Navegando por Autor "Silva, Daniella Maria Cunha"
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Dissertação Saberes ambientais e estações do ano(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-11-19) Silva, Daniella Maria Cunha; Germano, Auta Stella de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/9487308554724839; ; http://lattes.cnpq.br/1944807219310898; Aroca, Silvia Calbo; ; http://lattes.cnpq.br/4227847191195855; Silva, José Ronaldo Pereira da; ; http://lattes.cnpq.br/8441491501200508O ensino das estações do ano é fundamental para compreendermos vários ciclos naturais da Terra e, nesse sentido, deve integrar um ensino de astronomia comprometido com uma educação ambiental mais ampla. No entanto, a literatura em ensino de ciências há muito tem destacado a ocorrência de associações equivocadas das estações astronômicas com características não condizentes dos ambientes que vivenciamos, em nosso país. Estudos realizados em autores da historia da astronomia e da astronomia cultural nos sugerem que a correção desse equívoco demanda a sistematização de saberes acerca do comportamento anual do ambiente local e ao mesmo tempo, a compreensão de diferentes perspectivas em que as estações foram e são pensadas por diferentes culturas - em particular, mas de forma não exclusiva, a perspectiva que utiliza como referência o movimento anual do Sol como subsídio para a divisão do ano em quatro estações. Somados a reflexões sobre a abordagem humanística para o ensino de astronomia, esses estudos ofereceram uma base para a realização de uma pesquisa junto a pescadores da praia de Ponta Negra, realizada durante os meses de maio a julho de 2012 e maio a agosto de 2013, a fim de conhecermos sua percepção sobre o ambiente da praia e investigarmos as possíveis referências que adotam do céu, ao longo do ano. Além das problematizações e reflexões desenvolvidas na dissertação, apresentamos, como produto da pesquisa, um material didático constituído do vídeo As estações do mar de Ponta Negra a ser utilizado como apoio em oficinas ou cursos para licenciandos e professores, envolvendo a temática das estações. O material faz uso da percepção de pescadores sobre a praia, visando, assim, contribuir para o diálogo entre ciência e conhecimento cotidiano, e para diminuir a lacuna de conhecimentos sistematizados sobre características anuais e mudanças no ambiente de Natal-RN particularmente no contexto do ensino das ciências. Ao mesmo tempo espera-se favorecer o olhar de professores e futuros professores para o ambiente local e para a variedade com que as diferentes culturas percebem os ciclos anuais e seus ambientes