Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Melo, Ozael Teodosio de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Análise do livro "elementos de geometria" de Clairaut como um estudo dirigido
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-06) Melo, Ozael Teodosio de; Cury, Fernando Guedes; http://lattes.cnpq.br/6258771568808939; Anjos, Marta Figueredo dos; http://lattes.cnpq.br/1802642900191449; Assis, Márcia Maria Alves de; http://lattes.cnpq.br/7521341931915313
    Este trabalho analisou a obra Elementos de Geometria, de Alexis Claude Clairaut (1713-1765), sob a ótica da Hermenêutica de Profundidade (HP) sistematizada por Thompson (2011). Simultaneamente, foi elaborado e aplicado um estudo dirigido (nosso produto educacional) que coloca-se como atividades para um exercício de análise histórica daquela obra que foi aplicado numa turma da disciplina de História da Educação Matemática de um curso de formação inicial de professores. A partir do nosso estudo da obra observamos que a abordagem de Clairaut teve grande impacto para o ensino de matemática na época do lançamento da sua primeira edição: ela apresenta uma “ruptura” e uma inovação metodológica para o ensino de geometria. Desde a seleção dos conteúdos da obra, sua organização e, principalmente, sua concepção de geometria elementar, pautada em necessidades humanas de medição de terrenos, notamos que o autor apresenta uma proposta quase reacionária, a nosso ver, em relação ao modelo de ensino de matemática balisado pelos “Elementos”, de Euclides, algo que também foi experimentado por outros autores do século XIX. Essa mudança de direcionamento para o ensino foi percebida pelos estudantes que participaram da atividade que desenvolvemos e aplicamos, especialmente porque eles puderam comparar a obra a outros livros de geometria de diferentes períodos. Os participantes da aplicação de nossa proposta de produto educacional também consideraram ser possível implementar um ensino de geometria elementar com a valorização de atividades experimentais, naturais e problemáticas, como o proposto por Clairaut, dependendo do nível de ensino em que se aplique.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Produto Educacional
    Exercício de análise da obra Elementos de Geometria de Alexis Claude Clairaut (1713-1765)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-06) Melo, Ozael Teodosio de
    Sabemos que a geometria é utilizada em diversas áreas do conhecimento, contribuindo inclusive na resolução de problemas reais. A análise, mesmo que parcialmente, de um livro didático dessa disciplina escolar pode incrementar esta percepção, além de ampliar o desenvolvimento do pensamento geométrico ao se verificar métodos, formas e relações dos conteúdos apresentados. Dessa forma, a nossa intenção com este Estudo Dirigido (ED) é estimular os discentes da matéria, particularmente os futuros professores, a avaliar diferentes abordagens para o ensino de geometria, utilizadas ao longo do tempo a partir da análise do livro didático: Elementos de Geometria, de Alexis Claude Clairaut (1713-1765), o qual estava sendo examinado historicamente, utilizando-se um ferramental teórico-metodológico para análise de constructos humanos, a Hermenêutica de Profundidade.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM