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Navegando por Autor "Pacheco, João Henrique Maciel Targino"

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    TCC
    Essencialismo na comunicação de marketing: a busca pela atenção em tempos de excesso
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-17) Pacheco, João Henrique Maciel Targino; Costa, José Zilmar Alves da; Carratore, Luís Roberto del; Meireles, Danilo Meireles
    O tema do presente artigo aborda a manifestação da filosofia essencialista (McKeown, 2015) na comunicação de marketing (Kotler, 2017 e 2021) e está focado na remodelação da identidade de marca (Semprini, 2010). Traz questões relativas à economia da atenção enquanto problemática desafiadora na contemporaneidade para enfatizar que marcas disputam entre si um campo de visibilidade bastante saturado de informações. O artigo toca no ponto nevrálgico do pensamento crítico contemporâneo relativo ao tempo ocupado pelas pessoas para prestarem atenção às marcas quando expostas num oceano de informações cuja capacidade humana é bastante limitada para processar. Expõe que, na atualidade, cada vez mais, a atenção, como requisito básico da comunicação, constitui um ativo valioso para as marcas, impactando nas maneiras como as marcas se apresentam para os seus públicos. O objetivo principal é analisar como o essencialismo aplicado ao marketing e ao branding tem impactado o posicionamento de marcas, elucidando e trazendo o exemplo de uma marca de moda específica que promoveu uma transformação em seu visual. Na sequência, o artigo traz uma análise de como a marca Burberry assimilou a filosofia do essencial na sua comunicação visual e como resultado aponta as modificações que a dita marca se submeteu até chegar ao modelo de sua identidade visual atual.
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