Navegando por Autor "Moreira, Bárbara Gondim Lambert"
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Dissertação Belos panoramas, matizes imaginários: a cidade das províncias do norte na obra de Charles Landseer e William Burchell (1825-1830)(2017-01-30) Moreira, Bárbara Gondim Lambert; Dantas, George Alexandre Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/9782385817332156; ; http://lattes.cnpq.br/1740304630775719; Nascimento, José Clewton do; ; http://lattes.cnpq.br/3481803473530409; Nobre, Paulo José Lisboa; ; http://lattes.cnpq.br/1983920756668716; Lira, José Tavares Correia de; ; http://lattes.cnpq.br/3836900942201870um importante tema para a construção da identidade imagética do Império; inserido neste corpus iconográfico, destaca-se a produção de viajantes europeus que, sob as mais distintas insígnias, relataram à bico de pena, aquarelas e tintas, as mudanças na colônia recém alçada à condição de sede do Império português. Esta produção pictórica auxiliou na construção do que se convencionou como paisagem urbana brasileira do Oitocentos, permeou pelos estudos e foi consolidada e legitimada pela historiografia ao longo da primeira metade do século XX. Esta dissertação propõe analisar as representações iconográficas da paisagem urbana das províncias de Pernambuco, da Bahia e do Grão-Pará realizadas no primeiro quartel do século XIX por dois viajantes ingleses: William John Burchell e Charles Landseer. Pretende-se observar nas perspectivas que se abrem a partir da leitura que os manuseios dessas imagens oferecem, o vislumbre de uma via de acesso distinta para interpretar o complexo quadro da paisagem urbana das vilas e cidades brasileiras da primeira metade do século XIX. Membros da Missão Diplomática Inglesa, chefiada por Sir Charles Stuart e cujo objetivo era a negociação do reconhecimento por parte de Portugal do recente império brasileiro, foram designados a retratar e documentar o trajeto em solo brasileiro da comitiva. A análise fundamentou-se na revisão bibliográfica, com enfoque na problematização do material iconográfico produzido por Burchell e Landseer como fonte historiográfica sobre o assunto e na análise da iconografia elencada por meio de sua leitura formal e interpretativa. O material iconográfico revela transformações históricas vividas pela sociedade ao qual pertence; contudo, há mais neste discurso: obras de arte não são espelho, nos transmitem aspectos da realidade a partir de estratagemas: ora deslocando ou desfocando elementos, ora redimensionando aspectos do real. Investidas de caráter documental desde a sua produção, a obra dos dois viajantes relativas às paisagens urbanas das províncias mostrou-se permeada por esquemas figurativos, cujo emprego adiciona camadas de significação ainda pouco exploradas.TCC Som do Potengi: proposta de reuso em edificação de valor patrimonial no centro histórico de Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Pellense, Magnus Cunha; Dantas, George Alexandre Ferreira; https://orcid.org/0000-0002-8352-7590; http://lattes.cnpq.br/9782385817332156; Moreira, Bárbara Gondim Lambert; http://lattes.cnpq.br/1740304630775719; Cíntia Camila Liberalino, ViegasDados da última década apontam para um declínio da atividade econômica da Cidade Alta e o início de um processo de esvaziamento urbano no bairro. Este fenômeno representa uma grave ameaça para as edificações de valor patrimonial, pertencentes ao centro histórico de Natal, uma vez que se tornam vulneráveis ao abandono, fato que eventualmente resulta no arruinamento destes objetos. A reabilitação de centros históricos aparece como uma solução benéfica para a cidade, uma vez que trabalha diversas problemáticas urbanas, que variam desde a questão da crise habitacional até o tema do desenvolvimento sustentável das cidades. Portanto, o objetivo geral do trabalho é desenvolver uma proposta de reuso em edificação de valor patrimonial no Centro Histórico de Natal/RN, especificamente o edifício onde funcionava o antigo Dispensário Sinfrônio Barreto, a partir da elaboração de um anteprojeto arquitetônico de um Centro de Educação e Produção Musical e Audiovisual. Os objetivos específicos ficam definidos como: analisar as abordagens de intervenção no patrimônio, visando escolher a mais adequada para adotar na proposta; compreender quais são os desafios de conciliar estratégias de conforto com a conservação de edifícios históricos; e incorporar os princípios do conforto acústico em uma edificação de valor patrimonial para adequá-lo ao seu novo uso. A escolha de um equipamento voltado para a arte da música se justifica pela forte produção cultural presente no bairro, além da ausência de equipamentos de ensino e produção profissional que aproveitem a atividade cultural no bairro.Tese Tingir de permanência o efêmero: as representações da cidade brasileira nos guias de viagens estrangeiros (1880-1930)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-29) Moreira, Bárbara Gondim Lambert; Dantas, George Alexandre Ferreira; https://orcid.org/0000-0002-8352-7590; http://lattes.cnpq.br/9782385817332156; http://lattes.cnpq.br/1740304630775719; Nascimento, José Clewton do; Julianelli, Anna Rachel Baracho Eduardo; Bruno, Perla; Rosada, MateusEsta tese procura analisar os guias e diários de viagens estrangeiros ao Brasil publicados entre as décadas de 1880 e 1930. O motivo da viagem ao redor desta literatura é o de investigar as representações dominantes das cidades brasileiras nestes relatos. Isto é possível pois a produção da literatura de viagem ao final do século XIX passa por mudanças em suas abordagens: para além de destacar aspectos comerciais, diplomáticos e descrições da paisagem natural do país, a cidade e seus elementos construídos passam a ser alvo de suas lentes e escritos. As observações a respeito dos aspectos mais significativos da paisagem urbana – tomadas ao longo de meses ou no período de horas - permitem a compreensão das transformações pelas quais as cidades brasileiras passam no período: iniciam-se as obras de modernização, o arrasamento de estruturas urbanas coloniais e a introdução de redes técnicas, para citar algumas. Em vez de descartá-los como clichês e lê-los como uma produção unidimensional, essa tese busca enfatizar seus status de textos transculturais. Os guias mapeiam, pois, uma dicotomia entre a arquitetura e usos da cidade antiga que permanecem e a construção de uma nova paisagem em modernização.