Navegando por Autor "Oliveira, Francimara da Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A Ludicidade como estratégia para o desenvolvimento da consciência Fonológica na educação Infantil: Contribuições do PIBID para o processo de Alfabetização(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-10) Oliveira, Francimara da Silva; Souza, Flávia Renata Silva; Cunha, Elianne Madza de Almeida; Brito, Fabiana Erica de BritoA alfabetização é um processo que ultrapassa o simples reconhecimento de letras, envolvendo o desenvolvimento de habilidades fundamentais desde a Educação Infantil. A consciência fonológica se destaca como um dos principais preditores para a apropriação do sistema de escrita alfabética. Nesse contexto, o uso de atividades lúdicas têm se mostrado uma estratégia eficaz para estimular a linguagem oral, ampliar o vocabulário e favorecer a aprendizagem. A presente pesquisa, de abordagem qualitativa e descritiva, foi desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), em uma turma de Pré-II, com o objetivo de investigar como práticas lúdicas podem contribuir para o desenvolvimento da consciência fonológica. As intervenções incluíram jogos, rodas de conversa e leitura de histórias, planejadas com intencionalidade pedagógica. Os resultados indicam que as atividades lúdicas, quando bem estruturadas, promovem avanços significativos na percepção sonora da fala e no repertório linguístico das crianças, além de fortalecerem a prática docente.