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Navegando por Autor "Pereira, Lídia Borba"

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    Dissertação
    A dança dos neurônios: ensaio para uma educação complexa
    (2017-02-20) Pereira, Lídia Borba; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; ; http://lattes.cnpq.br/9961862139964562; ; http://lattes.cnpq.br/0887469450183410; Carvalho, Edgard de Assis; ; http://lattes.cnpq.br/5615241034525485; Oliveira, Josineide Silveira de; ; http://lattes.cnpq.br/5439210347544379; Ribeiro, Sidarta Tollendal Gomes; ; http://lattes.cnpq.br/0649912135067700; Pereira, Wani Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/7582203887381400
    Por meio da via dialógica, este trabalho possibilita pensar uma articulação de áreas do conhecimento, em que neuroplasticidade e educação, em dança, se interconectam para uma compreensão ampliada de homem e das ações educativas. Reconheço na vasta obra de Edgar Morin e de seus interlocutores, significativas contribuições sobre a questão cerebral sob lentes polifônicas. Reflito para além das concepções que separam e fragmentam o corpo, o homem, o conhecimento e seus desdobramentos para a vida do indivíduo e para a educação. É no intuito de unir não só áreas, mas o próprio ser humano que trago a neuroplasticidade em três entradas: como conceito, como ato político e como metáfora. Considero que a dança pode propiciar a criação de novos circuitos neurais ao permitir a experimentação, o incerto e o novo e assim, propiciar também mudanças de atitudes, de pensamentos, valores e ações tanto nos educadores quanto nos educandos. Tomo como referência o método complexo que sugere princípios reorganizadores do pensamento. O texto se constitui numa narrativa ensaística, onde há continuidade da composição textual, evitando-se a organização em capítulos, embora haja uma sequência de ideias que se interligam numa tessitura com os autores, com as pesquisas do GRECOM, com as orientações e com minhas vivências de dança. Compreendo o inacabamento e a incompletude deste trabalho, mas sei que a plasticidade do mesmo ocorrerá como que numa espiral de ideias.
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    TCC
    Por uma formação em dança articulada com outros saberes
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-12-10) Pereira, Lídia Borba; Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques
    Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta reflexões iniciais em torno da Formação em Dança articulada com outros saberes, em específico, os das Neurociências (Plasticidade Neural) e os Didático-Pedagógicos (Ensino/Aprendizagem) e suas contribuições na Prática de Ensino em Dança. Procuro promover um diálogo em torno desta formação a partir dos autores que tratam dessa temática, adotando um olhar transdisciplinar. É uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, do tipo bibliográfica, enriquecida pelos diálogos com as vivências realizadas durante o Curso de Licenciatura em Dança na UFRN e em outros espaços com a dança. As leituras, articulações e reflexões em torno da temática indicam a importância deste estudo e suas contribuições para a Prática Ensino do Professor em Dança.
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    Tese
    O professor mestiço para uma educação hominescente em Michel Serres
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-07-02) Pereira, Lídia Borba; Melo, José Pereira de; http://lattes.cnpq.br/9283008377235258; http://lattes.cnpq.br/0887469450183410; Silva, Rosalia de Fátima e; http://lattes.cnpq.br/2560174506689869; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; http://lattes.cnpq.br/4739820420408872; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2272256149121710; Soares, Marta Genu; http://lattes.cnpq.br/5299382052741078; Gomes, Cleomar Ferreira; http://lattes.cnpq.br/0686803544879354; Caminha, Iraquitan de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0554271319840687
    Esta tese resulta de uma pesquisa teórica, tendo como referência as obras do pensador, filósofo, matemático e professor Michel Serres. É de natureza conceitual com foco nas ideias do autor que contribuem na compreensão de um professor mestiço para uma educação hominescente. Tem como ponto de partida o corpo como suporte da invenção e do saber, resultando o conhecimento e sua produção como processo de mestiçagem, numa perspectiva de educação que misture, integre, fusione fragmentos dispersos. Esta tese discute perspectivas de formação e de formatos docentes, reunindo elementos para a composição de um professor mestiço e seu papel numa sociedade em crise. Tem como objetivo identificar os conceitos discutidos por Serres que possibilitaram a compreensão sobre a emergência de um professor mestiço para uma educação hominescente. É possível ressignificar as contribuições de Michel Serres para pensar o papel do professor e sua prática com características mestiças, no contexto educacional atual? Para responder essa questão norteadora é utilizada a abordagem qualitativa de investigação, numa perspectiva de linguagem como interlocução e leitura como produção de sentidos, através de um diálogo compreensivo com as obras do autor sobre a temática investigada. O desenvolvimento metodológico segue o percurso adotado pelo autor, que concebe método, não como passos definidos, mas como trilhas a serem construídas sem pontos fixos, através de saltos cognitivos que ultrapassam lógicas lineares e possibilitam o maior número de comparações. Método como algo que se constrói no processo, contemplando uma imagem de organização das ideias em redes, arcos e pontes. A marchetaria como uma espécie de mosaico, um conjunto de palavras-chave, frases, que articuladas produzem sentidos foi empregada como estratégia na pesquisa que se encontra organizada da seguinte maneira: A Arlequina e o caminhar da pesquisa (apresentação da autora da tese, formação na graduação e pós-graduação); O encontro com Arlequim nos estudos da graduação e pós-graduação através de suas obras; A mestiçagem do Arlequim (contempla a formação de Serres); As cores do Arlequim: na ultrapassagem de formatos docentes e sua ação como professor; A dança da Arlequina (composição da marchetaria expressa através de tapeçarias); O bailar da Arlequina com o Arlequim (onde são apresentadas considerações e reflexões conclusivas do trabalho); e a indicação das referências utilizadas. Os fios dessa tapeçaria confirmam a tese de que é possível a emergência de um professor mestiço para uma educação hominescente e regenerativa, se reconfigurando diante dos acontecimentos e bifurcações.
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