Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Denilson Antonio Maia da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Análise dos conteúdos termodinâmicos em livros de Química e Física do ensino médio
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-08-16) Silva, Denilson Antonio Maia da; Oliveira, Otom Anselmo de; ; http://lattes.cnpq.br/7903084274135177; ; http://lattes.cnpq.br/9511919312315938; Silva Junior, Carlos Neco da; ; http://lattes.cnpq.br/0917006004895117; Dantas, Josivânia Marisa; ; http://lattes.cnpq.br/6685565063970044; Flor, Cristhiane Cunha; ; http://lattes.cnpq.br/9515083098527369
    O PNLEM surgiu em 2004 e modificou o cenário em torno do livro didático no Brasil. As novas perspectivas voltadas para a formação de um cidadão mais crítico a partir de um ensino mais contextualizado e interdisciplinar fez com que os livros didáticos acompanhassem essas mudanças. Mas nem sempre essas mudanças são verificadas de modo mais profundo, pois o que vemos são adaptações de obras já conhecidas no mercado, onde se insere textos que levam a algum aspecto histórico, sócio-econômico, ambiental ou cotidiano, ou então a aplicabilidade daquele conteúdo. Assim, nos propomos a analisar os conteúdos de Termodinâmica Química e Física para o Ensino Médio abordada nos livros didáticos de Química e de Física aprovados pelo PNLEM 2012, agora denominado PNLD,analisando se as obras trazem essa abordagem sócio-cultural da ciência como também o seu contexto histórico, tomando como categorias de análise os seguintes critérios: apresentação da introdução, contextualização do conteúdo, apresentação dos conceitos, contexto histórico da termodinâmica, representação em nível microscópico e proposição de experimentos. Foram analisados onze livros, sendo cinco de química e seis de física. Também foi aplicado um questionário com professores de química e física do ensino médio para se ter uma impressão da opinião deles sobre suas estratégias de ensino e sobre o livro didático. Este trabalho se fundamentou nas orientações dos documentos legais sobre o Ensino Médio no Brasil (LDB, PCN, PCN+, OCEM) e nas pesquisas em ensino de ciências que trata especificamente do livro didático e do ensino de termodinâmica química e física. Dos onze livros, somente quatro se mostraram mais coerentes com as novas perspectivas para o ensino médio, sendo dois de química e dois de física, cuja preocupação com a contextualização e com uma visão da ciência mais integrada a realidade do aluno, mostra um caráter mais crítico e social. Os demais, quando não omitem, tratam os contextos sócioeconômicos, históricos e culturais de forma isolada dos conceitos apresentados, à margem do conteúdo
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM