Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Catarine Santos da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 20 de 37
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Agricultura familiar e gênero no contexto da pandemia da covid-19: situação de trabalho e insegurança nas narrativas de mulheres em área remota do nordeste brasileiro
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-09-27) Nascimento, Natália Fernandes do; Silva, Mercês de Fátima dos Santos; Silva, Catarine Santos da; https://orcid.org/0000-0002-2120-9730; http://lattes.cnpq.br/5420075210935645; https://orcid.org/0000-0002-8124-6832; http://lattes.cnpq.br/7117592846213006; http://lattes.cnpq.br/9357693745154152; Severo, Ana Kalliny de Sousa; Gurgel, Fernanda Fernandes; Palmeira, Poliana de Araújo
    Partindo da hipótese que a pandemia pela COVID-19 trouxe impactos de agravos na situação de vulnerabilidades das agricultoras familiares, esta pesquisa pretendeu analisar os impactos da pandemia da COVID-19 na vida das mulheres rurais agricultoras em um município do interior do Nordeste brasileiro. Trata-se de um estudo transversal de abordagem quali-quantitativa com natureza descritiva e analítica na perspectiva da abordagem teórico-metodológica marxista. Foram aplicados questionários e realizadas entrevistas semiestruturadas e com uma representante da direção do Sindicato Municipal de Agricultura Familiar e com 30 agricultoras sindicalizadas no referido sindicato em Jaçanã, situada na Região do Trairi no Rio Grande do Norte. O questionário estava subdividido em três módulos: 1º) identificação das agricultoras familiares; 2º) caracterização socioeconômica; 3º) Informações sobre Segurança Alimentar e Nutricional, baseado na Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA). Essa escala é um instrumento de coleta validado pela população brasileira para classificar famílias em situação de insegurança alimentar leve, moderada ou grave. As entrevistas semiestruturadas buscaram compreender as questões discursivas de gênero no contexto da agricultura familiar durante a pandemia. Para análise dos resultados quantitativos foi utilizado o Programa Statistical Package for Social Science (SPSS) for Windows versão 20.0 com a análise estatística descritiva. Já os dados qualitativos foram avaliados a partir da análise temática, considerando aspectos da análise dialética marxista. Observou-se que a maioria das mulheres são adultas entre 22-82 anos (87%), possuem renda abaixo de um saláriomínimo (77%), plantam feijão, criam aves e destas apenas 4% encontram-se em segurança alimentar. As mulheres rurais agricultoras encontram-se no cenário de vulnerabilidade estrutural marcada por uma economia de cuidado agravada no contexto pandêmico. As concepções das entrevistadas evidenciam a importância do papel da mulher na agricultura familiar, tendo elas uma aproximação com esse cenário desde a infância, mas que seu trabalho rural é considerado como atividade de cuidado e não reconhecido nem remunerado. Isso limita o acesso das mulheres aos seus direitos trabalhistas. A mulher enfrenta maiores dificuldade na aquisição de recursos e se sente insegura. A pandemia traz a essas mulheres o agravo de sua vulnerabilidade social, com a preocupação da saúde e redução da sua fonte de renda, isolamento e fechamento de feiras, diante de um cenário de aumento de preços de produtos alimentícios, de ração para criação de animais e traz novas demandas com a educação dos filhos no formato remoto. O sindicato representa uma das pontes de apoio para a agricultora durante a pandemia. Constata-se que se faz necessário a retomada dos investimentos, ampliação e refundação de políticas públicas de fortalecimento da agricultura familiar e combate à fome.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Atuação do nutricionista no Programa Nacional de Alimentação Escolar na região do Trairi
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-05) Araujo, Felipe Matheus Alves de; Silva, Catarine Santos da; https://orcid.org/0000-0002-2120-9730; http://lattes.cnpq.br/5420075210935645; http://lattes.cnpq.br/1287583454449068; Lima, Marcos Felipe Silva de; https://orcid.org/0000-0002-2196-6985; http://lattes.cnpq.br/7014490761333004; Lima, Amanda Laís Pereira de; http://lattes.cnpq.br/8724522968534124
    O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) tem o objetivo de abastar as necessidades nutricionais e desenvolver hábitos saudáveis dos alunos durante o período letivo. Assim, o nutricionista é fundamental para o programa, principalmente devido ao aumento na prevalência da insegurança alimentar entre crianças e adolescentes. O objetivo deste trabalho é descrever a atuação do nutricionista frente ao PNAE na região do Trairi do Rio Grande do Norte. Foi realizada pesquisa transversal, descritiva, com coleta de dados através de questionário estruturado via Google Forms, no período de março a abril de 2022. Foram observadas inadequações que dificultam o trabalho das profissionais, como a baixa quantidade de nutricionistas considerando o número de alunos; quadro técnico insuficiente; salários insatisfatórios e os baixos recursos destinados à compra de insumos. Esses fatores limitam o trabalho, gerando sobrecarga, insatisfação profissional e, inclusive, um mal funcionamento do programa devido à alta demanda de atividades. Apesar disso, todas as profissionais demonstraram empenho em suas atividades, relataram realizar visitas as escolas e cerca de 90% delas promoveram ações de educação alimentar e nutricional. São necessárias medidas para maior valorização da classe, como aumento salarial, do quadro técnico, de vagas para Responsáveis Técnicas, além de estratégias que facilitem e aprimorem o trabalho no Programa.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Autopercepção de imagem corporal de adolescentes escolares de escolas públicas e privadas de Santa Cruz/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-08) Silva, Letícia Dantas da; Lima, Marcos Felipe de Lima; https://orcid.org/0000-0002-2196-6985; http://lattes.cnpq.br/7014490761333004; 0009-0002-0717-2430; http://lattes.cnpq.br/3566590954634229; Silva, Catarine Santos da; https://orcid.org/0000-0002-2120-9730; http://lattes.cnpq.br/5420075210935645; Andrade, Maria Eduarda da Costa; http://lattes.cnpq.br/5743123573193450
    INTRODUÇÃO: A adolescência é um período caracterizado por profundas mudanças físicas e psicológicas, que impactam diretamente a percepção corporal. Quando essa percepção é distorcida, pode resultar em insatisfação com a própria imagem, levando a comportamentos prejudiciais à saúde. OBJETIVO: Este estudo objetiva investigar a insatisfação e a percepção corporal entre adolescentes de Santa Cruz/RN. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa transversal e observacional, realizada com 148 adolescentes, por meio do Body Image Avoidance Questionnaire (BIAQ) e da escala de silhuetas. Foram coletados dados sociodemográficos e antropométricos, como peso, altura e perímetro da cintura. RESULTADOS: Os resultados indicaram que 85% dos adolescentes apresentaram algum grau de evitação corporal e 77,7% relataram insatisfação com a imagem corporal. Adolescentes com Índice de Massa Corporal (IMC) elevado demonstraram maior grau de evitação e insatisfação por excesso de peso, enquanto aqueles com menor IMC relataram insatisfação por magreza. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A insatisfação corporal está associada a indicadores antropométricos e não ao sexo dos adolescentes. Intervenções nutricionais e psicológicas são fundamentais para promover uma imagem corporal saudável e prevenir impactos negativos na saúde física e emocional.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Avaliação do ambiente alimentar no entorno de uma escola estadual de um município do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-06) Sousa, Maria Monaliza Silva de; Silva, Catarine Santos da; Bezerra, Mariana Silva; 0000-0002-5095-5804; http://lattes.cnpq.br/4069752006762840; 0000-0002-2120-9730; http://lattes.cnpq.br/5420075210935645; 0009-0005-0126-6059; http://lattes.cnpq.br/0651931453215926; Garcia, Ligia Rejane Siqueira; 0000-0002-6039-481X; http://lattes.cnpq.br/9480599528581047; Souza, Camila Valdejane Silva de; 0000-0001-7146-3406; http://lattes.cnpq.br/1069586590831755
    Introdução: O ambiente alimentar institucional apresenta características que podem interferir nas escolhas alimentares, favorecendo ou limitando a promoção da alimentação saudável. Dentro desse contexto, destaca-se o ambiente alimentar escolar, cujos aspectos físicos têm impacto significativo nas escolhas e práticas alimentares dos indivíduos. Objetivo: Avaliar o ambiente alimentar de uma escola, a partir da identificação e caracterização dos estabelecimentos de venda de alimentos no seu entorno. Métodos: Foi feito um mapeamento através do Google Maps, onde foram localizados 36 estabelecimentos no entorno da escola. Utilizou-se um questionário para identificar os 36 estabelecimentos de venda de alimentos ao redor da escola, incluindo sua caracterização física e a tipologia dos produtos disponíveis. Em seguida, foi elaborado um banco de dados no Microsoft Excel Office 2016 para analisar cada tópico do questionário. Resultados: A maioria (83,3%) dos estabelecimentos de venda de alimentos estavam situados a mais de 451 metros da escola. Dentre eles, 47,2% eram lanchonetes, seguidos por restaurantes self-service (preço único) com 13,9% (n=8). Cerca de 97,2% consistia em pontos de estabelecimentos fixos, apresentando cardápios e preços facilmente disponíveis (91,7%). Não foram identificadas feiras livres nas proximidades. Em relação a disponibilidade de alimentos vendidos, houve uma predominância de refrigerantes (91,7%), sucos naturais (80,6%), salgados (50%), sobremesas doces (44,4%), saladas e carnes (38,9%). Conclusões: Conclui-se que a maioria dos estabelecimentos de venda de alimentos no entorno da escola prioriza a comercialização de alimentos ultraprocessados. Esses resultados destacam a necessidade de medidas que promovam uma oferta mais saudável nesse ambiente específico.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Avaliação do microambiente alimentar em estabelecimentos fornecedores de alimentos no município de Santa Cruz, Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04) Pinheiro, Dandara Dantas; Garcia, Ligia Rejane Siqueira; Mariana Silva Bezerra; Bezerra, Mariana Silva; Silva, Catarine Santos da
    As pessoas passaram a consumir alimentos prontos cada vez mais e diminuíram o consumo de hortifrútis, consequentemente as prevalências de excesso de peso tem aumentado com o passar dos anos, resultando no desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis. Esse processo de transição alimentar tem sido influenciado pelo ambiente alimentar em que estas estão inseridas. Com isso/Dessa forma, o objetivo deste estudo foi avaliar o microambiente alimentar em mercados e restaurantes do município de Santa Cruz, Rio Grande do Norte. Trata-se de uma pesquisa transversal e descritiva, de abordagem quantitativa, realizada em 60 estabelecimentos comerciais fornecedores de alimentos naturais, industrializados e refeições prontas. Foram aplicados questionários, de acordo com a classificação do tipo de estabelecimento, para se verificar a disponibilidade, variedade, preço e qualidade de alimentos naturais e ultraprocessados. Os dados tabulados no Microsoft Excel® 2013 passaram por análise descritiva. A maior parte dos estabelecimentos participantes eram mercados locais ou de bairros, a maioria localizada no centro da cidade. Foi visto que a disponibilidade de frutas e hortaliças é inferior aos ultraprocessados. Todos os alimentos apresentaram qualidade satisfatória, e os menores preços de frutas foram encontrados nos supermercados e mercadinhos, enquanto as hortaliças na feira livre. As frutas e hortaliças apresentaram preços baixos e eram de boa qualidade, porém os alimentos ultraprocessados estavam mais disponíveis que os saudáveis. Com isso/Dessa forma, ficou evidente a necessidade de políticas públicas de incentivo a descentralização do comercio de alimentos e o incentivo à venda de alimentos mais saudáveis.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Avaliação nutricional e a associação com o internamento hospitalar de crianças acometidas por COVID-19
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-11) Oliveira, Mayara Gabriela Cândido de; Clemente, Heleni Aires; Silva, José Adailton; 0000-0002-6037-7649; http://lattes.cnpq.br/0353536075419724; 0000-0002-2180-6754; http://lattes.cnpq.br/2608192490586369; 0000-0002-9669-5999; http://lattes.cnpq.br/8368599562817098; Silva, Catarine Santos da; 0000-0002-2120-9730; http://lattes.cnpq.br/5420075210935645; Silva, Ana Gabriella Costa Lemos da; 0000-0001-7761-2708; http://lattes.cnpq.br/5435882746217143
    Objetivo: associar o risco nutricional e estado nutricional de crianças acometidas por COVID-19 à questões socioeconômicas, demográficas e de internamento. Métodos: estudo observacional, analítico, com coleta de dados através de questionários online para dados socioeconômicos e demográficos, e prontuários clínicos para a obtenção das avaliações nutricionais (StrongKids e Peso/Idade). Foram estimadas frequências absolutas e relativas com os intervalos de confiança de 95%. Análises univariadas e Odds Ratio foram realizadas para a associação entre risco nutricional e estado nutricional com as variáveis do internamento. Resultados: das 42 crianças avaliadas, 40,5% estavam em baixo risco nutricional, 47,6% em risco moderado e 11,9% em risco alto. Destas, 69% se encontram em peso adequado, 19% em peso elevado e 12% em baixo peso. Classes econômicas C, D ou E (p=0,004) e idade de até 4 anos (p=0,01) foram associadas a maiores riscos nutricionais. Os riscos nutricionais moderado/alto (OR=2,16) e o estado nutricional de baixo peso (OR=1,26) foram fatores para o aumento do tempo de internamento. Para o internamento em UTI, riscos nutricionais alto (OR=11,25) e moderado (OR=1,32), e os estados nutricionais de baixo peso (OR=4,16) e peso elevado (OR=2,08), foram fatores de risco. Conclusões: crianças com baixas condições socioeconômicas, em risco nutricional moderado/alto ou extremos nutricionais estão mais susceptíveis ao agravamento por COVID-19.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Livro
    Biodiversidade e sabores do semiárido
    (FACISA, 2024-07-30) Garcia, LÍgia Rejane Siqueira; Silva, Catarine Santos da; Clemente, Heleni Aires; Cunha, Manuela Alves da; Fernandes, Lara Christiane Batista; Felício, Aurivânia Kyrlle Peixôto; Silva, Ellen Cristina; Tenan, Jonatas Thiago dos Santos; Ferreira, Lucas Wrieel da Silva; Vale, Gabriel Damasco do; https://orcid.org/0000-0002-6039-481X
    Esta cartilha integra um conjunto de ações desenvolvidas por docentes e discentes do curso de Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com o Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC), com o objetivo de estimular o consumo de alimentos da biodiversidade local e promover a Soberania e a Segurança Alimentar e Nutricional de agricultores familiares no Semiárido Potiguar
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Conhecendo o atendimento nutricional da rede pública de saúde do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-29) Morais, Jainara Kelly Dantas de; Sureira, Thaiz Mattos; Costa, Erika Alessandra Melo; Silva, Catarine Santos da; Almeida, Erika Rodrigues de
    OBJETIVO: Conhecer o perfil, estrutura e foco do atendimento nutricional da rede pública do Rio Grande do Norte e refletir sobre as principais dificuldades do atendimento nutricional considerando o ponto de vista dos nutricionistas. MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal observacional quantitativo, constituído por 57 nutricionistas que realizam atendimento nutricional no âmbito da Atenção Básica. Para a obtenção dos dados optou-se pelo uso de questionário via internet. A coleta de dados ocorreu entre os meses de dezembro/2019 a março/2020. Os dados foram agrupados no programa Excel e analisados de forma descritiva considerando a natureza das variáveis. O projeto foi submetido e aceito pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) conforme Resolução CNS nº 466/2012. RESULTADOS: Os nutricionistas desta amostra são, na sua maioria, do sexo feminino, com média de idade de 31,4 anos, sem cônjuge ou companheiro, graduados em instituições privadas de ensino, possuem pós-graduação, são cargo comissionado e possuem uma jornada de trabalho de 30 horas semanais, área de atuação no âmbito da atenção básica predomina no Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF). Utilizam prioritariamente instrumentos como balança, estadiômetro e fita métrica, tendo como base o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e a circunferência da cintura como indicadores de estado nutricional. No tocante aos inquéritos alimentares prevaleceu com maior porcentagem o uso de recordatório 24h, questionário de frequência alimentar e marcador de consumo do SISVAN. O tempo da primeira consulta dura em média 30 minutos, com relação à característica da prescrição do plano alimentar este é na maioria de caráter qualitativo e o retorno acontece 30 dias após a primeira consulta. CONCLUSÃO: Esse estudo é de grande relevância para compreendermos as dificuldades e buscarmos aperfeiçoamento para o atendimento nutricional na atenção básica em prol de melhorias na atuação profissional nesse âmbito.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Conhecimento e uso de plantas alimentícias não convencionais por agricultores familiares
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-21) Oliveira, Luciana Alves de; Garcia, Lígia Rejane Siqueira; https://orcid.org/0000-0002-6039-481X; http://lattes.cnpq.br/9480599528581047; http://lattes.cnpq.br/0302931004530932; Silva, Catarine Santos da; https://orcid.org/0000-0002-2120-9730; http://lattes.cnpq.br/5420075210935645; Oliveira, Vanessa Teixeira de Lima; http://lattes.cnpq.br/4538665716088894
    Introdução: As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), são as partes comestíveis que constituem a estrutura do vegetal, dentre elas bulbos, caules, frutos, que podem constituir preparações culinárias. Quanto ao conhecimento sobre esse tema ainda é pouco difundido, muitas vezes vulgarmente julgadas como matos, essas plantas tem seu potencial nutricional e alimentar desconsiderado, de fácil acesso e distribuídas por todo território nacional essas espécies podem ser utilizadas na alimentação de diversas formas. Objetivo: Identificar o conhecimento popular sobre PANC em uma comunidade rural localizada no estado do Rio Grande do Norte, denominada Serra Verde. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, com obtenção de dados por meio de questionário semiestruturado sobre formas de consumo, modo de preparo e benefícios das PANC. Resultados: Os 24 agricultores entrevistados citaram 30 PANC, dentre as mais apontadas: ameixa do mato, cardeiro, ubaia, camu-camu, cumati, coco-catolé, juá, jabuticaba e maçaranduba. A maioria destas plantas eram consumidas in natura, sendo um dos relatos mais predominantes nas entrevistas que contribuem para enriquecer a alimentação humana. Conclusão: Tratando-se de uso na alimentação essas plantas se resumem ao consumo in natura, somando-se a isso o conhecimento acerca das mesmas é pequeno diante da sua diversidade. Dessa forma necessitando de mais estudos que abordem o seu uso na culinária e modos de preparo, afim de agregar a alimentação com plantas regionais e de fácil acesso.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Conhecimentos sobre segurança alimentar e nutricional por profissionais da atenção primária à saúde de um município do semiárido potiguar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-19) Wanderley, Alexia Karla da Silva; Silva, Catarine Santos da; Nascimento, Camila Maria Mendes; Gadelha, Amanda Tayná Tavares de Figueiredo
    A Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) é caracterizada como o direito ao acesso regular e permanente de alimentos de qualidade e em quantidade suficiente. Por ser o espaço de primeiro contato com os usuários, a Atenção Primária à Saúde apresenta-se com um grande potencial de contribuição para assegurar a SAN. O trabalho teve como objetivo identificar os conhecimentos dos profissionais da Atenção Primária à Saúde sobre SAN. Foi realizado um estudo diagnóstico em seis Unidades Básicas de Saúde de Caicó/Rio Grande do Norte, incluindo profissionais da Residência Multiprofissional da Atenção Básica e a equipe mínima atuante. Foi enviado o link para o preenchimento do questionário de forma virtual pela plataforma online Google Forms. O questionário estava subdividido nos segmentos: sociodemográfico e profissional, e conhecimentos sobre segurança alimentar e nutricional. As variáveis investigadas foram analisadas através de frequências absolutas (n) e relativas (%). Foram entrevistados 76 profissionais. É possível observar que a maioria não conhecia a Lei Orgânica de SAN, o Sistema Nacional de SAN, a Política Nacional de SAN, o Conselho Nacional de SAN e a Câmara Interministerial de SAN. Sobre os indicadores diretos ou indiretos que medem a insegurança alimentar e nutricional poucos profissionais relataram conhecer. Apenas metade dos profissionais conhecem e fazem a indicação dos benefícios e equipamentos disponíveis na cidade que podem facilitar o acesso à alimentação. Além de apresentarem pouca sensibilidade ao notar alterações no padrão de insegurança alimentar e nutricional na pandemia. É possível concluir que há pouca disseminação dos documentos de SAN e insuficiente conhecimento dos profissionais, sendo necessário investimento em educação permanente.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Consumo da alimentação escolar por estudantes do ensino médio na região do Trairi
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-09) Pontes, Lívia Soares de; Silva, Catarine Santos da; Mendonça, Ana Paula de Souza Cruz; http://lattes.cnpq.br/8870816436687930; https://orcid.org/0000-0002-2120-9730; http://lattes.cnpq.br/5420075210935645; http://lattes.cnpq.br/3812452626612538; Garcia, Ligia Rejane Siqueira; https://orcid.org/0000-0002-6039-481X; http://lattes.cnpq.br/9480599528581047; Rocha, Jéssyca Camila Carvalho Santos; https://orcid.org/0000-0002-4360-7625; http://lattes.cnpq.br/7525514406031580
    O objetivo do presente trabalho é delinear o perfil de consumo dos alimentos ofertados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar em uma escola de ensino médio da região do Trairi, Rio Grande do Norte, durante o ano de 2022. Foram entrevistados 109 adolescentes a respeito de questões sociais, demográficas, financeiras e consumo alimentar na escola e em domicílio. A maioria dos estudantes entrevistados foram do sexo feminino, preto/pardo, de baixa renda e que estava em situação de insegurança alimentar. Foi observado alto consumo da alimentação escolar, com destaque para as frutas, sucos, verduras e cuscuz com ovo, entre os alimentos mais consumidos na escola e em residência, que por sua vez, são alimentos regionais, contribuintes para melhorar o desenvolvimento dos alunos, diminuir a evasão escolar, a fome e garantir a segurança alimentar.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Consumo das vitaminas B6, B9 e B12 e ansiedade de estudantes do curso de nutrição da FACISA/UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-06) Silva, Elaine Karine dos Santos; Freitas, Fernanda da Fonseca; Lima, Marcos Felipe Silva; https://orcid.org/0000-0002-2196-6985; http://lattes.cnpq.br/7014490761333004; 0000-0002-7349-0333; http://lattes.cnpq.br/6100035014265795; http://lattes.cnpq.br/8232688949886300; Silva, Catarine Santos da; https://orcid.org/0000-0002-2120-9730; http://lattes.cnpq.br/5420075210935645; Lucena, Silvia Kalyma Paiva; 0000-0002-1191-927X; ttp://lattes.cnpq.br/2095279974807713
    O cenário universitário, por ser composto de inúmeras demandas acadêmicas, pode causar e/ou agravar a presença da ansiedade e muitas vezes promover uma alimentação desregulada. As vitaminas B6, B9 e B12 estão sendo relacionadas ao tratamento e prevenção da ansiedade, porém, os atuais estudos ainda são insuficientes para comprovar este benefício. O objetivo deste trabalho foi analisar o consumo de alimentos fontes de vitamina B6, B9 e B12 e sua relação com a ansiedade em estudantes universitários. Tratou-se de uma pesquisa transversal, com a participação de 48 universitários que responderam ao formulário sociodemográfico, o Inventário de Ansiedade Traço e o questionário semiquantitativo de frequência alimentar, o ELSA Brasil. Os resultados mostram que os estudantes que consumiam diariamente alimentos fontes das vitaminas B6, B9 e B12 possuíam menores escores de ansiedade (42,6±8,6 pontos versus 48,8±10,1 pontos). Assim, conclui-se que a ingestão diária desse grupo de vitaminas pode ser uma estratégia na prevenção e tratamento da ansiedade.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Desenvolvimento de curso aberto sobre Assistência Nutricional no Transtorno do Espectro Autista para o Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-29) Morais, Kaline Coelho Dantas; Clemente, Heleni Aires; Morais, Antônio Higor Freire de; https://orcid.org/0000-0002-2180-6754; http://lattes.cnpq.br/2608192490586369; https://orcid.org/0000-0002-4668-2102; http://lattes.cnpq.br/6234857361955336; Silva, Catarine Santos da; https://orcid.org/0000-0002-2120-9730; http://lattes.cnpq.br/5420075210935645; Valentim, Janaína Luana Rodrigues da Silva; Coutinho, Karilany Dantas
    A Educação Permanente em Saúde (EPS) reconhece o cotidiano como um terreno fértil para a inovação, onde desafios são encarados e modelos são substituídos por práticas colaborativas e corajosas, promovendo a escuta atenta da diversidade e pluralidade existente no nosso país. O Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um transtorno do neurodesenvolvimento que pode afetar a capacidade de uma pessoa se comunicar, interagir socialmente e processar informações de maneira típica. O entendimento sobre o TEA continua evoluindo, e a EPS é essencial para garantir que as pessoas dentro do espectro recebam o melhor suporte possível. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um curso aberto sobre cuidado nutricional no TEA para profissionais de saúde, na plataforma de Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS). A metodologia aplicada foi de natureza prática, com uma abordagem exploratória e uma ênfase na pesquisa qualitativa com proposta de pesquisa-ação. Inicialmente, foi realizada uma revisão da literatura e diagnóstico situacional por meio da aplicação de um questionário semiestruturado. A amostra foi composta por 49 participantes, na qual as respostas abertas do instrumento foram analisadas pelos softwares IRAMUTEQ, para da análise de conteúdo através de nuvens de palavras e análise de similitude, enquanto as perguntas fechadas foram analisadas usando o programa SPSS for Windows, versão 18.0 (SPSS Inc. Chicago, Estados Unidos) e Excel (2016). Como resultado do diagnóstico situacional o estudo constatou uma lacuna na interação entre as equipes multiprofissionais para compartilhar conhecimentos e uma alta demanda por cursos e capacitações a respeito dos conhecimentos que envolvem a nutrição no TEA. A seletividade alimentar emergiu como tema de maior interesse, seguido de suplementação, terapia nutricional e alergia alimentar. Com base nessas informações o curso foi dividido em quatro eixos principais: noções básicas sobre TEA; desenvolvimento humano, comorbidades associadas ao TEA e o papel da microbiota intestinal no TEA; assistência nutricional; Telessaúde no SUS. Com uma carga horária total de 60 horas, o curso consiste em sete aulas assíncronas. Espera-se que o curso oferecido de maneira gratuita pelo AVASUS seja capaz de abranger uma vasta gama de profissionais, contribuindo para sua qualificação e o refinamento do entendimento acerca da nutrição no TEA.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Direito humano à alimentação: delineando o acesso de mulheres no interior do Estado do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-19) Moura, Laedja Driely Silva de; Severo, Ana Kalliny de Sousa; Silva, Catarine Santos da; https://orcid.org/0000-0002-2120-9730; http://lattes.cnpq.br/5420075210935645; https://orcid.org/0000-0002-9548-6394; http://lattes.cnpq.br/5170430928839162; http://lattes.cnpq.br/4176529936759214; Nagashima, Alynne Mendonça Saraiva; Oliveira, Juliana Souza
    A alimentação é um direito básico fundamental à vida reconhecido pelo Pacto Internacional de direitos humanos, econômicos, sociais e culturais de vários países, inclusive no Brasil, como previsto na Constituição Federal de 1988. No entanto, não é recente que tal direito vem sendo violado, atingindo principalmente populações mais vulneráveis, pela falta de condições adequadas a uma alimentação digna a sua sobrevivência. O objetivo desta pesquisa é conhecer o acesso ao direito à alimentação adequada de um grupo de mulheres usuárias do Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) no município de Santa Cruz-RN. Trata-se de um estudo de cunho quantitativo e qualitativo do tipo pesquisa-intervenção tendo como perspectiva teórico metodológica a Análise Institucional. Os encontros aconteceram entre os meses de outubro e dezembro de 2022, com participação máxima de 17 mulheres com idade entre 21 a 59 anos. Os dados foram construídos mediante aplicação de questionário socioeconômico, Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA), além de rodas de conversas e diário de pesquisa. Foram realizadas três rodas de conversa sobre a experiência das mulheres em relação ao direito à alimentação e o diário de pesquisa serviu de aporte durante toda coleta de material. Nos encontros, as mulheres não conheciam a priori a alimentação como um direito social, assim como não sabiam que o Estado era o responsável pela garantia desse direito à população. A participação de algumas redes de apoio não garantia o acesso à alimentação tendo em vista que a maioria se encontrava em algum grau de insegurança alimentar e não reconheciam este fato. Faz-se necessário o desenvolvimento e aperfeiçoamento programas e projetos de modo a fortalecer as redes de apoio na garantia do direito à alimentação assim como o desenvolvimento de atividades no CRAS que levam informação sobre educação e cidadania, de modo a informar e assistir melhor essas pessoas sobre seus direitos e garantias na sociedade.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Educação Alimentar e Nutricional na Educação Básica: transversalidade, pesquisa e intervenção
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-14) Silva, Geyza Batista de Brito e; Silva, Catarine Santos da; Silva, Helry Costa da; http://lattes.cnpq.br/2096421765562298; http://lattes.cnpq.br/5420075210935645; 0009-0004-1331-3919; http://lattes.cnpq.br/0003112903077212; Lima, Marcos Felipe Silva de; http://lattes.cnpq.br/7014490761333004; Vale, Diôgo; http://lattes.cnpq.br/9829771702690843
    Este trabalho consiste na realização de ações de Educação Alimentar e Nutricional de modo a transversalizar os conhecimentos de alimentação e nutrição em disciplinas curriculares do Ensino Médio, com base na Lei de Diretrizes e Bases (1996) e no Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas (2012). Por meio da realização das ações, objetiva-se conhecer as percepções dos discentes e docentes sobre alimentação e nutrição através da aplicação de questionários e elucidar pontos positivos e desafios em torno dessa prática educativa. Foram planejadas e realizadas quatro ações de EAN, as três primeiras abordando temáticas de alimentação e nutrição presentes nas quartas capas dos livros didáticos e a última uma culminância para fechamento e socialização dos saberes adquiridos. As temáticas foram escolhidas pelos discentes e contemplaram as seguintes: “Tempos modernos pedem cuidados com a saúde’’, “Cuide bem da água’’ e “Expectativa x Realidade’’. Como resultado das vivências e da obtenção de dados dos questionários, foram elencados pontos fortes e desafios da implementação da EAN no âmbito escolar. De forma positiva, observou-se modificação na perspectiva dos discentes a respeito da alimentação e nutrição antes e depois das ações. Foram elencados desafios como a baixa participação dos discentes nas atividades e a dificuldade de integrar os docentes ao momento. Além disso, enfatizou-se os obstáculos em torno da consolidação da EAN como parte do currículo escolar. A partir desses aspectos, foi abordada a importância de identificar, discutir e sanar essas dificuldades a fim de que se torne possível ter a EAN como uma ferramenta viável na promoção da Segurança Alimentar e Nutricional e na garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Estado nutricional de estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas de Santa Cruz/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-08) Silva, Fernanda Suellen Liberato; Lima, Marcos Felipe Silva de; http://lattes.cnpq.br/7014490761333004; http://lattes.cnpq.br/1107034626288947; Silva, Catarine Santos da; http://lattes.cnpq.br/5420075210935645; Andrade, Maria Eduarda da Costa; http://lattes.cnpq.br/5743123573193450
    INTRODUÇÃO: O estado nutricional dos adolescentes desempenha um papel fundamental na saúde atual e futura, uma vez que a adolescência é um período crítico de crescimento e desenvolvimento. Alterações no padrão alimentar, marcadas pelo aumento do consumo de alimentos ultraprocessados e pela maior prevalência de comportamentos sedentários, têm contribuído para o crescimento dos casos de sobrepeso e obesidade, os quais podem se tornar fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas e mortalidade precoce. OBJETIVO: Avaliar o estado nutricional de estudantes do ensino médio em escolas públicas e privadas de Santa Cruz/RN. METODOLOGIA: Pesquisa transversal e observacional com 148 participantes, avaliados por meio de dados antropométricos, incluindo peso, estatura, perímetro da cintura e dobras cutâneas tricipital e subescapular avaliados utilizando indicadores antropométricos recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). RESULTADOS: Os resultados apontaram uma prevalência significativa de excesso de peso (29,1%), sendo 19,6% com sobrepeso e 9,5% com obesidade, valores acima da proporção esperada para o escore-z +1 da distribuição normal padrão (15,87%). A proporção adequada de estatura/idade predominou, com a baixa estatura sendo mais frequente entre estudantes de escolas públicas. Em relação ao perímetro da cintura e ao percentual de gordura corporal, os valores elevados encontrados indicam riscos metabólicos e cardiovasculares futuros. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os achados deste estudo reforçam a necessidade de estratégias preventivas e intervenções no ambiente escolar, com foco na promoção de hábitos alimentares saudáveis e na prática regular de atividade física. Além disso, destacam a relevância de políticas públicas integradas para a atenção integral à saúde dos adolescentes, visando prevenir o agravamento dos índices de excesso de peso e suas consequências a longo prazo.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Estado nutricional e práticas alimentares de escolares da rede pública no interior do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-27) Ferreira, Kelly da Silva; Silva, Catarine Santos da; Layanne Cristini Martin Sousa; Gomes, Sávio Marcelino; Bezerra, Alanne Deyse Dantas
    Introdução: O Brasil atualmente sofre com problemas nutricionais, sendo dilemas na saúde pública. Com a transição nutricional, o país é afetado pela mudança de cenário, inclusive na saúde infantil, com redução de desnutrição e aumento das prevalências de excesso de peso, associado a estilo de vida insatisfatório e desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis ainda na infância. Objetivo: Avaliar o estado nutricional e práticas alimentares de estudantes de escola pública. Métodos: Estudo do tipo transversal, desenvolvido no município de Santa Cruz/RN, foram coletados dados como altura, peso, idade e sexo para a antropometria e posterior avaliação através dos indicadores peso/idade, altura/idade e IMC/idade, além de informações sobre práticas alimentares por meio de questionário adaptado do sistema de vigilância alimentar e nutricional (SISVAN). Os dados foram analisados através do programa AnthroPlus e processados no software estatístico SPSS, versão 20.0. Foi realizado teste exato de Fisher e considerou-se estatisticamente significativo as associações com p<0,05. Resultados: Foi realizado com 90 alunos do ensino fundamental. A maioria dos estudantes estava com adequado peso/idade e altura/idade. Encontrouse 28,9% de inadequação nutricional de acordo com o índice IMC/idade e foram verificadas associações deste estado nutricional com a prática de realização de café da manhã (p=0,019) e com o uso de telas (p=0,039). Conclusão: O presente estudo reflete o fenômeno da transição nutricional, que está associada às práticas alimentares e estilo de vida desde o período da infância.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Fatores contextuais e psicossociais relacionados ao aleitamento materno
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-28) Pereira, Leonara Carla de Araújo; Medeiros, Anna Cecilia Queiroz de; https://orcid.org/0000-0002-7664-4959; http://lattes.cnpq.br/6897910777769874; http://lattes.cnpq.br/2280922220792603; Silva, Catarine Santos da; https://orcid.org/0000-0002-2120-9730; http://lattes.cnpq.br/5420075210935645; Lima, Marilia de Carvalho
    O aleitamento materno (AM), recomendado de forma exclusiva até os 6 meses, é uma prática complexa permeada por diversos fatores que podem contribuir de forma positiva ou negativa para sua continuidade. Para além de questões biológicas, fatores psicossociais e contextuais também influenciam no AM, configurando-se em aspectos a serem considerados no estudo deste tema, principalmente diante de índices tão baixos de aleitamento materno exclusivo (AME). Assim, o objetivo deste trabalho foi investigar a relação entre o AME, fatores contextuais (urbanidade e região de residência), e psicossociais (locus de controle da saúde e suporte social recebido). Para tanto, o presente trabalho foi estruturado em dois estudos. No primeiro estudo, foram analisados dados secundários advindos do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional sobre a prevalência de AME, por município brasileiro, de 2019 a 2021. As informações sobre região, tipologia municipal e grau de urbanização foram extraídas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A amostra final obtida foi de 223.764 crianças, distribuídas em 1603 municípios. A região nordeste apresentou associação com a prevalência de AME classificada como pobre/razoável (p<0,001). Houve associação entre alto grau de urbanização e taxa de AME do tipo bom/muito bom (p<0,026), e também entre tipologia urbana e prevalência de AME classificada como bom/muito bom (p<0,011). O segundo estudo foi realizado com puérperas no Hospital do Seridó (Caicó/RN). Durante a internação hospitalar, foi aplicada a Escala de Locus de Controle da Saúde e coletadas informações demográficas e de percepção sobre amamentação. A seguir, 30 dias após o parto, foram coletadas informações sobre o AM ao final do primeiro mês de vida, e aplicada a Escala Multidimensional de Suporte Social Percebido. A amostra final foi de 75 mulheres. Destas, 69,4% praticavam o AME durante o 1º mês. Nessas mulheres o apoio do tipo “material”, “emocional” e “interação social” foi significativamente maior e a pontuação na escala de locus de controle da saúde externo foi menor. Esse grupo de participantes também apresentou percepção mais positiva sobre a amamentação. Na regressão logística, o apoio material aumentou 1,03 vezes a probabilidade de AME no 1º mês, enquanto a pontuação no locus de controle de saúde externo diminuiu 0,55 vezes a probabilidade de AME no 1º mês. Os resultados obtidos nos dois estudos apontam para a necessidade de considerar os fatores contextuais e psicossociais ao se pensar em ações, políticas e estratégias envolvendo aleitamento materno.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Recurso Educacional Aberto
    Fluxograma Diagnóstico: Linha de Cuidado à Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) no Adulto
    (2024-01-03) Magalhães, Adriana Gomes; Medeiros, Anna Cecília Queiroz de; Silva, Catarine Santos da; Damasceno, Gracielle Raissa Fernandes; Silva, Isabella Grazyele Severo; Santos, Jessyca Camila Carvalho; Garcia, Lígia Rejane Siqueira; Oliveira, Luciane Paula Batista Araújo de; Lima, Marcos Felipe Silva de; Santos, Maxsuel Mendonça dos; Morais, Neyna Santos; Brito, Renatha Celiana da Silva; Santos, Risonety Maria dos; Araújo, Samara Medeiros de; Sureira, Thaiz Mattos; Queiroga Júnior, Ubiratan Matias de
    O "Fluxograma Diagnóstico: Linha de Cuidado à Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) no Adulto" foi desenvolvido a partir do desenho de Linha de Cuidado à Hipertensão Arterial Sistêmica no Adulto, proposta pelo Ministério da Saúde, principalmente a partir da perspectiva da Atenção Primária à Saúde (APS), considerando fatores de risco relativos à esta condição. Trata-se de uma ferramenta de fácil aplicação e preenchimento, elaborada para auxiliar profissionais e gestores na efetivação da Linha de Cuidade a esta condição, em seus municípios. O fluxograma foi concebido para ser preenchido de forma colaborativa pelas equipes da APS, de modo a possibilitar uma rápida visualização de como está sendo realizado o cuidado às pessoas com hipertensão, bem como a identificação de pontos de aprimoramento, contribuindo para a integração da equipe e o compartilhamento de responsabilidades. Este recursos também pode ser utilizado, em conjunto com equipes gestoras, como um instrumento para auxiliar a construção e/ou avaliação da Linha de Cuidado, subsidiando etapas diagnósticas e o planejamento de atividades. O "Fluxograma Diagnóstico: Linha de Cuidado à Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) no Adulto" foi desenvolvido pela equipe do projeto “CUIDAR: Qualificação do cuidado integral em doenças crônicas no agreste potiguar”, realizado com o apoio da chamada CNPQ/MS/SAPS/DEPROS Nº 28/2020.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Recurso Educacional Aberto
    Fluxograma Diagnóstico: Llinha de Cuidado à Obesidade do Adulto
    (2024-01-03) Magalhães, Adriana Gomes; Medeiros, Anna Cecília Queiroz de; Silva, Catarine Santos da; Damasceno, Gracielle Raissa Fernandes; Silva, Isabella Grazyele Severo; Soares, Izabel Cristina dos Santos; Santos, Jessyca Camila Carvalho; Garcia, Lígia Rejane Siqueira; Oliveira, Luciane Paula Batista Araújo de; Lima, Marcos Felipe Silva de; Santos, Maxsuel Mendonça dos; Morais, Neyna Santos; Brito, Renatha Celiana da Silva; Santos, Risonety Maria dos; Araujo, Samara Medeiros de; Sureira, Thaiz Mattos; Queiroga Júnior, Ubiratan Matias de; 0000-0002-0279-5930; 0000-0002-7664-4959; 0000-0002-2120-9730; 0000-0002-0020-3348; 0009-0000-2342-148X; 0000-0002-9944-1206; 0000-0002-4360-7625; 0000-0002-6039-481X; 0000-0003-1629-8991; 0000-0002-2196-6985; 0000-0002-0810-2525; 0000-0002-6025-3793; 0000-0002-9712-1321; 0000-0002-6547-8887; 0000-0002-8629-1931
    O “Fluxograma Diagnóstico: Linha de Cuidado à Obesidade do Adulto” foi desenvolvido a partir do desenho de Linha de Cuidado à Obesidade do Adulto (LCO-A), proposta pelo Ministério da Saúde, principalmente a partir da perspectiva da Atenção Primária à Saúde (APS), considerando fatores de risco relativos à condição de obesidade. Trata-se de uma ferramenta de fácil aplicação e preenchimento, elaborada para auxiliar profissionais e gestores na efetivação da LCO-A em seus municípios. O fluxograma foi concebido para ser preenchido de forma colaborativa pelas equipes da APS, de modo a possibilitar uma rápida visualização de como está sendo realizado o cuidado às pessoas com excesso de peso, bem como a identificação de pontos de aprimoramento, contribuindo para a integração da equipe e o compartilhamento de responsabilidades. Este recursos também pode ser utilizado, em conjunto com equipes gestoras, como um instrumento para auxiliar a construção e/ou avaliação de LCO-A, subsidiando etapas diagnósticas e o planejamento de atividades. O “Fluxograma Diagnóstico: Linha de Cuidado à Obesidade do Adulto” foi desenvolvido pela equipe do projeto “CUIDAR: Qualificação do cuidado integral em doenças crônicas no agreste potiguar”, realizado com o apoio da chamada CNPQ/MS/SAPS/DEPROS Nº 28/2020.
  • «
  • 1 (current)
  • 2
  • »
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM