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    Dissertação
    Unidade de ensino como possibilidade para discutir conceitos de estequiometria
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-05) Silva, Gilles Bastos e; Pontes, Ana Cristina Facundo de Brito; https://orcid.org/0000-0003-3895-1808; http://lattes.cnpq.br/0435570420479356; http://lattes.cnpq.br/9898301427225411; Silva Júnior, Carlos Neco da; https://orcid.org/0000-0001-9015-1934; http://lattes.cnpq.br/0917006004895117; Oliveira, Otom Anselmo de; Hussein, Fabiana Roberta Goncalves e Silva
    As dificuldades do processo de ensino-aprendizagem fizeram com que surgissem metodologias que auxiliassem o processo de compreensão. Na Química, há a Estequiometria, cujas dificuldades de aprendizagem estão associadas aos três níveis de descrição da matéria: macroscópico (observacional), submicroscópico (atômicomolecular) e o representacional (símbolos, fórmulas e equações). Além disso, o estudante deve ser capaz de relacionar as transições entre os níveis, e fazer uso de cálculos matemáticos, de forma a significar as relações, muitas vezes por meio de situações abstratas que geram barreiras para a aprendizagem. Diante disso, tem-se como questionamento: O uso de uma Unidade de Ensino auxilia na compreensão dos conceitos que devem ser utilizados para o ensino das relações em Estequiometria? Assim, objetiva-se, de forma geral, desenvolver uma Unidade de Ensino para discutir conceitos em Estequiometria. Especificamente, busca-se contextualizar o assunto e sua importância, observar se houve contribuição no desenvolvimento de significados na estrutura cognitiva dos estudantes após a aplicação da Unidade de Ensino, e desenvolver atividades potencialmente significativas sobre o conteúdo de Estequiometria. Dessa forma, justifica-se o desenvolvimento de uma sequência didática elaborada por meio de uma pesquisa-ação qualitativa baseada na teoria de Ausubel, de forma a identificar como os sujeitos constroem e modificam seus significados em diferentes contextos educacionais, utilizando métodos como questionários, observações, análise documental, entre outros. Quanto a metodologia, realizou-se uma pesquisa-ação por ser um procedimento reflexivo, sistemático, controlado e crítico, orientado para a resolução de problemas situacionais e específicos, movida sempre pelo desejo de mudança, de transformação. Como resultado, obteve-se uma análise das dificuldades dos estudantes do Ensino Médio de uma escola pública em Fortaleza, culminando na criação de uma Unidade de Ensino para Discutir Conceitos de Estequiometria, em que se apresentaram atividades que visam auxiliar os docentes em um melhor processo de ensino-aprendizagem para o conteúdo de Estequiometria.
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