Navegando por Autor "Melo, Magda Maria Pinheiro de"
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Tese Avaliação da habilidade de organização temporal para o estudo: o caso de estudantes do curso de Engenharia Civil da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-10) Melo, Magda Maria Pinheiro de; Nunez, Isauro Beltran; ; ; León, Glória Anisia Fariñas; ; Ramalho, Betânia Leite; ; Amaral, Edenia Maria Ribeiro do; ; Ramos, Iloneide Carlos de Oliveira; ; Pires, Izabel Augusta Hazin; ; Puentes, Roberto Valdés;Na sociedade contemporânea, os indivíduos devem aprender a tomar decisões acertadas em pequenos intervalos de tempo, em virtude das mudanças constantes nas formas de socialização da informação e da busca pelo conhecimento contínuo e múltiplo na vida profissional. Dessa forma, as universidades enfrentam vários desafios na formação profissional dos seus discentes, sendo um deles o desenvolvimento da habilidade para organizar o tempo de estudo, a qual é primordial, pois, quando os discentes não fazem uso racional do tempo, vários problemas podem ser gerados, principalmente, quanto ao desempenho acadêmico e à saúde. O presente trabalho, fundamentando-se em autores da perspectiva Histórico-Cultural, teve por objetivo geral investigar a avaliação que os estudantes do curso de Engenharia Civil da UFRN fazem sobre a habilidade para organizar o tempo de estudo no curso universitário. A metodologia empregada combinou as dimensões quantitativa e qualitativa da pesquisa educacional, atendendo à natureza do objeto de estudo e ao objetivo da pesquisa. Como instrumento de pesquisa, foi elaborado e validado um questionário, aplicado a 261 estudantes do curso escolhido, que contém perguntas fechadas e abertas bem como enunciados para serem valorados segundo a escala Likert. Os dados referentes às questões abertas e fechadas foram analisados por meio da estatística descritiva, da análise léxica e da análise de conteúdo, sendo realizada ainda a triangulação dos resultados dessas duas análises, permitindo inferir as representações em estudo. Já os enunciados, avaliados segundo a escala Likert, foram analisados por meio dos valores das médias e dos desvios-padrão, da análise de cluster e da análise fatorial. A junção desses resultados permitiu obter uma visão mais integral da avaliação feita pelos estudantes relativa à habilidade de organizar o tempo para o estudo. As representações dos estudantes sobre o que é organizar o tempo de estudo no curso universitário estão relacionadas à forma como eles planejam as atividades de estudo em um período de tempo. Os resultados das análises léxica e de conteúdo evidenciaram que elementos relativos à flexibilização do planejamento por meio da antecipação de problemas e ao controle dos resultados obtidos foram pouco citados ou estão ausentes das respostas dos participantes. Os enunciados com maior nível de concordância entre os discentes estão relacionados aos motivos que os levam a organizar o seu tempo para estudar, estando estes em estreita ligação com os aspectos referentes à dimensão indutora de sua personalidade (sentimentos, emoções, sentidos, etc.). Dessa forma, percebe-se que os estudantes priorizam o planejamento de sentido da organização temporal em detrimento do controle do processo e dos resultados como também do prognóstico provável (flexibilização do planejamento por meio da antecipação de problemas), evidenciando que essa habilidade parece não ter sido adequadamente formada, uma vez que todos esses elementos a constituem. É importante compreender a avaliação dos estudantes a fim de a instituição encontrar formas que possibilitem aos discentes aprender a habilidade de organização do tempo de estudo, favorecendo, assim, a melhoria do seu desempenho acadêmico e da sua saúde, bem como uma adequada formação profissional.TCC Avaliação do nível de obediência em cruzamentos semaforizados com e sem marcação de área de conflito na cidade de Natal - RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-11-30) Cavalcante, Daíse Stefany Lima; Silva, Moacir Guilhermino da; Lúcia Rejane de Almeida Xavier; Melo, Magda Maria Pinheiro de; Silva, Walter Pedro daNos últimos anos, tem sido observada a implantação, na cidade de Natal - RN, de um tipo específico de sinalização horizontal denominada Marcação de Área de Conflito (MAC). Essa marcação em forma de quadriculado é pintada na cor amarela sobre o pavimento e encontra-se regulamentada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sem, contudo, apresentar obrigatoriedade de uso nos cruzamentos, sejam eles semaforizados ou não. Embora não seja legalmente exigida a utilização desse tipo de marca, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) de Natal aplicou essa sinalização nas intersecções das principais vias da cidade, isto é, corredores nos quais o tráfego é geralmente muito intenso. Tal decisão não foi subsidiada por estudos prévios, bem como não foram realizadas análises subsequentes à implantação a fim de verificar o grau de impacto exercido por esse incremento visual sobre os condutores. Assim sendo, o objetivo desse trabalho é comparar o comportamento do usuário ao trafegar em cruzamentos com e sem MAC e, consequemente, indicar às autoridades com jurisdição sobre as vias se realmente existe benefício relevante em continuar adotando a MAC em Natal. De forma análoga à ausência de estudos a nível municipal, existem poucas referências disponíveis sobre a adoção de MAC na bibliografia, de modo que a realização dessa pesquisa ajudará a preencher essa lacuna na literatura de sinalização de trânsito em áreas urbanas. O trabalho foi embasado nos dados de infração e fluxo provenientes da fiscalização eletrônica por fotosensores e, com essas informações, inferiu-se que o reforço visual exercido por essa sinalização de fato alerta o usuário a retirar o veículo da área central do cruzamento entre vias, levando a redução das infrações de maneira geral.Artigo Como opinam os professores acerca da prova do Enem? o caso da disciplina biologia(Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda, 2020-04-03) Santiago, Heloiza Cristina Costa Felipe; Lopes, Francêsco de Araújo; Farias, Naisandra Bezerra da Silva; Dantas, Raelma Medeiros; Melo, Magda Maria Pinheiro de; Núñez, Isauro BeltránO ENEM é uma avaliação nacional com objetivo de diagnóstico da educação básica no Brasil e via de acesso as universidades públicas a partir de 2009, dessa maneira influenciou no processo de ensino, refletindo em modificações nas ações discentes e principalmente na prática dos docentes de Biologia. A repercussão na Biologia, foi a gradual substituição de uma análise ambiental para uma abordagem interdisciplinar e socioambiental. O presente artigo procura analisar a opinião de professores de Biologia do Ensino Médio acerca das questões dessa disciplina nas provas do ENEM. Compreendendo o ENEM como um instrumento avaliativo dos estudantes que finalizam ou finalizaram o Ensino Médio, investigou-se a adequação do deste exame como instrumento avaliativo, a relação entre o conteúdo exigido no ENEM e o lecionado durante o ensino médio, o grau de dificuldade das questões de Biologia e as dificuldades dos alunos para resolução das questões de Biologia. A metodologia usada foi de caráter exploratório e descritivo, no que concerne as análises quantitativas e qualitativas dos dados, aplicou-se um questionário com questões formuladas previamente a um grupo de professores, possibilitando a coleta das respostas, em consonância irrestrita com o referencial teórico norteador. Nos resultados, se demonstra a inadequação do ENEM como instrumento avaliativo da aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio, somente parte dos conteúdos previstos no exame, que apresenta dificuldade média, principais dificuldades dos estudantes apontadas pelos docentes foram a aplicação dos conhecimentos científicos às situaçõesproblemas, interpretação de figuras, diagramas, tabelas, gráficos e compreender os enunciados das questõesArtigo Crenças de professores sobre as habilidades no contexto escolar e a teoria histórico cultural(Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2020-01-04) Núñez, Isauro Beltrán; Melo, Magda Maria Pinheiro deA categoria habilidade, assim como a de competência, tem relevância na organização e no desenvolvimento do currículo na educação básica, por isso o interesse de se estudar o pensamento docente sobre o que são habilidades e sua formação. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de natureza exploratória que identificou e caracterizou crenças de professores da educação básica de escolas públicas sobre as habilidades e a sua formação, no contexto escolar, considerando o papel desse tipo de conhecimento para a atividade profissional da docência. A pesquisa teve como referência as contribuições da teoria Histórico-Cultural de L. S. Vigotsky e alguns de seus seguidores. Como instrumento de coleta de dados foi usado um questionário normativo, de escala tipo Likert, convenientemente elaborado e validado pelos pesquisadores. Entre os resultados mais importantes, destaca-se um hiato no modelo de crenças dos professores em relação à matriz teórica de referência, destacando-se, em especial, o entendimento das habilidades como tipo de atividade que implica o domínio não consciente de sua estrutural operacional orientada à aplicação de conhecimentos, assim como apresentar a mesma estrutura das competências. Esse conhecimento das crenças dos professores sobre o referido domínio da atividade profissional é um elemento chave que deve ser levado em conta nos programas de formação e de desenvolvimento profissional dos docentesTCC Estudo da melhoria operacional de uma mini-rotatória, considerando o seu entorno, usando microssimulação: estudo de caso.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Medeiros, Lucas Ezequiel Batista de; Silva, Moacir Guilhermino da; Lucia Rejane de Almeida Xavier; Melo, Magda Maria Pinheiro de; Silva, Walter Pedro daAs mudanças na hierarquia viária apresentam um desafio pela necessidade de implantação de novos projetos de interseções de trânsito que mantenham bons níveis de serviço. Através de microssimulação com o software VISSIM 10.0, esse artigo realiza um estudo operacional de uma mini-rotatória com o intuito de reduzir os tempos de espera e filas diagnosticadas, em uma interseção tipo “T” de vias coletoras II. Os resultados mostram um melhoria de desempenho do tráfego com a implantação de baias nos pontos de parada de ônibus, como também com a implantação dessas baias junto com a sinalização semafórica na interseção.TCC Estudo de caso: análise da acessibilidade nas calçadas da avenida Engenheiro Roberto Freire em Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-15) Gomes, Ewerton Felipe Queiroz; Queiroz, Luiz Alessandro Pinheiro da Câmara de; Torres, Leidian Aragão; Melo, Magda Maria Pinheiro de; Bezerra Junior, Francisco da RochaAlém de termo, a acessibilidade é um direito. Apresenta-se como um meio de garantia do acesso ao lazer, a educação, ao trabalho e a saúde. É direito de todos os cidadãos brasileiros e garantia de locomoção segura e autônoma das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida em todos os espaços urbanos. Por esse motivo tem sido amplamente discutido em níveis locais e mundiais. As calçadas apresentam papel fundamental como garantia desse direito, já que viabilizam a forma mais universal de transporte: andar a pé. Com isso, o presente trabalho tem como objetivo a análise da situação da acessibilidade das calçadas da Avenida Engenheiro Roberto Freire, que dão acesso a importantes pontos que garantem a convergência a diversos serviços na cidade de Natal/RN. Foram analisados individualmente dezessete subtrechos, divididos ao longo de um quilômetro e meio da avenida. Posteriormente os dados levantados foram analisados segundo as leis complementares que dispõem sobre as normas de acessibilidade. Os resultados encontrados indicam condições que inviabilizam a movimentação de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida em diversos trechos, além de mostrar o descuido dos empreendimentos da área estudada e do poder público quando a garantia de locomoção segura nessas áreas, evidenciando, assim, a importância de trazer a luz o conhecimento e a cobrança por um cumprimento fundamental da constituição: o direito de ir e vir.TCC Um estudo de travessias de pedestres para trecho da avenida Roberto Freire, Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-10-29) Oliveira, Djenifer Jansen Gomes de; Ramos, Rubens Eugênio Barreto; Melo, Magda Maria Pinheiro de; Silva, Walter Pedro daUm dos maiores desafios da engenharia de tráfego é minimizar os conflitos do trânsito nos centros urbanos que muitas vezes negligencia os pedestres em virtude dos veículos, fazendo com que esses pedestres saiam da via por meio do uso de passarelas ou com a carência de faixas de pedestres, levando os pedestres ao segundo lugar do ranking de vítimas por acidente de trânsito no Brasil, constatando a necessidade de políticas que reforcem a segurança desses usuários. Nesse sentido, esse trabalho consiste em propor intervenções com base nas metodologias da engenharia do tráfego para travessias de pedestres inspirado na perspectiva desenvolvida no projeto “Nova Paulista”, contido no Boletim Técnico nº. 48 da CET/SP, em trecho de 2,1 km da Av. Eng. Roberto Freire, localizada em uma área de polo econômico e turístico de Natal/RN, adotando faixas de pedestres com semáforos. O trabalho propõe alterar as travessias existentes e apresenta seis travessias com semáforos sincronizados, eliminando conflitos que existiam entre veículos e pedestres, tornando a mobilidade local mais eficaz e segura.TCC Um estudo exploratório de capacidade de tráfego e velocidade máxima permitida em trecho de avenida urbana em Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-22) Silva, Ellen Karolline Felinto da; Ramos, Rubens Eugênio Barreto; Melo, Magda Maria Pinheiro de; Silva, Walter Pedro daAponta-se a velocidade como uma das principais causas de acidentes no trânsito, por aumentar as chances de colisão, e eleva significativamente a probabilidade de agravamento de suas consequências. Isso tem levado a diversos estudos acerca da redução dos limites de velocidade como medida de segurança viária. No entando, reduzir a velocidade máxima não gera impactos apenas na segurança, mas no comportamento dos usuários na via como um todo. O presente trabalho busca analisar, de forma exploratória, os possíveis impactos da redução do limite de velocidade na capacidade de tráfego em um trecho da Av. Senador Salgado Filho, situada em Natal/RN. Para tal, analisou-se dados de velocidade e fluxo em três pontos de cruzamento da via, obtidos por meio de uma tabela “Relatório de Fluxo por hora/sentido”, emitida pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), com as medições realizadas das 00h00 às 23h59 do dia 11 de abril de 2019, produzindo tabelas e gráficos que ilustram a situação atual; os resultados sugerem que, para situações de fluxo baixo, quando há maior liberdade de escolha da velocidade, cerca de 85% dos condutores trafegam a velocidades de até 50 km/h, enquanto que nos horários de pico, esse valor reduz para 40 km/h, chegando até a 30 km/h.TCC Mobilidade urbana sustentável na Zona Sul de Natal: reestruturação da avenida Engenheiro Roberto Freire(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-08) Pereira, Lucas Adleer Epifanio de Freitas; Queiroz, Luiz Alessandro Pinheiro da Câmara de; Melo, Magda Maria Pinheiro de; Milhor, Carlos AlbertoDentro de poucas décadas, a maior parte da população mundial passará a viver em cidades. Em sua maior parte, esse processo tem sido caracterizado por uma ocupação urbana que se afasta cada vez mais dos centros históricos, induzindo, então, ao aumento da infraestrutura rodoviária e da utilização de veículos motorizados. Natal não ficou alheia a esse processo e observou um intenso crescimento urbano nos últimos anos, notadamente na zona sul da cidade. Nesse contexto, a Avenida Engenheiro Roberto Freire se posicionou como a principal via de ligação com o eixo sul do município, apresentando um elevado fluxo diário de veículos. Ao mesmo tempo, constata-se um alto número de acidentes e mortes no trânsito nessa avenida. A redução dessas ocorrências, aliada ao incentivo da mobilidade urbana sustentável, que coloca o foco do planejamento de transportes nos modos ativos e coletivo, são princípios abordados na Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU). O objetivo deste trabalho foi de elaborar uma proposta de projeto de engenharia para a Av. Eng. Roberto Freire que esteja de acordo com as diretrizes da PNMU. O projeto seguiu, ainda, os conceitos da abordagem de Sistemas Seguros e as recomendações de manuais de trânsito de referência. Ao final, observou-se que é possível repensar a distribuição do espaço viário, priorizando os modos sustentáveis, sem a necessidade de intervenções de grande porte na via. Foram também lançados indícios para estudos e projetos complementares a serem desenvolvidos posteriormente.Artigo As políticas de democratização do acesso e as mudanças no perfil socioeconômico dos estudantes de engenharia na UFRN(Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda, 2018-10-31) Melo, Magda Maria Pinheiro de; Núñes, Isauro Beltran; Santos, Raquel Basílio dosO presente trabalho tem por objetivo analisar e caracterizar mudanças no perfil socioeconômico dos alunos dos cursos de engenharia após a implantação de políticas de democratização do acesso adotadas pela UFRN. Entre elas, destacam-se o Argumento de Inclusão e a Lei n. 12.711/2012, conhecida como Lei de Cotas. Com o objetivo de identificar as possíveis mudanças no perfil socioeconômico dos estudantes de engenharia, foram escolhidos 5 cursos de engenharia (Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Química e Engenharia Têxtil), que ofertaram vagas nos Vestibulares (2005 e 2012) e no Sisu (2016), e analisadas 4 variáveis (tipo de escola do Ensino Médio, raça/etnia, renda familiar e exercício de atividade remunerada) representativas das novas políticas de democratização do acesso. Analisando as variáveis, conclui-se que existiram mudanças significativas no perfil socioeconômico dos estudantes de engenharia que ingressaram nos cursos de graduação da UFRN, nos anos de 2005, 2012 e 2016. Após a adoção das políticas de democratização, percebe-se que os cursos de engenharia avaliados apresentam mais estudantes oriundos do Ensino Médio público, de pretos pardos e indígenas, de trabalhadores e pertencentes à família com renda mensal menor que cinco salários mínimos Em contrapartida, diminuiu o percentual de estudantes oriundos de escolas privadas, de brancos, de não trabalhadores e dos que têm renda familiar mensal maior que 5 saláriosDissertação A promoção imobiliária e as vias arteriais: um estudo sobre correlação espacial em Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-18) Silva, Thayanne Lara Gondim; Queiroz, Luiz Alessandro Pinheiro da Câmara de; http://lattes.cnpq.br/4961054145787883; http://lattes.cnpq.br/5849433589688288; Sousa Júnior, Almir Mariano de; Lucena, Luciana de Figueiredo Lopes; http://lattes.cnpq.br/5893551656862490; Melo, Magda Maria Pinheiro deA promoção imobiliária desenvolvida no município de Natal acompanhou as transformações econômicas e as legislações urbanísticas vigentes no município, definindo a localização dos empreendimentos e as suas características tipológicas, atuando como um importante agente de transformação do espaço urbano. A atuação dos promotores imobiliários contribuiu para o processo de expansão urbana promovendo o adensamento populacional de regiões específicas da cidade. O consequente aumento da quantidade de veículos e a deficiência na expansão da infraestrutura viária resultaram no comprometimento da mobilidade urbana. Esse trabalho tem o objetivo de estabelecer as possíveis correlações espaciais entre a produção habitacional verticalizada, no período de 1990 a 2018, e as vias arteriais do município de Natal. Para isso, foi utilizado um extenso banco de dados, e, através do software QGIS®, definiu-se aspectos da distribuição espacial dos empreendimentos, enfatizando a quantidade de unidades habitacionais, a verticalização (número de pavimentos) e o número de vagas de garagem. Os resultados apontam uma distribuição assimétrica das unidades habitacionais entre as zonas administrativas de Natal, mas uma relação direta da construção dos empreendimentos com as vias arteriais, já que muitos deles, acompanham a extensão dessas vias. As Zonas Leste e Sul concentram o maior número de unidades habitacionais, as edificações com maior número de pavimentos e com maior disponibilidade de vagas de garagem, diferentemente das Zonas Norte e Oeste, que reúnem uma produção imobiliária para populações de menor poder aquisitivo. A existência de infraestrutura, a concentração de comércios, serviços em educação, saúde e lazer e melhores vias de acesso, podem justificar a maior intensidade de empreendimentos nas Zonas Leste e Sul, revelando possíveis critérios na tomada de decisão dos promotores imobiliários. Devido à proximidade dos imóveis com relação as vias arteriais, pontos de congestionamentos, poluição ambiental pela emissão de gases e maior índice de ruídos já podem ser observados nessas áreas. As conclusões desta pesquisa podem subsidiar tanto a tomada de decisões dos promotores quanto contribuir para que o poder público possa adotar medidas e ações, no sentido de orientar o melhor uso das infraestruturas, sem que haja o comprometimento da mobilidade urbana, afetando a qualidade de vida das pessoas.Artigo As questões de ciências humanas na prova do enem. O que pensam os alunos sobre elas?(Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda, 2020-04-03) Silva, Sandro Damião Ribeiro da; Santos, Raquel Basílio dos; Melo, Magda Maria Pinheiro de; Núñez, Isauro BeltránO Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), criado em 1998, foi reformulado algumas vezes e se tornou o principal exame, em grande escala, do contexto educacional brasileiro. Servindo como um instrumento avaliador de discentes de diferentes realidades, o ENEM se utiliza de competências e habilidades pré-estabelecidas para o processo de avaliação. Contudo, tal exame é, hoje, também, a principal ferramenta de ingresso em grande parte das universidades brasileiras, além de propor reflexões que apontam para uma aprendizagem mais voltada aos anseios da contemporaneidade, cujos princípios básicos são a interdisciplinaridade e a cidadania. Assim, partindo desta assertiva, este artigo buscou analisar a opinião de discentes, que ingressaram nos anos de 2016 e 2017 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, acerca das questões da prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias. Esta análise buscou respaldo em premissas centrais do exame, como extensão da prova, clareza, grau de dificuldade e objetividade das questões, desempenho dos discentes e dificuldades encontradas ao responder as questões. A análise se baseou em uma metodologia exploratória e descritiva, a qual possibilitou a análise dos dados numa relação direta com as proposições teóricas que nortearam o trabalho. Como principais resultados, salientam-se a satisfação dos alunos quanto à extensão do exame; à clareza quanto aos itens da prova e ao desempenho na resolução das questões; o grau de dificuldade, apontado como “mediano”, dos itens; e, as principais dificuldades enfrentadas na resolução da prova, que giraram em torno da aplicação dos temas à uma realidade concretaArtigo As representações de professores universitários sobre trajetória de sucesso acadêmico na universidade(Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda, 2020-04-03) Ribeiro, Raelma Medeiros Dantas; Silva, Sandro Damião Ribeiro da; Santos, Raquel Basílio dos; Melo, Magda Maria Pinheiro de; Núñez, Isauro BeltránDiante do cenário de alto índice de repetência e evasão nos Cursos de Estatística, Física, Matemática e Química do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), esse artigo objetivar identificar e caracterizar a representação dos professores sobre o sucesso acadêmico do estudante em sua trajetória na universidade. O estudo em torno da temática proposta requer a utilização de dados quantificáveis, em consonância com as teorias ou hipóteses de trabalho, considerando a importância que tem o pensamento dos professores enquanto agentes transformadores no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o estudo foi realizado com 48 docentes dos cursos supracitados. Tal pesquisa é de natureza quali-quantitativa, utilizando como instrumento de pesquisa um questionário de perguntas abertas e fechadas. As respostas analisadas referem-se à pergunta relativa ao objetivo deste trabalho. Essas respostas foram categorizadas e organizadas através das Análises Lexical e de Conteúdo e da Nuvem de Palavras. A partir deste estudo, pôde-se constatar que, para os docentes, o sucesso acadêmico está atrelado ao bom aproveitamento, domínio do conteúdo, habilidades e competências voltadas à profissão