Navegando por Autor "Oliveira, Marcio Romeu Ribas de"
Agora exibindo 1 - 20 de 32
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A utilização de videogames e sensores de movimento no aprendizado dos gestos técnicos do atletismo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-16) Lisboa, Thiago Felipe Maia; Araújo, Allyson Carvalho de; Oliveira, Marcio Romeu Ribas de; Sousa, Dandara Queiroga de OliveiraO presente estudo teve como objetivo identificar se o uso dos consoles de X-box 360 com kinect nas aulas de Educação Física auxiliam no aprendizado dos gestos técnicos, e na iniciação esportiva nas provas de atletismo dos 100m rasos e lançamento de disco. Aliados ao objetivo geral são apresentados alguns objetivos específicos tais como: possibilitar o contato dos alunos com os jogos virtuais sob a perspectiva educacional e proporcionar ao alunado a aprendizagem do atletismo por meio do videogame. Para avaliar a eficácia do processo de treinamento por meio de jogos em vídeogame, foi realizado um estudo estatístico de natureza experimental e de caráter quantitativo. O estudo ocorreu em duas fases, a partir de um modelo pré-pós teste, com intervenções entre os dois. O universo dos indivíduos foi composto por alunos da rede pública de ensino. A amostra foi composta por 13 alunos de ambos os sexos onde todos compuseram o grupo experimental. O estudo revelou que para a prova de lançamento de disco, a média de distância de lançamento obtida no pré-teste foi de 10.96m, enquanto a média do pós-teste foi de 12.26m, sendo que 2 alunos (15.38%) apresentaram piora no escore, e 11 alunos (84.62%) apresentaram melhoras na marca alcançada. Ao analisar apenas o melhor lançamento no pré-teste e no pós-teste, 9 sujeitos (69.21%) obtiveram melhoras no escore no pós-teste, enquanto 4 sujeitos (30.79%) tiveram regresso nos escores alcançados. Ao investigar os dados da prova de 100m rasos, 9 sujeitos (69.21%) obtiveram melhoras no escore no pós-teste, enquanto 4 sujeitos (30.79%) tiveram regresso nos escores alcançados. A média dos tempos do pré-teste foi de 17.96 segundos, enquanto a média do tempo do pós-teste foi de 17,77 segundos, desta forma, obteve-se uma melhora média de 0.19 segundos. Foi possível concluir a partir da análise dos dados e das aulas ministradas que houve uma melhora significativa na média dos lançamentos, assim como no melhor lançamento de cada aluno, evidenciando a eficácia do treinamento com sensores de movimento no aprendizado dos gestos técnicos do atletismo, para a modalidade de lançamento de disco, onde a rotação de tronco, pegada no disco e o lançamento foram desenvolvidos de forma técnica e exitosa. Já no tocante à prova de 100 metros rasos, não foram encontradas melhoras tão significativas quanto às evidenciadas no lançamento de disco. Já que a corrida é inerente ao dia-dia dos alunos, algo que eles estão acostumados a fazer, haja vista que e o sujeito quanto mais treinado menos treinável, e quanto menos treinado mais treinável.Livro Artefatos esportivos, artefatos de memória: uma amostra do acervo do Museu do atleta do Rio Grande do Norte(EDUFRN, 2020-05-05) Araújo, Allyson Carvalho de; Oliveira, Marcio Romeu Ribas deA obra apresenta uma amostra do acervo do Museu do Atleta do Rio Grande do Norte, criado no ano de 1998. Destaca artefatos que depõem sobre a história do esporte e do lazer no RN, mostrando o potencial do acervo, reunido pelo professor José Jamilson Martins, para a organização e o direcionamento da pesquisa sobre o esporte do RN.TCC Atividades no contexto do lazer em período de isolamento social no Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-14) Lucena, Matheus Dantas de; Silva, Priscilla Pinto Costa da; http://lattes.cnpq.br/1363896566076787; http://lattes.cnpq.br/1332955824953366; Surdi, Aguinaldo César; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; Oliveira, Marcio Romeu Ribas de; http://lattes.cnpq.br/0118293761427492O lazer inclui diversas práticas constituídas culturalmente. As atividades no contexto do lazer durante o período de isolamento social, imposto pela pandemia da COVID-19, têm a tendência de se alterarem ou se adaptarem ao lazer doméstico. O objetivo geral foi caracterizar e compreender as vivências de lazer dos indivíduos residentes no estado do Rio Grande do Norte (RN), diante do cenário gerado pela pandemia. Combinamos o uso de uma pesquisa bibliográfica e a aplicação de um questionário online (plataforma Google Forms). O questionário continha três questões abertas e três questões fechadas. Obtivemos o retorno de 172 respostas. Os dados foram apreciados por meio da análise categorial de Bardin. Buscamos investigar a percepção do grupo pesquisado sobre a relação entre o lazer e o período de isolamento social, comparar as principais atividades de lazer vivenciadas antes e durante a pandemia, e identificar práticas de lazer que os participantes tiveram o primeiro contato neste momento. Como resultados, apuramos que a pandemia afetou o lazer do grupo pesquisado de diversas formas, considerando as condições de moradia, os aspectos socioeconômicos e as relações familiares. Os participantes alteraram consideravelmente seus hábitos de lazer, principalmente envolvendo os interesses sociais, físicos-esportivos, artísticos e turísticos. Quanto às práticas manuais e intelectuais, duas práticas específicas foram predominantes, a culinária e a leitura. Os interesses virtuais foram potencializados neste período. A virtualidade foi a principal responsável por proporcionar experiências envolvendo todos os interesses culturais; as principais motivações para manter algumas atividades de lazer com maior frequência foram: o fácil acesso; manter o contato social com pessoas próximas; e fugir da realidade da pandemia. Quase metade dos participantes experimentaram vivências