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Navegando por Autor "Pereira, Rosemery Medeiros"

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    TCC
    Amanhã vai ser outro dia: demandas, limites e estratégias do fazer profissional dos assistentes sociais na assistência estudantil da UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Silva, Maria Aparecida do Nascimento; Nicolau, Maria Célia Correia; Lima, Rita de Lourdes de; Pereira, Rosemery Medeiros
    O presente trabalho trata do fazer profissional dos assistentes sociais (particularmente dos profissionais técnicos) que atuam na assistência estudantil no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Analisamos as demandas, limites e estratégias dos assistentes sociais frente à efetivação de direitos dos usuários da assistência estudantil da UFRN. Demarcamos o entendimento de que as mudanças no mundo do trabalho e apogeu do neoliberalismo trazem rebatimentos ao cotidiano profissional dos assistentes sociais, enquanto pertencentes à classe trabalhadora, ao mesmo tempo em que afetam a vida dos usuários dos serviços em função do agravamento da questão social que produz demandas a esses profissionais. A própria expansão da educação superior no Brasil através da criação e aplicação de recursos do REUNI, estende as possibilidades de acesso dos estudantes advindos das classes mais subalternizadas da sociedade ao ensino superior. Contudo, esses estudantes trazem consigo as mazelas da pauperização que ficam nítidas nas dificuldades de permanência nas instituições de ensino, sobretudo por serem oriundos da classe que vive do trabalho. A metodologia utilizada fundamentou-se em pesquisa bibliográfica e de campo, revisitando a literatura que abrange a temática estudada e aplicação de questionários com assistentes sociais da PROAE/CAPAP. As informações analisadas no decorrer do desenvolvimento da pesquisa demonstram a importância do fazer profissional dos assistentes sociais na assistência aos usuários da assistência estudantil, bem como os desafios enfrentados que trazem rebatimentos ao seu cotidiano.Ora, visando o enfrentamento aos limites colocados pelo cotidiano profissional, as assistentes sociais da PROAE buscam elaborar estratégias que visam efetivar os direitos dos estudantes em consonância com a orientação do projeto ético político da profissão nesse espaço sócio ocupacional.
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    TCC
    A assistência estudantil na garantia do direito do estudante à educação: o avanço neoliberal no Brasil como ameaça às políticas de permanência na educação superior na UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-11) Campêlo, Millena Rivânia Brilhante; Nicolau, Maria Célia Correia; http://lattes.cnpq.br/5588349874844999; http://lattes.cnpq.br/3450389071542353; Nicolau, Maria Célia Correia; http://lattes.cnpq.br/5588349874844999; Souza, Ilka de Lima; http://lattes.cnpq.br/4908287844452252; Pereira, Rosemery Medeiros; http://lattes.cnpq.br/1446306881477500
    O presente trabalho versa sobre a assistência estudantil como garantia do direito do estudante à educação e o avanço neoliberal no Brasil como ameaça a essa política de permanência no ensino superior, com ênfase na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem como objetivo analisar a importância da assistência estudantil, em tempos neoliberais, como garantia do direito à educação e estratégia de permanência dos estudantes na UFRN. Enquanto fundamentos teórico metodológicos, o trabalho utilizou o materialismo histórico dialético de Marx, elegido por propor uma análise histórica e processual do objeto, o que possibilita uma visão totalizante da realidade. Ademais, o estudo fez uso da pesquisa bibliográfica e ancorou-se em autores que abordam e discutem acerca da educação como um direito social; o ensino superior e a necessidade de permanência; o avanço neoliberal e o sucateamento da educação brasileira e a assistência estudantil como uma efetivação do direito à educação, sobretudo na UFRN. Ainda, foi utilizada a pesquisa documental, com base nos relatórios de gestão da UFRN, em leis e decretos, bem como na própria Constituição Federal de 1988, no que se refere à educação e à assistência estudantil. Como resultados, verificou-se que apesar do ensino superior ser um direito de cidadania, a conjuntura política atual do Brasil opera um processo de sucateamento das universidades públicas federais, por meio do contingenciamento de verbas e tentativas de privatização desse ensino. Por fim, a partir dos dados analisados sobre a assistência estudantil na UFRN entre 2017 e 2021, notou-se a importância da assistência estudantil no cenário de avanço neoliberal e iminência da pandemia do COVID-19, o que corrobora para a sua consolidação como uma estratégia de permanência dos estudantes no ensino superior.
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    TCC
    Assistência estudantil no IFRN Campus Natal Cidade Alta: o impacto trazido pelo Programa de Apoio à Formação Estudantil na vida dos discentes contemplados
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-11-27) Silva, Sara Jane da; Calixto, Mônica Maria; Souza, Ilka de Lima; Pereira, Rosemery Medeiros
    O presente trabalho aborda a temática da política de Assistência Estudantil no âmbito da Educação Profissional Tecnológica. A experiência do estágio curricular obrigatório no IFRN Campus Natal Cidade Alta, o qual tornou-se locus da pesquisa realizada, foi fundamental a medida que possibilitou a aproximação com a temática e com a realidade vivida pelos discentes. O objetivo geral a que se propôs foi analisar a contribuição e o impacto do Programa de Apoio à Formação Estudantil para a permanência do estudante em situação de vulnerabilidade social, configurando seu significado representativo na vida daqueles que nele estão inseridos. Este é um programa inserido nas ações da Assistência Estudantil, que tem por base proporcionar ao estudante em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, apoio financeiro para manutenção de seus estudos, através do trabalho educativo. A pesquisa realizada foi de caráter bibliográfico e documental, com consultas a livros, dissertações, monografias, documentos, artigos, revistas e sites relacionados à temática. Foram de suma importância a leitura e análise dos documentos institucionais e instrumentais que são utilizados para fazer a seleção e a avaliação do programa; como também das legislações e resoluções vigentes. A análise dos dados obtidos revelou os impactos que o programa traz à vida de seus participantes; destacando-se a contribuição com a renda familiar, embora seja algo que foge à finalidade do programa. Evidenciou-se também o caráter contraditório existente na política de assistência estudantil, expresso na divergência entre o número significativo de alunos que estão dentro dos critérios de inserção e o acesso restrito a poucos, face o número de vagas existentes e o caráter de elegibilidade inerente aos programas de assistência.
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    TCC
    O exercício profissional do assistente social na educação: demandas, desafios e estratégias na perspectiva de efetivação do direito a assistência estudantil no IFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Nascimento, Sheine Santos do; Nicolau, Maria Célia Correia; Nicolau, Maria Célia Correia; Souza, Ilka de Lima; Pereira, Rosemery Medeiros
    Este trabalho de conclusão de curso versa sobre o exercício profissional do assistente social no espaço da educação, na particularidade da assistência aos estudantes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), lócus da pesquisa empírica. Tem por objetivo identificar e analisar as demandas e os desafios postos à perspectiva de efetivação do direito a assistência estudantil neste espaço. Parte-se do pressuposto de que as transformações societárias no mundo do trabalho e no âmbito do Estado provocam o acirramento das expressões da questão social, aprofundando as necessidades da classe trabalhadora, que se transformam em demandas e requisições sociais ao trabalho dos assistentes sociais. Com o processo de expansão da rede federal de educação profissional no Brasil e, de maneira particular, no estado do Rio Grande do Norte, ampliam-se as possibilidades de acesso dos estudantes da classe trabalhadora a essa modalidade de ensino. Todavia, esse acesso não se realiza de forma distanciada das diversas necessidades que tecem as condições de existência desses estudantes. Neste sentido, analisam-se as demandas postas pelos discentes aos profissionais de Serviço Social e os desafios que perpassam a efetivação do direito a assistência estudantil no IFRN. Como caminho metodológico foram adotadas as pesquisas bibliográficas e de campo, envolvendo a revisão da literatura que abrange a problemática estudada e entrevistas semi-estruturadas com os assistentes sociais inseridos nos campi dessa instituição. As informações sistematizadas e analisadas ao possibilitarem a identificação das demandas dos estudantes, permitiram apreender, também, os desafios postos à efetivação da assistência estudantil, dentre os quais a insuficiência de recursos para atender a todos os estudantes que dela necessitam e a seletividade que tem caracterizado o acesso aos programas dessa assistência. A existência desses desafios no exercício cotidiano da profissão tem provocado os assistentes sociais a elaborarem estratégias em defesa da consolidação dos direitos dos estudantes, reveladas, dentre outras formas, na reivindicação pela ampliação de recursos destinados a assistência a esses educandos. A elaboração dessas estratégias torna evidente o compromisso assumido por estes profissionais em defesa do direito à assistência estudantil e, de uma forma mais ampla, do direto à educação no IFRN.
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    Dissertação
    A expansão do mercado de trabalho do assistente social x precarização no exercício profissional no SUAS em Natal/RN: uma análise das condições e relações de trabalho
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-10-31) Pereira, Rosemery Medeiros; Nicolau, Maria Célia Correia; ; http://lattes.cnpq.br/5588349874844999; ; http://lattes.cnpq.br/1446306881477500; Vale, Erlênia Sobral do; ; http://lattes.cnpq.br/1883110404222969; Souza, Ilka de Lima; ; http://lattes.cnpq.br/4908287844452252
    A presente dissertação apreende e analisa as condições e relações de trabalho do Assistente Social, inserido no espaço sócio-ocupacional da SEMTAS - Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, em um contexto de afirmação e expansão da Politica de Assistência Social após a criação do SUAS - Sistema Único de Assistência Social. Constata-se que essa expansão do mercado de trabalho do assistente social, dentre outros trabalhadores do SUAS, configura-se num cenário de precarização estrutural do trabalho apresentada sob diversas manifestações, entre elas a flexibilização/precarização e a sua principal dimensão, a terceirização e o desemprego estrutural. Uma conjuntura de crise estrutural do capital, demarcada desde os anos de 1970 do século XX, expressas nas transformações ocorridas no mundo do trabalho em face da reestruturação produtiva, sob a acumulação flexível, uma nova (re) organização do trabalho e da produção, processada conforme programática neoliberal, num cenário de contrarreforma do Estado brasileiro, máximo para as classes dominantes e mínimas para as classes subalternas. É nesse contexto de flexibilização, desregulamentação e intensificação do trabalho, que o Assistente Social, trabalhador assalariado, desenvolve seu trabalho profissional, no enfrentamento das diversas e complexas manifestações da questão social. Portanto, em face da expansão do mercado de trabalho para o assistente social, questiona-se nesse estudo: em que medida as condições e relações de trabalho deste profissional nos CREAS-Centro de Referência Especializado da Assistência Social, no município de Natal, têm se revelado precarizadas? Assim a partir da realização da pesquisa de caráter qualitativo, fundamentada por uma perspectiva crítico-dialética e tendo como sujeitos da pesquisa, os assistentes sociais que atuam nos CREAS, após análise das entrevistas semi-estruturadas e da observação, confirmou-se e revelou-se a precarização das condições e relações de trabalho do Assistente Social no campo da assistência social. Destacam-se dentre os resultados obtidos, as formas de precarização expressas: a) na vulnerabilidade das formas de inserção e desigualdades sociais; b) na intensificação do trabalho e terceirização; c) na perda das identidades individual e coletiva; d) na fragilização da organização dos trabalhadores. Note-se a inserção do profissional configura-se numa cultura do trabalho que degrada o homem e a natureza, que se contrapõe ao projeto ético-político profissional, como também a um projeto de sociedade emancipatória e a violação de direitos humanos ao qual o assistente social também é submetido.
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    TCC
    A identidade do Assistente Social no exercício profissional na saúde: desafios e possibilidades no encaminhamento de suas atribuições e competências
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-23) Azevedo, Emily Hanna de Souza; Nicolau, Maria Celia Correia; Nicolau, Maria Célia Correia; Madureira, Antoinette de Brito; Pereira, Rosemery Medeiros
    Este trabalho de conclusão de curso aborda sobre o serviço social na saúde, buscando analisar a questão da identidade profissional do assistente social no âmbito hospitalar, seus desafios e possibilidades no encaminhamento de suas atribuições e competências na particularidade da Maternidade Leide Morais/RN, campo de observação e estudo desta pesquisa. Lócus de onde surgiu a necessidade do debate sobre identidade profissional e os seus desdobramentos para um atendimento de qualidade perpassado pelos desafios do cotidiano profissional do assistente social. Tem por objetivo analisar as determinações sociais, políticas e culturais na contemporaneidade que configuram a construção da identidade profissional do assistente social na saúde. Busca também, analisar a atuação dos assistentes sociais no âmbito hospitalar da MLM, no exercício de suas atribuições e competências, visando entender sua identidade profissional e o comportamento. Os objetivos são perseguidos e trabalhados, sob a orientação da Política Nacional de Humanização, do Código de Ética do Serviço Social, da lei que regulamenta a profissão e dos Parâmetros de Atuação de Assistentes Sociais na Saúde, considerando que nesses textos, os assistentes sociais, enquanto categoria, devem desenvolver uma pratica profissional com competência e habilidades numa perspectiva critica nos atendimentos aos usuários desta instituição, em uma equipe interdisciciplinar. O percurso metodológico contemplou a pesquisa documental com base no diário de campo, fonte palpável dos relatos e situações presenciadas como estagiaria da instituição, bem como o levantamento bibliográfico, envolvendo a revisão da literatura que abrange a problemática estudada As informações sistematizadas possibilitarem compreender que a identidade profissional apresenta-se como norteadora das decisões e posicionamentos do serviço social enquanto categoria de trabalho. E, esta não exime das construções sociais e pessoais de cada profissional, mas destina ao seu trabalho a soma entre os deveres relacionados à garantia de direitos, ao afastamento de preconceitos, posicionamentos e compactação com condutas antiéticas. Fica evidente que não existe uma formulação engessada da criação da identidade profissional, mas sim, uma (re)construção e reflexão contínua determinada pelo o que acontece na sociedade, sobre a política, economia, desmontes, lutas e desdobramentos da sociedade atual.
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    TCC
    Serviço social e precarização do trabalho na assistência social: condições e relações de trabalho em tempos de pandemia e os impactos na saúde mental dos assistentes sociais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-13) Tomaz, Camilla Furtado; Nicolau, Maria Celia Correia; http://lattes.cnpq.br/5588349874844999; http://lattes.cnpq.br/4673988327877575; Silva, Eliana Andrade; Pereira, Rosemery Medeiros; http://lattes.cnpq.br/1446306881477500
    O presente trabalho de conclusão de curso versa sobre a forma como o processo de precarização do trabalho reconfigurou o exercício profissional dos assistentes sociais, particularmente na área da assistência social, causando a esses participes da classe trabalhadora diversos problemas, entre eles o adoecimento mental. Busca também em seu processo de construção analisar essa conjuntura somada ao recorte temporal da pandemia, mais precisamente o período entre 2020 e 2021. Tendo como objetivo principal: analisar os impactos da relação entre o trabalho precarizado e o contexto pandêmico do novo coronavírus na saúde mental dos (as) assistentes sociais que trabalham na assistência social na sociedade contemporânea. Ainda nesse contexto, enquanto fundamentos teórico-metodológicos, o trabalho utilizou uma abordagem marxista elegida por propor uma análise histórica e processual do objeto, o que possibilita uma visão totalizante da realidade, considerando processos sociais, as condições econômicas de produção dos fenômenos e as contradições sociais como pontos relevantes para uma boa análise da temática. Ademais, o referido estudo fez uso da pesquisa bibliográfica e ancorou-se em autores que abordam e discutem acerca das crises capitalistas e seus reflexos globais e nacionais na vida da classe trabalhadora, como também a precarização presente na nova morfologia do trabalho, seus efeitos objetivos e subjetivos nos trabalhadores, entre eles os assistentes sociais, como também o retrocesso na política de assistência social no Brasil e sobre os rebatimentos sociais, econômicos e sanitários do covid-19. Ainda nesse percurso metodológico, foi utilizada a pesquisa documental, com base em relatórios da FGV, em leis e decretos. Apresenta como resultados a confirmação que a conjuntura abordada e analisada trouxe impactos na condição de saúde mental dos assistentes sociais durante a pandemia dentro da área da assistência social, expressos através dos distúrbios do sono, medos e crise de choro, sentimento de impotência, depressão, angustia e ansiedade; fadiga, alterações metabólicas, alto nível de estresse, entre outros. Compreendemos, portanto, a relevância desta pesquisa visto que o cenário analisado ameaça as condições de vida desses profissionais e a necessidade de buscar meios de enfrentamentos que minimizem os impactos da situação abordada, como por exemplo o acompanhamento psicológico obrigatório nos espaços sociocupacionais desses trabalhadores.
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