Navegando por Autor "Paz, Ana Maria de Oliveira"
Agora exibindo 1 - 20 de 70
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Argumentação e ensino de escrita no ensino fundamental: uma proposta de intervenção(2016-12-16) Oliveira, Juciana Soares de; Paz, Ana Maria de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; ; http://lattes.cnpq.br/2045734241632771; Azevedo, Josilete Alves Moreira de; ; http://lattes.cnpq.br/2799752911278641; Bessa, José Cezinaldo Rocha; ; http://lattes.cnpq.br/4441063127606204O objetivo desta pesquisa é investigar a competência argumentativa de alunos de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Fortaleza/ Ceará, a partir da produção escrita de artigos de opinião. Quanto aos objetivos específicos, este trabalho propõe-se a realizar uma análise comparativa de duas versões de dez artigos de opinião produzidos por esses alunos, identificar dificuldades relacionadas à ausência de uma ou mais fases da sequência argumentativa prototípica proposta por Adam (2011) e aplicar uma intervenção pedagógica com a finalidade de que essa sequência prototípica se efetive nos textos dos alunos, contribuindo, assim, para a melhoria da escrita argumentativa. Teoricamente, o trabalho fundamenta-se em uma abordagem sociodiscursiva, os gêneros do discurso são compreendidos na perspectiva dialógica da linguagem de Bakhtin (1992) e na execução da proposta teórico-metodológica de sequência didática proposta por Dolz e Schneuwly (2004). Além disso, recorremos à noção de Retórica, desde a antiguidade clássica até o surgimento da Nova Retórica presentificada nos estudos de Perelman e Olbrechts-Tyteca (1996), que, na atualidade, foi assimilada pelos estudos da Pragmática e conectada às teses centrais do pensamento de Ducrot (1977, 1980, 1987). Também ancoramo-nos no conceito de sequências textuais proposto por Adam (2011), assim como nos pressupostos que concebem a produção escrita como prática processual, conforme Flower e Hayes (1980), Serafini (2004) e Passarelli (2001). Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa-ação segundo Thiollent (1996), com abordagem de dados de natureza qualitativa, conforme estabelecem Bodgan e Biklen (1996). A aplicação da sequência didática possibilitou-nos observar que os alunos passaram a escrever artigos de opinião mais elaborados, com níveis de argumentação mais significativos, conseguindo, inclusive, posicionarem-se de forma mais reflexiva e crítica diante de questões sociais discutíveis. Além disso, ao defendermos o argumentar como ação linguística de maior importância, acreditamos que, por meio da intervenção proposta, conseguimos contribuir para que os alunos envolvidos tivessem a oportunidade de exercer os papéis sociais do argumentar e contra-argumentar por meio da adoção de uma postura pró-ativa e ética em seus textos.Dissertação Argumentação e projeto de letramento: gênero discursivo debate regrado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-20) Nobre, Valéria de Oliveira; Gomes, Gianka Salustiano Bezerril de Bastos; https://orcid.org/0000-0003-0415-0818; http://lattes.cnpq.br/1654659618556304; http://lattes.cnpq.br/2035354839511351; Santos, Alana Driziê Gonzatti dos; https://orcid.org/0000-0002-9308-6303; http://lattes.cnpq.br/2631544473226058; Paz, Ana Maria de Oliveira; Sales, Laurenia SoutoAo refletirmos sobre o ensino atual, vimos que a argumentação, aliada às práticas de letramento, pode auxiliar na construção de um jovem mais motivado, crítico e consciente de suas ações enquanto membro da sociedade. Sendo assim, o presente estudo objetiva analisar como os projetos de Letramento, por meio do trabalho com textos de sequência argumentativa, sobretudo com o gênero discursivo debate, podem contribuir para o desenvolvimento da competência leitora, escritora e oral dos alunos e diminuir os prejuízos causados pelas Fake News à educação, ao processo de letramento e à formação leitora do jovem cidadão. Apresentamos uma proposta de intervenção com o intuito de despertar o interesse desses jovens e contribuir para uma melhoria na construção do conhecimento e da capacidade argumentativa em uma organização didática sequencial de atividades práticas que inclui, dentre outros, os objetivos, o passo a passo da execução da proposta e a divulgação das ações desenvolvidas, resultando em cartazes e informes a serem apresentados à comunidade local. Para a realização das atividades, debates regrados foram gerados com o intuito de fortalecer as ideias colocadas em pauta. Para sustentar o trabalho, utilizamos os escritos de Bakhtin (2016) e Marcuschi (2011), no que compete a gêneros; Rojo (2012) e Kleiman (1995), no que se refere aos estudos de letramento; Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014), Fiorin (2015) e Plantin (2008), nas questões referentes à construção do discurso e da argumentação; e Schneuwly e Dolz (2004), no que se refere a debates. A metodologia aplicada é do tipo pesquisaação, sob a ótica de Thiollent (1985), mediante uma abordagem qualitativa, baseada nos estudos de Bortoni-Ricardo (2008), por meio de uma proposta de intervenção, a partir do modelo didático projeto de letramento, desenvolvido por Kleiman (2000) e Oliveira, Tinoco e Santos (2014). Acreditamos que a presente proposta possa despertar nos alunos a capacidade de enxergar e interpretar melhor o mundo a sua volta, tornando-se um cidadão consciente e crítico.Dissertação Blog PROERD no sertão: letramento e ação social(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-11-03) Oliveira, Débora Maria da Silva; Paz, Ana Maria de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; ; http://lattes.cnpq.br/5083006115465138; Oliveira, Maria do Socorro; ; http://lattes.cnpq.br/6720657795281498; Araújo, Silvano Pereira de; ; http://lattes.cnpq.br/9600512668523700Este trabalho contempla eventos e práticas de letramento em contexto de políticas públicas antidrogas, mais precisamente, na atuação de policiais militares do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). Esses formadores desenvolvem ações voltadas para a prevenção ao abuso de drogas lícitas e ao uso de drogas ilícitas, bem como divulgam, através de relatos, suas ações, iniciativas e campanhas de prevenção em uma rede operativa virtual. Assim sendo, a pesquisa proposta tem como objeto de estudo os posts do blog PROERD no Sertão, publicados por policiais militares da região do Seridó/RN. Sua configuração em domínio virtual contempla posts de ações desenvolvidas junto a alunos de escolas públicas do Ensino Fundamental e comunidade, na perspectiva de chamar a atenção para a prevenção quanto ao uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas. Nesse sentido, a pesquisa objetiva analisar eventos e práticas de letramento implementados por policiais proerdianos no que se refere à produção e à publicação de posts no referido blog. Em termos teóricos, apoia-se nos pressupostos dos Estudos de Letramento como prática social (BARTON; HAMILTON, 1993, 1998, 2000; KLEIMAN, 1995, 2008; STREET, 1984; OLIVEIRA, 2008, 2010; ROJO, 2009), na teoria dos gêneros (OLIVEIRA, 2010; BRONCKART, 2004, 2006), nos estudos dos elementos de dimensão pragmática, esquemática e linguística (KOCH; FÁVERO, 1987), nos estudos da multimodalidade (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006 [1996]; DIONÍSIO, 2006; SANTAELLA, 2012; ALMEIDA, 2011), nos conceitos de agenciamento (BANDURA, 2001), hipertexto e hipermídia (NOJOSA, 2007; KOMESU, 2004; GOMES, 2010; KARWOSKY, 2012; FERRARI, 2007), bem como nos fundamentos que tematizam linguagem e trabalho (SOUZA-E-SILVA, 2002; DUARTE; FEITOSA, 1998; PAZ, 2008, 2010). Metodologicamente, a investigação se insere no campo da Linguística Aplicada (MOITA-LOPES, 1996, 2006; PENNYCOOK, 2006), segue abordagem de natureza qualitativa e assume características da pesquisa explicativa (MOREIRA; CALEFFE, 2006; BOGDAN; BIKLEN, 1994; MINAYO, 2010; CHIZZOTTI, 2005). A geração de dados se desenvolve por meio de técnicas padronizadas (GIL, 1994) que compreendem entrevistas e questionários, as quais possibilitam o “cruzamento” ou a triangulação de informações (COX; ASSIS-PETERSON, 2001). As discussões dos dados convergem para a revisitação das categorias (elementos e componentes) propostas por Hamilton (2000), ao analisar eventos e práticas de letramento, assim como para a focalização dos movimentos verticais (telerrealidade, cibercultura) e horizontais (convivência/televivência; local/global; espaço geográfico/eletrônico) que se presentificam no hiperdomínio (ciberespaço, blogosfera). A relevância da pesquisa situa-se no fato de trazer para o âmbito acadêmico tópicos específicos do domínio do trabalho, mais precisamente do âmbito da política de segurança pública, com vistas a contribuir para a ampliação dos Estudos de Letramento. Igualmente, a importância social da pesquisa constitui-se significativa pelo fato de trazer visibilidade acadêmica para os colaboradores, vislumbrando-os como agentes potenciais da segurança pública, capazes de realizar mudanças sociais em termos de ação instrumental e de ação simbólica ou comunicativa (MAGALHÃES, 1994), tornando a prática de produção de posts uma ação autoconsciente e reflexiva, mesmo em meio às contradições dos processos sociais que dificultam a plena efetivação das Políticas Públicas Antidrogas no Brasil.Tese Cartões de saudações em língua inglesa: uma prática de letramento em análise(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-06-06) Costa, Silvana Moura da; Oliveira, Maria do Socorro; ; http://lattes.cnpq.br/6720657795281498; ; http://lattes.cnpq.br/1740603087270632; Paz, Ana Maria de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; Oliveira, Alzir; ; http://lattes.cnpq.br/0232304726251799; Santos, Ivoneide Bezerra de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/9947435577598028; Araújo, Silvano Pereira de; ; http://lattes.cnpq.br/9600512668523700Esta pesquisa tem como objeto de estudo os cartões de saudação, aqui entendidos como uma prática de letramento largamente utilizada na sociedade americana dos Estados Unidos. Esses cartões configuram-se, na cultura americana, como fontes de informação e de memória sobre os ciclos de vida das pessoas, suas experiências e seus laços de sociabilidade, ativadas por meio dos sentidos que a imagem e a palavra comportam. O principal propósito deste trabalho é descrever como essa prática de letramento se efetiva na cultura americana. Teoricamente, esta pesquisa se fundamenta nos estudos de letramento (BARTON; HAMILTON, 1998; BAYHAM, 1995; HAMILTON, 2000; STREET, 1984, 1985, 1993, 2003), nas contribuições da semiótica social, associadas à gramática sistêmico-funcional (HALLIDAY; HASAN, 1978, 1985; HALLIDAY, 1994; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004), e na gramática do design visual (KRESS; LEITE-GARCIA; VAN LEEUWEN, 1997, 2000; KRESS; van LEEUWEN, 2006; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004). Metodologicamente, trata-se de um estudo que se insere no paradigma qualitativo de caráter interpretativista, que adota instrumentos de natureza etnográfica na geração dos dados. Nessa perspectiva, lança mão das “técnicas do olhar e do perguntar” (ERICKSON, 1981 apud CANÇADO, 1994, p. 56), complementadas pela técnica do “registrar”, proposta por Paz (2008). O corpus compreende um contingente de 104 cartões impressos, fornecidos por usuários desse artefato, dos quais selecionamos 24, de 11 cartões eletrônicos, extraídos da internet, assim como de verbalizações obtidas mediante a aplicação de questionário elaborado com perguntas abertas, feitas no intuito de reunir informações acerca das percepções e ações dos usuários desses cartões. A análise dos dados revela aspectos culturais, econômicos e sociais dessa prática e a convicção de que a prática de letramento dos cartões de saudação impressos, a despeito dos virtuais, ainda é muito profícua na sociedade americana. O estudo permite também compreender que os usuários dos cartões se posicionam e constroem identidades que são manifestadas na interação verbo-visual, com vistas a alcançar o efeito pretendido. Em razão disso, entende-se que os cartões de saudação não são despretensiosos, mas carregados de ideologia e de relações de poder, dentre outros aspectos que lhes são constitutivos.Dissertação Comunidade de leitores de textos literários e não literários: identidade, cultura e memória(2016-07-29) Leôncio, Teresa Paula de Carvalho; Oliveira, Maria do Socorro; ; http://lattes.cnpq.br/6720657795281498; ; http://lattes.cnpq.br/3530651104614975; Paz, Ana Maria de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; Sousa, Henrique Eduardo de; ; http://lattes.cnpq.br/5119880609311149; Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos; ; http://lattes.cnpq.br/9947435577598028A escolarização da literatura ora privilegiou a ênfase na caracterização das escolas literárias e leitura dos cânones, ora referendou a abordagem da arte pela arte, ora circunscreveu o ensino ao estudo dos gêneros literários com foco no professor. Em abordagens dessa natureza, o universo de cultura e as identidades específicas dos alunos não são enfatizados. Tendo isso em vista, esta dissertação elege como objeto de estudo as práticas de leitura de textos literários e práticas de escrita de textos literários ou não, produzidas por 32 colaboradores (alunos e ex-alunos) na disciplina Língua Portuguesa e Literatura do IFRN, campus Nova Cruz, Macau e São Gonçalo do Amarante, no contexto do projeto de letramento “Divulgando Leituras, Conquistando Leitores” (DLCL). Nessa direção, objetivamos, de modo geral, investigar de que forma as práticas de leitura e escrita desenvolvidas no projeto de letramento DLCL podem construir uma comunidade de leitores/escritores em que se valorize o universo de cultura dos alunos, transformando-os em agentes de letramento literários. Tínhamos como propósitos específicos (i) apontaras práticas de letramento literário realizadas no projeto de letramento “Divulgando Leituras, Conquistando Leitores” (DLCL); (ii) discutir as ações desenvolvidas no contexto escolar para a constituição de uma comunidade de leitores, com foco no universo de cultura dos alunos; (iii) identificar os impactos do projeto de letramento “Divulgando Leituras, Conquistando Leitores” na construção da identidade leitora e escritora de 32 colaboradores (alunos e ex-alunos) na disciplina Língua Portuguesa e Literatura do IFRN, campus Nova Cruz, Macau e São Gonçalo do Amarante. Teoricamente, esta pesquisa fundamenta-se: nos estudos de letramento (KLEIMAN, 1995; STREET, 2014), especificamente nos conceitos de Letramentos Múltiplos (OLIVEIRA; KLEIMAN, 2008), Projetos de Letramento (KLEIMAN, 2000; OLIVEIRA, 2008; 2010a; OLIVEIRA; TINOCO; SANTOS, 