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Navegando por Autor "Oliveira, Lucas Ambrósio Bezerra de"

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    Artigo
    Análise do perfil dos alunos ingressantes em cursos de graduação a distância para a tomada de decisões: O caso do Curso de Administração Pública da UFRN
    (Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), 2011-12) Oliveira, Lucas Ambrósio Bezerra de; Queiroz, Jamerson Viegas; Souza, Ricardo Pires de; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Hékis, Hélio Roberto
    O presente estudo tem como objetivo verificar o perfil dos alunos ingressantes no curso a distância de Administração Pública da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Justifica-se tal estudo dado o contexto atrelado a tomada de decisão nas organizações, que no caso das Instituições de Ensino Superior, tornam-se mais complexas devido a missão atribuída a elas. O artigo justifica-se, ainda, pela forte e rápida expansão dos cursos de graduação a distância, onde tornam-se cada vez mais necessários estudos científicos que corroborem com a gestão desses cursos. Para tanto, a metodologia caracteriza-se como indutiva, utilizando pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, sendo aplicado na SEDIS (Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte) especificamente no curso de graduação em Administração Pública. A população alvo foi composta por 420 elementos, caracterizando como uma pesquisa censitária; 180 respostas obtidas, correspondendo a 42,8% dos discentes do curso. Os resultados do estudo apontam que a maior parte dos discentes é oriundo de escolas públicas e concluíram o ensino médio antes de 2004. Pouco mais da metade dos respondestes já ingressaram em outro curso de graduação e que a falta de qualificação implica em uma renda bruta de até dois salários mínimo. Os resultados indicam, ainda, que a flexibilidade proporcionada pelo curso a distância foi o principal motiva pela escolho do curso na modalidade EAD e que 70% dos discentes residem a mais de 100 quilômetros do polo presencial. Conclui-se que conhecer o perfil dos discentes de um curso de graduação a distância, assim como no presencial, é de grande relevância para os coordenadores e professores para as atividades de gestão acadêmica
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    Artigo
    Desafios para as instituições de ensino superior após o REUNI: articulação entre ensino, pesquisa e extensão na UFRN
    (UDESC, 2011-12-27) Queiroz, Jamerson Viegas; Araujo, Monique Gomes de; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Hékis, Hélio Roberto; Oliveira, Lucas Ambrósio Bezerra de
    Este artigo aborda os principais resultados obtidos por um projeto de pesquisa e extensão aplicado no curso de Engenharia de Produção (UFRN). O artigo objetiva mostrar como essas práticas de ensino possibilitam um melhoria no processo de aprendizagem, estreitando as relações Universidade-Sociedade. A problemática girava em torno se havia a possibilidade de melhorar a qualidade de ensino nas IES públicas associando os projetos de pesquisa e de extensão às práticas metodológicas em sala de aula. Tal questionamento justifica-se pela importância que as universidades têm para a sociedade, no tocante à criação e transmissão de conhecimentos. A metodologia do projeto se baseou em diversos momentos de planejamento, implementação e avaliação das mudanças objetivando a melhoria contínua do processo. Ao final, pôde-se concluir que a pesquisa aplicada se mostrou uma ferramenta capaz de aperfeiçoar a metodologia de ensino e facilitar a assimilação dos conhecimentos teóricos obtidos na disciplina
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    Artigo
    A educação a distância como elo de integração e de desenvolvimento para os integrantes do Mercosul
    (INPEAU/UFSC, 2011) Oliveira, Lucas Ambrósio Bezerra de; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Queiroz, Jamerson Viegas; Hékis, Hélio Roberto; Souza, Ricardo Pires de
    A educação é considerada como o elemento de maior relevância para o crescimento das nações, sendo portanto, um fator crítico para o desenvolvimento das mesmas. Destarte, o artigo tem como objetivo analisar a importância da educação a distância como elo de integração e desenvolvimento para os países membros do MERCOSUL. Trata-se de um ensaio teórico. Logo, como parâmetros à reflexão, dados e informações foram coletados em estudos científicos, nas principais organizações internacionais, projetos desenvolvidos em outros blocos econômicos, além de dados obtidos nos países do MERCOSUL. Os resultados do estudo apontam que o estimulo à criação de um programa integrado para expansão da educação a distância no MERCOSUL é de extrema importância e tem grande potencial, na qual se vislumbra um amplo desenvolvimento. Destaca-se que tal programa deve considerar uma educação que contemple as características locais, observando às questões regionais e globais, estimulando, portanto, a formação de cidadãos com comprometimento mundial. Conclui-se que a EAD pode contribuir com a integração e desenvolvimento das nações, assim como a internacionalização de Instituições de Ensino, por meio de intercâmbio de estudantes, professores e servidores, dentre outras vantagens
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    Dissertação
    A gestão da qualidade nos cursos de graduação a distância da UFRN/SEDIS : a percepção dos discentes
