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Navegando por Autor "Oliveira, Suelen Ferreira de"

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    Artigo
    A análise do clima escolar como paradigma para um novo cuidado
    (Revista Ciência Plural, 2022) Machado, Flávia Christiane de Azevedo; Papa, Thomas Diniz; Oliveira, Suelen Ferreira de; Suassuna, Alice Pinheiro; Félix, Giovanni Loos; https://orcid.org/0000-0003-1587-2664
    Introdução: A percepção do significado da escola pela população é fundamental, por ser a educação um importante determinante social. O clima escolar é a percepção do estudante sobre a instituição no tocante às relações interpessoais, infraestrutura, engajamento comunitário, cogestão, entre outros .Objetivo: caracterizar o clima escolar a partir da percepção dos estudantes, evidenciando as dimensões mais frágeis e as mais estabelecidas. Metodologia: Desenvolveu-se estudo transversal com 129 estudantes matriculados no ano de 2018 no segundo ano do ensino médio em escolas estaduais de Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. Esses responderam a um questionário para identificação do perfil socioeconômico e clima escolar. Foram calculadas as frequências e medidas de tendência central das variáveis.Resultados: Cerca de 80% dos estudantes concordaram gostar estar na escola ou sentir ter bons amigos nela; 70% afirmam ser boa a relação entre todos os atores da escola; 67,20% sentem que quem trabalha na escola gosta do que faz. Todavia, 40% dos alunos não sentem orgulho da escola, 32% concordaram que todos participam das tomadas de decisões importantes na escola e 53% disseram sentir-se seguros na escola. Conclusões: Conclui-se que Gestão & Transparência e a Infraestrutura são as dimensões mais frágeis do clima escolar, enquanto as melhor estabelecidas são Amizade, Relações Interpessoais, Acolhimento e Igualdade e Colaboração Mútua.
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    Artigo
    Bundle interdisciplinar para Unidade de Terapia Intensiva COVID-19: uma revisão de literatura
    (Research, Society And Development, 2023) Machado, Flávia Christiane de Azevedo; Oliveira, Suelen Ferreira de; Dantas, Dândara Nayara Azevedo; Alves, Manoella do Monte; Dantas, Anna Livia de Medeiros; Rodrigues, Arthur Senna Monteiro de Medeiros; Martins, Ana Clara Braz; https://orcid.org/0000-0003-1587-2664
    Objetivo: identificar as variáveis importantes para compor uma avaliação interdisciplinar da pessoa com COVID-19 grave e assim elaborar um bundle. Metodologia: Este é um estudo qualitativo do tipo revisão integrativa. Realizou-se as buscas nas seguintes bases de dados: Science Direct, Scientific Electronic Library Online, Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Scopus e Web of Science. Como critérios para inclusão, foram selecionados estudos que abordassem o tema do estudo e que estivessem disponíveis para leitura na íntegra. Foram excluídos aqueles que se apresentassem duplicados. Resultados: Foram selecionados nove artigos para leitura na íntegra. Os estudos serviram como base para a criação do instrumento de avaliação a pessoa com COVID-19 grave, onde as variáveis foram incluídas mediante informações extraídas da revisão como: necessidades calóricas, mobilidade estimulada e higiene oral. Conclusão: Acredita-se que a inserção de um instrumento como estena prática clínica possa colaborar com a coleção de informações importantes para discussão interdisciplinar de forma contínua e atualizada
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    Artigo
    Indicators for evaluation of specialized dental centers by experts consensus method
    (Revista Ciência Plural, 2022) Machado, Flávia Christiane de Azevedo; Silva, Janmille Valdivino da; Oliveira, Suelen Ferreira de; https://orcid.org/0000-0003-1587-2664
    Introdução:Os Centros Dentários Especializados devem apoiar a Atenção Primária à Saúde dentro de uma complexidade média. Objetivo:Construirindicadores de desempenho com base em um modelo lógico que ilustra os recursos, atividades, produtos e resultados exigidos por um Centro Odontológico Especializado para cumprir sua missão. Metodologia:Para validá-los, professores, gerentes médios e gerentes (n = 6) atribuíram uma pontuação (0-9) a cada atributo (validade, sensibilidade, especificidade, relevância, simplicidade,custo-benefício, oportunidade) dos indicadores, antes e depois da discussão em grupo. Resultados:Dos 82 indicadores iniciais, 63 foram considerados importantes por consenso (mediana ≥7; distância interquartil ≤2) relacionados à motivação para o trabalho;absenteísmo às consultas; atmosfera organizacional; segurança do paciente; gestão participativa; recursos financeiros; produtividade; educação em saúde e interação Centro Dentário Especializado/Cuidados Primários formaram a matriz final que prevê subsidiar avaliações de desempenho, principalmente baseadas em processos de trabalho. Conclusões:A matriz final de indicadores é coerente com as discussões, onde foi essencial propor indicadores, focalizando os processos de trabalho desenvolvidos e a integração aatenção primária à saúde e os centros dentários especializados em favor da rede de saúde. Assim, procura constituir uma ferramenta de auto-avaliação que verifica como os processos de trabalho nos centros dentários especializados se alinham com os valores organizacionais da atenção primária a saúde.
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    Artigo
    Percepção dos profissionais da estratégia saúde da família sobre processos educativos em saúde
    (Revista Ciência Plural, 2020) Machado, Flávia Christiane de Azevedo; Oliveira, Suelen Ferreira de; https://orcid.org/0000-0003-1587-2664
    O Programa Saúde na Escola prevê a realização de atividades técnico-assistenciais sob responsabilidade dos profissionais das Equipes de Saúde da Família, bem como atividades de educação popular em saúde direcionadas aos professores, pais, comunidades e estudantes. Apesar da importância deste programa, identificam-se fragilidades que comprometem resultados mais efetivos como necessidade de investimentos na educação permanente dos profissionais envolvidos (profissionais da educação e saúde). Objetivo: Assim, objetivou-se avaliar apercepção dos profissionais de saúde do município de Natal/RN sobre estratégias de educação em saúde de adolescentes. Método: Estudo de abordagem qualitativa com base em grupos focais com profissionais da Estratégia Saúde da Família atuantes no Programa Saúde da Escola, cujos discursos foram gravados com auxílio de celular ,transcritos em documento Word e analisados pela técnica do sumário etnográfico. Resultados: Os profissionais demonstraram compreensão sobre o conceito de educação em saúde e a necessidade de adequar estratégias pedagógicas ao público-alvo, apontando a necessidade de políticas públicas que garantam capacitação constante para profissionais de saúde e educadores para que juntos promovam a integralidade no Programa. Conclusão: A ausência de uma formação pedagógica para os profissionais, insuficiência de insumos, ausência de planejamentos integrados entre as escolas e os serviços de saúde, o não reconhecimento pela comunidade da importância das ações de saúde realizadas são fatores fragiliza dores. Apesar das dificuldades, há anseio por condições favoráveis ao desenvolvimento da educação em saúde.(AU)
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    Artigo
    Percepções de alunos da rede pública de ensino de Natal/RN sobre educação em saúde na escola
    (Revista Ciência Plural, 2020) Machado, Flávia Christiane de Azevedo; Suassuna, Alice Pinheiro; Oliveira, Suelen Ferreira de; Papa, Thomas Diniz; https://orcid.org/0000-0003-1587-2664
    Introdução: O Programa Saúde na Escola (PSE) constitui-se em uma política intersetorial entre os Ministérios da Saúde e da Educação e prevê a realização de atividades técnico-assistenciais sob responsabilidade dos profissionais das Equipes de Saúde da Família (ESF), bem como atividades de educação popular em saúde. Objetivo: este estudo se propôs a identificar as atividades de educação em saúde realizadas nas escolas do ensino médio do município de Natal no estado do Rio Grande do Norte, bem como verificar as expectativas dos estudantes quanto ao papel dos profissionais de saúde e governantes para viabilizar uma melhoria de sua qualidade de vida. Metodologia: foi desenvolvido um estudo de avaliação com corte seccional e abordagem quantitativa com estudantes do segundo ano do ensino médio matriculados no ano de 2018. Esses estudantes responderam a um questionário para caracterização social e econômica afim de identificar as suas expectativas para melhoria da qualidade de vida e sobre atividades de educação em saúde realizadas na sua escola. A análise das respostas foi feita por meio de banco de dados no Excel para facilitar o cálculo das frequências absolutas e relativas das variáveis categóricas, bem como o cálculo da média e desvio-padrão das variáveis numéricas (idade, renda). Resultados: Dentre os principais resultados, destaca-se o baixo índice de ações voltadas à promoção da saúde nas escolas, sobretudo eventos do Programa de Saúde na Escola (PSE), bem como o desejo de que tanto os governantes quanto os profissionais de saúde exerçam de uma melhor forma o seu trabalho direcionado à comunidade. Conclusões: Concluiu-se, portanto, ser a ação do PSE na rede pública de Natal bastante falha, porquanto a maioria dos estudantes responderam não reconhecer nenhuma ação exercida por este programa nas suas respectivas escolas
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    Artigo
    Planejamento e desenvolvimento de atividades criativas no ensino remoto sobre saúde ocular: relato de experiência
    (Revista Ciência Plural, 2022) Machado, Flávia Christiane de Azevedo; Honorato, Stephani Thayná Rodrigues; Oliveira, Suelen Ferreira de; Leopoldino, Sâmella Karine de Macêdo; Fernandes, Narjilla Allana Conceição Macena; Rosado, Viviane Layse Silva; https://orcid.org/0000-0003-1587-2664
    ntrodução:Propostas pelos docentes do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, as metodologias ativas foram cultivadas entre os períodos letivos de forma a dinamizar conteúdos que normalmente carregam um grande acervo teórico para serem aprendidos. Além disso, promovem habilidades na formação dos estudantes, tais como: proatividade, liderança, trabalho em equipe, entre outros.Objetivo:descrever o planejamento e desenvolvimento de atividades criativas no ensino remoto sobre saúde ocular.Metodologia:É um estudo descritivo derivado da disciplina de “Atenção Integral à Saúde do Adulto I”, sob forma de sala invertida e vivenciadopor discentes da graduação em Enfermagem do 5.º período da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.Resultados:No horário do encontro, foram reproduzidos quatro vídeos teóricos sobre a saúde ocular, intercalando-os entre três rodadas de perguntas na modalidade de gincana. Além disso, realizaram-se atividades lúdicas como reprodução de paródias e quizzespara fixação do conhecimento.Conclusões:Pretende-se contribuir e incentivar o uso de metodologias ativas de forma que o discente construa sua autonomia em potencial, necessária para que se tome a frente da sala de aula, além de construir habilidades de ensino para sua futura atuação profissional
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    Artigo
    Poetiz@ndo: poesia nas mídias sociais na perspectiva da literacia familiar
    (Revista Extensão & Sociedade, 2021) Machado, Flávia Christiane de Azevedo; Figueiredo, Alessandra Aniceto Ferreira de; Ferreira, Brenda Nayara Carlos; Medeiros, Ideize de Barros; Ribeiro, Iramara Lima; Carvalho, Letícia Abreu de; Lopes, Maria Antônia Dantas e Silva; Campelo, Maria Carolina Dantas; Teles, Mariana Bezerra; Paiva Neta, Mariana Pinheiro de; Oliveira, Suelen Ferreira de; Lucena, Túlio de Araújo Lucena; https://orcid.org/0000-0003-1587-2664
    O projeto de Extensão Edusaúde UFRN desenvolve atividades de educação popular em saúde, utilizando o instagram @edusaudeufrn. Dentre as atividades, há o “poetiz@ndo” atividade de literacia em saúde, desenvolvida no período de Setembro a Outubro de 2020, onde poesias de autores brasileiros, voltadas ao público infantil foram declamadas, gravadas em vídeos e postadas. Além das poesias, divulgaram-se biografias dos poetas. A interação do público foi inferida pelas curtidas, visualizações, comentários. O poetiz@ndo ao veicular 11 poesias, de oito autores e suas biografias, obteve 994 visualizações e 133 curtidas nas declamações e 229 curtidas nas biografias. Assim, atinge o objetivo de desmistificar a poesia como gênero literário restrito as elites socais e contribuir para a formação acadêmica, trabalhando habilidades de comunicar-se, trabalhar em equipe, planificar ações
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    Artigo
    A suplementação com probióticos é eficaz no tratamento de alergia alimentar em crianças? Revisão integrativa
    (Revista Ciência Plural, 2021) Machado, Flávia Christiane de Azevedo; Carneiro, Tatiana Filizola Dantas; Oliveira, Suelen Ferreira de; https://orcid.org/0000-0003-1587-2664
    Introdução: As alergias alimentares são definidas como uma reação imunológica adversa que se repete mediante a exposição a determinado alimento. Essas reações variam da anafilaxia (mais grave) à manifestações gastrointestinais. O tratamento preconizado das alergias alimentares é a exclusão absoluta do alimento da dieta da criança. Objetivo: Através de uma revisão integrativa de literatura, avaliamos a eficácia da suplementação com probióticos no tratamento de alergias alimentares em crianças, na redução dos sintomas e/ou na aquisição de tolerância, identificando cepa mais eficaz, relação dose-resposta e efeitos adversos de seu uso. Metodologia: Para busca de ensaios clínicos e outras revisões, utilizamos as bases científicas Science Direct, a Scientific Electronic Library Online (SciELO), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), PubMed e MEDLINE, com as palavras-chave “probiotics”, “treatment”, “food allergy”, “children”, e “infant”. Após a aplicação dos critérios de exclusão, foram selecionados quatro ensaios clínicos randomizados, cinco revisões e uma metanálise; a amostra de todos os estudos foi de lactentes com alergia à proteína do leite de vaca (APLV). Resultados: Os estudos apontaram que o uso de fórmula infantil extensamente hidrolisada (FEH) com Lactobacillus rhamnosus GG, em doses de 1x106 a 5x108 cfu/g, é eficaz tanto em acelerar a melhora do eczema atópico, como em induzir tolerância em crianças na faixa de idade de 1 mês a 3 anos que não tenham reações anafiláticas ao leite de vaca. Conclusões: Outros ensaios clínicos com amostras maiores devem ser realizados antes de incluir os probióticos na prática clínica, inclusive para avaliar melhor seu perfil de segurança
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