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Navegando por Autor "Oliveira, Ana Paula dos Santos"

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    Dissertação
    Avaliação da usabilidade de Websites de hotéis segundo as heurísticas de Nielsen: pesquisa exploratória em hotéis da Região Rordeste do Brasil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-06-30) Oliveira, Ana Paula dos Santos; Ramos, Anatália Saraiva Martins; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782144T2; ; http://lattes.cnpq.br/6442077816577136; Ramos, Rubens Eugênio Barreto; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784139P6; Idrogo, Aurélia Altemira Acunã; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783354T2
    A pesquisa teve como objetivo avaliar a usabilidade de websites de hotéis de cidades turísticas da região nordeste do Brasil. Um questionário foi usado como ferramenta para avaliar, a partir da perspectiva do usuário comum, a navegabilidade, a simulação de reservas on line, a compreensão dos conteúdos disponíveis e a facilidade de interação do site com os usuários. Ao final do trabalho, constatou-se que, quanto às heurísticas, a maioria dos websites apresentou várias carências no que diz respeito à consistência, ao controle do usuário e à prevenção de erros. As características gerais e de percepção do usuário foram também, em grande parte dos sites analisados, conceituadas como regulares pelos avaliadores. Constatando, através da análise das características gerais, que a grande maioria dos websites carece de mecanismos que façam o usuário encontrar rapidamente seus objetivos. Verificou-se também que o grau de segurança e sigilo das informações ainda não é facilmente percebido pelos usuários, acabando por deixá-los cautelosos em transmitir dados e informações durante a navegação
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    Tese
    Sistema integrado de gestão da educação do Rio Grande do Norte - SIGEDUC e escola digital como espaço pedagógico
    (2019-12-06) Oliveira, Ana Paula dos Santos; Ramalho, Betânia Leite; ; ; Diniz, Adriana Valéria Santos; ; Cordeiro, Antonio Manuel Rochette; ; Prestes, Emília Maria da Trindade; ; Nunez, Isauro Beltran; ; Oliveira, Luiz Affonso Henderson Guedes de; ; Batista, Thais Vasconcelos;
    As tecnologias estão ganhando cada vez mais espaço nos dias atuais e na área de educação, o cenário não é diferente. Esta tese buscou descrever todo o processo de criação e implantação do Sistema Integrado da Educação – SIGEduc na rede estadual de ensino, propondo a ampliação do módulo Escola Virtual com ênfase em um viés pedagógico. Elegemos como objetivo dessa tese, contribuir para a melhoria da educação da rede pública estadual utilizando-se de ferramentas digitais que propiciem a construção coletiva do conhecimento, mas também permitam o acesso a informações relevantes para a prática docente. Para isso, é necessário: Identificar lacunas na Escola Virtual do SIGEduc que prejudicam o processo ensino-aprendizagem; Ampliar o espaço pedagógico da Escola Virtual do SIGEduc, por meio da inserção de novas ferramentas digitais, que sejam interativas e dinâmicas; Propiciar aos professores indicadores avaliativos e relatórios pedagógicos dos alunos através da funcionalidade denominada de “observatório da vida do estudante”; Correlacionar os conteúdos ministrados dos professores com a BNCC gerando indicadores e percentuais que auxiliem na prática pedagógica do professor; e realizar a predição referente à EVASÃO do ano letivo atual, através de Inteligência Artificial, como forma de prevenção, para que os professores atuem junto à coordenação pedagógica da escola e diminuam o índice de abandono dos alunos. Utilizamos como referentes teórico-metodológicos uma proposta de cunho qualitativo, utilizando o método de Estudo de Caso. Do ponto de vista teórico, utilizamos a revisão bibliográfica. Para discutir a formação docente, lançamos mão dos estudos, fundamentalmente, de Ramalho, Núñez e Gauthier (2003) e Marcelo Garcia (2001); sobre as tecnologias nos apoiamos em Pretto (2011), Moran et al (2012).
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