Piuvezam, Grasiela; Santos, Thais Teixeira dos; Medeiros, Gidyenne Christine Bandeira Silva; Mata, Ádala Nayana de Sousa; Silva Júnior, Danyllo do Nascimento; Martínez, Daniel Guillén; Ríos, Manuel Pardo; https://orcid.org/0000-0002-2343-7251
    Introduction Extended reality (XR) is the ensemble of interactive experiences based on a computer-simulated environment that encompasses virtual reality and augmented reality and has been proven to be potentially innovative in the field of health education with adolescents. The objective of this study is to present a systematic review and meta-analysis protocol that seeks to evaluate the main effects of interventions that use XR on health parameters (food intake, sound quality and physical activity) of adolescent students. Methods and analysis The literature search will be performed in the following databases: MEDLINE, Embase, Scopus, ERIC, ScienceDirect, Web of Science, Cochrane, LILACS, APA and ADOLEC. Intervention studies (clinical trials—randomised or non-randomised) and quasi-experimental studies will be included. The risk of bias will be assessed using the Risk of Bias in Nonrandomized Studies of Interventions tool for randomised controlled trials (RCTs), non-RCTs and quasi-experimental trials. Two independent researchers will conduct all the assessments, and any disagreements will be consulted with a third reviewer. Data analysis and synthesis will be performed using RevMan V.5.4.1 software. The study will be conducted in accordance with the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Protocols guideline. Ethics and dissemination Ethical approval and human consent were not required, as this is a protocol for a systematic review and only secondary data will be used. The findings will be published in a journal and presented at conferences. In case of any changes to this protocol, it will be updated in the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses website, and the modifications will be explained in the final report of this review
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    Artigo
    Factors associated with mortality of elderly people due to COVID-19: protocol for systematic review and meta-analysis
    (Plos One, 2024-04) Medeiros, Gidyenne Christine Bandeira Silva de; Silva Júnior, Danyllo do Nascimento; Mata, Ádala Nayana de Sousa; Marques, Marilane Vilela; Santos, Thais Teixeira dos; Monteiro, Maria Eduarda de Sousa; Costa, Gabriela Góis; D'orsi, Eleonora; Parra, Eva Vegue; Piuvezam, Grasiela
    Introduction The COVID-19 pandemic has become a significant health crisis, marked by high mortality rates on a global scale, with mortality from the disease being notably concentrated among the elderly due to various factors. Objective This study aims to investigate the biological and non-biological factors associated with COVID-19 mortality rates among the elderly worldwide. Methods The following databases will be consulted: PubMed, Scopus, EMBASE, Web of Science and ScienceDirect. Longitudinal observational studies (cohort and case-control—risk factors) will be included. The risk of bias, defined as low, moderate, high, will be assessed using the National Heart, Lung and Blood Institute (NHLBI) Quality Assessment Tool for observational cohort and cross-sectional studies. Two independent authors will conduct the searches, and any possible disagreements will be resolved by a third author. Heterogeneity between study results will be assessed using a standard X2 test with a significance level of 0.05, and an I 2 value will be calculated to further assess heterogeneity. The random effects model for meta-analyses will be adopted to distribute the weight between the studies and standardize their contributions. The meta-analyses will be conducted using RevMan software. Discussion Despite the numerous publications on COVID-19 mortality among the elderly, there is still a gap in knowledge, as there is no systematic review and meta-analysis that summarizes the main biological and non-biological associated factors globally. Conclusion The results of this study will consolidate the latest evidence and address gaps in the overall understanding of biological or non-biological associated factors. This knowledge will facilitate the development of appropriate health strategies for this demographic group and pave the way for further research
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    Artigo
    Gamification as a health education strategy of adolescents at school: protocol for a systematic review and meta-analysis
    (Plos One, 2023-11) Medeiros, Gidyenne Christine Bandeira Silva de; Santos, Thais Teixeira dos; Ríos, Manuel Pardo; Mata, Ádala Nayana de Sousa; Silva Júnior, Danyllo do Nascimento; Guillen, Daniel Martínez; Piuvezam, Grasiela
    The objective of the study is to present a systematic review and meta-analysis protocol for evaluating the effects of health education gamification-based interventions, on health parameters (food consumption, sleep quality and physical activity) of adolescent students. This protocol was registered on the International Prospective Register of Systematic Reviews (PROSPERO) database (CRD42022373833). The search will be performed in the following databases: MEDLINE, Embase, Scopus, ERIC, ScienceDirect, Web of Science, Cochrane, LILACS, APA, and ADOLEC. Intervention studies (clinical trials - randomized or non-randomized) and quasi-experimental studies will be included. The risk of bias will be assessed using the Risk of Bias in Non-randomized Studies of Interventions tool for ran domized controlled trials, non- randomized controlled trials and quasi-experimental trials. Two independent researchers will conduct all assessments, and any disagreements will be consulted with a third reviewer. Data analysis and synthesis will be analyzed using RevMan 5.4.1 software. We will conduct the study in accordance with the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Protocols (PRISMA-P) guideline. The review will summarize the current evidence on gamification health education changes in parame ters related to the health of adolescents. Gamification has been used to verify the increase in adherence to healthy habits or the development of health-related skills, but there are still few results for the adolescent population. We expect that the systematic review could indi cate strategies with gamification interventions and also determine how these strategies can improve health parameters of adolescent students, and they will be available as a reference for these interventions
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    TCC
    Instrumentos para o ensino e avaliação em simulação clínica no ensino em saúde: scoping review
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-03) Silva, Kailton Veloso; Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Mata, Ádala Nayana de Sousa; Almeida, Rodrigo Guimarães dos Santos
    Introdução: Simulação clínica é um método de ensino que lança mão do ambiente simulado para a formação de profissionais de todas as categorias. O treino em ambiente simulado permite que os profissionais cometam erros e aprendam com eles sem a consequência dos mesmos numa pessoa real. Estudos evidenciam que a simulação gera diversas competências e habilidades imprescindíveis ao profissional de saúde, como ganhos ao nível de autoconfiança, satisfação, motivação, liderança, dentre outras. Objetivo: Identificar os instrumentos para ensino e avaliação em simulação clínica no ensino em saúde, bem como detectar eventuais lacunas de trabalhos nessa área. Método: Scoping Review, baseado nos procedimentos recomendados pelo Instituto Joanna Briggs. Este método visa mapear os principais conceitos, clarificar áreas de pesquisa e identificar lacunas do conhecimento. Com base nestas perspectivas, estabeleceu-se a pergunta norteadora: quais são os instrumentos disponíveis na literatura nacional e internacional para o ensino e avaliação em simulação clínica no ensino em saúde? Foram realizadas buscas em sete bases de dados nacionais e internacionais sobre os trabalhos publicados até dezembro de 2021. Resultados: Foram identificadas 2.544 publicações científicas nas bases de dados, sendo que destas, 17 foram selecionadas por preencherem os critérios de inclusão estabelecidos. A amostra é composta por trabalhos que consistiram em validar instrumentos desenvolvidos em sete países diferentes, com destaque para Estados Unidos e Brasil, seis e cinco artigos, respectivamente. Quanto à área de conhecimento, a maioria dos estudos teve o campo da medicina como foco para desenvolvimento do instrumento (58,8%), seguida pela enfermagem (29,4%). Discussão: Apesar da crescente que a utilização da simulação clínica vem sofrendo nos últimos anos na área da saúde, os resultados deste trabalho ainda trazem evidências de dificuldades na implementação e disseminação do método. O fato dos estudos que se enquadraram nessa revisão terem suas amostras concentradas nas categorias de profissionais da medicina ou da enfermagem é algo que vai contra ao que preconiza a literatura, pois, a simulação precisa se disseminar e perpassar na formação de todas as categorias profissionais, tendo em vista que estes profissionais trabalham de forma conecta e necessitam de aperfeiçoamento síncrono para prestação dos serviços que envolvem multi profissões. Conclusão: Foi encontrado um baixo número de estudos que responderam a questão norteadora desta Scoping Review, sendo este achado uma das limitações deste trabalho, a qual evidencia que o tema ainda é pouco explorado pela literatura nacional e internacional. Desta forma, sua contribuição principal está em sanar os espaços que existem na literatura sobre simulação clínica, além de evidenciar a baixa aplicabilidade do seu uso no ensino e avaliação em saúde.
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    TCC
    Internações por condições psiquiátricas e associação com a quantidade de CAPS no Rio Grande do Norte: estudo ecológico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-17) Fagundes, Izabel Viviane de Oliveira; Lima, Marcos Felipe Silva de; Mata, Ádala Nayana de Sousa; 0000-0003-3929-2082; http://lattes.cnpq.br/8921465279478859; 0000-0002-2196-6985; http://lattes.cnpq.br/7014490761333004; 0000-0002-3431-3123; http://lattes.cnpq.br/5352191774165066; Lima, Marcos Felipe Silva de; 0000-0002-2196-6985; http://lattes.cnpq.br/7014490761333004; Braga, Liliane Pereira; 0000-0001-7994-4001; http://lattes.cnpq.br/7975322428279245; Bezerra, Héllyda de Souza; 0000-0002-2747-4981; http://lattes.cnpq.br/1469447407567426
    Introdução: Em consonância com a Reforma Psiquiátrica, no final dos anos 80 surge a perspectiva de criação de serviços que se mostrem como práticas inovadoras ao modelo manicomial. Os Centros de Atenção Psicossociais (CAPS) foram uma das estratégias que surgiu com vistas a substituição dos hospitais psiquiátricos, visando o acolhimento e a prestação de atendimento clínico às pessoas com sofrimento psíquico, e configuram-se como o principal ponto estratégico da Rede de Atenção Psicossocial. Objetivo: Avaliar a associação entre a quantidade de CAPS e as internações por condições psiquiátricas nas regiões de saúde e no estado do Rio Grande do Norte no período de março de 2008 a 2020, além de verificar a incidência das taxas de internação por condições psiquiátricas no estado. Metodologia: Trata-se de um estudo ecológico de séries temporais, com abordagem quantitativa, que foi realizado a partir da coleta de dados secundários obtidos por meio do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) e que foram submetidos à análise descritiva e estatística. Resultados: Os resultados demonstraram redução do número de internações psiquiátricas em função de uma maior quantidade de CAPS para a maioria das regiões de saúde (p < 0,001), além de uma correlação forte e negativa (R = – 0 ,881) e p < 0,001 entre do número de CAPS e a ocorrência de internações psiquiátricas em todo estado do Rio Grande do Norte ao longo dos anos. Conclusão: Foi possível observar a importância da construção da Reforma Psiquiátrica para a desinstitucionalização a partir da criação de serviços com base territorial como os CAPS. Esses achados reforçam a importância e a continuidade das políticas de saúde mental implementadas a partir da Reforma Sanitária e Psiquiátrica ao longo dos anos.
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    Media and scientific communication about the COVID-19 pandemic and the repercussions on the population's mental health
    (Lippincott, Williams & Wilkins, 2020-12-11) Pimenta, Isac Davidson Santiago Fernandes; Mata, Ádala Nayana de Sousa; Braga, Liliane Pereira; Medeiros, Gidyenne Christine Bandeira Silva de; Azevedo, Kesley Pablo Morais de; Bezerra, Isaac Newton Machado; Segundo, Victor Hugo de Oliveira; Nunes, Ana Clara de França; Santos, Gilberto Martins; Grosseman, Suely; Nicolás, Ismael Martínez; Piuvezam, Grasiela
    Background: Good communication strategies are essential in times of crisis, such as the coronavirus pandemic. The dissemination of inaccurate information and the need for social isolation to control coronavirus disease 2019 (COVID-19) have shown a negative impact on the population, causing damage to mental health, with the appearance or worsening of symptoms of stress, fear, anxiety, and depression. Thus, the systematic review study is intended to gather evidence on the impact of information about COVID-19 on the mental health of the population. Methods: This systematic review protocol is conducted using the guidelines of the preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses protocols and the Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions. The review aims to include published studies that address the exposure of the general population to information about COVID-19, through observational and experimental studies, which consider the following outcomes: fear, stress, anxiety, and depression. Thus, a comprehensive research strategy will be conducted in the following databases: PubMed / Medline, Scopus, Web of Science, EMBASE, Science Direct, CINAHL, PsycINFO and Cochrane Central Register of Controlled Trials (CENTRAL). Two independent reviewers will perform all procedures, such as study selection, data collection, and methodological evaluation. Disagreements will be forwarded to a third reviewer. RevMan 5.3 software will be used for data analysis. Results: This systematic review will provide evidence of the influence of access to and consumption of media and scientific information about COVID-19 on the mental health of the population. It will consider information about the characterization of the study and the population studied, clinical and epidemiological information on mental health, and data on access to and consumption of media and scientific information. Discussion: The results should inform about the consequences of communication about the new coronavirus on the emergence or worsening of psychological and psychiatric symptoms, allowing to develop strategies to achieve effective communication of information to promote the mental health of the population. Systematic review registration number: PROSPERO CRD42020182918 Abbreviation: COVID-19 = coronavirus disease 2019
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    Artigo
    Multidimensional assessment of institutionalized elderly: the reality of a brazilian institution
    (International Medical Society, 2017) Lima Neto, Alcides Viana de; Azevedo, Lívia Maria de; Mesquita, Gabriella Xavier Barbalho; Oliveira, Kamilla Sthefany Andrade de; Nunes, Vilani Medeiros de Araújo; Cunha, Isabelle Cristina Braga Coutinho; Pimenta, Isac Davidson Santiago Fernandes; Araújo, Isabela Dantas Torres de; Lima, Jonia Cybele Santos; Soares, Angela Maria de Medeiros; Assis, Amanda Sarmento Silva Alves de; Barbosa, Maria Helena Pires Araújo; Mata, Ádala Nayana de Sousa; Dias, Jaciana Medeiros da Costa; Cruz, Anna Carolina Soares de Souza; Sousa, Ana Carolina Patrício de Albuquerque; Piuvezam, Grasiela; Sampaio, Ana Tania Lopes; Neves, Naedja Nara de Araújo; Santos, Renata Clemente dos
    Background: The population aging in Brazil is characterized by the accumulation of progressive disabilities in their functional activities and daily life. To consider the elderlies in his/her multiple dimensions turns out to be a critical issue to improvetheir assistance to an institu-tionalized level, improving their health and quality of life. To perform a mini-overall evaluation of institutionalized elderly person to trace their profile in relation to the socio-demographic, functional capacity, nutritional status and cognition. Methods: Descriptive study, with a cross-sectional design and quan-titative approach performed in a long - stay institution for the elderly in Natal, RN. The research was approved by the Research Ethics Com-mittee of the Federal University of Rio Grande do Norte, under opinion number 164/2011.Results: 63.3% of the elderly were female, with ages varying from 61 to 103 years. 60.0% were single; 56.7% were literate. 66.7% had no children and 55% lived with their families before the institutio-nalization. As for the institutionalization time, 63.3% resided in the institution for four years. As what concerns the aspects of health, 73.3% of the elderly presented hearing difficulties, 90% make use of medicines predominantly to diabetes and hypertension. There is clear evidence that the institutionalization has been harmful to the elderly as with regards basic activities of daily living, nutritional status and cognitive aspects. Conclusion: The progressive disability in functional activities of daily life interferes directly in the quality of life, increasing dependency and minimizing the autonomy of these individuals. It is necessary to effec-tive implementation of public policies directed to the institutionalized elderly from the perspective of effective actions for improved attention and assistance.
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    Proposta de intervenção: serviço multiprofissional de promoção à saúde mental dos profissionais da clínica obstétrica e pediátrica do hospital regional Dr. Mariano Coelho
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-15) Lima, Airllanne Paloma da Silva; Braga, Liliane Pereira; Braga, Liliane Pereira; Mata, Ádala Nayana de Sousa; Garcia, Túlia Fernanda Meira
    O conceito de saúde mental assume variações e a diferentes culturas, autonomia, bemestar subjetivo, auto eficácia, competência, potencial racional, emocional, entre outros. O trabalho se apresenta para o sujeito com duplo caráter, o da construção social da identidade e o da estruturação de satisfação e prazer. A precarização do trabalho potencializa as vivências inseguras, provocando sérios riscos à saúde mental, como a síndrome de Burnout, ansiedade, depressão e doenças psicossomáticas. A pandemia pela infecção do SARS-CoV-2, além de causar grande preocupação na saúde pública, provoca sofrimento mental especialmente entre profissionais da saúde que enfrentam diariamente exposições as partículas do vírus. As práticas Integrativas Complementares estimulam à prevenção de agravos e recuperação da saúde do trabalhador. Atividades grupais facilitam a sensibilização e favorecem espaços para tomada de consciência e ampliação para novas atitudes e mudanças comportamentais. Neste sentido, o objetivo do presente trabalho é uma proposta de intenção com serviço multiprofissional de promoção a saúde mental dos profissionais de saúde da Clínica Obstétrica e Pediátrica do Hospital Regional Dr. Mariano Coelho. Trata-se de uma pesquisa participativa, de caráter aplicado e interdisciplinar, como instrumento para a coleta de dados a observação participante e o diário de campo. A proposta se constitui a partir de duas etapas distintas: - Etapa 1: Descrição da proposta de intervenção; - Etapa 2: Capacitação da equipe multiprofissional. A partir do diagnóstico psíquico dos trabalhadores da saúde se observa a emergência de um serviço voltado para promoção de saúde do trabalhador no Hospital Regional Dr. Mariano Coelho. No entanto, emergiram fragilidade no apoio institucional frente a proposta. Com o apoio do Núcleo de Educação Permanente, a capacitação aconteceu como potencializador de novas estratégias e fortalecimento de atitudes e práticas que os profissionais já utilizavam como promoção da saúde mental e contou com a participação de trinta e três profissionais. É importante reforçar que estratégias como estas, podem ser promovidas por qualquer profissional de saúde. Dessa maneira, substituímos a vitimização por atitudes cercadas de ações concretas, sendo possível tencionar a participação dos trabalhadores, gestores ou usuários reconhecendo que podemos encontrar ordem na desordem presente na saúde.
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    Artigo
    Protocol for systematic reviews of school-based food and nutrition education intervention for adolescent health promotion: evidence mapping and syntheses
    (Lippincott, Williams & Wilkins, 2019-08) Medeiros, Gidyenne Christine Bandeira Silva de; Azevedo, Kesley Pablo Morais de; Garcia, Daniel Ángel; Oliveira Segundo, Victor Hugo de; Mata, Ádala Nayana de Sousa; Siqueira, Karla Silveria Dias Pinheiro de; Fernandes, Anny Karoliny Pinheiro; Santos, Raquel Praxedes dos; Trindade, Débora Danielly Barros de Brito; Lyra, Clélia de Oliveira; Piuvezam, Grasiela
    Background: Nutrition is an important modifiable factor in combating overweight and obesity among adolescents. School has been indicated as an effective environment for influencing eating behavior; however, recent reviews assessing school-based interventions specifically for adolescents are scarce. Therefore, we propose the present systematic review with the aim to comprehensively review the quantitative and qualitative literature on the effects of school-based food and nutrition education interventions on adolescent health promotion through healthy eating habits. Methods: We will search MEDLINE/PubMed, Embase, Scopus, ERIC, ScienceDirect, Web of Science, Cochrane, LILACS, and ADOLEC. We will include randomized controlled trials (RCT), non-RCT, and controlled before-after studies. Risk of bias will be assessed using the EPOC Risk of Bias Tool for RCT, Risk of Bias in Non-randomized Studies of Interventions (ROBINS-I) tool for nonRCT or controlled before-after, as well as the Critical Appraisal Skills Program (CASP) checklist for qualitative studies. We will analyze the overall strength of the evidence for each outcome using the Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation (GRADE) tool. Two independent researchers will conduct all evaluations and any disagreements will be consulted with a third reviewer. Data analysis and synthesis will be analyzed by the RevMan 5.3 software. We will conduct the study in accordance with the guideline of the Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-analyses Protocols. Result: This review will evaluate the effects of school-based food and nutrition education interventions on adolescent health promotion through healthy eating habits. The primary outcome will be changes in adolescent food consumption. Secondary outcomes will be biological parameters (e.g., body mass index (BMI), waist circumference (WC), body composition, etc); biochemical parameters (e.g., glycemia, triglycerides, total cholesterol, etc); qualitative evidences that support or explain the effect of schoolbased food and nutrition education interventions on adolescent food consumption. Conclusion: The findings of this systematic review will summarize the latest evidence of the effects of school-based food and nutrition education interventions on adolescent health promotion. The findings will be an available reference for school-based interventions and other further research. Registration: PROSPERO CRD42019116520. Abbreviations: RCT = randomized controlled trials, RoB 2 = risk-of-bias tool for randomized trials, ROBINS-I = Risk of Bias in Non-randomized Studies of Interventions
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    TCC
    Repercussões à saúde mental dos trabalhadores da atenção primária à saúde durante a pandemia da Covid-19: uma revisão integrativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-17) Pereira, Antônio Victor de Lima; Amorim, Érico Gurgel; http://lattes.cnpq.br/6778491993760686; http://lattes.cnpq.br/3965945307113666; Amorim, Érico Gurgel; http://lattes.cnpq.br/6778491993760686; Mata, Ádala Nayana de Sousa; http://lattes.cnpq.br/8921465279478859; Ferreira, Maria Dilma Felizardo; http://lattes.cnpq.br/1211232995375806
    Em março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) elevou o status de contaminação do Covid-19, doença do novo coronavírus (SARS-Cov-2) à pandemia. A partir desse cenário de pandemia faz-se emergir maior necessidade de atenção ao trabalhador de saúde também no que se refere aos aspectos que afetam a sua saúde mental. O objetivo desta pesquisa é o de conhecer e analisar as repercussões à saúde mental dos trabalhadores da atenção primária à saúde brasileira durante a pandemia de Covid-19. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, que foi realizada no portal da Biblioteca Virtual em Saúde – BVS, sendo contemplado as bases, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Google Acadêmico e sendo complementada por busca manual nas referências e literatura cinzenta. Usando os descritores: Saúde Mental/Mental health, Profissionais de Saúde/Health Personnel, COVID-19/COVID-19, Atenção Primária à saúde/Primary Health Care. Os dados foram tabulados em planilha eletrônica do Microsoft Excel 2013. Em seguida, foi realizada análise qualitativa através do Nvivo 10 for Windows. Os resultados da analise permitiram a criação de três categorias temáticas, são elas: Saúde Mental e Adoecimento Psíquico; Categorias Profissionais e Adoecimento Psíquico; Estratégias Para Combate ao Adoecimento Psíquico. Dentre os achados, foi possível observar que a pandemia tornou o ambiente de trabalho mais ansiogênico, com incertezas sobre a organização do trabalho e aumento do estresse e ansiedade nesse ambiente.
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    Artigo
    Riscos psicossociais e repetição de gravidez na adolescência
    (Associação de Psicologia de São Paulo, 2010-12) Braga, Liliane Pereira; Carvalho, Maria Fernanda de Oliveira; Ferreira, Camomila Lira; Mata, Ádala Nayana de Sousa; Maia, Eulália Maria Chaves
    A gravidez na adolescência pode ser entendida como um período de crises que traz riscos e conseqüências negativas para a adolescente, podendo ser potencializados pela repetição. Mostra-se relevante conhecer a realidade biopsicossocial dessas adolescentes e analisar os fatores envolvidos nessa repetição. Aplicou-se, então, um questionário semi-estruturado, numa Maternidade Escola em Natal/RN, a 50 puérperas com idade entre 12 e 18 anos de idade (média 17 anos), das quais 82% não freqüentam a escola, 62% vivem em união estável e 68% têm renda familiar até três salários mínimos. Iniciaram a vida sexual aos 13 anos e o intervalo entre a gravidez anterior e a atual foi de 1 a 12 meses para 52% das entrevistadas. Assim, o início precoce da vida sexual, a convivência com o companheiro e o abandono escolar podem tornar as adolescentes vulneráveis à gravidez e sua repetição e acentuar os riscos psicossociais
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