Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Daniella Maria Cunha"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Saberes ambientais e estações do ano
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-11-19) Silva, Daniella Maria Cunha; Germano, Auta Stella de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/9487308554724839; ; http://lattes.cnpq.br/1944807219310898; Aroca, Silvia Calbo; ; http://lattes.cnpq.br/4227847191195855; Silva, José Ronaldo Pereira da; ; http://lattes.cnpq.br/8441491501200508
    O ensino das estações do ano é fundamental para compreendermos vários ciclos naturais da Terra e, nesse sentido, deve integrar um ensino de astronomia comprometido com uma educação ambiental mais ampla. No entanto, a literatura em ensino de ciências há muito tem destacado a ocorrência de associações equivocadas das estações astronômicas com características não condizentes dos ambientes que vivenciamos, em nosso país. Estudos realizados em autores da historia da astronomia e da astronomia cultural nos sugerem que a correção desse equívoco demanda a sistematização de saberes acerca do comportamento anual do ambiente local e ao mesmo tempo, a compreensão de diferentes perspectivas em que as estações foram e são pensadas por diferentes culturas - em particular, mas de forma não exclusiva, a perspectiva que utiliza como referência o movimento anual do Sol como subsídio para a divisão do ano em quatro estações. Somados a reflexões sobre a abordagem humanística para o ensino de astronomia, esses estudos ofereceram uma base para a realização de uma pesquisa junto a pescadores da praia de Ponta Negra, realizada durante os meses de maio a julho de 2012 e maio a agosto de 2013, a fim de conhecermos sua percepção sobre o ambiente da praia e investigarmos as possíveis referências que adotam do céu, ao longo do ano. Além das problematizações e reflexões desenvolvidas na dissertação, apresentamos, como produto da pesquisa, um material didático constituído do vídeo As estações do mar de Ponta Negra a ser utilizado como apoio em oficinas ou cursos para licenciandos e professores, envolvendo a temática das estações. O material faz uso da percepção de pescadores sobre a praia, visando, assim, contribuir para o diálogo entre ciência e conhecimento cotidiano, e para diminuir a lacuna de conhecimentos sistematizados sobre características anuais e mudanças no ambiente de Natal-RN particularmente no contexto do ensino das ciências. Ao mesmo tempo espera-se favorecer o olhar de professores e futuros professores para o ambiente local e para a variedade com que as diferentes culturas percebem os ciclos anuais e seus ambientes
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM