Navegando por Autor "Ortega, Marcos Eduardo Souza"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Jogos de oposição: uma alternativa lúdica para inserção das lutas na escola(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-18) Ortega, Marcos Eduardo Souza; Barreto, Carlos Alberto de Castro; Surdi, Aguinaldo CésarEsta pesquisa teve a finalidade de compreender as diferentes realidades dos professores de Educação Física, no que diz respeito ao ensino das lutas nas aulas dessa disciplina. Especificamente, busca-se averiguar e entender como são tratadas as abordagens metodológicas no ensino das lutas em escolas públicas e privadas, bem como as experiências profissionais e conteudistas dos professores. Este estudo baseia-se nas discussões dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e de autores que abordam as metodologias vigentes para esse nicho da educação. Os trabalhos pesquisados serão artigos científicos publicados em revistas nacionais sobre Educação Física e o livro “O Ensino das lutas na escola: possibilidades para a Educação Física”. Os resultados das análises serão úteis para a disseminação e corroboração de informações a respeito do assunto. O estudo contribui para a área de educação física porque seus resultados apontam para a necessidade de uma reorientação desses professores acerca de um tema tão importante como é o das lutas. A fim de contribuir efetivamente no sentido dessa reorientação, propõe-se o prosseguimento dos estudos com vistas à ampliação do escopo de instituições investigadas para, assim, realizar estudos em nível de mestrado e de doutorado, aumentando, dessa forma, o leque de opções para os professores que desejem se aprofundar nos estudos sobre o tema e obter maior êxito na aplicação em sala de aula.