Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Santos, Francisca Régia Ávila dos"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Unidade didática para o ensino do conceito de soluções químicas na perspectiva desenvolvimental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-05-24) Santos, Francisca Régia Ávila dos; Façanha, Alessandro Augusto de Barros; https://orcid.org/0000-0001-8574-4751; http://lattes.cnpq.br/5040038454192937; http://lattes.cnpq.br/5561365950761656; Silva Júnior, Luiz Alberto da; https://orcid.org/0000-0001-5336-5212; http://lattes.cnpq.br/3615061689467024; Silva, Petronildo Bezerra da
    Esta pesquisa se caracteriza como uma experiência formativa com objetivo de caracterizar a influência de uma unidade didática para o ensino do conceito de soluções químicas em um contexto de aulas de química em uma escola do ensino médio. Adota como marco teórico a Teoria da Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos, pela possibilidade de acompanhar tanto o processo de assimilação dos conceitos, como o planejamento didático metodológico relacionado à elaboração de um produto educacional voltado à didática aplicada ao ensino da química. Metodologicamente se estrutura em torno da elaboração de um esquema orientador de referência, adotado como o esquema da base orientadora completa da ação (EBOCA), o qual pressupõe a orientação desejada para o planejamento docente em virtude de caracterizar o máximo grau de generalização sobre o conceito de soluções aplicado ao nível médio de ensino, a partir do diagnóstico da base orientadora dos estudantes a respeito de como se conceitua as soluções químicas e como pode ser identificada, tratando-se do modelo do objeto e da ação. No percurso metodológico têm-se a proposta do desenvolvimento de tarefas que estão associadas às etapas condizentes a Teoria da Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos. Como resultado apresenta os aspectos diagnósticos e o processo de reestruturação da orientação dos estudantes em função da execução de uma unidade didática. Os resultados trazem aspectos qualitativos da mudança de orientação, que apesar de não configurarem uma reconfiguração da orientação em sua totalidade, possibilitam uma discussão em relação à influência da didática desenvolvimental no âmbito da formação de conceitos químicos.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM