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Navegando por Autor "Melo, Evaneide Maria de"

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    Tese
    Albuns fotográficos de/por Enoque Neves: uma poética visual
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-02-23) Melo, Evaneide Maria de; Silva, Josimey Costa da; ; http://lattes.cnpq.br/7619869688485452; ; http://lattes.cnpq.br/2898356389788345; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703941Y0; Costa, João Bosco Araújo da; ; http://lattes.cnpq.br/4418972852075556; Lima, Hermano Machado Ferreira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779318A3; Rodrigues, Victor Hugo Guimarães; ; http://lattes.cnpq.br/0540094614336740
    A imagem fotográfica desperta pulsões, numa experiência provocativa que aciona o campo mítico-fenomenológico decifra-me ou te devoro . O texto fotográfico não constitui apenas um instante do real , é muito mais que um recorte congelado do tempo passado, sobretudo, porque a compreensão da linguagem subjacente à imagem fotográfica se coloca dentro e para além do meramente dado e/ou objetivado . Na compreensão da imagem se dispõem regimes de subjetivação vazados por códigos culturais, domínios da linguagem, símbolos, experiências estéticas, criação simbólica, valores, memórias, imaginários. Nesse sentido, desponta o estudo, o levantamento e a sistematização do acervo fotográfico deixado pelo fotógrafo autodidata Enoque Pereira das Neves (1918-2002), que produziu formas visuais reveladoras de orientações culturais coletivas e universos fotográficos imaginários. Ele fotografou por meio século a vida cotidiana do sertanejo, em terras potiguares e paraibanas. Na compreensão do acervo, optei por subdividi-lo em álbuns os quais revelam as intimidades do fotógrafo com o lugar, uma escrita de si, um estado da alma, do sujeito que observa a relação sociedade e natureza, numa espécie de simbiose em que agem potências ressonantes de criação no devaneio da matéria, sobressaindo-se a pulsão terrestre, o enraizamento, os rizomas do homem ligado à terra, as tradições, a rusticidade, laboral, bem como o apelo estético direcionado à água: pulsão de vida em terras áridas. A compreensão do imenso acervo, avaliado em mais de cinquenta mil fotografias, é profundamente representativo da predileção temática circunstanciada pela infância. A narrativa enfoca imagens míticas como a do Erus nu, a madona e a criança, e práticas culturais do universo infantil, como o brinquedo e a brincadeira. Mesmo o acervo sendo um apelo estético à vida, despontou a imagem fotográfica da morte, especialmente, a morte na infância o anjo e a morte de pessoas idosas como o desejo da última imagem daquele entre os seus. A pesquisa é transversalizada pelos seguintes objetivos: proponho um reconhecimento do acervo de Enoque Pereira das Neves no intuíto de compreender o universo imaginário presente em sua obra fotográfica; invisto também, na possibilidade de fazer a leitura do acervo enquanto álbum imaginário.
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    Dissertação
    Cartografia escolar e sequência didática: uma proposta metodológica para os anos finais do ensino fundamental
    (2018-12-18) Calado Neto, José Alves; Silva, Jeane Medeiros; Araújo, Sandra Kelly de; ; ; ; Melo, Evaneide Maria de; ; Morais, Ione Rodrigues Diniz;
    Os conhecimentos cartográficos possuem estreita relação com o processo de ensinoaprendizagem da Geografia, podendo ser vislumbrados como conteúdo específico ou ainda ser utilizados como recursos metodológicos. Nesta vertente, e considerando a importância da Cartografia para a Geografia, focamos esse trabalho no exame do saber cartográfico presente na educação básica, notadamente na disciplina de Geografia, lecionada em turmas do ensino fundamental, anos finais. Teoricamente, foram discutidas questões inerentes à Geocartografia e à formação inicial do professor nos cursos de licenciatura plena em Geografia, considerando aspectos dessa formação e seus reflexos na prática docente no chão de sala, embasando a problemática de pesquisa nas dificuldades de formação e atuação pedagógica quanto ao ensino cartográfico e, por extensão, problematizando o ensino de Geografia a partir dessas dificuldades. Aliamos as contribuições teóricas com investigações em campo, considerando nosso recorte empírico (ensino fundamental, anos finais, ofertado no município de Pombal – PB), ouvindo e analisando a experiência de professores envolvidos nesse processo de ensino. Portanto, a natureza deste trabalho teve como objetivo investigar os saberes cartográficos relacionados ao ensino da Geografia Escolar. Nesse sentido, desenvolvemos uma análise da formação cartográfica do professor de Geografia, observando como se configura sua prática de ensino em relação a Cartografia Escolar, identificando possíveis dificuldades ou potencialidades no trabalho com essa temática. Por fim, propusemos elaborar uma abordagem teóricometodológica baseada na elaboração de sequências didáticas, visando oferecer um elemento norteador que possa vir a ser aplicado em sala de aula por professores que lecionam a disciplina de Geografia nos anos finais do ensino fundamental, tendo como enfoque a abordagem dos conhecimentos cartográficos.
