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Navegando por Autor "Silveira, Plínio Renan Gonçalves da"

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    Tese
    Wayfinding no planejamento de campi universitários: reflexões com base na percepção ambiental de pessoas com deficiência visual
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-17) Silveira, Plínio Renan Gonçalves da; Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja; https://orcid.org/0000-0001-5270-4868; http://lattes.cnpq.br/3061713076071714; http://lattes.cnpq.br/4606588362198161; Sarmento, Bruna Ramalho; Silva, Heitor de Andrade; Sarmento, Thaísa Francis César Sampaio; Santiago, Zilsa Maria Pinto
    O incremento das políticas de inclusão no Ensino Superior tem repercutido no maior número de matrículas de pessoas com deficiência visual (PDVs) em cursos de graduação no Brasil. Apesar disso, nos espaços físicos dos campi universitários brasileiros, ainda são observadas muitas lacunas quanto à orientação e mobilidade dessas pessoas, condição que dificulta os processos de wayfinding, ou seja, a navegabilidade no ambiente. Partindo desse entendimento, esta pesquisa questiona: como o planejamento de campi universitários de Instituições Federais de Educação Superior (IFES) pode incorporar conhecimentos sobre os processos de wayfinding de pessoas com deficiência visual, a partir da percepção dessas pessoas, a fim de melhorar a qualidade ambiental dessas áreas? A hipótese defendida indica que o estudo das relações entre os mecanismos de percepção/cognição e os atributos ambientais requisitados por pessoas com deficiência visual nos campi universitários pode contribuir para orientar o planejamento, visando melhorar os processos de wayfinding dessas pessoas e útil para o público em geral. O principal objetivo do estudo foi investigar os processos de wayfinding de pessoas com deficiência visual em três campi universitários de Instituições Federais de Ensino Superior do nordeste brasileiro (UFC, UFPB e UFRN), a fim de subsidiar processos de planejamento que otimizem sua navegabilidade nesses espaços. Para tanto, a investigação utilizou estratégia multimétodos composta por visitas exploratórias, entrevistas semiestruturadas e não estruturadas, grupos focais, percursos comentados, passeios acompanhados e análise de acessibilidade. Foram recrutados os seguintes participantes: (i) PDVs dessas instituições (estudantes, professores e técnicos administrativos); (ii) profissionais dos setores de planejamento do espaço físico atuantes nos campi e (iii) profissionais que trabalham com a temática acessibilidade nos campi. Concluiu-se que as PDVs mapeiam os campi de forma fragmentada, em que pesa a falta de ortogonalidade, a morfologia labiríntica e a escassez de referências sensoriais desses espaços, implicando em processos de wayfinding deficitários. A tese desenvolveu uma conceituação de wayfinding na perspectiva das PDVs, considerando os principais fatores envolvidos, e apresentou diretrizes e orientações práticas para o planejamento espacial de campi universitários visando a melhoria da orientação e mobilidade desse público, muitas delas também úteis para o público em geral, confirmando assim a hipótese do estudo.
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