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Navegando por Autor "Ribeiro Netto, Paulo Holanda"

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    TCC
    Estratégia de precificação: caso aplicado para uma empresa prestadora de serviços de engenharia elétrica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-07) Ribeiro Netto, Paulo Holanda; Aramayo, Jesus Leodaly Salazar; Colombo, Ciliana Regina; Agra Neto, João
    Um dos principais problemas do setor de serviços de engenharia é a precificação, de forma a atender um valor que seja viável sua execução e que possa competir no mercado com relação a preços, essa situação ocorre muitas vezes porque a falta de um processo faz com que os valores dos serviços sejam determinados à revelia e sem fundamentação em cima da operação e seus custos. Nesse contexto, o presente estudo busca resolver o problema de como precificar um serviço possuindo em seu preço todos os aspectos de custos diretos e indiretos e atingir um valor satisfatório. Utilizou-se o método de custeio por absorção e centros de custos para analisar a estrutura de custos operacionais e logísticos da organização e assim chegar a uma estrutura processual que permite chegar a um valor agregado com eficiência. O objetivo do trabalho foi desenvolver um processo de precificação para serviços de engenharia elétrica com foco em de clientes não-públicos, utilizando também conceitos e métodos da contabilidade de custos e da contabilidade gerencial de forma a permitir a viabilidade do empreendimento. Foi levantado os dados de custos e despesas da organização a partir do sistema utilizado pela empresa. Tais custos foram classificados em diretos e indiretos, em seguida foi definido como critério de rateio a quantidade de horas consumidas na prestação do serviço atrelando a cada tipo de mão de obra um valor específico de custo indireto equivalente. Foi constatado que a empresa do estudo possui gastos administrativos mais altos que os operacionais, porém não sendo um problema para o valor final dos serviços, sendo elucidado a partir da criação uma planilha que permitiu aplicar os critérios de rateio e chegar ao valor final dos serviços. Realizou-se uma simulação utilizando a ferramenta criada com três (3) serviços que serão recorrentes para organização e depois uma comparação com três (3) concorrentes. O resultado da pesquisa mostrou que o processo gera valores melhores que os concorrentes em 66% dos com a lucratividade for de 30% e em 100% dos casos com lucratividade de 20%, consolidando assim o processo. Contudo, mesmo com o resultado satisfatório, torna-se necessário estudo de mercado com mais serviços e concorrentes, um possível desenvolvimento de um software dedicado para este processo e estudar outros métodos de custeio aplicáveis e validar se o utilizado neste trabalho foi a melhor escolha.
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