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    Tese
    A cidade geossimbólica e suas afetações na dinâmica do espaço vivido em Natal (RN) - Brasil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-14) Martins, Josenildo da Silva; Dantas, Eugênia Maria; Dozena, Alessandro; https://orcid.org/0000-0001-9910-5715; http://lattes.cnpq.br/1811716812760920; http://lattes.cnpq.br/6296149707446296; https://orcid.org/0000-0001-5046-2586; http://lattes.cnpq.br/3806043380756607; Fernandez, Pablo Sebastian Moreira; Marandola, Eduardo; Melo, Evaneide Maria de; Felipe, José Lacerda Alves
    Uma relação afetiva liga o citadino à cidade enquanto uma construção material e humana, que se torna imaterial quando cultuada. Pela topofilia e pela topofobia como estruturantes dessa dinâmica, a cidade vai sendo (re)definida e o entendimento do espaço vivido e das experiências que lhe sustentam vai sendo delineado. Nesse processo, institui-se uma cidade carregada de afetividades e significações, como ancoradouro de experiências múltiplas: a cidade geossimbólica. Em direção à epistemologia de uma Geografia Humanista Cultural, encara-se esta ideia de cidade como experiência do espaço vivido, sendo ela muito mais do que formas delineadas por concreto erguido e pela dinâmica da natureza: ela contém a afetividade humana! Sob esta perspectiva, a tese em tela estuda a cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, considerando suas afetações na dinâmica do espaço vivido. Para tanto, destaca os geossímbolos da cidade – ou mais comumente os monumentos, como via de acesso à afetividade citadina. Na dimensão cultural da constituição da cidade, os geossímbolos são formas geográficas suscetíveis de conotar valores e sentimentos, que influem significativamente no processo de construção do vivível, do dizível e do visível na matriz discursiva de Natal. Sob uma perspectiva fenomenológica, entender como essa cidade afeta aqueles que nela vivem é o objetivo principal desta tese. Para alcançá-lo, dentre os procedimentos e técnicas que validam o trabalho acadêmico, fez-se necessário: 1) pesquisa bibliográfica; 2) pesquisa documental de fonte primária e secundária; 3) pesquisa de campo e, 4) pesquisa em ambiente virtual – geociberespaço, tendo como plataforma de coleta de dados a rede social Facebook, para o estudo da topofobia e topofilia em representações gráficas por emojis. Estas representações engendram modos de ver, dizer e viver a cidade midiatizada por imagens em contextos contemporâneos, nos quais as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), têm engendrado tipos diversos de relacionamentos sócio-espaciais. Nesta ordem, a cidade geossimbólica emerge como resultado de discursos-imagens em torno dela e de seus geossímbolos naturais e sociais, em relação aos quais os citadinos desenvolvem sentimentos, criam laços de afeição ou deles desgostam, atribuindo-lhes a prioridade de propiciar felicidade ou tristeza. Por este prisma, a cidade é mais um espaço substancial, afetivo, do que um recorte geográfico delimitado. Nesta dinâmica, a vitalidade da cidade vai se revelando nas experiências e no modo de como ela afeta o citadino.
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    Tese
    A condição rizomática: ensaios urbanos sobre Natal-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-29) Bayer, Hiram de Aquino; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; ; http://lattes.cnpq.br/5114110813711387; ; http://lattes.cnpq.br/3021692582897921; Dozena, Alessandro; ; http://lattes.cnpq.br/1811716812760920; Dantas, Eugênia Maria; ; http://lattes.cnpq.br/6296149707446296; Fernandez, Pablo Sebastian Moreira; ; http://lattes.cnpq.br/1897351088415800; Marandola, Eduardo; ; http://lattes.cnpq.br/3962303942126121; Melo, Evaneide Maria de; ; http://lattes.cnpq.br/2898356389788345
    O fenômeno urbano já foi pensado a partir de uma enormidade de perspectivas e de variados pontos de vistas. Esta multiplicidade de visões acompanha a complexidade que lhe constitui e nos oferece um vasto campo de possibilidades de reflexão no âmbito da ciência geográfica, sobretudo, no que concerne à construção de um discurso acerca da dimensão espacial da experiência citadina. Diante deste campo de possibilidades, aproximamos a geografia da filosofia deleuze-guattariana para pensarmos a cidade em consonância com as reflexões acerca da noção de Rizoma. Neste sentido, objetivamos centralmente refletir acerca da condição rizomática citadina, partindo da ideia de que a cidade constitui-se em uma estrutura rizomática, onde Natal-RN, foco de nossa observação, é uma evidência desta condição. Para tanto, voltamo-nos especificamente à reflexão acerca da produção de linhas de segmentaridade – matizadas em ideais de ordem e repetição – e de linhas de fuga – matizadas em movimentos de ruptura e produção da diferença – que atravessa sua constituição e que conduz a uma multiplicidade de experiências que lhe coloca em permanente estado de devir. Em relação às linhas de segmentaridade em Natal-RN, focamos na abordagem das repercussões do discurso do modernismo no que concerne à produção e mobilização de desejos com vistas à emergência de uma cidade moderna, e na construção de movimentos de identificação que tendem a homogeneizar a imagem da cidade, interna e externamente. Em relação às linhas de fuga, focamos em eventos/movimentos que ocorrem pontualmente e, muitas vezes, de forma efêmera em diversos lugares da cidade e que nos possibilitam pensar em processos de desestratificação e desconstrução relativa das linhas de segmentaridade. Compreendemos que a condição rizomática citadina dá-se exatamente em razão da coexistência e dinamicidade destas linhas. Inspirados na Teoria Ator-Rede, encarada como perspectiva metodológica adequada à observação e descrição de formações rizomáticas, a tessitura destas discussões faz-se aqui mediante um horizonte ensaístico, em que o texto torna-se um equivalente funcional do laboratório: lugar de experimentações que pressupõe a junção de elementos, a mistura de perspectivas, a justaposição de acontecimentos e de interpretações. Cada discussão realizada no âmbito deste texto parte de um esforço de conexão de informações produzidas e captadas por uma pluralidade de fontes e suportes que versam desde conversas com moradores e agitadores culturais de Natal-RN, entrevistas e questionário à consideração de relatos em redes sociais, da análise de obras literárias e de matérias jornalísticas.
