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Navegando por Autor "Ribeiro, Marlene Fernandes"

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    Tese
    Revista Pedagogium: a associação de professores em ação pelo projeto educativo da Escola Nova no RN (1920-1932)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-02-17) Ribeiro, Marlene Fernandes; Stamatto, Maria Inês Sucupira; ; ; Soares Júnior, Azemar dos Santos; ; Nascimento, Francinaide de Lima Silva; ; Aquino, Luciene Chaves de; ; Paiva, Marlucia Menezes de; ; Assis, Márcia Maria Alves de; ; Medeiros Neta, Olivia Morais de;
    A presente pesquisa se insere na preocupação de contribuir para o fortalecimento da história da educação norte rio-grandense e analisa as ideias pedagógicas propagadas via Revista Pedagogium, entre os anos de 1920-1932, ideias essas, advindas do movimento da Escola Nova e suas relações na construção das ações da Associação de Professores do Rio Grande do Norte – APRN. O estudo destaca ainda, o caráter modelador da imprensa pedagógica em questão, cujos conteúdos, em formato de conferências, debates, discursos, lições e excertos de outras publicações, de modo a instrumentalizar o professorado potiguar, na nova forma de ensinar para a vida. Registrase uma aproximação, articulada e intencional, entre os dirigentes da Associação com o poder público. Nesse sentido, os encaminhamentos pedagógicos e conceituais estiveram, pelo menos no intervalo temporal da pesquisa, alinhados com o pensamento dos políticos que exerciam cargos governamentais nesse período. Os principais interlocutores e mediadores das ações da entidade e o Poder Público foram os professores Nestor dos Santos Lima, Amphilóquio Câmara e José Augusto Bezerra de Medeiros, referências intelectuais, políticas e educacionais, em nível local, regional e nacional. Para tanto, utilizamos a Revista Pedagogium como fonte e objeto da pesquisa, além de outros impressos, como o Jornal A República, artigos e livros que tratam da temática. Para a análise, recorremos aos conceitos de representação e práticas, de Chartier (1990); configurações, de Elias (2001) e estratégia e escritura, de Certeau (1994). Toda a movimentação empreendida teve como referencial os elementos da Escola Nova, já amplamente praticada no Estado de São Paulo, considerado o líder em matéria de avanços educacionais. observa-se também que as discussões em congressos, conferências nacionais, semanas pedagógicas, criação de associações se constituíram em espaços para fomentar as ideias da educação moderna e renovadora, de modo a suscitar o interesse dos professores, para pôr em prática esse novo modelo de educação. Nesse sentido, nossa pesquisa verifica as interlocuções entre os estudos, congressos, palestras, diálogos e questões organizadas nos eixos de São Paulo e outros estados com a organização norte rio-grandense. Nesse seguimento, o Rio Grande do Norte, desde a criação da APRN, em 1920, procurou enviar representação para os eventos educacionais, em sendo assim, quando se instalou a primeira conferência Nacional de Educação em 1927, organizada pela Associação Brasileira de Educação – ABE, que contou com a participação do professor Nestor dos Santos Lima e José Augusto Bezerra de Medeiros. À vista disso, nosso estudo recupera a história e participação desses potiguares, atores que se destacaram e buscaram a inovação no sistema educacional e nas organizações como um todo. Os pontos aqui elencados e o conhecimento de trabalhos analisados poderão suscitar outras pesquisas, objetivando conhecer os que fizeram os educadores e escolas de ontem para compreender os sujeitos da educação de hoje tanto no aspecto individual quanto na coletividade.
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