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Navegando por Autor "Savadogo, Pingréwaoga Béma Abdoul Hadi"

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    TCC
    Cartografias do corpo: a reconstrução das corporeidades da avó na poética de Heleine Fernandes e Fabiana Carneiro
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-30) Silva, Fabiane Marques da; Lima, Tânia Maria de Araújo; http://lattes.cnpq.br/8280794437858524; http://lattes.cnpq.br/0968332618462778; Savadogo, Pingréwaoga Béma Abdoul Hadi; http://lattes.cnpq.br/1918860398825855; Azevedo, Candice Firmino de; http://lattes.cnpq.br/6142783488546150
    O presente trabalho tem como objetivo analisar a figura da avó na poética de Heleine Fernandes, uma mulher negra, e Fabiana Carneiro, uma mulher afro-indígena, a fim de compreender o que buscam ao resgatar e reconstruir as corporeidades da mais velha através da escrita literária. Sendo o corpo, um arquivo revestido de palavras, símbolos, significados, sonoridades, adornos, memórias e histórias, foi através dele que as culturas africanas e indígenas resistiram e insistiram durante séculos sob repressão social e cultural. Sob esse viés, o seguinte estudo tem como objeto de estudo as corporeidades da avó na poesia contemporânea, respectivamente, nas obras Nascente (2021) e Casa Cheia (2023). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, com aporte teórico em Cuti (2010), Souza (2020), Evaristo (2005, 2017, 2010), Kilomba (2019), Graúna (2013), Potiguara (2018), Hampaté Bâ (2010), Martins (2021, 2003) e Bispo dos Santos (2023). De modo que a análise desenvolvida pretende centralizar o corpo da avó como um lugar e ambiente de memória, enquanto uma forma estética e política de subverter as narrativas hegemônicas, essas que apontam para o apagamento e aniquilamento de vidas não-brancas. Logo, é no exercício poético que as autoras, Heleine Fernandes e Fabiana Carneiro, buscam cartografar os fragmentos da lembrança e os vestígios do território, a fim de remoldar, nas corporeidades das mais velhas, suas próprias identidades estilhaçadas pela colonialidade.
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    Tese
    Cidadania cultural e espaço público em Burkina Faso: a intelectualidade e as estratégias sociopolíticas da juventude muçulmana para o desenvolvimento
    (2018-07-31) Savadogo, Pingréwaoga Béma Abdoul Hadi; Takeuti, Norma Missae; ; ; Gomes, Ana Laudelina Ferreira; ; Gico, Vânia de Vasconcelos; ; Furtado, Cláudio Alves; ; Souza, Karlla Christine Araújo;
    Com foco na juventude urbana e muçulmana, o estudo trata da sociedade burkinabê (Burkina Faso), apreendida em seu contexto sociopolítico da África Ocidental, trazendo algumas informações essenciais, do ponto de vista histórico, desde a Idade Média até os dias atuais, como suporte de compreensão da situação econômica, social, cultural e política do país. A região islamizada, após o advento do islã no século VII, foi o cenário de uma corrente de reafirmação de uma identidade islâmica que marcou a África Ocidental Francesa desde sua independência e ao longo de todo o processo de sua descolonização. As reivindicações da juventude burkinabê denunciando as questões sociais que o país enfrenta no contexto da globalização oferecem muitos elementos para a compreensão das novas dinâmicas intelectuais que, baseadas na ética islâmica, se erguem contra a lógica neoliberal e defendem práticas cidadãs nos espaços públicos religiosos da África do Oeste. O islã é abordado enquanto uma epistemologia do saber que nutre, junto aos jovens burkinabê, a sua busca e a sua vontade de transmissão do conhecimento, não apenas religioso, mas também cultural, político, social e científico. Através da noção de cidadania cultural e de sua expressão no espaço público, trata-se, na presente tese, de interrogar-se sobre a definição das "origens", bem como das características da intelectualidade muçulmana em curso, no segmento jovem, na sociedade burkinabê. Por outro lado, trata-se igualmente de apreender esta mesma intelectualidade através de uma África devastada pela cobiça dos países do Norte, o que leva a questionar a configuração das relações no campo social e político, orientando assim as negociações entre a pluralidade dos atores em presença.
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