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    Dissertação
    Desenvolvimento territorial e a política nacional de água em Moçambique: o caso do distrito de Chibuto
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-01-24) Rosário, Nelson Maria; Locatel, Celso Donizete; ; http://lattes.cnpq.br/2047387364725653; ; http://lattes.cnpq.br/8569541757717376; Azevedo, Francisco Fransualdo de; ; http://lattes.cnpq.br/2719998085102847; Melo, Evaneide Maria de; ; http://lattes.cnpq.br/2898356389788345
    O desenvolvimento tem sido um fenómeno em constante discussão na atualidade, cuja importância fundamental deveria ser a promoção do bem estar da humanidade. Assim, o desenvolvimento passa a ser um elemento que agrega valores políticos, econômicos, social e ambiental. Em Moçambique o modelo de desenvolvimento adotado pelo Estado prioriza a dimensão econômica, privilegiando neste caso o crescimento da estrutura produtiva capitalista. Assim sendo, as condições básicas para a sobrevivência humana deixa ainda muito a desejar e a população moçambicana, em geral, e do distrito de Chibuto, em particular, continuam a enfrentar várias dificuldades para ter acesso a tais condições, sendo a escassez de água potável um dos problemas que mais aflige essa população. A água foi sempre um fator vinculado ao desenvolvimento socioeconômico dos povos, onde as grandes civilizações e os grandes marcos econômicos foram sempre influenciados pela disponibilidade de água, e hoje em dia esse recurso está presente em todos os setores de produção. Em Moçambique muito esforço tem sido feito pelo governo, pelas organizações nacionais e internacionais visando ampliar e garantir o abastecimento de água potável, e apesar de todo esse esforço, a maior parte da população ainda não tem acesso a esse precioso recurso. Neste sentido, o trabalho traz uma análise dos reflexos da Política Nacional de Água na área de estudo, analisa a escassez de água potável no Distrito de Chibuto e discute a concepção de desenvolvimento contido no discurso oficial do Estado, contrapondo com a ideia de desenvolvimento humano. Para tal são abordados temas que ajudam a compreender o fenómeno em estudo, tais como território, políticas públicas e crítica a concepção hegemônica de desenvolvimento. Para viabilizar a abordagem pretendida, realizou-se uma caracterização do Distrito de Chibuto, abordando a questão da pobreza, fazendo uma breve discussão sobre este conceito, a partir das diferentes abordagens, além de analisar o impacto do PARPA (Plano de Ação para Redução da Pobreza Absoluta) no combate da pobreza em Moçambique e, fez-se uma descrição do cenário da pobreza e vulnerabilidade no distrito de Chibuto com a construção do Índice Territorial de Desenvolvimento Humano. Também a pesquisa traz uma discussão sobre território e tecnificação, descreve o senário do sistema de abastecimento de água no Distrito e olha para a dinâmica territorial de Chibuto, a partir na análise e descrição das estruturas existentes e outros objetos técnicos que estruturam o território em estudo. Assim, constatou-se que o desenvolvimento deve-se resumir na satisfação das necessidades humanas, devendo ser o pilar principal do novo tipo de desenvolvimento que se pretende, com a finalidade de desencadear, com urgência, ações com vista a superar ou combater a desoladora miséria que sofre a maior parte dos habitantes do Distrito de Chibuto
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    Dissertação
    Do ato fotográfico à interpretação de imagens: um estudo sobre o Movimento de Produção e Interpretação de Imagens Fotográficas
    (2013-07-18) Silva, Celso Luiz Vasco; ; http://lattes.cnpq.br/7945742180527825; ; http://lattes.cnpq.br/2458868920159676; Silva, Josimey Costa da; ; http://lattes.cnpq.br/7619869688485452; Melo, Evaneide Maria de; ; http://lattes.cnpq.br/2898356389788345
    O campo da fotografia sempre foi permeado por diferentes olhares e interpretações. Tais olhares possibilitaram interpretações e utilizações quase que infinitas para fotografia. Em paralelo a esses olhares, a sociologia comparece para fazer uso e auxiliar a fotografia na elaboração de suas narrativas temáticas. A presente pesquisa tem como finalidade fazer uma análise dos elementos que auxiliam e guiam o olhar daquele que pretende realizar o ato fotográfico, bem como contribuir para a análise e interpretação dos trabalhos sociológicos. Para tal, em um primeiro momento será realizada uma breve reflexão das formas como a fotografia pode ser observada do ponto de vista técnico e da técnica de criação de fotografias. Em um segundo momento, é feita a construção dos elementos simbólicos que compõem o ato de se registrar fotografias. Por fim, este trabalho se destina a fazer uma análise da fotografia dentro das interpretações que podem surgir, principalmente por verificá-la através do conceito de Frame. Este trabalho não visa encerrar as discussões acerca da relação entre o campo da fotografia e da sociologia, mas, sim dar um novo olhar de como ambos interage entre si. Para tal, foram utilizadas fotografias do Sebastião Salgado para compor o campo visual e poético dessa pesquisa.
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    Dissertação
    Ensino de geografia e experiência metodológica com a produção de livros digitais: é com um clique que se vira a página?
    (2018-12-17) Silva, Jemima Silvestre da; Silva, Jeane Medeiros; ; ; Melo, Evaneide Maria de; ; Morais, Ione Rodrigues Diniz;
    O ensino de Geografia na atualidade tem impelido o professor a práticas que aproximem o aluno do conhecimento através de uma aprendizagem em que ele seja o protagonista e haja valorização dos saberes e talentos individuais, assim como o desenvolvimento da cidadania. Nesse sentido, a presente pesquisa visa aprimorar a prática docente pelo intermédio de uma metodologia para produção de livro digital no ensino da Geografia que propicie a aprendizagem significativa e colaborativa. Para tanto, o trabalho ora apresentado objetivou produzir um material pedagógico, para professores do Ensino Médio, que contém uma proposta metodológica de produção de livro digital para o ensino de Geografia e, para além disso, experiênciar e avaliar suas contribuições no processo de ensino-aprendizado de Geografia. Enfocamos a aprendizagem dos conteúdos geográficos, em especial a cidade, em uma proposta interdisciplinar que utiliza as TIC, assim como, a leitura e a escrita para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas dos jovens na atualidade, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia (1998). Entre elas, a compreensão ampla da realidade, o domínio de categorias, conceitos e procedimentos básicos e explicações do conhecimento geográfico sobre a realidade do aluno e global. A pesquisa foi realizada com os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Rui Barbosa, localizada na cidade de Tibau/RN. A metodologia se desenvolveu em três etapas: revisão bibliográfica e planejamento das ações; ações desenvolvidas com os alunos para a produção do livro digital; análise da metodologia de produção do livro digital no ensino de Geografia. Ao longo do desenvolvimento e da aplicação da metodologia, percebemos que a produção de livros digitais pode contribuir positivamente para o ensino da Geografia no contexto pesquisado já que o método prioriza o protagonismo do aluno, valoriza seus conhecimentos e a eles acrescenta novos conhecimentos geográficos, aperfeiçoa competências e habilidades e, sobretudo, torna a aprendizagem significativa.
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    Dissertação
    O ensino no cenário da pós-graduação em Geografia no Brasil
    (2018-10-10) Curvelo, Mabely Carlos da Silva; Morais, Ione Rodrigues Diniz; ; ; Dantas, Eugenia Maria; ; Melo, Evaneide Maria de;
    Esta pesquisa tem por objetivo analisar a inserção da temática Ensino de Geografia no âmbito da pós-graduação no Brasil. Nessa perspectiva, delineamos a trajetória da pós-graduação brasileira stricto sensu, em específico a pós-graduação em Geografia no contexto nacional. Como procedimentos metodológicos, utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental, cujas principais fontes foram documentos da CAPES e do CNPq, além de sites das universidades e de produções bibliográficas. Os resultados obtidos indicam que o processo de organização e avaliação de cursos e programas, desenvolvidos pelos órgãos de fomento, contribuiu significativamente para a expansão e consolidação dos programas de pós-graduação em Geografia pelo Brasil, bem como favoreceu a inserção da temática Ensino. Para o desenvolvimento deste estudo, a pesquisa bibliográfica permitiu verificar os campos temáticos mais discutidos da Geografia, observando que esta temática está diretamente vinculada ao campo de investigação científica. Por meio dos dados obtidos, constata-se a crescente preocupação com o Ensino de Geografia. Nesse sentido, o texto apresenta uma discussão que caracteriza o Ensino da Ciência Geográfica e suas linguagens e, na sequência, é feita uma exposição da trajetória da institucionalização da pós-graduação em geografia, estabelecendo uma associação entre o Ensino de Geografia e a pós-graduação.
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    Dissertação
    Expressões da cultura popular Araruna em suas múltiplas manifestações espaciais no bairro das Rocas, Natal/RN - Brasil
    (2015-04-28) Martins, Josenildo da Silva; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; ; ; Furtado, Edna Maria; ; Melo, Evaneide Maria de;
    Este trabalho aborda a expressão da cultura popular Araruna em suas múltiplas manifestações espaciais: o caráter simbólico do Edifício Sede encarado como “Lugar-Ararunaos significados revelados e as identidades construídas com base nas experiências vividas espacialmente nesse lugar. Elege-se aqui, como recorte espacial, o Bairro das Rocas localizado em Natal, Rio Grande do Norte e, como locus das experiências vividas espacialmente, o Edifício Sede Araruna. O objetivo principal da pesquisa é entender como se dá a mediação da cultura nas expressões artístico-culturais do Grupo Araruna em suas múltiplas manifestações espaciais. Constata-se que as experiências vividas espacialmente pelo Grupo Araruna - a prática dançante, as marcas da cultura que esta prática carrega, o “Lugar- Araruna” e as formas de identidades associadas a este, são dotadas de múltiplos significados, capazes de revelar identidades manifestadas mediante construções compartilhadas socialmente e expressas espacialmente.
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    Dissertação
    Formação de professores na modalidade a distância: itinerários da Licenciatura em Geografia na UFRN
    (2018-12-18) Santos, Aurinéia Cândida dos; Morais, Ione Rodrigues Diniz; ; ; Dantas, Eugênia Maria; ; Melo, Evaneide Maria de;
    As abordagens sobre a temática formação de professores por meio da EaD tornam-se relevantes na atualidade, tendo em vista as barreiras sociais de aceitabilidade ainda existentes no que concerne à qualidade do profissional formado por meio dessa modalidade de ensino, sobretudo em decorrência do conhecimento superficial sobre a questão. Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de formação de professores na modalidade a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), enfatizando a Licenciatura em Geografia. Para isso, o estudo traçou a trajetória do Ensino a Distância, como projeto nacional de democratização da Educação fundamentado nas Tecnologias de Comunicação e Informação, com ênfase na formação de professores no contexto nacional e na UFRN, assumindo a Licenciatura em Geografia como referência de análise. A metodologia utilizada nesta pesquisa abrangeu dois procedimentos técnicos, pesquisa documental e pesquisa bibliográfica, e os dados foram analisados numa perspectiva qualiquantitativa. O recorte temporal da pesquisa abrangeu o período que compreende de 2007 a 2017, os anos de ingresso da primeira e da última turma de alunos no curso de Licenciatura em Geografia a Distância da UFRN, respectivamente. Dos resultados obtidos da pesquisa, infere-se que a oferta de cursos a distância na UFRN apresenta significativos progressos desde sua criação, o que se deu principalmente por meio da criação da Secretaria de Educação a Distância da UFRN – SEDIS. Nessa tessitura, a Licenciatura em Geografia a Distância contribui para a formação de professores da Educação Básica, especialmente nas áreas interioranas, onde a oferta de curso superior somente se viabilizou a partir da educação a distância. Destaca-se, ainda, a relevância de curso ofertados nessa modalidade como única possibilidade de obtenção do diploma de graduação para muitos, o que resulta em melhoria da qualidade da educação e no reconhecimento desse profissional perante a sociedade.
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    Dissertação
    Geografia escolar: práticas de ensino de conceitos, procedimentos e atitudes
    (2017-06-13) Bragelone, Jane Cláudia Cabral; Dozena, Alessandro; Dantas, Eugenia Maria; ; ; ; Fernandez, Pablo Sebastian Moreira; ; Melo, Evaneide Maria de;
    O objetivo deste trabalho é investigar como o ensino de conceitos, procedimentos e atitudes estão presentes nas aulas de Geografia, aproximando as construções teóricas sobre o tema às experiências de alguns professores, que atuam nas escolas públicas estaduais de Natal (RN), de modo a desenvolver propostas metodológicas de ensino a partir dessa interação. Partiu-se do pressuposto de que o ensino de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais é um meio, uma possibilidade, que dá condições para a formação de estudantes mais competentes, condizentes com as demandas da sociedade atual, com os objetivos da educação nacional e do ensino de Geografia, postos nos documentos oficiais. Para o desenvolvimento desta proposta, a pesquisa empírica foi realizada em escolas estaduais de Natal, por meio da coleta de dados com a equipe gestora dessas escolas e professores de Geografia do Ensino Fundamental. Entre esses professores, alguns foram acompanhados durante suas práticas em sala de aula, na busca de encontrar em suas experiências possibilidades para a questão de como ensinar esses conteúdos. Nesse sentido, o texto apresenta um breve diagnóstico, que caracteriza o ensino de Geografia realizado em algumas escolas públicas estaduais de Natal (RN); na sequência compartilhou-se as experiências da prática dos professores e suas estratégias metodológicas que se relacionam com o ensino de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Por fim, sistematizou-se algumas propostas metodológicas, reelaboradas com base nas aulas que foram observadas, estabelecendo correlações entre o ensino de conceitos, procedimentos e atitudes.
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    Dissertação
    O Geozine: uma linguagem transitiva na leitura do lugar e da paisagem para os conteúdos geográficos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-14) Viana, João Paulo Teixeira; Dantas, Eugênia Maria; ; ; Dozena, Alessandro; ; Melo, Evaneide Maria de;
    A escola, como instituição social, cidadã e formadora requer inovações para atender as necessidades do aluno que chega ao espaço educacional. As informações estão cada vez mais disponíveis e o acesso a diferentes linguagens se faz uma realidade. No entanto, evidencia-se carências significativas dos discentes em competências, como: compreender, contextualizar e relacionar. O professor de geografia levado para esse cenário é desafiado a criar estratégias de ensino que induzam o aluno a experimentar a geografia escolar como um campo aberto à inovação e com as diferentes linguagens que estão no cotidiano. Desta forma, a pesquisa propõe um estudo sobre estratégias de ensino para os conteúdos geográficos escolares, tendo o Geozine como fonte para o seu desenvolvimento. O propósito central desta pesquisa é compreender o Geozine como uma linguagem transitiva que se comporta como uma estratégia didáticapedagógica para o ensino da Geografia escolar. Metodologicamente, a investigação se desenvolveu inicialmente a partir de uma pesquisa exploratória sobre a realidade escolar e o ensino de geografia em fontes secundárias: IBGE, MEC e Censo Educacional. Em seguida foi realizada uma exploração in loco, na Escola Municipal Francisca Avelino, Escola Estadual Professora Clotilde de Moura Lima e a Escola Estadual Joaquim Nabuco, instituições de ensino público da cidade de Taipu-RN. Para dar prosseguimento ao estudo, realizou-se o aprofundamento do referencial teórico a partir da seleção de autores que abordam temas sobre a língua, linguagem e comunicação e sua interface com o ensino da geografia, os conceitos geográficos de Lugar e Paisagem e por fim, sobre o Fanzine e Geozine. A compreensão se dá a partir da exploração das noções de lugar e de paisagem, tendo, primeiramente, como foco uma oficina de construção didática denominada de “O Geozine: Construindo uma metalinguagem didática” destinada aos professores de Geografia da cidade de Taipu-RN. Em seguida, prosseguiu-se com a metodologia, desta vez voltada para a ação didática do Geozine na práxis docente, especificamente direcionada para observação e análise de uma aula, onde o professor aplicou o Geozine como uma estratégia didática. Perpassou-se por diferentes autores bibliográficos, atores do processo do ensino e da aprendizagem (professores e alunos) e do espaço geográfico, tendo a inspiração dos lugares e das paisagens da cidade de Taipu. Todo este percurso serviu para dar uma maior densidade à linguagem Geozine e para enfatizar como ela pode ser aplicada, transitiva e metalinguística no fazer pedagógico do professor.
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    Dissertação
    MARGEO: uma linguagem no estudo da geopolítica nas aulas da Geografia escolar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-17) Silva, José Jadson dos Santos; Dantas, Eugênia Maria; ; ; http://lattes.cnpq.br/4613929368777279; Troleis, Adriano Lima; ; Melo, Evaneide Maria de;
    A geopolítica é matricial na evolução da ciência geográfica e estruturante para formação do raciocínio espacial em escala global, mundial e local. Essa visão torna, em certa medida, a geografia como a que ensina sobre a divisão da Terra em continentes, países, estados, cidades. A tarefa de desenvolver competências e habilidades que leve a aprendizagem dessas divisões, requer ensinar como os diferentes interesses sociais, econômicos, políticos e culturais tramam as permanências e alterações que movem o cenário geopolítico. Desta feita, o professor de Geografia é levado a desenvolver estratégias de ensino para atingir o propósito. As histórias em quadrinhos apresentam-se como um campo de estudo inovador, considerando que as explorações de temas geopolíticos são recorrentes nessas revistas. O trabalho investiga como as narrativas das Histórias em Quadrinhos podem ser problematizadas para ensinar temáticas da Geopolítica prescritas para a geografia escolar. Outrossim, como a linguagem em quadrinhos pode ser uma estratégia para ensinar Geografia, considerando as escalas de vivência dos alunos, das séries finais do ensino fundamental II, em São Bento do Trairi/RN. As questões nos remetem a análise de Histórias em Quadrinhos (HQs) como uma linguagem que associa ensino e estratégia, com ênfase na Geopolítica e na realidade escolar da cidade de São Bento do Trairi/RN e a proposição de uma HQ para ser usado em sala de aula. A metodologia está baseada na pesquisa bibliográfica, cujo resultado embasa teórico e metodologicamente o trabalho em autores como Serres (2013); Raffestin (1993), Andrade (1995), Souza (1995), Haesbaert (2004), Santos (1999), Vesentini (2010), Fonseca (2017), Claval (1979), Castro (2005), Mello (1999); Costa (1992); Vergueiro (2004), Campos (2013), Silva (2012), Rezende (2009), Cirne (2000), Eisner (1995), Rama e Vergueiro (2006), Pires (2005), Filho (2017); Souza (2019) e na pesquisa exploratória com levantamento e análise de documentos como Plano Municipal de Educação (PME), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os Projetos Políticos Pedagógicos e Regimentos Internos das escolas, os planejamentos anuais dos professores dessa disciplina, além de histórias em quadrinhos antigas, livros didáticos da disciplina de Geografia. Foi realizado um levantamento de informações nas escolas objeto da pesquisa sobre o processo de ensino e aprendizagem em Geografia, além de com observações de aulas do 8ª ano e 9ª ano do Ensino Fundamental II. Feito registros fotográficos e anotações em diário de campo, ampliaram os suportes utilizados na pesquisa. Diagnosticamos a carências quanto aos recursos didáticos, estratégias de ensino e as linguagens usadas em sala de aula para trabalhar com os conteúdos da Geopolítica. Considerando essa lacuna propusemos e desenvolvemos a HQ MARGEO para possibilitar aos docentes um material auxiliar ao ensino do raciocínio espacial por meio de uma linguagem especifica.
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    Tese
    Narrativas da geograficidade, legendas do mundo: interpretando as paisagens de cinema em O Senhor dos Anéis
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-15) Nascimento, Francyjonison Custódio do; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; ; http://lattes.cnpq.br/5114110813711387; ; http://lattes.cnpq.br/4939624862777736; Dantas, Eugênia Maria; ; http://lattes.cnpq.br/6296149707446296; Fernandez, Pablo Sebastian Moreira; ; http://lattes.cnpq.br/1897351088415800; Gomes, Paulo Cesar da Costa; ; http://lattes.cnpq.br/8018472707325963; Melo, Evaneide Maria de; ; http://lattes.cnpq.br/2898356389788345
    A Geografia é um dizer do mundo, uma forma de narrar a experiência humana na Terra, uma narrativa da geograficidade. Diante disso, as linguagens artísticas, compreendidas como manifestações e expressões da geograficidade, ganham proeminência em estudos geográficos, pois são capazes de promover reflexões a respeito da relação ser humanomundo, principal preocupação da abordagem cultural da Geografia. Essa compreensão acentuou e renovou a relação entre a ciência geográfica e as diversas linguagens artísticas. Na atualidade, as obras cinematográficas, que já possuem longo um histórico de contribuição na Geografia, são convocadas a colaborar nas reflexões sobre a experiência humana na Terra e os discursos sobre o espaço. Com efeito, os filmes, linguagens artísticas de cunho narrativo e visual, são compreendidos como geografias, como formas de dizer a experiência dos seres humanos no mundo. Diante disso, num tempo marcado pela cinematografização do mundo e pelo retorno ao imaginário, optamos por compreender as relações de geograficidades nos filmes da trilogia O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001), As Duas Torres (2002) e O Retorno do Rei (2003). Para tanto, discutimos a natureza narrativa da Geografia bem como a noção de geograficidade desenvolvida por Eric Dardel. Elaboramos, ainda, uma discussão teórica a respeito do diálogo Geografia-Cinema, optando pela ideia de espraiamento dos dois campos do conhecimento. Além da revisão bibliográfica, este trabalho tem bases numa metodologia composta por interpretações hermenêuticas dos elementos fílmicos contidos nas obras. A tese propõe a superação das bases teórico-metodológicas da relação Geografia-Cinema, fundadas sobre um viés mimético, que pensa o filme como cópia, ou sobre um viés arqueológico, que concebe o filme como uma máscara do mundo. Sob inspiração da abordagem fenomenológica-existencial em união com as matrizes discursivas da paisagem, propomos que os significados geográficos são construídos no encontro paisagem-geógrafo. Este encontro é personalizado e mistura pensamento, afeto, imaginação e todos os elementos da paisagem. Tal proposta está amparada na congenialidade, na interexpressão e rompe as visões dicotômicas anteriores, promovendo uma perspectiva de coexistências, o viés “espraiante”. Este último une elementos, outrora considerados opostos, tais como: ciência e arte; razão e imaginação; subjetividade e objetividade; signo e significado. Concluímos que, como legenda do mundo e narrativa de geograficidades, a trilogia O Senhor dos Anéis revela discursos a respeito de enraizamentos, de mobilidades e do cuidado com a terra.
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    Dissertação
    A paisagem no ensino de geografia: práticas pedagógicas no 6º ano do ensino fundamental II, município de São Paulo do Potengi/RN
    (2018-11-29) Advíncula Júnior, Moisés Gomes; Dantas, Eugenia Maria; ; ; Melo, Evaneide Maria de; ; Nonato Júnior, Raimundo;
    O presente trabalho tem como objetivo principal investigar a paisagem no ensino de Geografia, considerando as práticas pedagógicas no 6º ano do Ensino Fundamental no município de São Paulo do Potengi/RN. A escolha do conceito de paisagem se justifica por acreditarmos que a utilização da leitura da paisagem no ensino de Geografia pode ser uma forma de levar o aluno a desvendar o espaço na trama da história e das transformações sociais e físicas. Por se tratar de um trabalho voltado para o ensino, buscamos em autores como Cavalcanti (2013), Kaercher (2003), Callai (2005) e nos Parâmetros Curriculares (1998) as discussões, reflexões e os desafios que viessem a expor os principais contextos referentes ao conceito de paisagem e ao ensino de Geografia na Educação Básica da atualidade. Como partimos para trabalhar a paisagem numa perspectiva mais humanista, buscamos em outros autores ampliar as nossas concepções teórica desse conceito, trazendo autores como Sauer (1998), Cosgrove (1998), Claval (2014), Berque ([1984] 2012) e Corrêa (2012). No que se refere ao trabalho empírico, ele foi realizado em duas escolas públicas da Cidade. Foram realizadas visitas aos estabelecimentos, entrevistas com os professores e observações em suas aulas, além da análise dos livros didáticos e dos seus planejamentos em relação ao ensino de Geografia no 6º ano. Por fim, elaboramos uma proposta metodológica voltada para explorar as paisagens locais, no caso da cidade de São Paulo Potengi, como estratégia que favorece a ampliação conceitual e prática no ensino de paisagem exposto no livro didático.
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    Dissertação
    Práticas cotidianas: a invenção do bairro de Cidade Nova, Natal - RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-15) Silva, Emilly Domingos da; Dantas, Eugênia Maria; http://lattes.cnpq.br/6296149707446296; https://orcid.org/0000-0001-7165-5352; http://lattes.cnpq.br/3721091825564331; Melo, Evaneide Maria de; Morais, Hugo Arruda de; http://lattes.cnpq.br/9546392459265148
    O cotidiano é uma experiência que tece o viver do ser humano. Atravessando a escrita do dia a dia, o cotidiano narra as múltiplas camadas de subjetividades enredadas no lado prosaico e poético do viver. O movimento entre o prosaico e o poético cria a geopoética espacial com caminhos e bifurcações que evidenciam à realidade a partir da dinâmica das práticas espaciais, cuja unidade se mostra, de modo singular, no bairro. Nesse quadro, tem-se como objeto de estudo o bairro de Cidade Nova, localizado na Zona Oeste de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Esse bairro carrega em sua trama espacial cotidiana escritos diversos, porém, em grande medida, tem sido identificado pelo enredo do crime e do medo, o que leva os estudos a acentuarem elementos de estigmatização espacial. Nesta pesquisa, colocamos em questão o que é o cotidiano do bairro como central, para atenuar esse enredo, trazendo à tona as múltiplas afetações que passam a fragmentar e marcar as tramas cotidianas. Diante do exposto apresenta-se como objetivo central, descrever o bairro Cidade Nova, considerando o cotidiano imbricado as práticas espaciais. Essa pesquisa pauta-se metodologicamente na perspectiva complexa, em que o cotidiano e as práticas espaciais se mesclam como categoria, conceito e recorte analítico, sendo guiados pelos movimentos imbricados de lembrança e esquecimento e as trajetórias de um caminhante metafórico, inspirado na figura do deus Atlas que apreende, dissipa, dissemina amores, sofrimentos, medos e esperanças encravadas no espaço e que tecem dia a dia do habitante de Cidade Nova. Para acessar tal cotidiano foi efetuado o projeto de extensão “A geo-história não contada sobre o vivido espacial no bairro de Cidade Nova, Natal-RN”, na Escola municipal Professora Emília Ramos onde foi elaborado a cartografia do cotidiano, que dar luz as subjetividades, desvios, desejos e táticas dos moradores do bairro de Cidade Nova.
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    Dissertação
    A produção do Jogo Discovery RN e sua contribuição para o ensino de geografia
    (2018-08-30) Tavares, Gilberto Ivens de Araújo; Dozena, Alessandro; ; ; Melo, Evaneide Maria de; ; Fernandez, Pablo Sebastian Moreira;
    De acordo com nossas experiências docentes, notamos que muitos estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio apresentam dificuldades em assimilar alguns conceitos de Geografia Física trabalhados no cotidiano de sala de aula, além de dificuldades em estabelecer relações entre os conteúdos ministrados com a sua própria realidade. Diante disso, o presente trabalho objetiva a produção de um material didático lúdico de auxílio aos professores de Geografia. Trata-se de um jogo de tabuleiro denominado Discovery RN. O jogo em questão, visa ser um recurso didático de auxílio aos processos de ensino e aprendizagem dos estudantes do primeiro ano do Ensino Médio da Educação Básica. Para tanto, realizamos uma revisão bibliográfica e documental sobre o potencial dos jogos no ensino de Geografia; revelamos como foi pensado e confeccionado o jogo de tabuleiro Discovery RN, bem como funciona toda a dinâmica do jogo; relatamos uma experiência com o jogo na turma do primeiro ano do Ensino Médio relacionando as potencialidades do jogo para o estímulo de múltiplas inteligências, habilidades e competências. Por fim, aplicamos um questionário com os alunos no intuito de compreender como o jogo pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem e observamos a percepção do aluno em relação a proposta do jogo. Assim, fizemos uma análise sobre todo o processo, desde a confecção do jogo à sua aplicação. O Discovery RN revelou ser uma opção didática relevante para melhorar a interação dos discentes, expandir a temática estudada em sala de aula, além de apresentar um importante fator atrativo para os estudantes e uma forte incidência na agilização da atividade mental do aluno. Esperamos que nosso estudo e a experiência com o uso do jogo aqui abordada sejam primordiais para reflexões a posteriori, para todos os que estiverem dispostos em contribuir para que a escola possa ser repensada e consiga corresponder às demandas da sociedade.
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    Dissertação
    O Programa Nacional do Livro Didático e o Ensino de Geografia na Rede Pública de Parnamirim - RN
    (2018-12-12) Ferreira, Francisco das Chagas Nascimento; Locatel, Celso Donizete; ; ; Troleis, Adriano Lima; ; Melo, Evaneide Maria de;
    Este trabalho versa sobre o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e o mercado do livro didático no Brasil, trazendo reflexões sobre a importância do PNLD e sua inserção na Política Nacional de Educação, suas bases pretéritas, o mercado editorial e os sujeitos envolvidos no processo de escolha do livro didático. Além desse aspecto, buscouse evidenciar a influência do PNLD no ensino de Geografia na rede pública do município de Parnamirim (RN). Nessa perspectiva, surge a seguinte questão: como o processo de escolha do livro didático é influenciado pelo mercado editorial e como ele afeta o ensino da rede básica de Parnamirim (RN)? O objetivo geral consiste em analisar o processo de escolha do livro didático na rede básica de Parnamirim (RN) e investigar a influência desse recurso sobre o ensino de Geografia no município. O desenvolvimento do projeto esteve apoiado na pesquisa documental e bibliográfica, além da pesquisa empírica, com levantamento de informações nas escolas e aplicação de entrevistas com os docentes e discentes. Sobre o livro didático e o processo de escolha do mesmo, nos aportamos nas ideias de Maciel (2016), Lajoro (1996), Schäffer (2003), Bittencourt (1993), Choppin (2004), Vasconcelos e Souto (2003), Sposito (2006), Wille e Braga (2010), Val (2004), Razzini (2010), Santos (2006), Santos (2016), Romanatto (2009), e Silva (1992). Para a compreensão do mercado do livro didático, usamos como referência Cassiano (2004, 2005 e 2007), Warde (2011), Silva (2012), Munakata (2012 e 2016), Mello (2012), e Marx (1971 e 1968). Sobre o ensino, utilizamos autores como Ponthuschka, Paganelli e Cacete (2007), Libâneo (1991,1994 e 2012), Nuñez, Ramalho, Silva e Campos (2009). Para falar sobre ensino e LD, usamos Cavalcanti (2010), Pires (2009) e Pina (2009). Os resultados da pesquisa apontam alguns problemas no que se refere ao processo de escolha do livro didático na rede básica pública de Parnamirim (RN). Constatamos que o mesmo sofre forte influência do mercado editorial, uma vez que a prática de escolha é mediada pelos representantes das grandes editoras, o que afetam diretamente o processo de ensino e aprendizagem, já que as práticas de planejamentos dos professores, limitam-se, em geral, ao uso dos capítulos do LD adotado, tornando o ensino ainda mais enciclopédico, conteudista. Ademias, ficou constatado, por parte dos alunos, algumas falhas conceituais e linguísticas nos LDs, as quais também afetam o ensino por dificultarem o entendimento, cabendo assim reflexões sobre todos esses pontos.
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