2011), Comunidades de Aprendizagem (OLIVEIRA, 2010b), Letramentos Silenciados (KEY, 1998). Fundamenta-se, também, em teorias relacionadas ao texto literário (COMPAGNON, 2009; TODOROV, 2009; DERRIDA, 2014, EAGLETON, 2010; ABREU, 2006; LAJOLO, 2001; COELHO, 2000; BOURDIEU, 1996) e à atividade de leitura entendida como compartilhamento (PETIT, 2009a; 2009b, 2013), além de discutir os conceitos de Memórias Coletivas (HALBWACHS, 2006; BOSI, 2003); Cultura (WILLIAMS, 2011A; 2011B; CERTEAU, 2014) e Identidade (BAUMAN, 2005; 2013; FOUCALT, 2014; 2015; PETIT, 2009A; 2009B; 2013; HALL, 2011; LAHIRE, 2002). Metodologicamente, este estudo de natureza etnográfica (STREET, 2014; THOMAS, 1993; CANÇADO, 1994; MAGALHÃES, 1994; MOITA LOPES, 1993; AGAR 2005) se insere no campo da Linguística Aplicada Crítica (KLEIMAN, 2013; MOITA LOPES, 2006 e PENNYCOOK, 2006) e adota a abordagem qualitativa (BAUER; GASKELL, 2002; FLICK, 2004; BIBBS, 2009), com foco na Pesquisa de Fortalecimento (OLIVEIRA, 2004). A análise dos dados permitiu evidenciar que (i) a relação dos colaboradores do DLCL com a leitura literária ultrapassa os limites da escolarização formal; (ii) o texto literário faz parte da vida dos colaboradores e não se restringe ao ambiente escolar; (iii) o texto literário pode contribuir para formação identitária de comunidades alternativas de leitores e escritores; (iv) as experiências de leitura, vivenciadas no transcurso do projeto, são transformadoras de vidas.Dissertação Confeitaria poética: uma proposta de fortalecimento das agências escola e família(2018-09-11) Silva, Nilson Alfredo da; Paz, Ana Maria de Oliveira; ; ; Ferreira, José Luiz; ; Costa, Maria Suely da;A família tem compartilhado com a escola a responsabilidade de educar os filhos, mas dela tem se afastado, por vezes, à medida que a idade escolar do aprendiz aumenta. Nesse sentido, este trabalho centra foco na possibilidade de reaproximação entre família e escola, assim como no fortalecimento das práticas de leitura e de escrita, mediante a implementação do Projeto Didático de Gêneros (PDG), em aulas de Língua Portuguesa, adotando como artefato de letramento o gênero literário poema. Sendo assim, seu objetivo geral consiste em analisar a contribuição do texto poético (poemas) para o fortalecimento do aluno produtor / leitor, assim como para reaproximação entre família e escola, por meio de parcerias. A investigação é do tipo pesquisa-ação (THIOLLENT, 1985) e adota a abordagem qualitativa dos dados (BOGDAN; BIKLEN, 1994). Seu desenvolvimento ocorre sob a orientação do Projeto Didático de Gênero - PDG (GUIMARÃES E KERSCH, 2014). A opção por abordar gênero da literatura (leitura e produção de poemas) justifica-se pelo lugar privilegiado que ela ocupa no processo de formação do leitor, pois contribui para a humanização do próprio sujeito (CANDIDO, 2004). A pesquisa tem como cenário uma turma de 7º ano de uma escola pública da periferia da cidade de Natal/RN. A fundamentação teórica da pesquisa assume como pressupostos os trabalhos que concebem o Letramento como prática social (HAMILTON, 2000; HEATH, 1982; STREET,1984; KLEIMAN, 1995; OLIVEIRA; KLEIMAN, 2008), as produções que focalizam a parceria escola-família, mais especificamente, o letramento familiar (CASPE, 2003; PHILIP; SAMPLE, 2005; KEY, 1998), os estudos que abordam o Letramento Literário (COSSON, 2014) e o gênero poema na sala de aula (FRANZ, 1997; JOSÉ, 2003; PINHEIRO, 2002). Os resultados da pesquisa ressaltam a contribuição do PDG para a reaproximação das agências de letramento família e escola, mediados pelo gênero literário poema. O trabalho também revela que a presença da família na escola possibilitou o desenvolvimento das práticas de leitura e de escrita dos alunos.Dissertação Curadoria digital e práticas de multiletramentos laborais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-31) Santana, Jucileide Maria de; Paz, Ana Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; http://lattes.cnpq.br/2338828540035733; Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos; Melo, Nadia Maria Silveira Costa deA presente pesquisa tem como objetivo analisar a curadoria digital como prática de multiletramentos dos curadores de objetos digitais de aprendizagem. Está inserida na área da Linguística Aplicada dada a sua abordagem interdisciplinar (Moita Lopes, 1994; 1996; 2011). Apoia-se nos pressupostos teóricos dos Novos Estudos do Letramento (Barton; Lee, 2015; Barton; Hamilton, 1998, 2000; Kleiman, 1995; 2005;), destacando sua abordagem social e ideológica (Street, 1984; Oliveira; Kleiman, 2008; Oliveira, 2010). Fundamenta-se também nos aportes dos Multiletramentos (Rojo, 2012, 2013, 2015), incluindo o Letramento Digital (Buzato, 2009; 2012); e o Letramento Laboral (Paz, 2008), como também se embasa nas discussões sobre a perspectiva dialógica de Bakhtin (2009; 2011). Ainda, embasa-se na tríade linguagem, discurso e identidade sob o enfoque teórico defendido pela Análise Crítica do Discurso (Fairclough, 2001). Metodologicamente, assume a perspectiva qualitativa de viés interpretativista (Moita Lopes, 1994, 1996); de inspiração etnográfica (Chizzotti, 2006), voltando-se para a etnografia virtual (Hine, 2000; Kozinets, 2014). Constituem o corpus da pesquisa as transcrições das entrevistas aplicadas e das observações participantes, ambas realizadas por meio do Google Meet, os registros realizados nos cadernos dos curadores, como também as anotações de campo. Os dados analisados e discutidos evidenciam que a prática curatorial dos objetos digitais de aprendizagem se efetiva por meio de etapas pré-determinadas pela plataforma, nas quais os curadores realizam a leitura, a análise, avaliação e validação dos ODAs, com base em critérios selecionados, podendo estes diferir de um curador para o(s) outro(s). Além disso, aponta a concepção dialógica da linguagem como a perspectiva adotada pelos curadores em seu fazer curatorial. Por fim, evidencia traços identitários que sugerem uma hibridização profissional, na qual o discurso curatorial se mescla com o discurso docente.Dissertação Curso de letramento laboral para cuidadoras de idosos: uma proposta de intervenção(2016-07-27) Silva, Marta Helena Feitosa; Paz, Ana Maria de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; ; http://lattes.cnpq.br/3715522445590084; Oliveira, Maria do Socorro; ; http://lattes.cnpq.br/6720657795281498; Araújo, Silvano Pereira de; ; http://lattes.cnpq.br/9600512668523700Esta pesquisa analisa oficinas realizadas em um curso de letramento laboral para cuidadoras de idosos, cujo público alvo são alunas egressas do Curso de Cuidador de Idoso do Programa Mulheres Mil, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Natal Central. As oficinas de letramento – consideradas como eventos de letramento (HEATH, 1983) – são o objeto de estudo da pesquisa, e os dados gerados no seu transcorrer compõem o corpus desta dissertação. Objetiva avaliar de que forma o curso colaborou no processo de formação profissional das cuidadoras colaboradoras. Em termos teóricos, insere-se no campo da Linguística Aplicada, na área de letramento laboral (PAZ, 2008). As discussões sobre letramento tomam como base os estudos de Street (2014a), em sua ação como prática situada, ancoram-se nos estudos de Barton, Hamilton e Ivanic (2000), e na perspectiva de prática social (KLEIMAN, 1995). As reflexões sobre gêneros textuais se apoiam nas contribuições de Bakhtin (1997) sobre a teoria dos gêneros, nos estudos de gêneros como ação social estabelecidos pela Sociorretórica (SWALES, 1990, 1998; BAZERMAN, 2011a, 2011b, 2015; MILLER, 2012). Metodologicamente, adotam-se as orientações da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), com traços de vertente etnográfica. A abordagem de dados é realizada a partir da perspectiva qualitativa de pesquisa (ANDRADE, 2009; CALEFFE e MOREIRA, 2006; BARBOSA, 2005; GATTI, 2005; WOLCOTT, 1994). Os resultados deste trabalho mostram que o curso de letramento se constituiu em um espaço favorável à ressignificação das práticas letradas das colaboradoras, pois permitiu-lhes compreender a possibilidade de agir socialmente por meio de gêneros que elas utilizam em sua atividade profissional. Essa consciência contribuiu para o empoderamento dessas mulheres em seu ofício como cuidadoras e em sua ação como cidadãs. Nesse sentido, sugere-se pensar na reformulação do programa da disciplina Língua Portuguesa dos cursos profissionalizantes do Programa Mulheres Mil, ofertados pelo IFRN, no sentido de atenderem mais especificamente às necessidades laborais das mulheres contempladas.Dissertação A didatização do gênero carta de leitor com foco na interação: uma proposta de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa(2019-09-11) Gomes, Renilson Nóbrega; Santiago, Márcio Sales; ; ; Paz, Ana Maria de Oliveira; ; Araújo, Júlio César Rosa de;A presente pesquisa tem o objetivo geral de investigar o texto produzido pelo aluno no gênero carta de leitor, por meio da identificação das características composicionais nos textos dos alunos, no reconhecimento dos propósitos comunicativos nas cartas produzidas pelos alunos e na análise do suporte de veiculação do gênero. A base teórica que sustenta esse objetivo procede de Alves Filho (2011), Bezerra (2001), Biasi-Rodrigues (1998), Bonini (2003), Marcuschi (2003) e Távora (2005). A metodologia utilizada é do tipo produtiva e reflexiva, objetivando a efetivação da produção inicial e norteamento do planejamento da intervenção aplicada a partir de uma sequência didática, culminando com a produção final. As técnicas de construção de dados foram distribuídas na didatização do gênero de discurso carta de leitor, leitura de textos-modelo, produção textual, revisão e refacção dos textos e, por meio delas, chegamos a vinte duas cartas, sendo que onze foram escritas na produção inicial e onze na produção final, as quais usamos na análise e investigação dos resultados. A análise desses dados nos permite concluir que a didatização do gênero de discurso carta de leitor se mostra como uma situação didática propícia para o ensino da escrita como interação, pois o aluno escreveu para interagir ao empregar, com adequação, conhecimentos linguísticos, enciclopédicos, textuais e interacionais nos seus textos, como orientam Koch e Elias (2017). Para isso, a carta de leitor foi didatizada com vistas a oferecer ao aluno um espaço para a publicação de seus textos em suportes como blog, jornal e revista, usados como produto da pesquisa.Tese Ecoletramento e desenvolvimento sustentável: o Movimento Escoteiro na Reserva Estadual Ponta do Tubarão(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-16) Silva, Priscila do Vale; Oliveira, Maria do Socorro; http://lattes.cnpq.br/2466431637840602; https://orcid.org/0000-0002-1508-3561; http://lattes.cnpq.br/7853562435166124; Paz, Ana Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos; Cabral, Marlucia Barros Lopes; Melo, Nadia Maria Silveira Costa de; Camacho, Ramiro Gustavo ValeraA leitura e a escrita, historicamente, parecem ter a sua legitimação circunscrita apenas à instituição escolar, a ponto de muitas práticas de letramento realizadas fora dela serem invisibilizadas socialmente, sobretudo quando os seus agentes também os são. Porém, na sociedade grafocêntrica na qual vivemos, cada vez mais se tornam evidentes as inúmeras formas de interação estabelecidas por meio da linguagem, principalmente em espaços além da escola. Considerando que somos sujeitos de conhecimento e que as nossas relações com o mundo se dão por ações intercambiadas pela leitura, escrita e oralidade, este trabalho visa estabelecer um diálogo profícuo entre os letramentos constituídos no Movimento Escoteiro, especificamente no Grupo de Escoteiros do Mar Alferes Cassiano Martins (GEMACM), e a comunidade na qual ele está inserido, que é Barreiras, distrito de Macau, do interior no Estado do Rio Grande do Norte. Inserido no contexto da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão (RDSEPT), nosso objetivo geral de pesquisa se constitui em compreender de que forma os letramentos situados fora do contexto escolar podem interagir com o letramento escolar e contribuir para o desenvolvimento sustentável na RDESPT. Para tanto, buscamos, como objetivos específicos, identificar tipos de letramentos (re)construídos nas atividades escoteiras que potencializam uma formação crítica e integrada ao meio ambiente e refletir sobre interrelações que podem ser estabelecidas entre agências educativas formais e não formais, como a escola e o Movimento Escoteiro. De abordagem qualitativa, assumimos neste estudo a perspectiva da pesquisa de fortalecimento, a partir da qual desenvolvemos um Projeto de Letramento com foco no Ecoletramento, partindo de uma problemática ambiental importante para os membros do GEMACM e para os demais moradores da comunidade, que era o despejo indevido do óleo de cozinha no solo da reserva. Teoricamente, fundamentamos a pesquisa nos estudos de Letramento e nos estudos ambientais que abordam questões relacionadas à educação ambiental, sustentabilidade, letramento científico e ecoletramento. A partir das discussões emergidas deste estudo, como resultado das ações desenvolvidas por meio do Projeto de Letramento Preservando a nossa RDSEPT: descarte consciente do óleo de cozinha, pudemos depreender diferentes eventos e práticas de ecoletramento realizados pelos escoteiros, como rodas de conversa, reuniões, formações internas, oficinas, dentre outros. No Projeto de Letramento, tais eventos e práticas mobilizaram um conjunto de conhecimentos ligados ao letramento científico, digital, escolar, cívico, familiar, crítico e ao ecoletramento. Com isso, destacamos a necessidade iminente de ações integradoras entre espaços formais e não formais de ensino-aprendizagem, a fim de que sejam estabelecidos diálogos significativos voltados para uma formação crítica, emancipatória, em prol de uma educação ambiental sustentável, favorecendo, assim, práticas de ecoletramento dentro e fora do espaço escolar.Dissertação Escola e família: práticas de letramento, vivências e memórias(2016-07-27) Brito, Maria Cleidimar Fernandes de; Oliveira, Maria do Socorro; ; http://lattes.cnpq.br/6720657795281498; ; http://lattes.cnpq.br/9325318205028163; Paz, Ana Maria de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos; ; http://lattes.cnpq.br/9947435577598028Políticas públicas e pesquisas em Letramento Familiar, em vários países desenvolvidos (Austrália, Canadá, Estados Unidos), são uma realidade, desde a década de 1990, que visam, dentre outros objetivos, engajar a família na escola e, com isso, melhorar o desempenho escolar dos educandos. No Brasil, a relevância dessa relação vem sendo discutida em documentos oficiais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (RCNEI) que mostram a necessária aproximação entre a escola e a família. Apesar desses referenciais, a ausência de políticas públicas nessa perspectiva é latente. Cientes dessa realidade, propusemo-nos, nesta pesquisa, a contribuir com a relação família-escola a partir da perspectiva dos Estudos de Letramento Familiar. Nesse sentido, objetivamos 1) envolver as famílias em práticas e eventos de letramento, fortalecendo a relação família-escola; 2) potencializar o trabalho colaborativo das famílias, estimulando a participação, a leitura e a produção escrita dessas famílias; 3) promover um espaço de reflexão acerca da Educação (dos filhos), valorizando as reflexões das famílias; 4) investigar como as famílias acompanham a Educação dos filhos em casa, considerando suas práticas de letramento, vivências e memórias. Do ponto de vista teórico, esta pesquisa realiza-se à luz dos Estudos de Letramento (STREET, 2003; 2014; KLEIMAN, 1995; 2008; BARTON; HAMILTON; IVANIC, 2000), em particular do Letramento Familiar (CASPE, 2003, PHILLIPS; SAMPLE, 2005; LI, 2003; ANDERSON et al., 2005; CARPENTIERI et al., 2011; TAVARES, 2008; EUZÉBIO, 2011; GOULART, 2012; PEREIRA, 2014; SANTOS, 2015), assumindo os projetos de letramento como um dispositivo didático (KLEIMAN, 2000; OLIVEIRA, 2010, no prelo; TINOCO, 2008; SANTOS, 2012; OLIVEIRA; TINOCO; SANTOS, 2011). Do ponto de vista metodológico, se insere na área da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006; ROJO, 2006, 2007; ALMEIDA FILHO, 2008) e adota o paradigma qualitativo interpretativista (MASON, 1997; CELANI, 1998; 2005), com abordagem na etnografia crítica (CARSPECKEN, 1996; COOK, 2005; MAINARDES; MARCONDES, 2011). Como instrumentos para a geração de dados utilizamos notas de campo, sessões reflexivas, questionários, vídeos, fotografias, atividades de leitura e de escrita. Com base nos dados analisados, percebemos que a escola e a família precisam rever alguns aspectos, tais como: 1) observância de que as famílias são potencialmente fortes e podem colaborar, de maneira efetiva, com as ações da escola, por meio de projetos de letramento; 2) entendimento de que as famílias nutrem anseios, preocupações e interesses pela Educação dos filhos e exercem forte influência sobre a vida deles, de modo que, têm muito a partilhar com a escola; 3) reconhecimento de que tanto a escola quanto a família são responsáveis pelo processo educacional dos educandos; 4) percepção de que as ações do projeto de letramento são relevantes para aproximar família-escola e que a escola deveria promover mais ações dessa natureza; consideração de que, por meio das atividades colaborativas, as crianças se sentem acolhidas por suas famílias e os laços afetivos se estreitam. Entendemos, contudo, que o fortalecimento dessa relação perpassa, necessariamente, pelo envolvimento político e pedagógico da escola e que os projetos de letramento podem contribuir com essa relação. Além disso, faz-se necessário políticas públicas em Letramento Familiar, a nível nacional, que priorizem essa relação.Dissertação A escrita do artigo de opinião: trabalhando a coesão textual no ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-23) Silva Neta, Elisa Francisca da; Medeiros, Mário Lourenço de; http://lattes.cnpq.br/5849717780585240; http://lattes.cnpq.br/4626044294823822; Paz, Ana Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; Matos, Denilson Pereira deO desenvolvimento da competência linguística, por parte de discentes, apresenta-se, a um só tempo, como uma aspiração, uma meta a ser buscada, bem assim, como um desafio para professores e professoras de Língua Portuguesa. Esta pesquisa foi realizada no ano de 2022 com 14 educandos com faixa etária entre 13 e 15 anos, na perspectiva de ampliar a competência linguística para a produção de textos coesos e coerentes desses discentes. O objetivo geral deste trabalho é mediar um processo de construção de artigos de opinião acerca de um problema social enfrentado por educandos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual, numa cidade do interior norte-rio-grandense. De maneiras específicas, busca-se possibilitar que os discentes tornem-se capazes de identificar a necessidade da coesão textual no gênero artigo de opinião, bem como perceberem a importância da coesão textual na produção escrita; executar uma sequência didática (SD) capaz de ajudar os educandos na escrita e também no reconhecimento dos níveis de formalidade dos textos e apresentar os resultados de uma proposta de intervenção relacionada à coesão textual utilizando-se do gênero artigo de opinião. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa-ação, nos termos propostos por Tripp (2005). A intervenção configurou-se por meio da aplicação de uma Sequência Didática, nos moldes estabelecidos por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Para a construção do artigo de opinião foram utilizados os textos Geração do celular, Silva (2017); e Polêmica sobre a carrocinha na cidade de São João do Sabugi - RN, de Wanderlyn W. A. Fernandes. Os resultados obtidos na Fase I, demonstraram que a maioria dos alunos (79%) não compreendeu, inicialmente, os textos apresentados, por entenderem que faltava verbos (57%), preposições (29%) e conectivos (14%). Na produção do artigo de opinião (Fase II), houve uma participação de 10 alunos que entregaram o produto final e expressaram suas opiniões acerca de suas produções. Foi possível observar a evolução e progresso dos alunos após as aulas explicativas desenvolvimento da sequência didática organizada em 4 módulos (Fase I), apresentação, inicial, recebimento de textos, comparação com textos trabalhados e a produção textual; Na Fase II, produção do artigo de opinião, foram utilizados os módulos semelhantes à Fase I. Podemos atestar que a presente intervenção obteve resultados bastante significativos demonstrando que estes alunos são capazes de construir textos coerentes e coesos materializados na produção de artigos de opinião.Tese A escrita dos professores de língua portuguesa: desvelando dizeres e saberes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-08-12) Costa, Tania Maria Aires da; Oliveira, Maria do Socorro; ; http://lattes.cnpq.br/6720657795281498; ; http://lattes.cnpq.br/0614410390498436; Paz, Ana Maria de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; Kleiman, Angela Del Carmen Bustos Romero de; ; http://lattes.cnpq.br/4416353554838830; Tinoco, Glícia Marili Azevedo de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/1417959539739192; Santos, Ivoneide Bezerra de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/9947435577598028Esta pesquisa documental, de natureza qualitativa e interpretativista, se insere no campo da Linguística Aplicada e tem por objeto de estudo a escrita de professores em um evento de letramento (concurso público) realizado para professores de Português pela Prefeitura Municipal de Natal - RN, em 2008. De modo geral, objetivamos, nesta pesquisa, investigar a produção textual desses professores, considerando seus saberes sobre a escrita, seus dizeres em relação a si mesmos e suas visões sobre as novas tecnologias e o trabalho docente. De maneira específica, elegemos como objetivos: a) identificar que saberes sobre a escrita emergem do texto escrito dos professores; b) analisar a produção textual escrita dos professores, considerando os saberes que eles revelam sobre si mesmos; c) mapear os dizeres dos professores sobre o trabalho docente e as novas tecnologias. A nossa discussão está ancorada, teoricamente, nos estudos bakhtinianos da linguagem (BAKHTIN [1934], 1990; [1952-1953], 2000; BAKHTIN; VOLOSHINOV [1929], 1999); nos estudos de letramento crítico, tal como formulados por STREET (1984; 1995; 2006; 2010; 2014); KLEIMAN (1995; 2005; 2006; 2008); (BARTON; HAMILTON, 1998; BARTON; IVANIC, 1991); nos estudos sobre formação de professores na perspectiva educacional crítica (GIROUX, 1986; 1987; 1997; 1999) FREIRE, 1999; 2001). O corpus desta pesquisa constitui-se de textos escritos por participantes do referido concurso na Prova de Redação, situação em que lhes foi solicitada a produção de um artigo de opinião. A pesquisa nos permitiu depreender que, em relação à escrita, a despeito do recorrente discurso negativo sobre o letramento dos professores, especialmente os de Língua Portuguesa, estes, na tessitura de seus textos, revelaram ter domínio tanto sobre a estrutura formal, particularmente, no que diz respeito ao esquema prototípico da sequência argumentativa, conforme propõe Adam (1992; 2008) e aos mecanismos de textualização postulados por Bronckart (2007), quanto sobre as estratégias enunciativo-discursivas atinentes ao gênero artigo de opinião. A relevância desta pesquisa justifica-se por buscar compreender a escrita do professor para além do sistema da língua, isto é, a escrita como discurso, assumindo-o como uma contrapalavra (BAKHTIN, [1934], 1990) àquelas vozes que insistem em subestimar o letramento dos professores e que fazem tanto mal à sociedade, na medida em que fomentam um sentimento de descrença na qualificação do trabalho do professor e de desconfiança em relação ao papel social desse profissional na preparação das futuras gerações.Dissertação Um estudo das práticas de letramento de técnicos e agentes de pesquisa da PNAD/IBGE(2016-01-29) Costa, Maria Aparecida da; Paz, Ana Maria de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; ; http://lattes.cnpq.br/2983503502854679; Tinoco, Glicia Marili Azevedo de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/1417959539739192; Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos; ; http://lattes.cnpq.br/9947435577598028Em Linguística Aplicada (LA), as investigações sobre o uso da linguagem em contextos institucionais, diferentes das do domínio pedagógico, começaram a se delinear, sobretudo nas pesquisas de base etnográfica, em meados dos anos 1990. Segundo Moita Lopes (1998; 2011), constituem exemplos de tais pesquisas aquelas ambientadas em contextos profissionais como o jurídico, o da enfermagem hospitalar e o da segurança pública, assinalando o interesse acadêmico pelo modo como as pessoas agem discursivamente ao se utilizarem da leitura e da escrita em situações de trabalho. Tendo por pano de fundo o campo da LA, na acepção ora elucidada, e sua interface com os estudos de Letramento, a presente investigação se constitui de uma pesquisa descritiva, com abordagem de dados qualitativa e traços de vertente etnográfica (MOREIRA; CALEFFE, 2006; BOGDAN; BIKLEN, 2006; CANÇADO, 1994). Seu objetivo consiste em descrever as práticas de letramento em atividades censitárias desenvolvidas por Técnicos e Agentes de Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na realização da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Especificamente, busca conhecer e caracterizar as rotinas letradas atinentes ao contexto de trabalho dos referidos servidores, no sentido de contribuir para a ampliação do foco das pesquisas sobre o Letramento nesse locus em particular e, consequentemente, favorecer uma melhor compreensão de suas ocorrências linguageiras como meio de legitimação do discurso institucional inerente ao domínio censitário. Em termos de abordagem teórica, a pesquisa se baseia nos postulados dos Estudos de Letramento (STREET, 2014 [1995], 1993, 1984; HAMILTON, 2000; KLEIMAN, 1995; ROJO, 2009; OLIVEIRA, 2008; 2010) com ênfase no Letramento Laboral (PAZ, 2008), sob o viés do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999; 2006; 2008; MACHADO, 2005; GUIMARÃES et al., 2007). A partir das categorizações propostas por Hamilton (2000) acerca dos elementos visíveis e não visíveis nos eventos e práticas letradas, as descrições empreendidas têm apontado para a relevância do processo instrucional oferecido pelo IBGE aos seus servidores e também para as recorrentes ações linguageiras orientadas para o convencer, constitutivo ao fazer profissional desses participantes. Essas estratégias discursivas se fazem notar, sobretudo, no trabalho dos Agentes de Pesquisa, cujo grupo está diretamente vinculado ao contexto de vida dos informantes quando das circunstâncias de coleta nos domicílios, figurando, portanto, como porta-vozes institucionais da esfera pesquisada frente à conjuntura social.Dissertação Um estudo do gênero ata de audiência na esfera jurídico-trabalhista(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-04-28) Santos, Raimunda Valquíria de Carvalho; Paz, Ana Maria de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; ; http://lattes.cnpq.br/5472948931846923; Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos; ; Galvão, Marise Adriana Mamede; ; http://lattes.cnpq.br/1829337364208280; Araújo, Silvano Pereira de; ; http://lattes.cnpq.br/9600512668523700As atividades da esfera jurídico trabalhista são permeadas pelo uso de diversos gêneros textuais, os quais são instrumentos indispensáveis à consumação das ações que envolvem o campo jurisdicional. Dentre os gêneros que circulam no domínio em foco, elegemos o gênero ata de audiência como objeto de estudo desta investigação por se tratar de documento comprobatório das ações, procedimentos e deliberações acordadas, em audiência, por membros envolvidos em litígio do trabalho. Assim sendo, objetivamos nesta pesquisa descrever os elementos que constituem o referido gênero no que compete às dimensões pragmática, organizacional e linguística. Para tanto, utilizamos como aportes teóricos as postulações do interacionismo sociodiscursivo, por meio dos escritos de Bronckart (2006; 2007; 2012), subsidiadas pelos estudos de Marcuschi (2008; 2010; 2011), Koch e Fávero (1987) Koch e Elias (2011; 2012) e Zanotto (2012). Em termos metodológicos, configura-se como pesquisa de abordagem qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994; CHIZZOTTI, 2000; MOREIRA; CALEFFE, 2006) com características de trabalho etnográfico (ANDRÉ, 1995; CANÇADO, 1994). A discussão proposta se insere no âmbito da Linguística Aplicada por focalizar “questões sociais e criar inteligibilidades sobre as práticas sociais em que a linguagem desempenha papel central” (v. MOITA LOPES, 2006). O corpus da investigação é constituído por trinta atas de audiências de primeira instância assim como por textos gerados em entrevistas e questionários aplicados. As análises indicam que apesar do gênero em escopo apresentar proposta de escrita padronizada, os exemplares estudados contemplam variações e flexibilidade principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento e ao desfecho do texto. Quanto aos aspectos linguísticos, é visível a presença de escolhas lexicais inerentes à linguagem utilizada pela comunidade discursiva jurídico trabalhista. A relevância da investigação situa-se no fato de abordar, sob a perspectiva da Linguística Aplicada, uma escrita da área forense e, consequentemente, oferecer contribuições para a compreensão do gênero em estudo.Dissertação Fabulando em sala de aula: uma proposta para o letramento literário(2018-07-18) Chagas, Alane Lívia Rocha das; Paz, Ana Maria de Oliveira; Dias, Valdenides Cabral de Araújo; ; ; ; Azevedo, Josilete Alves Moreira de; ; Costa, Maria Suely da;Esta pesquisa objetiva compreender de que forma o uso da fábula, trabalhada a partir dos letramentos de domínio dos alunos, pode contribuir para uma melhor receptividade do texto literário em sala de aula. Para isso, elaboramos uma atividade de intervenção a qual foi realizada em uma escola estadual, em uma turma do 8ºano (do fundamental), na cidade de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte. Metodologicamente, orientamo-nos pela pesquisa-ação (THIOLLENT, 2002) perspectivando produzir conhecimentos e gerar informações suficientes para a transformação do contexto social/ escolar, sendo a colaboração entre pesquisador e pesquisados um dos elementos usados no sentido de buscar soluções democráticas para o problema observado. Com base na análise do problema, elaboramos um plano de ensino que se orientou pela proposta de sequência expandida (COSSON, 2011[2006]), fazendo uso de fábulas de Esopo e dos letramentos múltiplos (ROJO, 2009) – musical, familiar, escolar – integrando-os com as atividades de leitura e compreensão do gênero em questão. No tangente à abordagem, pautamo-nos na análise qualitativa dos dados, analisando as informações e fatos, sem nos deter a interpretação de números (BODGAN; BIKLEN, 1994), sendo nosso corpus os 44 textos, 11 vídeos e 8 fotografias que registram a sequência expandida aplicada. Em termos teóricos, baseamo-nos nos aportes estabelecidos por Cosson (2011[2006]), Kleiman (1995, 2005, 2006) Rojo (2009), Soares (2009), Terra (2014), Bakhthin (2006[1992]), Coutinho (1987), dentre outros. Os resultados indicam que os alunos reagiram positivamente em relação à recepção da fábula na perspectiva – dos letramentos múltiplos e da sequência expandida – na qual foi trabalhada. Consideramos que há necessidade de refletir acerca das metodologias usadas na escola condizente aos conteúdos literários e, também, da eficácia desses métodos, apontando uma possibilidade de ensino centrada nos interesses do educando, por acreditar que essa seja uma saída possível para a melhor aceitação da literatura como proposição de leitura e aprendizagem. Os efeitos dos múltiplos letramentos para o trabalho com o texto literário centra-se na relação conhecimento dominado/ motivação; observamos haver maior aceitabilidade do texto literário quando trabalhado a partir de letramentos que requerem habilidades já dominadas pelos educandos e/ ou envolvem motivações de ordem pessoal atreladas a letramentos outros que não o escolar.Tese O gênero questionário de pesquisa do (no) IBGE: produção, usos e implicações(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-08-31) Costa, Maria Aparecida da; Paz, Ana Maria de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; ; Kleiman, Ângela Del Carmen Bustos Romero de; ; http://lattes.cnpq.br/4416353554838830; Tinoco, Glicia Marili Azevedo de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/1417959539739192; Azevedo, Josilete Alves Moreira de; ; http://lattes.cnpq.br/2799752911278641; Oliveira, Risoleide Rosa Freire de; ; http://lattes.cnpq.br/8322044453048856Investiga-se, nesta tese doutoral, o gênero questionário de pesquisa e suas implicações sociais aventadas no circuito de trabalho de servidores públicos da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Especificamente, a análise concentra-se nos questionários da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), produzidos pelo IBGE para as edições de 2011 e 2017. Quanto à PNADC, trata-se de um importante inquérito probabilístico, cuja base de informações advém das narrativas orais fornecidas pela população brasileira, figurando o questionário como um gênero de relevância face à discussão e à formulação de políticas públicas circunscritas aos temas do inquérito. Por sua vinculação à Linguística Aplicada, área que problematiza as questões de linguagem em uso nos múltiplos contextos da atividade humana (MOITA LOPES, 2006; 2011), este estudo emerge, ainda, como uma proposta de ampliação das práticas de letramento do domínio censitário (COSTA, 2016). Em atendimento às orientações da etnopesquisa crítica com abordagem de dados qualitativa, o corpus foi constituído mediante pesquisa documental, visando à coleta de gêneros de texto do domínio investigado, além da realização de entrevistas semiestruturadas e a aplicação remota de questionários a servidores do IBGE. Para a fundamentação teóricoconceitual de gêneros, recorre aos postulados de Bakhtin (2011 [1992]) e de autores filiados à Sociorretórica, notadamente Bazerman (2005; 2015a; 2015b), Miller (2012 [1984]) e Bhatia (2001 [1997]). Sobre os estudos interessados na produção escrita de questionários de pesquisa, apoia-se nas discussões de Vieira (2009), Dörnyei (2003) e Gil (2008), entre outros. As análises evidenciam que os questionários da PNADC: (i) embora operem sob a responsabilidade enunciativa de escritores do campo da Estatística, são textos produzidos colaborativamente, devido a seu amplo arcabouço temático, demandante de saberes especializados que apontam para uma ontologia própria; (ii) assumem características de um gênero sociocatalisador e circulam em outros domínios discursivos pela ação dos Técnicos e dos Agentes, que atuam no convencimento do público informante e na retextualização de conceitos institucionais; e (iii) desencadeiam a produção e posterior circulação de outros textos que gravitam em torno dos questionários, viabilizando, nesse contexto, um sistema de gêneros marcado por formas padronizadas de organização profissional envolvendo atividades e pessoas. Dos aspectos conclusivos mais relevantes, destaca-se a necessidade de reelaboração do capítulo dos questionários que versa sobre a caracterização dos moradores pesquisados na amostra, bem como pensar na destinação do excesso de informações que têm sido recorrentemente acordadas pelo gênero, mas desconsideradas para fins de registro institucional.Dissertação O Gênero requerimento na perspectiva sociorretórica: análise da produção de graduandos no ambiente acadêmico-administrativo da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-04-22) Souza, Eliane Cristina Alves de; Oliveira, Maria do Socorro; ; http://lattes.cnpq.br/6720657795281498; ; http://lattes.cnpq.br/1163722708052741; Paz, Ana Maria de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; Bezerra, Benedito Gomes; ; http://lattes.cnpq.br/7286734462024652; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783941Y9No ambiente administrativo das instituições públicas, muitas atividades são realizadas através de práticas de escrita. Nesse domínio, a escrita está sempre ligada a uma atividade que se deseja realizar. Dentre essas práticas, o gênero requerimento consiste em um instrumento através do qual o requerente se dirige a uma instituição, a fim de solicitar algo sob o amparo de uma legislação. Considerando nossa experiência de trabalho em uma instituição pública de ensino superior, elegemos como objeto de nossa pesquisa o gênero requerimento produzido por graduandos no domínio administrativo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte devido à sua importância nesse contexto. Para tanto, os aportes teóricos adotados referem-se à concepção sociorretórica dos estudos de gênero textual, que compreende o gênero textual como forma de ação retoricamente tipificada (MILLER, 2009a; SWALES, 1990; BAZERMAN, 2009). Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa associada à abordagem qualitativa (BODGAN; BIKLEN, 1994; CHIZZOTTI, 2010) cuja discussão se insere no campo da Linguística Aplicada. A geração dos dados deu-se a partir de exemplares de requerimentos e dos dizeres dos usuários do gênero em questionários, entrevistas e protocolos verbais de escrita. As análises dos dados se apoiam nos métodos etnográficos de análise de gênero postulados por Devitt, Reiff e Bawarshi (apud JOHNS et al., 2006). Essas análises indicam que os requerimentos nem sempre se realizam plenamente devido à falta de compreensão do gênero e de sua situação retórica por parte dos produtores. Provavelmente, entre outras razões, isso deve acontecer por esses alunos não terem compreendido que vários fatores afetam a produção de textos, como o contexto, a audiência e o propósito. Acreditamos que uma possibilidade de tornar a prática desse gênero textual mais eficiente seja desenvolver um modo de elaboração dos requerimentos mais prático e simples, tomando como base as necessidades impostas pela situação retóricaDissertação Gramática e ensino: abordagens iniciais da análise sintática em turmas de 6º ano(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-06) Figueirêdo, Samara Kelly Dantas de; Medeiros, Mario Lourenço de; http://lattes.cnpq.br/5849717780585240; http://lattes.cnpq.br/5836222604883595; Paz, Ana Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; Melo, Nadia Maria Silveira Costa deA nossa prática docente tem revelado que dificuldade em entender noções básicas de análise sintática é um fator que dificulta o desenvolvimento da boa produção escrita pelos alunos. A problemática desta dissertação é oensino da análise sintática a partir da compreensão da funcionalidade dos termos como forma de melhorar a produção textual dos estudantes, em turmas de 6º ano. A gramática reflexiva e contextualizada é a rota de construção deste trabalho. Assim, o objetivo geral é apresentar uma intervenção, por meio de sequência didática, para atenuar a falta de compreensão das noções básicas da funcionalidade dos termos propostos pela análise sintática. Os objetivos específicos são: descrever os tipos de gramática; identificar por quais meios ocorrem as abordagens iniciais da análise sintática no 6º ano; contextualizar tais abordagens valendo-se dos gêneros textuais história em quadrinhos e comentário de leitor; contribuir para com o docente de Língua Portuguesa em suas práticas de sala de aula, em especial, no que se refere ao ensino das noções iniciais da análise sintática. Os referenciais teóricos escolhidos nos fornecem embasamento para compreender a relação entre língua e gramática. Nesse sentido, lançamos mão dos pressupostos de Travaglia (2021) e Possenti (1996) no tocante à tipologia gramatical; os aportes de Antunes (2014), Faraco (2008) e Barbosa (2014) contextualizam a gramática; Neves (2011) e Bortoni-Ricardo (2005) elucidam sobre o papel da escola no ensino de gramática. Já Ormundo e Siniscalchi (2018) mostram formas didáticas de abordar os conceitos iniciais da análise sintática. Marcuschi (2020) e Antunes (2005) abordam ainda os gêneros textuais como formas de promover o letramento dentro e fora da escola. A metodologia segue a proposta de uma pesquisa-ação. A concretização se dá com duas sequências didáticas para serem aplicadas em aulas de Língua Portuguesa em turmas de 6º ano, no formato presencial ou remoto, com os gêneros textuais histórias em quadrinho e comentário de leitor, com foco nas abordagens iniciais da análise sintática. As sequências são estruturadas com base em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Nesta pesquisa as sequências didáticas foram aplicadas no formato presencial e, ao final, foi possível perceber que, mediante a metodologia proposta, ao trabalharmos com os discentes os conteúdos gramaticais de modo dinâmico e contextualizado, aqueles apresentaram uma melhor compreensão em relação às noções iniciais da análise sintática fato que se refletiu em uma produção textual mais qualificada.Dissertação Histórias do alto risco: uma prática de letramento profissional promovida pelo apoio psicológico hospitalar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-04) Silva, Milana Sayonara Gomes da; Paz, Ana Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; http://lattes.cnpq.br/7028733173347539; Santos, Alana Driziê Gonzatti dos; https://orcid.org/0000-0002-9308-6303; http://lattes.cnpq.br/2631544473226058; Lopes, Francisca Maria de Souza RamosA presente pesquisa teve origem em 2016, quando tomamos conhecimento de um projeto denominado “Histórias do alto risco”, desenvolvido na Maternidade Januário Cicco, em Natal/RN, pela equipe de apoio psicológico do hospital. O projeto almejava auxiliar pacientes grávidas durante o internamento por agravamento de sua saúde gestacional, visando registrar suas experiências e emoções em diários, seja durante a internação ou em seu cotidiano anterior à hospitalização. Diante disso, esta investigação teve por objetivo geral descrever o projeto “Histórias do alto risco” desenvolvido pela equipe de apoio psicológico da Maternidade Escola Januário Cicco/Natal-RN em atendimento às gestantes, a partir do que relatam as profissionais responsáveis por sua realização. Em termos específicos, propomo-nos a mapear as práticas de letramento que permeiam o projeto em questão e a caracterizar os registros que compõem os cadernos de “História do alto risco” como práticas de letramento em saúde e destacar os seus impactos para as gestantes, com base no ponto de vista de seus proponentes. Para tanto, partimos das vozes apresentadas e representadas pelas profissionais responsáveis pelo intento. A investigação situa-se na área da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006; Kleiman; Vianna; De Grando, 2019), constitui-se do tipo pesquisa de campo (Gil, 2008), com abordagem qualitativa (Bogdan; Biklen, 1994) de dados. Participam da investigação duas profissionais, que integram a equipe do apoio psicológico da maternidade em questão, e seus dizeres em respostas à questionários e entrevistas semiestruturadas constituem o corpus de análise. Em termos teóricos, aportamo- nos em discussões oriundas dos Estudos de Letramento como prática social (Kleiman, 1995; 2014; Oliveira, 2007), dos letramentos em saúde (Paz, 2008), assim como em trabalhos que versam sobre o aspecto terapêutico da escrita (Sexton; Pennebaker, 2009), dentre outros. Os resultados do estudo apontam para a importância das práticas de letramento do projeto que, aliadas ao tratamento médico/hospitalar, auxiliaram expressivamente as mulheres a percorrer com mais leveza e consciência o processo da hospitalização. A relevância deste trabalho situa- se no fato de trazer para o campo das discussões acadêmicas práticas de letramento desenvolvidas em ambiências institucionais de saúde, ressaltando o caráter situado, múltiplo, identitário e empoderador dos letramentos.