Navegando por Autor "Pereira, Katia Maria"
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TCC Efeito da crioterapia na propriocepção dos músculos do assoalho pélvico em mulheres com incontinência urinária de esforço – recorte de um ensaio clínico randomizado controlado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-04-18) Pereira, Katia Maria; Correia, Grasiela Nascimento; http://lattes.cnpq.br/8878717048564522; https://orcid.org/ 0000-0002-4180-2670; http://lattes.cnpq.br/2562161305351316; Martins, Érica de Freitas; http://lattes.cnpq.br/2954489294086710; Oliveira, Jaine Maria de Pontes; http://lattes.cnpq.br/2169233116585543Resumo: Introdução: Incontinência urinária (IU) é definida pela sociedade internacional de continência, como a perda involuntária de urina. É uma condição que afeta pelo mundo milhares de pessoas, e a prevalência aumenta com o avançar da idade. Existem três tipos de IU, de esforço (IUE), urgência (IUU) e mista (IUM). Objetivo: Avaliar o efeito da crioterapia na propriocepção dos músculos do assoalho pélvico (MAP’s) de mulheres com incontinência urinária de esforço (IUE). Métodos: Recorte pertencente a um ensaio clínico randomizado controlado realizado na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi. Na avaliação inicial foi realizada primeiramente a anamnese, em seguida foram aplicados os questionários Incontinence Severity Index Questionnaire - ISI-Q, o King’s Health Questionaire (KHQ), o teste do absorvente de uma hora e pôr fim a avaliação da função e pressão da contração voluntária máxima dos MAP’s. Após 48 horas as voluntárias foram randomizadas e divididas em Grupo Crioterapia (GC) e Grupo Manometria (GM) e aplicadas as intervenções. Resultados: Quanto aos resultados da comparação intragrupo do GC houve um aumento em todas as etapas do PERFECT (p<0,004) e na segunda medida da manometria após o protocolo de intervenção (p<0,032). Entretanto a análise intragrupo do GM apenas a etapa Power (<0,023) do PERFECT e a primeira medida da manometria (<0,015) apresentou aumento significativo após a intervenção. Na análise intergrupo pré e pós-intervenção, não houve diferença significativa. Conclusão: Observou-se melhora na função e pressão de contração dos MAP’s no GC, entretanto não houve diferença intergrupo.Dissertação Navegando nas ondas dos saberes do ser: uma conversa com a sexualidade à luz da corporeidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-03-15) Pereira, Katia Maria; Claro, Edson César Ferreira; Pereira, Francisco de Assis; http://lattes.cnpq.br/3129464523005303; http://lattes.cnpq.br/5238874297184592; Souza, Elizeu Clementino de; http://lattes.cnpq.br/3968241717391173; Alves, Teodora de Araújo; http://lattes.cnpq.br/3465675149039835PEREIRA, K. M. Navegando nas ondas dos saberes do ser: uma conversa com a sexualidade à luz da corporeidade. Natal, 2007, 198p. Dissertação. Programação de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Este trabalho teve como objetivo propiciar uma formação continuada na direção de sensibilizar os docentes para a reflexão e efetivação da Educação Sexual no âmbito do espaço escolar como via possível de formação e autoformação dos docentes do Ensino Fundamental. Mais especificamente objetivamos viabilizar por meio da Formação Continuada a discussão dos saberes da corporeidade e saberes da Sexualidade humana, apresentando-os como saberes essenciais na formação integral dos sujeitos e promover a discussão de uma educação centrada na Humana Docência na perspectiva da formação e capacitação humana. Traz no cerne de suas discussões a importância dos saberes da corporeidade e da sexualidade humana na formação integral dos sujeitos, destacando-os como saberes docentes necessários e fundamentais para uma prática educativa centrada no humano. Nesta direção dialogamos com a humana docência preconizada por Arroyo (2002, 2004) e com a humanização (hominização) dos sujeitos pela via da educação na perspectiva do ser mais de Freire (2003) bem como nas idéias de Pineau (2003) e de Josso (2004) sobre a compreensão da prática educativa como uma via de construção da autonomia dos sujeitos que propomos educar. Defendemos, à luz dos pressupostos da corporeidade apresentados por Assmann (2001), a inclusão do corpo como fator essencial da aprendizagem, entendendo que toda aprendizagem supõe uma inscrição corporal. Sendo assim, os conhecimentos da sexualidade humana não podem ser excluídos desse processo, visto que é inerente ao sujeito e se constrói e reconstrói no decorrer da existência dos indivíduos. Nossa visão de mundo e de homem se ancora nos saberes da complexidade (Morin, 2004), cuja concepção filosófica propõe a superação da visão mecanicista. Direcionamos nossa pesquisa-ação-formação tendo como bússola os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa-ação (Barbier, 2002; Morin, 2004; Thiollent, 2004), cujos estudos materializam a confluência dos saberes do ser e da prática educativa, com vistas à formação integral dos sujeitos, a partir do processo de autoformação/autoconhecimento, uma vez que possibilita a participação de todos os envolvidos no processo de resolução ou superação de situações-problema. Utilizamos como via de acesso para a coleta de dados a formação continuada, aplicando um questionário de questões abertas com os envolvidos na pesquisa. Com base nos resultados obtidos podemos inferir que se faz necessário que as formações docentes incluam a temática da sexualidade Humana e da corporeidade, para que os docentes superem a visão biologicista da sexualidade, bem como a superação da visão mecanicista do corpo. Para tanto, sinalizamos que a formação dos docentes se efetive na perspectiva da capacitação e da formação conforme defende Maturana (2004), mobilizando, assim, saberes docentes (Tardiff, 2002), que contribuam efetivamente para o ofício de educar para vida.