Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Ortega, Marcos Eduardo Souza"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Jogos de oposição: uma alternativa lúdica para inserção das lutas na escola
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-18) Ortega, Marcos Eduardo Souza; Barreto, Carlos Alberto de Castro; Surdi, Aguinaldo César
    Esta pesquisa teve a finalidade de compreender as diferentes realidades dos professores de Educação Física, no que diz respeito ao ensino das lutas nas aulas dessa disciplina. Especificamente, busca-se averiguar e entender como são tratadas as abordagens metodológicas no ensino das lutas em escolas públicas e privadas, bem como as experiências profissionais e conteudistas dos professores. Este estudo baseia-se nas discussões dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e de autores que abordam as metodologias vigentes para esse nicho da educação. Os trabalhos pesquisados serão artigos científicos publicados em revistas nacionais sobre Educação Física e o livro “O Ensino das lutas na escola: possibilidades para a Educação Física”. Os resultados das análises serão úteis para a disseminação e corroboração de informações a respeito do assunto. O estudo contribui para a área de educação física porque seus resultados apontam para a necessidade de uma reorientação desses professores acerca de um tema tão importante como é o das lutas. A fim de contribuir efetivamente no sentido dessa reorientação, propõe-se o prosseguimento dos estudos com vistas à ampliação do escopo de instituições investigadas para, assim, realizar estudos em nível de mestrado e de doutorado, aumentando, dessa forma, o leque de opções para os professores que desejem se aprofundar nos estudos sobre o tema e obter maior êxito na aplicação em sala de aula.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM