Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Hyasnaia Luanna Barros de Oliveira e"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Indutores e barreiras na implementação de iniciativas de educação empreendedora e inovação nas escolas de ensino básico: uma análise a partir do Programa de Agentes Locais de Inovação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-28) Silva, Hyasnaia Luanna Barros de Oliveira e; Sano, Hironobu; https://orcid.org/0000-0002-4955-8895; http://lattes.cnpq.br/6037766951080411; Carvalho, Anne Emilia Costa; Silva, Napiê Galvê Araújo
    O presente trabalho aborda a implementação da educação empreendedora e inovação nas escolas, com foco na atuação do Programa de Agentes Locais de Inovação (ALI) Educação Empreendedora em Currais Novos/RN. A pesquisa busca entender como os indutores e barreiras influenciam a implementação de programas de empreendedorismo e inovação nas escolas de educação básica. O Programa ALI, que é operacionalizado pelo SEBRAE, visa fomentar práticas que desenvolvam competências empreendedoras e inovação no ambiente escolar, e envolve gestores, professores e alunos. O estudo de caso utiliza uma abordagem qualitativa analisando a atuação do Programa ALI em escolas do município de Currais Novos no período de 2022 a 2024 por meio de questionário e entrevistas coletivas respondidos por alguns dos principais atores: professores, gestores e agentes que atuaram na implementação do programa. O estudo identifica e analisa os principais facilitadores e desafios enfrentados durante a implementação, propondo estratégias para potencializar indutores e superar barreiras. Além de sua importância acadêmica, o trabalho está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, como educação de qualidade (ODS 4) e inovação (ODS 9). A pesquisa corrobora a compreensão de como políticas públicas de educação empreendedora e inovação podem ser mais bem implementadas no contexto da educação básica brasileira, propondo melhorias para o aprimoramento dessas iniciativas.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM