Navegando por Autor "Melo, Andreia Silva de"
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Tese O ensino de dança numa perspectiva inclusiva para pessoas surdas e não surdas em uma escola municipal de São Gonçalo do Amarante/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-26) Melo, Andreia Silva de; Vieira, Marcilio de Souza; https://orcid.org/0000-0002-2034-0796; http://lattes.cnpq.br/7003467659704271; http://lattes.cnpq.br/3678498260888593; Viana, Flávia Roldan; Porpino, Karenine de Oliveira; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; Berselli, Marcia; Joseph, Tatiana Wonsik RecompenzaA tese afirma um educar sensível da Dança, por meio de jogos corporais em interfaces com a língua de sinais, de modo a construir o conhecimento no/pelo corpo/sujeito, aberto às relações entre o individual e o coletivo. Traz uma reflexão sobre a inclusão de uma pessoa surda na escola e as possibilidades de ensino nas aulas de Arte/Dança para o Ensino Fundamental, anos finais. Trata-se de um relato de experiência na Escola Municipal de 1º e 2º graus Vicente de França Monte, localizada no Município de São Gonçalo do Amarante–RN. Dentre as viabilidades para se trabalhar com a Arte/Dança, elegeu-se, a partir de investigações corporais, por meio do jogo, como ponto referencial para a intervenção pedagógica. A escrita tem por objetivo geral analisar as contribuições do ensino da Dança por meio do jogo corporal para crianças e adolescentes surdos/as e não surdos/as. Tem por objetivos específicos investigar as vivências corporais com a dança em uma sala de aula com uma aluna surda e alunos/as não-surdos/as; analisar a arte da Dança a partir do jogo corporal numa perspectiva inclusiva; desenvolver práticas pedagógicas nas interfaces entre jogos corporais e Dança para reconfigurar o ensino da Dança numa perspectiva inclusiva no espaço escolar. Definimos que a metodologia utilizada na pesquisa é de natureza qualitativa, sociocultural e com abordagem interpretativa. A escolha do tema proposto favorece o conhecimento, a valorização e ressignificação corporal por parte da discente surda e dos não surdos, bem como contribui para o entendimento das relações inclusivas e simbólicas que se inscrevem historicamente no corpo. Percebe-se que trabalhar com o conteúdo de Arte/Dança, de forma inclusiva bilíngue, permite ampliar as visões intrínsecas de todos os educandos sobre o modo de perceber o mundo, como também, possibilita a descoberta de outros modos de contextualizar a dança a partir das experiências vividas pelos alunos no decorrer da pesquisa.Dissertação O jogo pode se transformar em dança: uma intervenção pedagógica inclusiva na escola pública(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-30) Melo, Andreia Silva de; Vieira, Marcilio de Souza; ; ; Andrade, Carolina Romano de; ; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; ; Campos, Marineide Furtado;O trabalho traz uma reflexão sobre a inclusão de alunos com surdez na escola e as possibilidades de ensino nas aulas de dança para o Ensino Fundamental I. Trata-se de um relato de experiência na Escola Municipal de 1º e 2º graus Vicente de França Monte, localizada no Município de São Gonçalo do Amarante/RN. Dentre as viabilidades para se trabalhar com a educação artística, elegeu-se partir de investigações corporais, por meio do jogo, como ponto referencial para a intervenção pedagógica. O nosso escrito tem por objetivos refletir sobre as contribuições do jogo para o ensino da dança com crianças surdas e ouvintes; indicar uma possibilidade de trabalhar a dança por meio do jogo; considerando as experiências históricas corporais trazidas pelos estudantes. Definimos que a metodologia utilizada envolve a pesquisa descritiva qualitativa sob um viés do estudo de caso instrumental. A escolha do tema proposto favorece ao conhecimento, à valorização e ressignificação corporal por parte dos discentes, bem como, contribui para o entendimento das relações inclusivas e simbólicas que se inscrevem historicamente pelo corpo. Percebe-se que trabalhar com o conteúdo, de forma inclusiva, permite ampliar as visões intrínsecas dos educandos sobre o modo de perceber o mundo, como também, possibilita a descoberta de outros modos de contextualizar a dança a partir das experiências vividas pelos alunos no decorrer da pesquisa.TCC O pastoril na escola: relatando uma experiência no ensino fundamental II(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-10) Melo, Andreia Silva de; Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira MarquesO artigo traz uma reflexão sobre o universo das danças populares e as possibilidades de ensino nas aulas de dança na escola, para o Ensino Fundamental II. Trata-se de um relato de experiência vivido no estágio supervisionado III, no primeiro semestre de 2013, na Escola Municipal Vicente de França Monte, localizada no Município de São Gonçalo do Amarante /RN. Dentre as várias manifestações de dança, elegemos o Pastoril como foco da nossa intervenção pedagógica, por ser um folguedo popular muito presente no lugar em que está situada a referida escola. O nosso escrito tem por objetivos refletir sobre as contribuições das danças populares para o ensino da dança; indicar uma possibilidade de trabalhar o conteúdo do pastoril com adolescentes dos 6° e 7° anos do Ensino Fundamental II, considerando as experiências corporais trazidas pelos educandos e a leitura crítica e contextualizada desse folguedo. Compreendemos que a escolha do tema proposto favorece ao conhecimento, à valorização e ressignificação da cultura local por parte dos discentes, bem como, contribui para o entendimento das relações históricas e de movimento que se inscrevem na gestualidade dessa dança. Percebemos que trabalhar com o conteúdo do Pastoril permitiu ampliar as visões intrínsecas dos educandos sobre essa manifestação, como também possibilitou a descoberta de outros modos de compor e dançar o pastoril a partir das experiências vividas pelos alunos no decorrer da pesquisa.