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Navegando por Autor "Silva, Patrícia Micarla Guedes da"

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    Dissertação
    Práticas de letramentos profissionais no domínio digital por professores da educação inclusiva
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-01) Silva, Patrícia Micarla Guedes da; Paz, Ana Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; https://orcid.org/0000-0002-4507-9985; http://lattes.cnpq.br/1827246592832186; Oliveira, Maria do Socorro; Santos, Alana Driziê Gonzatti dos; Silva, Patricia Vilela da
    A pesquisa proposta objetiva compreender como se efetiva as práticas de letramentos profissionais no domínio digital de professores que atuam no atendimento educacional especializado (AEE) do Centro Estadual de Educação Especial, localizado em Natal-RN, direcionado a alunos com necessidades educacionais específicas. Metodologicamente, insere-se na área da Linguística Aplicada (Kleiman, 2002), é do tipo pesquisa de campo (Gil, 2002), segue as orientações das investigações de abordagem de dados de natureza qualitativa-interpretativista (Bodgan; Biklen, 1994; Moita Lopes, 1994), com inspiração etnográfica. O Lócus da pesquisa é a instituição de ensino Centro Estadual de Educação Especial, localizado na cidade do Natal/RN. Os participantes são os professores atuantes nas áreas de Letras/Português, Pedagogia, Artes e Educação Física. Os instrumentais utilizados na geração de dados consistem em entrevista semiestruturada (Moreira; Caleffe, 2006), questionário (Moreira; Caleffe, 2006), roda de conversa (Moura; Lima, 2014), fotografias, observações e notas de campo (Bodgan; Biklen, 1994). Vale ressaltar que os eventos de geração de dados ocorreram no formato semipresencial, mediante o uso da plataforma Google Meet e do aplicativo WhatsApp. Esta escolha se justifica tendo em vista a manutenção da segurança dos participantes, de modo a prevenir a contaminação ocasionada pelo vírus da Covid-19. O Corpus da pesquisa contempla as respostas concedidas na entrevista semiestruturada, no questionário, na roda de conversa, nas fotografias, nas observações e notas de campo. Teoricamente, fundamenta-se nos aportes dos Estudos de letramento compreendidos como prática social (Kleiman, 1995; 2005; Rojo, 2009), em sua perspectiva crítica (Freire, 1996; 1997; Kleiman; Santos-Marques, 2020), em trabalhos voltados ao letramento laboral (Paz, 2008; Costa, 2019), incluindo o letramento profissional do professor (Kleiman, 2005; 2008). Além disso, tomaremos por base contribuições oferecidas pelos estudos sobre os gêneros textuais/discursivos, entendidos aqui como artefato de trabalho do professor (Devitt, 2004; Bezerra, 2022; Marcuschi, 2008), o letramento digital no trabalho docente (Coscarelli, 2019; Buzato, 2006; Ribeiro, 2014; Rojo, 2020), a inter-relação entre educação inclusiva, educação especial e AEE (Mec/Seesp, 2008; Brasil, 2015; Inep, 2020) e entre atuação docente em sala de aula regular e no AEE (Modica et al, 2020; Mec/Seesp, 2008). Os resultados da pesquisa apontam que as principais práticas de letramento desempenhadas no domínio das atividades de trabalho dos participantes referem-se tanto às de natureza técnica (relatório, manuseio da plataforma SIGEDUC etc), quanto às de cunho pedagógico (planejamento, atividades didáticas, jogos educativos, dentre outras.). As dificuldades experenciadas no âmbito profissional e digital pelos docentes evidenciam a carência de ferramentas tecnológicas, falta de uma rede estável de internet e inexistência de cursos técnicos para manuseio das plataformas digitais. As estratégias aplicadas a fim de atenuar essas dificuldades evidenciam as iniciativas próprias dos professores para terem mais acessos aos recursos digitais, como também para ampliarem os seus letramentos.
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