Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Sant'Anna, Cecília Cortez de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Cidade e cinema: Alice Guy-Blaché e a representação da cidade de Paris no final do século XIX e início do século XX
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-23) Sant'Anna, Cecília Cortez de; Dantas, George Alexandre Ferreira; https://orcid.org/0000-0002-8352-7590; http://lattes.cnpq.br/9782385817332156; http://lattes.cnpq.br/6943167212355705; Nascimento, José Clewton do; Sandoval, Liz da Costa
    A presente dissertação explora como Alice Guy representou a cidade e suas transformações por meio de técnicas cinematográficas inovadoras. Como objetivo, esta pesquisa busca realizar um diálogo entre cidade e cinema a partir das contribuições de Alice Guy e de seus filmes. De caráter qualitativo, a metodologia empregada na pesquisa utiliza fontes teóricas, documentais e bibliográficas e, por fim, se debruça na análise fílmica das seguintes obras: Avenue de l'Opéra (1900), Les Résultats du Féminisme (1906), Madame a des Envies (1906), La Course à la Saucisse (1907) e L'Enfant de la Barricade (1907). A pesquisa inicia-se com uma discussão sobre a trajetória de Alice Guy, em diálogo com bibliografia atual, e segue com uma análise de sua narrativa evolutiva. A investigação também aborda como o cinema, desde o final do século XIX, permitiu às classes urbanas experimentar aventuras, romances e outros mundos sem sair do lugar, graças à capacidade poética de envolver os espectadores. Alice Guy explorou diversos gêneros, demonstrando a versatilidade da cidade como pano de fundo para diferentes histórias. Como resultado, observa-se que uma das perspectivas possíveis de análise dos filmes de Alice Guy se dirige ao binômio espaço-imagem. A partir dessa macrodiscussão, adentram-se questões como a relação moderna entre cidade e cinema, suas representações e seus alcances, assim como a aproximação entre as áreas do conhecimento da Arquitetura e do Cinema.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM