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Navegando por Autor "Oliveira, Fabyana Soares de"

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    TCC
    Construção de materiais pedagógicos nas aulas de educação física escolar para o ensino fundamental com o conteúdo atletismo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-01) Oliveira, Fabyana Soares de; Dias, Maria Aparecida; Santos, Antônio de Padua dos; Sousa, Dandara Queiroga de Oliveira
    O atletismo é um esporte que ainda é pouco explorado nas aulas de educação física, mesmo possuindo diversas possibilidades em suas modalidades, além disso, um grande problema das aulas da disciplina é a esportivização, visando o alto rendimento, sem trabalhar o conteúdo com estratégias pedagógicas. Por ser um esporte que possui materiais sofisticados para sua prática, quando esse conteúdo é abordado, muitas vezes o professor se limita as modalidades que não necessita de materiais, porém, para que os alunos possam conhecer mais sobre o atletismo, o professor pode utilizar a criatividade e construir juntamente com os alunos os materiais alternativos necessários, o que contribuirá no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Nossa pesquisa tem como objetivo geral analisar a importância da construção de materiais alternativos para a prática do atletismo nas aulas de educação física escolar, levando em consideração a realidade que a escola está inserida e tem como objetivos específicos elaborar materiais a partir da utilização de sucata e como essa construção de materiais influenciou na aprendizagem dos alunos ou na prática docente. O caminho metodológico é de caráter qualitativo-descritivo, em que utilizamos como instrumento de pesquisa para a coleta de dados a aplicação de um questionário ao professor, o “diário de campo” com anotações sobre as aulas da unidade de ensino proposta e ao final, a aplicação do questionário aos alunos. A intervenção teve como proposta a construção de materiais pedagógicos juntamente com os educandos para o ensino do conteúdo atletismo e foi desenvolvida com os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I, do Colégio São José, localizado no município de São Paulo do Potengi/RN, durante o período de 23/07 a 24/09. A partir dessa experiência, podemos concluir que a criação dos implementos enriqueceu o conhecimento sobre o atletismo e permitiu a possibilidade de conhecer e experimentar o esporte, abordando de maneira que eles ainda não tinham vivenciado nas aulas de Educação Física.
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    Dissertação
    Formação continuada em Educação Física: desafios e possibilidades com alunos que apresentam deficiência na escola regular
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-02-19) Oliveira, Fabyana Soares de; Dias, Maria Aparecida; ; ; Nunes, Débora Regina de Paula; ; Santos, Antonio de Pádua dos; ; Rodrigues, Graciele Massoli; ; Silva, Maria Eleni Henrique da;
    Considerando que um dos desafios dos professores de Educação Física, no âmbito escolar, é pensar sua prática pedagógica na perspectiva inclusiva e promover experiências educacionais que considerem as especificidades e a subjetividade de cada educando, entre eles aqueles que apresentam algum tipo de deficiência, torna-se fundamental repensar o processo formativo do professor, a fim de encontrar possibilidades na formação docente, de modo a valorizar as diferenças individuais dos alunos e ampliar sua participação, aprendizagem e desenvolvimento durante a prática pedagógica. Com o objetivo de analisar os aspectos formativos que viabilizam a participação de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física, de forma específica, nos propusemos a identificar os conhecimentos prévios dos professores de Educação Física sobre o aluno com deficiência, caracterizar os desafios e as possibilidades da prática pedagógica do professor de Educação Física, no contexto da formação continuada, diante da inclusão de alunos com deficiência na escola regular e aplicar uma formação continuada a partir da necessidade formativa dos professores. Para isso, adotamos uma abordagem qualitativa e descritiva, com base na prática da pesquisa-ação colaborativa, que envolveu 34 professores de Educação Física e 01 coordenador de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação Básica (SMEB) do município de Ceará-Mirim/RN. Inicialmente, desenvolvemos a aplicação do questionário e, em seguida, a intervenção da formação continuada na perspectiva inclusiva, sistematizando os encontros a partir da necessidade apontada pelos partícipes, frente à inclusão. Nesse sentido, o entrelaçar de conexões estabelecidas através dos encontros formativos permitiu desconstruir os paradigmas existentes sobre a pessoa com deficiência, ressignificando-os em paradigmas de inclusão a partir do olhar sensível diante das diferenças, viabilizando a reflexão sobre o fazer pedagógico mediante a prática inclusiva e a inserção de todos os educandos nas aulas de Educação Física.
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    TCC
    A formação inicial do professor de educação física e sua implicação na construção pedagógica frente a inclusão de alunos com deficiência intelectual
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021) Leite, Marco Filipe Xavier; Dias, Maria Aparecida; Santos, Antônio de Pádua dos; Oliveira, Fabyana Soares de
    Tratando-se de uma temática delicada e de grande relevância, não só para minha pessoa, mas também para a educação física como um todo, analisei e discuti o entendimento e as práticas pedagógicas de um grupo de cinco (05) professores de educação física da rede pública do estado, sobre o processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual em suas turmas dos anos finais do ensino fundamental, assim como discuti também sobre suas formações iniciais, entendendo o quanto as mesmas possibilitaram saberes pedagógicos suficientes para desenvolver o processo de inclusão desse público em especifico. Tendo em vista que minhas experiências com esses sujeitos em específicos não foram produtivas, vi a necessidade de me aprofundar no tema para melhor conhecer as possibilidades de se trabalhar com esse público. Apliquei um questionário contendo oito (08) questões, e através deste, pude compreender melhor a realidade desses professores. O presente estudo mostrou-nos a necessidade de propormos algumas reflexões acerca da formação inicial do professor de educação física, no tocante inclusivo de pessoas com deficiência intelectual, e também servirá como contribuição para pesquisadores, professores e acadêmicos que busquem ampliar seus conhecimentos sobre o processo de ensino-aprendizagem desses alunos. Segundo os professores participantes a necessidade de se adequar as mudanças sociais faz com que as propostas curriculares dos cursos de formação em educação física busquem novas estratégias pedagógicas para construir um professor mais reflexivo e preparado para atuar no processo de inclusão após a conclusão do curso. Os desafios são muitos, os relatos nos mostram o tamanho das dificuldades enfrentadas, porém, os professores se mostraram perseverantes ante as adversidades encontradas, ainda é preciso vencer alguns preconceitos e barreiras, mas caminhamos na direção certa.
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    Tese
    Interfaces da prática docente inclusiva: diálogo com a formação continuada colaborativa em educação física
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-25) Oliveira, Fabyana Soares de; Dias, Maria Aparecida; http://lattes.cnpq.br/1131977255034974; http://lattes.cnpq.br/4233290704776491; Fonseca, Gessica Fabiely; http://lattes.cnpq.br/2836927327702138; Santos, Antônio de Pádua dos; Silva, Maria das Graças Carvalho; Fonseca, Michele Pereira de Souza da
    A temática da inclusão nas aulas de Educação Física Escolar e na formação continuada vem sendo discutida em vários estudos. Mas, apesar disso, muitos são os anseios e inquietações dos professores em suas ações para promover experiências educacionais que considerem a especificidade e a subjetividade de cada educando, sejam eles com ou sem deficiência, o que se torna um dos desafios encontrados na prática docente. Nesse contexto, é necessário investir em propostas que oportunizem a ampliação do conhecimento em diálogo com a realidade e valorizem a participação de todos os educandos durante o processo de ensino e aprendizagem, partindo de um conceito ampliado de inclusão, sendo a formação continuada um dos caminhos para a ampliação do conhecimento. Dessa maneira, o presente estudo tem como objetivo geral analisar os saberes construídos de uma formação continuada colaborativa na prática inclusiva do professor de Educação Física. De forma específica buscou descrever as ações e estratégias utilizadas na prática docente dos professores de Educação Física diante da inclusão dos alunos no ensino remoto; analisar a proposta pedagógica que foi construída e aplicada pelos docentes nas aulas de Educação Física, a partir da perspectiva inclusiva; identificar percepções dos professores em seus relatos de experiências sobre a materialização do conhecimento da Educação Física na perspectiva inclusiva; apresentar as implicações da formação continuada colaborativa na prática docente inclusiva. Para isso, elegemos como caminho metodológico investigativo a abordagem qualitativa por meio da prática de pesquisa-ação colaborativa, que contou com a participação de dezenove professores de Educação Física e dois coordenadores do setor de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação Básica (SMEB) do município de Ceará-Mirim/RN. Desenvolvemos a entrevista semiestruturada para melhor compreender a realidade dos professores e assim organizar os próximos passos da intervenção. Em seguida, estruturamos a formação continuada colaborativa em dez encontros formativos, sendo três de forma virtual e sete presenciais, considerando a necessidade de formação e da prática docente estruturada através do ensino remoto, apontada pelos professores colaboradores, fundamentando-se na Educação Física Escolar diante da perspectiva inclusiva e tendo como base a discussão sobre currículo, em diálogo com a BNCC. O espaço de formação colaborativa teve como propósito refletir sobre a prática docente, visibilizando as vozes dos atores do processo, bem como proporcionar a construção e socialização de saberes docentes, os quais foram se entrelaçando mediante as trocas, o espaço de escuta e de voz, de interação e de vivências, sendo, portanto, o diferencial durante o desenvolvimento da formação continuada. Como resultado, a proposta de intervenção possibilitou ampliar os olhares acerca do trabalho colaborativo entre pesquisadora e docentes. Além disso, nesse processo de saberes docentes protagonizados, construídos, ressignificados e transformados, consideramos a subjetividade dos professores colaboradores, partindo dos diferentes contextos, os quais os professores dialogam e refletem sobre sua ação. Através desse caminho foi possível entrelaçar saberes e construir tantos outros, o que contribuiu para a formação docente dos professores participantes, principalmente no que diz respeito a uma proposta de aulas na perspectiva inclusiva, considerando a diversificação do conteúdo.
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    postGraduateThesis.type.badge
    Intervenção psicomotora na escola: um diálogo entre a Educação Física e o Atendimento Educacional Especializado (AEE)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-20) Oliveira, Fabyana Soares de; Ferreira, Carlos Alberto de Mattos; Ferreira, Carlos Alberto de Mattos; Coquerel, Patrick Ramon Stafin; Barros, Jonatas de França
    As experiências vividas são fundamentais para o desenvolvimento de cada indivíduo. É por meio da exploração, das experiências vividas que o indivíduo estabelece relações entre si e com o mundo externo, construindo assim, as descobertas que contribuem na aprendizagem do ser corpo e do corpo em sua totalidade, com a materialização por meio das ações e do movimento. Porém, quando tratamos de crianças com deficiência, que muitas vezes não são estimuladas o suficiente para que possam ter autonomia, no qual necessitam de intervenções que contribuam no seu desenvolvimento. Percebemos então, que estabelecer o diálogo entre a Educação Física e o Atendimento Educacional Especializado (AEE) no âmbito escolar, com a utilização da psicomotricidade como metodologia, pode ser uma possibilidade de intervenção a contribuir para o desenvolvimento integral das crianças com deficiência, em busca de que os educandos adquiram autonomia em sua vida social. Diante do exposto, objetiva-se por meio deste projeto, analisar as possibilidades de intervenções psicomotoras com alunos com deficiência a fim de contribuir de forma significativa no processo de ensino e aprendizagem e na apropriação das experiências através do movimento. Então, por acreditar nas potencialidades dos alunos com deficiência, a execução desse projeto tem a finalidade de contribuir para o desenvolvimento psicomotor desses educandos.
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