de lazer diferentes das que já estavam habituados, destacaram-se as práticas do interesse físico-esportivo, algumas motivações foram relacionadas aos aspectos envolvendo a saúde, como a busca pelo bem estar mental e o combate ao sedentarismo, outra motivação foi o maior tempo livre. O estudo apresenta limitações como as faixas-etárias e as cidades dos participantes, o público foi predominantemente jovem e residentes de Natal e Parnamirim. Sugere-se estudos futuros, contemplando outros grupos, como os idosos, além de uma maior investigação nas cidades do interior do estado.TCC Avaliação na educação física escolar: análise e percepções a partir de uma escola pública do rio grande do norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-14) Nascimento, Francisco Evanoel Nunes do; Fonseca, Rubiane Giovani; http://lattes.cnpq.br/9797792006097741; https://lattes.cnpq.br/6473834032096465; Santos, Antônio de Pádua dos; http://lattes.cnpq.br/9063486087784385; Oliveira, Marcio Romeu Ribas de; http://lattes.cnpq.br/0118293761427492A avaliação escolar, como parte do processo ensino e aprendizagem, tornou-se alvo das discussões e preocupações de todos os envolvidos de forma direta ou indiretamente nesse processo. A avaliação geralmente é colocada como um dos obstáculos ao processo educacional. Além disso, foi percebido que pesquisas sobre a temática avaliação no processo de ensino-aprendizagem, do componente curricular educação física no contexto escolar ainda é algo pouco realizado, evidenciando a necessidade de novos trabalhos nesse campo de ensino. O objetivo geral deste trabalho foi analisar a partir da experiência vivenciada no estágio supervisionado III, em uma escola pública do Rio Grande do Norte, a avaliação da aprendizagem no componente da educação física escolar, e compreender como essa é conduzida. O estudo foi realizado por meio da observação da realidade. Utilizamos a aplicação de um diário de campo com o estagiário a partir da observação da realidade. Buscamos investigar na escola onde foi realizado o estudo, a percepção de um de seus professores de educação física sobre a avaliação da aprendizagem no componente da educação física escolar. Como resultados, apuramos que a pandemia afetou as práticas do professor de educação física da escola, e outros fatores externos atingiram de diversas formas o calendário escolar no período em que se deu a pesquisa. Além disso, identificamos uma avaliação da aprendizagem carente de discussão dentro do ambiente escolar observado. Constatamos um repertório diversificado no tocante aos instrumentos e critérios de avaliação utilizados pelo docente, porém, percebemos a avaliação por meio de provas escritas, do tipo teste, como principal instrumento para avaliar os educandos. Percebemos uma avaliação da aprendizagem que por vezes, teve uma visão mais processual, abrangente e qualitativa, mas, que em outros momentos priorizou a quantificação e o produto final obtido por meio de provas. O estudo apresenta um recorte da realidade estudada sobre a avaliação da aprendizagem na educação física escolar. Logo, sugere-se a possibilidade de ampliação do estudo, visando munir o campo de pesquisa e fortalecer o cenário no tocante a compreensão da temática.Dissertação O corpo e os fatores psicomotores como agentes intervenientes nas dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita em escolares: contribuições da psicomotricidade em uma perspectiva inclusiva(2019-07-31) Tavares, Sandra Ferreira; Barros, Jonatas de França; ; ; Surdi, Aguinaldo César; ; Oliveira, Marcio Romeu Ribas de; ; Azevedo, Paulo Henrique; ; Almeida, Hélio Franklin Rodrigues de;Introdução: Diversos fatores foram delineados como causadores das Dificuldades de Aprendizagem de leitura e escrita (DA), entre esses, os Transtornos Corporais nos mais diversos aspectos e níveis, ou seja, alguns fatores psicomotores encontram-se desviantes ou não possui seu amadurecimento a contento com sua idade cronológica. Neste entremeio, a Psicomotricidade tem papel fundamental, trabalhando tanto na prevenção quanto na intervenção com alunos que tenha Dificuldades de Aprendizagem de Leitura e Escrita contribuindo para que os mesmos entrevejam um desenvolvimento infantil sadio e livre de transtornos nos fatores psicomotores em analogia ao corpo. Nessa perspectiva, esta abordagem justifica-se por sua relevância, tanto para áreas afins como em geral as quais necessitem de embasamento e sugestões para lidar com as situações postas no cotidiano. Objetivo Geral: Quais contribuições a psicomotricidade, por intermédio de intervenções psicomotoras, pode proporcionar aos alunos com dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita e sua influência para melhor organização e maturação dos fatores psicomotores? Metodologia: Foi utilizada uma Pesquisa Ação de natureza básica, de cunho descritiva e exploratória com abordagem qualitativa, com uma amostra não-probabilística. Instrumentos de coleta: Utilizou-se anamnese, com os pais, para conhecer um pouco da história dos alunos; questionários semiestruturados aplicados a professores da escola pública para colher informações do discente sobre suas dificuldades de aprendizagens; a aplicação da Bateria Psicomotora de Vitor da Fonseca pré e pós intervenções psicomotoras para avaliar os fatores psicomotores e se houve amadurecimento dos mesmos; Escala de Desenvolvimento Escolar de Rosa Neto, para aferir o nível de leitura e escrita dos discentes com Dificuldades de Aprendizagem de leitura e escrita, relatório espontâneo com reflexões sobre a intervenção de psicomotricidade concretizada e foram feitas fotos e vídeos durante as sessões de psicomotricidade. Realizou-se sessões de psicomotricidade que consistem como intervenções e práticas pedagógicas com 8 crianças, do 4º ano B, do Ensino Fundamental I, sendo2 (duas) do sexo feminino e 6 (seis) do sexo masculino que possuíam Dificuldades de Aprendizagem de leitura e escrita. As sessões de psicomotricidade foram realizadas duas vezes por semana, totalizando 7 (sete) sessões, durante 2 (dois) meses; registrando tudo para análise através de fotos e filmagens. Resultados: Observou-se por meio da anamnese que a escolaridade dos pais é baixa, a maioria das mães trabalham como domésticas, cozinheira, assistente de serviços gerais, diarista e 2 (duas) mãe não trabalham, enquanto os pais trabalham de auxiliar de produção, locutor, vendedor, segurança e zelador, o que comprova uma renda familiar baixa. Na gestação 2 (duas) mães tiveram uma gravidez tranquila e saudável, enquanto as outras 6 (seis) tiveram uma gravidez conturbada devido a doenças e ou agressões durante a gestação. Todas as crianças apresentaram comprometimento no seu desenvolvimento motor, no que se refere a firmar a cabeça, sentar-se sem apoio, rolar, engatinhar, andar, falar, ou fizeram tardiamente ou pularam a etapa. Na primeira Bateria Psicomotora, 6 (seis) alunos exibiram Perfil Psicomotor Dispráxico, com ligeiras e específicas Dificuldades de Aprendizagem, somente 2 (dois) discentes demonstraram Perfil Psicomotor Normal. No Manual de Desenvolvimento Escolar, para averiguar as Dificuldades de Aprendizagem de Leitura e Escrita, constatou-se o seguinte, somente 1 (um) aluno consegui finalizar quase todos os níveis do teste, menos a escrita espontânea; os outros 7 (sete) ficaram aquém para sua idade cronológica. A professora, segundo questionário respondido, expõe que todos os alunos estão no nível silábico e são totalmente dependentes para resolver atividades. Após as sessões de psicomotricidade realizou-se uma nova Bateria Psicomotora, através da qual manifestou-se um crescimento por parte dos discentes nos seus fatores psicomotores, passaram do Perfil Psicomotor Dispráxico, para o Perfil Normal e quando ressaltados os fatores psicomotores separadamente observase que houve um crescimento em alguns desses fatores. Conclusão: Conclui-se que houve um crescimento devido o amadurecimento dos fatores psicomotores dos discentes pós intervenções psicomotoras, pois os alunos tiveram uma mudança de perfil psicomotor. Desse modo percebe-se a contribuição da psicomotricidade como recurso pedagógico, através do brincar e do jogo simbólico proporcionando uma aprendizagem através do movimento e envolvendo as relações entre corpo e os fatores psicomotores ocorrendo uma maturação nos mesmos, sendo perceptível nos alunos uma mudança de postura em relação ao objeto, ao espaço, ao outro e ao seu corpo.TCC Os desafios nas aulas remotas de educação física: uma investigação a partir das experiências de professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental I(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-13) Santos, Ítalo José Silva; Oliveira, Marcio Romeu Ribas de; http://lattes.cnpq.br/0118293761427492; http://lattes.cnpq.br/1086443122430855; Santos, Antônio de Pádua dos; http://lattes.cnpq.br/9063486087784385; Barros, Joyce Mariana Alves; http://lattes.cnpq.br/4661498920924286Este estudo objetivou investigar a organização didática nas aulas de Educação Física diante dos desafios encontrados por professores em suas experiências remotas, ocasionadas pela pandemia da COVID-19. Realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritiva, utilizando-se como técnica um questionário on-line via Google Forms, o qual foi respondido por 14 professores. Levantou-se um diálogo através das respostas obtidas observando a realidade dos professores e suas estratégias para vencer os obstáculos do ensino remoto. Constatou-se que são muitos e constantes os desafios enfrentados por alunos e, principalmente, professores de Educação Física no ensino remoto emergencial. Tais estratégias utilizadas pelos docentes, apesar de limitadas, demonstram-se como importantes grandes esforços para o crescimento dos alunos como um todo dos três primeiros anos do Ensino Fundamental I. Por fim, considerou-se que ainda há a necessidade de ajustes no desenrolar do processo, cabendo aos profissionais da educação e entidades competentes manterem-se resilientes frente às atribulações, adotando um olhar mais sensível que considere todo o contexto educacional nacional.TCC Diálogos entre violência de gênero e educação física(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-21) Boggio, Tereza Marina Melo; Oliveira, Marcio Romeu Ribas de; Silva, Priscilla Pinto Costa da; Chaves, Paula NunesAs transformações sociais ocasionaram a conquista das mulheres em diversas áreas, promovendo alterações significativas da função feminina na sociedade hodierna. O âmbito familiar deixa de ser o único e principal cenário da mulher que, nos dias atuais, trabalha em hospitais, empresas e mais diversas áreas. Todavia, a mulher da contemporaneidade encontra-se exposta à violência de gênero. Neste cenário, tem-se que a violência pode ser física, sexual, patrimonial, intrafamiliar, doméstica, violência conjugal, institucional, psicológica e moral e qualquer que seja ela, tem grande impacto na vida da mulher, comprometendo sua saúde em diversos aspectos. Face a tal, surge a seguinte problemática: no âmbito esportivo, como o professor pode acolher a mulher vítima de violência de gênero no esporte? A presente pesquisa tem o objetivo de refletir e analisar a relação entre a violência de gênero contra a mulher nas práticas esportivas. A respeito da metodologia da presente pesquisa, este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica. Realizou-se uma revisão de literatura em artigos científicos, os quais foram selecionados conforme o seu tema, referente à violência de gênero praticado contra as mulheres no esporte. Considerando-se os achados desta pesquisa, observou-se que é necessário implementar um caráter multidimensional à questão, visto que há o envolvimento de questões psicológicas, legais, sociais, econômicas e de saúde pública, o que permitiria o atendimento eficaz.Dissertação Os docentes de Educação Física na apropriação da cultura digital: encontros com a formação continuada(2018-03-08) Souza Júnior, Antonio Fernandes de; Araújo, Allyson Carvalho de; ; ; Leiro, Augusto César Rios; ; Melo, José Pereira de; ; Oliveira, Marcio Romeu Ribas de; ; Soares, Marta Genu;Esse trabalho dissertativo desenvolve-se diante do espaço e tempo de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) do município do Natal, Rio Grande do Norte (RN), por meio da equipe de docentes formadores do Programa de Formação Continuada de Professores de Educação Física (FOCO-EF), e o Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através da equipe de docentes e discentes do Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia (LEFEM). O objetivo dessa pesquisa foi analisar a apropriação da cultura digital pelos docentes da SME do município do Natal-RN, durante as experiências nos encontros do FOCO-EF. Enquanto delineamento dessa investigação acionamos a pesquisa-ação, tendo como atores e atrizes desse processo investigativo 96 docentes em atuação profissional, a equipe de docentes formadores e dos discentes e docentes da UFRN, vinculados ao LEFEM. Dos 14 encontros promovidos pelo FOCO-EF, sete foram mediados pelas ações do LEFEM, provendo diálogos entre a Educação Física Escolar e a cultura digital. Esses encontros foram mobilizados por conceitos que problematizaram esses diálogos: comunicação, mediação, narrativa e gamificação. Dessa forma, o espaço e tempo empírico de nossa pesquisa-ação consistiu nas vivências dos encontros mediados pelo LEFEM. Para tanto, enquanto levantamento de informações, utilizamos entrevistas, questionários e a observaçãoparticipante. Ao longo dos encontros, diferentes relações foram estabelecidas pelos docentes com a cultura digital, entre visões pessimistas e otimistas, é possível anunciar o reconhecimento de sua presença nos distintos contextos de atuação, principalmente através da percepção dos diferentes modos de ser e agir das novas gerações. No entanto, identificamos a existência de fatores intrínsecos e extrínsecos na (des)mobilização desses docentes com a apropriação da cultura digital, na qual duas tendências intrínsecas, aparecem como principais fatores de potência para essa mobilização: 1) a concepção de ensino; e 2) a crença na cultura digital como possibilidade de relações com a Educação Física Escolar.Tese Educação física e recursos educacionais digitais: uma intervenção pedagógica no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-25) Batista, Alison Pereira; Melo, José Pereira de; ; ; http://lattes.cnpq.br/3140814720062433; Mezzaroba, Cristiano; ; Araújo, Allyson Carvalho de; ; Oliveira, Marcio Romeu Ribas de; ; Dias, Maria Aparecida; ; Silva, Maria Eleni Henrique da; ; Soares, Marta Genu;Esta pesquisa emergiu como problematização de ações-reflexões-ações que vêm se tecendo ao longo da nossa trajetória acadêmica e profissional, como docente da educação básica e do componente curricular Educação Física (EF), diante da incorporação das tecnologias. Para tanto, investigamos de forma mais específica a produção de Recursos Educacionais Digitais (REDs), no Ensino Médio Integrado (EMI). Para desenvolvimento do estudo, foi formulada a seguinte tese: a realização de uma intervenção pedagógica, nas aulas de EF no EMI sobre o conteúdo esporte, ancorada em metodologias de ensino e aprendizagem dialógicas, mediadas pela produção de REDs, rompe com os modelos tradicionais de ensino e comunicação entre professor-aluno e aluno-aluno na Educação Física Escolar (EFE). Foram propostas as seguintes questões de estudo: a) É possível mediar o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo esporte nas aulas de EF no EMI pautado na produção de REDs? b) Podemos despertar o interesse dos estudantes pelo conteúdo esporte e aulas de EF no EMI considerando a incorporação das tecnologias? Nesse sentido, foi traçado o seguinte objetivo geral: analisar e discutir um processo de intervenção pedagógica, realizado em aulas de EF no EMI, sobre o conteúdo esporte mediado pela produção de REDs. No que tange a metodologia, o estudo foi caracterizado como qualitativo (CHIZZOTTI, 1995), com caráter descritivo (GIL, 2008). Dentre os tipos de pesquisa qualitativa optamos pela de natureza autoetnográfica (ELLIS; ADAMS; BOCHNER, 2011). A intervenção pedagógica foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Parnamirim, no qual fomos professor dos alunos atuantes no estudo. Participaram, ao todo, 124 estudantes do 2º ano do EMI, distribuídos em 4 turmas dos cursos técnicos integrados, sendo 2 delas do curso de Informática e 2 de Mecatrônica. Foram orientados 34 trabalhos em formatos de revistas digitais, infográficos, jogos de quiz, videoaulas, sites, aplicativos e figurinhas para WhatsApp. Esses REDs materializaram discussões pertinentes sobre diversos temas sociais, como desigualdade de gênero, transexualidade, homofobia, racismo, inclusão e deficiências, ciência, tecnologia, inovação e entretenimento. Foi satisfatória a qualidade dos REDs produzidos. No entanto, foi considerado como o maior contributo do estudo o processo de ensino e aprendizagem dialógico e libertador vivenciado. Nesse sentido, o processo pedagógico ancorado na perspectiva dialógica, defendida por Paulo Freire, mostrou-se efetivo, relevante e provocador de aprendizagens significativas. Puderam ser vivenciados elementos importantes como diálogo, interlocução, colaboração, humildade, ensino, aprendizagem, pesquisa, prazer, criatividade, curiosidade, significação, protagonismo e liberdade. Todo o processo e os resultados apresentados validaram e comprovaram a hipótese proposta como tese.Dissertação Os efeitos do programa de intervenção da psicomotricidade relacional com a criança autista na construção das interações sociais(2016-03-22) Simeão, Débora Lima de Oliveira; Barros, Jonatas de França; ; ; Melo, José Pereira de; ; Oliveira, Marcio Romeu Ribas de; ; Monteiro, Margareth de Vasconcelos; ; Brito, Daniel Bezerra de;As intervenções pedagógicas e terapêuticas no campo do autismo ganharam espaços nas discussões acadêmicas, principalmente no campo da promoção da interação social, além de ser fundamental na mediação de todo processo de aprendizagem. No campo científico se discute até que ponto a ausência da interação social, do contato com o outro pode interferir no desenvolvimento e formação do indivíduo com autismo. Esta carência avaliada faz parte do espectro do autismo e nota-se que é preciso oportunizar aos indivíduos autistas mecanismos para lhe dar com essa dificuldade. Nesta acepção a proposta de pesquisa avaliou os benefícios do programa de intervenção em Psicomotricidade Relacional com criança autista na faixa etária de 4 anos, atingindo um público da primeira infância ou em idade pré-escolar, sexo masculino, no aspecto das relações afetivas junto ao objeto, a relação com o psicomotricista e seus pares. Um estudo de caso, de corte qualitativo com metodologia descritiva. Para coleta de dados foi utilizado prontuário com dados da anamnese e registro do profissional de Psiquiatria para confirmar o diagnóstico de autismo e estágio de desenvolvimento, critérios de inclusão da pesquisa, dados do campo afetivo e para análise dos dados foi baseado na observação de fotografias e vídeos. A pesquisa aconteceu no Centro de Atenção Psicossocial - CAPSi/Natal-RN, uma instituição com características peculiares, que trabalha com indivíduos com comprometimento intelectual, patologias mentais e indivíduos autistas, este último foco da pesquisa, o qual tem o escopo de buscar circunstâncias que podem confirmar ou ampliar a abordagem da Psicomotricidade Relacional. Os resultados foram encorajadores no campo das relações afetivas junto ao psicomotricista, a criança em foco estabeleceu um elo de comunicação corporal e de confiança, quanto ao objeto verificou-se que a função relacional teve avanços significativos, o qual permitiu estabelecer o contato com o adulto e com os pares, e nesta relação observou-se o jogo de imitação, o qual conduziu a uma maior aproximação e na construção da percepção do outro. Neste estudo nota-se que a abordagem em Psicomotricidade Relacional é um método alternativo considerável no trabalho junto às crianças autista na construção das relações afetivas, e assim, corroborando com os objetivos propostos.TCC O esporte no ambiente escolar e o desenvolvimento social dos praticantes: uma visão dos professores(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-29) Silva, Davi França Guedes da; Oliveira, Marcio Romeu Ribas de; Surdi, Aguinaldo Cesar; Dias, Maria AparecidaIntrodução: A prática de esportes costuma ser bastante incentivada nos ambientes escolares dos mais diversos países do mundo. Logo, é inegável a sua influência na cultura, economia, lazer e expressão corporal, uma vez que está presente em praticamente todos os segmentos da sociedade, ocupando significativos espaços na mídia e no cotidiano da população em geral, reunindo inúmeros praticantes e/ou espectadores. Objetivo: Analisar a opinião de professores de Educação Física que atuem diretamente com o ensino de modalidades esportivas para crianças e adolescentes em escolas da cidade de Natal/RN, de modo a compreender se há ou não benefícios para o desenvolvimento social de seus praticantes. Métodos: Este estudo consiste em uma combinação de pesquisa bibliográfica com pesquisa de campo, de cunho qualitativo, fazendo uso de um questionário para coleta de dados e de revisão da literatura envolvendo a temática trabalhada. Resultados: Ao todo, participaram da pesquisa, de modo voluntário, submetendo-se à resolução do questionário, nove professores de Educação Física que atuam com modalidades esportivas no ambiente escolar. Estão presentes neste estudo professores de todas as redes e segmentos da educação básica. De modo unânime, todos os entrevistados afirmaram que há benefícios no desenvolvimento social dos praticantes de modalidades esportivas no ambiente escolar, atribuindo a elas um alto grau de importância. Considerações finais: Com base nos dados e relatos obtidos por meio da pesquisa desenvolvida, acredita-se que os esportes no ambiente escolar atuam de forma benéfica no desenvolvimento social de seus praticantes.TCC Esportivização dos jogos eletrônicos: os e-sports são esportes?(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Medeiros, João Paulo Alves de; Oliveira, Marcio Romeu Ribas de; Tinoco, Rafael de Gois; Souza Junior, Antônio Fernandes deO presente estudo teve como problemática de pesquisa a recém popularidade dos jogos eletrônicos nos últimos tempos, a sua visibilidade e o processo de esportivização que eles vêm passando atualmente. Como objetivo, procuramos compreender se a definição de esporte pode ser empregada para jogos eletrônicos competitivo ou electronic sport também descrito na literatura como e-sport. A pesquisa é do tipo descritiva com abordagem qualitativa, e como instrumentos de pesquisa foram utilizados, além de livros, artigos das plataformas de pesquisa Google Acadêmico, Portal CAPES, Pubmed e Researchgate, em que utilizamos como descritores de pesquisa as palavras chave: e-sport, electronic sport, vídeo game, competitive vídeo gaming, jogo eletrônico e esporte. Levando em consideração a definição para as palavras esporte e e-sport adotadas pelos autores abordados na revisão bibliográfica, conclui-se que o que, para