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-03-15) Oliveira, Lucas Ambrósio Bezerra de; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Hekis, Helio Roberto; ; http://lattes.cnpq.br/9599726799047515; Queiroz, Jamerson Viegas; ; http://lattes.cnpq.br/0037657888703116; ; http://lattes.cnpq.br/4742833301655917; ; http://lattes.cnpq.br/4164685150112503; Vivacqua, Carla Almeida; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763099J8; Araújo, Renato Samuel Barbosa de; ; http://lattes.cnpq.br/8844681795357306
    A presente dissertação tem como objetivo geral analisar a percepção dos discentes quanto à qualidade dos cursos de graduação a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que foi motivada pelo seguinte problema de pesquisa: qual a percepção que os discentes da graduação a distância da UFRN tem sobre a qualidade no curso de graduação? Para tanto, buscou-se reunir elementos para uma abordagem satisfatória que contemple a complexidade da temática pesquisada: Gestão da qualidade, educação a distância e qualidade nas Instituições de Ensino Superior. Optou-se por adotar como método de pesquisa, o estudo de caso quanto ao procedimento da pesquisa, a pesquisa exploratória-descritiva quanto ao objetivo e a pesquisa quantitativa quando à abordagem do problema. O objeto de estudo foram os seis cursos de graduação a distância da UFRN/SEDIS, tendo como população alvo os discentes dos cursos. A amostra foi calculada por meio da amostra estratificada aleatória em que 217 discentes, dos cursos pesquisados, foram selecionados. O instrumento de pesquisa foi composto por 21 questões estruturadas, das quais 7 questões destinadas para identificação do perfil dos discentes; 7 questões de percepções (variáveis manifestas) sobre a gestão da qualidade na EAD, em que os discentes atribuiram valores (respostas) para as 24 afirmativas (que abordam a temática central dessa dissertação) compostas com base na escala Likert de 5 pontos, e 6 questões acerca de especificidades gerais que podem interferir na percepção dos discentes acerca da qualidade. Utilizou-se, como método estatístico (análise de dados), a estatística descritiva e análise fatorial exploratória. Os resultados mostram a identificação de quatro fatores latentes (obtidas por meio da análise fatorial exploratória), a saber: (1) infraestrutura e gestão polo presencial; (2) processos de ensino-aprendizagem; (3) ferramentas de comunicação e integração; (4) tutores. Foi observado, ainda, que aspectos relacionados a infraestrutura e gestão no polo presencial tiveram a menor avaliação dentre os fatores observados, necessitando de atenção especial por parte da Instituição de Ensino. Por outro lado, os professores e os processos de ensino aprendizagem foram os itens com melhor desempenho na percepção dos discentes. Conclui-se que a percepção dos discentes, em relação à qualidade nos cursos a distância, é mediana tendendo para percepção positiva, ou seja, a percepção acerca da qualidade geral nos cursos não é assertiva e uníssona, mas tende para percepção positiva. Assim, de posse dos resultados, espera-se que os Gestores da Instituição foquem sua atenção nos pontos críticos afim de minimiza-los (ou elimina-los) e maximizem os aspectos que têm percepção positiva por parte dos discentes
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    Artigo
    Gestão estratégica na segurança pública: a construção de cenários prospectivos para a realização de megaeventos
    (FACET, 2013) Silva, Dmitryev Cyreneu da; Oliveira, Lucas Ambrósio Bezerra de; Diógenes, Jamil Ramsi Farkat; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Furukava, Marciano; Queiroz, Jamerson Viegas
    O propósito deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa que abordou o método Global Business Network, como meio para elaboração de cenários prospectivos na área de segurança pública, com enfoque na promoção de Megaeventos como a Copa do Mundo de 2014. O trabalho consiste em um estudo de caso na área de segurança pública do Rio Grande do Norte (RN), sendo que os dados primários foram levantados a partir da aplicação da técnica de grupo focal, com os dois gestores da área de segurança pública do RN que tratam de Megaeventos. Foram projetados quatro cenários, partindo-se de um cenário em que ocorrem investimentos na segurança pública, até o cenário em que há baixo investimento. Pode-se dizer que o Rio Grande do Norte não está preparado para realizar um Megaevento hoje, no entanto caminha para uma melhora considerável em sua capacidade de gestão em Megaeventos
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    Artigo
    Strategic positioning of the private and higher education in Rio Grande do Norte - Brazil
    (ERM Publications, 2013) Pacheco, Nathalia de Oliveira; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Furukava, Marciano; Queiroz, Jamerson Viegas; Oliveira, Lucas Ambrósio Bezerra de; Lima, Nilton César
    The aim of this study is to analyze the strategies of Private institutions and positioning for higher education (IESP) of RN, using the following tools: life cycle of the institutions; Segment of the IESP; Porter's Generic strategies; Array of strategic positioning and Institutional Placement. Quantitative and qualitative research were undertaken through searches in databases of INEP and MEC and in email addresses of IESP, besides visits to all institutions surveyed, creating an overview for each tool used in the study. The results showed that the two main Institutions stand in the market in relation to the excellence of the courses, three institutions seek to highlight from the perspective of the consumer through price, and on a third block, with that alternated good and bad results and who obtained poor analysis, requiring better planning of actions to face the competitive market
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