Navegando por Autor "Santos, Francineide Santos de Oliveira e"
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Dissertação À luz das inquietas sombras: a criatividade da melancolia na linguagem de Dom Casmurro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-06-21) Santos, Francineide Santos de Oliveira e; Lino, Joselita Bezerra da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/4048330649545791; ; http://lattes.cnpq.br/7472446281247987; Silva, Márcia Tavares; ; http://lattes.cnpq.br/1904168802083424; Sousa, Ilza Matias de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785761A3O que se pretende aqui, essencialmente, é mapear o itinerário da melancolia criativa no discurso de Dom Casmurro; ou seja, aquela da qual o narrador vale-se de um sentimento de angústia para alçá-lo aos modos de representação no discurso de Dom Casmurro. O eixo fundamental sobre o qual incorre esse pressuposto baseia-se no entendimento de que a melancolia presente no texto machadiano pode ser analisada pelos estratagemas da linguagem criativa no intuito de revelar-se nela uma espécie de espaço virtual condutora de metáforas, ironias e exacerbamento de imagens pelo qual o narrador pretende construir sua salvação . A finalidade é analisar o uso do esquema alegórico e do irônico pretendidos pelo autor no intuito de descobrir como tais procedimentos contribuem para criar um texto que desestabiliza o caráter doentio da melancolia. Ela pode veicular linguagem criativa tanto quanto outros modos de representação de que a arte dispõe. Além desse mapeamento poético, a contribuição deste trabalho constitui também: compor um cenário no qual a teatralidade da linguagem de Dom Casmurro constitui drama e não tragédia. Seguindo o rastro das concepções benjaminianas da melancolia, alegoria, metalinguagem a ironia, vimos que estas desalinharão os estatutos estabilizados das figuras da retórica a fim de se constituírem enquanto estratégias discursivas. Subjacente a esse processo é possível perceber o clarão da redenção da escrita melancólica, vista sob a luz saturnina de um olhar que se quer alegórico, na mesma incandescência do riso fáustico