alguns deles, o que compreendido como esporte não pode ser empregado para os e-sports devido, entre vários aspectos, a ausência de gasto energético, por exemplo, contudo para outros pode sim ser classificado como esporte, pois estes não o classificam pela obrigatoriedade de atividade física vigorosa ou habilidades motoras, proeza física ou esforço físico, mas sim por exemplo, pela institucionalização do e-sports entre outros.TCC Fotografia como experiência pedagógica na educação física: o olhar crítico do aluno à sua realidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-15) Barbosa, Wylliam de Moura; Oliveira, Marcio Romeu Ribas deA pesquisa tem por objetivo apresentar algumas questões acerca das possibilidades e implicações de se pesquisar mídias na escola, tendo a fotografia como destaque. A escolha desta temática deu-se pela observação da popularização de alguns aparatos midiáticos naquela área e, em contrapartida, sua pouca utilização nas ações pedagógicas. Desta constatação, foi realizada uma experiência pedagógica em uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma escola situada na Zona Norte de Natal, sendo utilizados como referências metodológicas a análise de imagens e também, visto a consciência e/ou resolução de problemas, a pesquisa-ação. Após a realização do projeto, é verificável que os produtos criados pelos alunos retratam os seus anseios diários, assim como seus desdobramentos, tomando por base os diálogos. Com isso, é possível concluir que, ao utilizar as mídias como recursos didáticos em aulas de Educação Física, é possível instigar o pensamento crítico do aluno à sua realidade, do "tornar possível" essas ideias e, assim, o mesmo perceber sua participação ativa na escola.Dissertação Fútbol Callejero na escola: uma nova perspectiva para a inclusão de meninas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-28) Souza, Bruna Patrícia Ramos de; Fonseca, Rubiane Giovani; https://orcid.org/0000-0003-0565-9165; http://lattes.cnpq.br/9797792006097741; http://lattes.cnpq.br/8564585216209687; Vedovatto, Dijnane Fernanda; https://orcid.org/0000-0002-7435-6849; http://lattes.cnpq.br/6758025601578309; Oliveira, Marcio Romeu Ribas de; https://orcid.org/0000-0003-2629-920X; http://lattes.cnpq.br/0118293761427492; Silva, Maria Ione da; https://orcid.org/0000-0003-3781-5193; http://lattes.cnpq.br/8351602063804501; Silva, Priscilla Pinto Costa da; https://orcid.org/0000-0001-6200-5614; http://lattes.cnpq.br/1363896566076787As meninas sofrem com uma série de preconceitos que são arraigados socialmente, os quais adentram os muros do ambiente escolar e as afastam da prática. A extrema competitividade com que o esporte é trabalhado na escola, perpetuando a seletividade e a ideia de que os melhores devem se sobressair e ter mais participação, como também as divisões por gênero acabam minando aquelas e aqueles que por ventura se sintam incapazes ou com habilidades restritas para a prática de atividades físicas. Ao analisar as questões de gênero e protagonismo feminino na prática do futebol na escola e ao desenvolver uma unidade didática através do fútbol Callejero, pretende-se equilibrar a participação de ambos os gêneros nas aulas de Educação Física, como também exercitar autonomia e emancipação. Entendendo que a sala de aula pode ser o objeto de pesquisa, com indivíduos atuantes e protagonistas do estudo, a pesquisa participante é o instrumento ideal para avaliar a prática e modificar uma determinada realidade. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Miguel Mollick Italiano, situada do distrito de Piau, zona rural do município de Tibau do Sul, Rio Grande do Norte. A amostra da pesquisa se deu com alunos e alunas matriculados nos 9ºs ano do ensino fundamental II, com 18 alunos no total. Com base na análise de conteúdo foi feita a discussão dos dados coletados nas entrevistas, por meio da análise temática, fundamentada em Minayo (2014). Para a coleta de dados foram utilizados diários de campo e gravações das aulas. Para análise dos dados, além da análise de conteúdo dos diários de campo, também foi feita a observação através de filmagens e gravações. Observou-se através dos diários de campo, que ao longo da pesquisa os estudantes faziam diversas menções aos pilares base do fútbol Callejero: solidariedade, cooperação e respeito, como também houveram citações ao equilíbrio da participação feminina nas aulas. Ações de autonomia e protagonismo juvenil também aparecem no desenvolvimento da pesquisa. Conclui-se que os relatos conseguiram responder aos objetivos específicos desta pesquisa, indicando também a necessidade de mais estudos nesta áreaDissertação As histórias em quadrinhos no ensino da educação física escolar: reflexões de uma experiência pedagógica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-10-29) Rocha, Ângelo Bezerra de Queiroz; Araújo, Allyson Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/3443942683481696; http://lattes.cnpq.br/6445468708275365; Surdi, Aguinaldo César; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; Oliveira, Marcio Romeu Ribas de; http://lattes.cnpq.br/0118293761427492; Soares, Marta Genu; http://lattes.cnpq.br/5299382052741078; Pereira, Rogério Santos; http://lattes.cnpq.br/6760812644846459A presente dissertação surgiu de uma inquietação sobre o uso das histórias em quadrinhos na escola, em especial nas aulas de Educação Física, tendo em vista que esta forma de linguagem desperta um interesse maior nos alunos por envolver características lúdicas. As histórias em quadrinhos (HQs) proporcionam entretenimento aos jovens e adultos, porém a intenção das HQs não é apenas divertimento e passatempo, elas também podem ter a função de informar, formar e educar o cidadão. Nesse sentido, a questão de estudo do nosso trabalho é: Como as histórias em quadrinhos, no ensino da Educação Física escolar, contribui para ampliação das possibilidades pedagógicas com os estudantes? O objetivo geral do estudo é descrever e analisar a experiência pedagógica com as histórias em quadrinhos no ensino da Educação Física escolar na segunda etapa do ensino fundamental. A pesquisa se caracteriza como sendo uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, e participante a partir de uma intervenção pedagógica. O cenário do estudo é a Escola Estadual Lauro de Castro, localizada em Natal/RN. A pesquisa envolve uma turma do 6º ano, sendo 21 meninas e 17 meninos, totalizando 38 alunos. A intervenção se deu em duas etapas: a primeira com aulas presenciais e a segunda com aulas remotas motivadas pela crise da pandemia no decorrer do ano 2020. Tendo um total de 8 semanas (16 aulas), cada aula com duração de 50 minutos. Diante desse cenário educacional atual, foi necessário nos reinventar a cada instante no intuito de propor uma educação que contemple novas formas de ensinar, contribuindo para o ensinoaprendizado dos nossos alunos, oportunizando a formação de indivíduos críticos, reflexivos e criativos. A análise da experiência pedagógica se deu à luz da análise cultural através de dois tipos de material de pesquisa, a saber: observação participante, no que tange aos processos, e as produções dos alunos, no que se refere aos produtos. Os resultados interventivos da pesquisa referente aos conteúdos temáticos da Educação Física escolar mostraram-se um grande diferencial para o desenvolvimento de habilidades como: trabalho em equipe, na qual os alunos se mostraram motivados ao trabalho com os colegas, na organização, quando se colocaram envolvidos na distribuição para a realização das tarefas, exercício de autoria em desenvolver suas narrativas por meio de roteiros criativos, além de incentivar o discente a ter mais autonomia, tendo em vista a responsabilidade atribuída ao aluno com a proposta.TCC Identificação dos fatores motivacionais ocasionados aos idosos praticantes de hidroginástica do Projeto Minha Melhor Idade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-03) Mota, Narjara Carvalho da Costa; Santos, Antônio de Pádua dos; Coquerel, Patrick Ramon Stafin; Oliveira, Marcio Romeu Ribas deA atividade física está sendo cada dia mais realizada por vários públicos, dentre eles os idosos. A quantidade de idosos no Brasil está crescendo e, consequentemente, esse público busca atividades físicas inerentes às suas necessidades e anseios, entre elas está à hidroginástica. Este trabalho teve por intuito responder a seguinte problemática: quais fatores influenciam na motivação dos praticantes idosos na hidroginástica? Para a elucidação de tal questionamento, esta pesquisa investigou os alunos de hidroginástica participantes do projeto “Minha Melhor Idade”, que é realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, no Departamento de Educação Física – DEF, em Natal/RN, Brasil. Este trabalho teve por objetivo geral identificar os fatores motivacionais ocasionados aos idosos praticantes de hidroginástica do projeto: “Minha Melhor Idade”. De forma mais específica, o estudo procurou: apontar o perfil dos entrevistados, de acordo com idade e sexo; identificar quais dimensões motivacionais contidas no Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividade Física (IMPRAF-54) são mais relevantes para o grupo de idosos praticantes de hidroginástica no Projeto Minha Melhor Idade; e verificar o perfil motivacional por sexo e idade dos entrevistados, de acordo com os indicadores das Tabelas Normativas do IMPRAF-54. O IMPRAF-54 é baseado na Teoria da Autodeterminação (TAD), contendo 54 perguntas que utilizam a escala de Likert, que tem o valor de 1 significando que “Isto me motiva pouquíssimo” à 5 “Isto me motiva muitíssimo”. Foram entrevistados 29 indivíduos, 7 homens e 22 mulheres, entre 60 – 93 anos de idade, que de modo geral, identificaram fatores motivacionais na seguinte ordem decrescente de motivação à prática regular de atividade física: “Saúde”, “Sociabilidade”, “Prazer”, “Controle de Estresse”, “Estética” e “Competitividade”. Na verificação do perfil motivacional dos entrevistados de acordo com os indicadores das Tabelas Normativas do IMPRAF-54, por sexo e idade os investigados obtiveram índices acima da média em comparação às pessoas do mesmo sexo e mesma faixa etária. Por fim, os resultados dessa pesquisa devem guiar os profissionais de educação para estabelecer mecanismos para atrair mais homens idosos para a hidroginástica, assim como, reforçar as motivações identificadas em todo o grupo, considerando que cada indivíduo é importante.TCC Inserção da educação física na área de linguagens: compreensão dos professores da rede pública do município de Nova Cruz/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-14) Medeiros, Hugo Ramon Cordeiro de; Oliveira, Marcio Romeu Ribas de; https://orcid.org/0000-0003-2629-920X; http://lattes.cnpq.br/0118293761427492; http://lattes.cnpq.br/1548136768364107; Oliveira, Marcio Romeu Ribas de; https://orcid.org/0000-0003-2629-920X; http://lattes.cnpq.br/0118293761427492; Araújo, Alysson Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/3443942683481696; Baptista, Tadeu João Ribeiro; https://orcid.org/0000-0001-5140-2032; http://lattes.cnpq.br/9002864045147738A presente pesquisa tem como objetivo investigar as compreensões dos professores e professoras do ensino fundamental II da rede pública de ensino da cidade de Nova Cruz, Rio Grande do Norte, sobre a inserção do componente curricular Educação Física no campo da Linguagem. Para isto, optou-se pela abordagem qualitativa tendo como tipos de pesquisas exploratória e descritiva. Como instrumento para coleta de dados, utilizou-se um questionário aplicado via plataforma on-line Google Forms, o qual foi respondido por 5 docentes de Educação Física do município de Nova Cruz/RN. A partir das respostas dos profissionais respondentes, foram levantados diálogos de acordo com a literatura disponível que tratam das questões que envolvem a temática. Constatou-se uma limitada compreensão, por parte dos docentes, acerca da inserção do componente curricular Educação Física no campo da Linguagem, que, embora alguns profissionais tenham ciência desta inserção, não foi possível identificar, a partir das respostas elencadas, os motivos que levaram a Educação Física a estar nesta área. Notou-se também uma forte proximidade do componente curricular com o campo das Ciências Naturais, a partir de respostas que tratam o corpo como um ser unicamente biológico. Ademais, em relação a Educação Física enquanto Linguagem através de uma perspectiva interdisciplinar com os componentes da área em questão, evidenciou-se uma escassez de propostas práticas desenvolvidas pelos profissionais em seus campos de atuação, que, por sua vez, fortalece o distanciamento da Educação Física do nicho da Linguagem.TCC Lazer no programa mais educação: contribuições educacionais na escola municipal Angélica de Almeida Moura Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-12) Alves, Airton Afonso de Almeida; Dias, Maria Aparecida; Silva, Priscilla Pinto Costa da; Oliveira, Marcio Romeu Ribas deEste estudo teve como objetivo analisar a educação pelo e para o lazer e suas contribuições educacionais no Programa Mais Educação na Escola Municipal Angélica de Almeida Moura. Justifica-se a partir da aproximação dos pesquisadores ao objeto de estudo e de possíveis contribuições tanto para escola com seus resultados como para a comunidade que a circunda ao dar importância aos impactos do Programa Mais Educação no processo de ensino aprendizagem. Sendo estes fundamentados nas práticas executadas na escola que abrangeram educação, esporte, cultura e lazer, prezando pelo caráter lúdico. O presente estudo está exposto e apresentado a partir da contextualização da expressão Lazer: Conceitos e transformações buscando entender seus significados e transformações de conceitos ao passar dos anos. Identificando os elementos da Educação pelo e para o lazer presentes na essência do Programa Mais Educação e suas relações com as ações deste, principalmente no caso da Escola Municipal Angélica de Almeida Moura. Trata-se de uma pesquisa descritiva, tendo como principal abordagem metodológica utilizada à pesquisa e análise documental a partir da categorização dos principais dados expostos nos relatórios finais anuais do programa na escola no período de 2011 a 2015. Relatamos o caso da Escola Angélica de Almeida Moura descrevendo o desenvolvimento das práticas do Programa. Observou-se como resultado que o Programa Mais Educação - PME contribui de forma significativa para a formação dos alunos através da melhoria dos seguintes índices educacionais: evasão escolar, taxa de aprovação dos educandos, alunos transferidos, problemas com indisciplina e índice de desenvolvimento da educação básica. Como perspectivas futuras considera-se que um aprofundamento deste estudo seja capaz de contribuir para as formas de execução dos programas educacionais nas escolas.Livro Megaeventos esportivos e seus legados: reflexões sobre Copa do Mundo 2014 a partir da Mídia-Educação(2016-10-13) Araújo, Allyson Carvalho de; Batista, Alison Pereira; Sousa, Dandara Queiroga de Oliveira; Barros, Joyce Mariana Alves; Oliveira, Marcio Romeu Ribas de; Tinôco, Rafael de GoisEsta obra é tributária das reflexões acerca da dimensão educacional dos legados da Copa do Mundo 2014. Como um tipo de legado imaterial, os processos educacionais decorrentes da Copa, ou de outros megaeventos esportivos, têm tido pouco relevo nos debates sociais. Na contracorrente do fluxo, o texto apresentado é fruto da pesquisa "Mídia-Educação Física em tempos de megaeventos esportivos: impactos sociais e legados educacionais", realizada pelos pesquisadores do Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia (LEFEM) da UFRN. Nesse sentido, é no diálogo entre conceitos e prática pedagógica que se constroem as ideias aqui expressas.TCC Memórias e história de vida como parte da formação do professor de educação física para alunos com deficiência visual(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-12) Santos, Antonio Paulo Alves de Souza; Oliveira, Marcio Romeu Ribas de; Oliveira, Marcio Romeu Ribas de; Santos, Antônio de Pádua dos; Tinoco, Rafael de GoisEste estudo surge a partir das memórias e histórias de vida de uma professora de educação física para alunos deficientes visuais do Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do RN (IERC) e faz uma análise de como essa carga de conhecimento adquirido ao longo da vida influência no seu trabalho. A pesquisa tem como objetivo compreender a construção da prática pedagógica da professora Ana Cláudia, mostrando a sua trajetória e identificando a singularidade do seu trabalho com deficientes. Para tanto, foi realizado um estudo de caso com a referida professora, buscando, através de entrevistas com pessoas que fazem parte do seu cotidiano e com ela mesma, informações sobre sua trajetória de vida, desde a escola, até os dias atuais, culminando na escolha em se tornar professora de educação física para deficientes visuais. O trabalho justifica-se em virtude da dificuldade em que os professores de educação física encontram para trabalhar com alunos deficientes visuais e pela contribuição acadêmica que as memórias e histórias de vida proporcionam na formação dos professores. Ao final, percebemos que as memórias e histórias do professor devem fazer parte da formação, pois elas irão moldar as suas escolhas como auxilio no trabalho, sejam para professores que atuam com deficientes ou não.