Navegando por Autor "Soares, Sandy Mayara Neres"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC O trabalho com o gênero memórias literárias no processo de aprendizagem de uma turma de 5° ano do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-01) Soares, Sandy Mayara Neres; Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade; Vieira, Arthur Cassio de Oliveira; Morais, Isabela cristina santos deAs habilidades de leitura e escrita são essenciais para o desenvolvimento humano, e o estudo do gênero discursivo memórias literárias torna-se indispensável para colaborar com essas aprendizagens. Este estudo teve como objetivo promover e discutir o trabalho com o gênero memórias literárias em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa de campo e a pesquisa-ação como procedimentos metodológicos. A análise foi do tipo documental, com foco nas produções textuais elaboradas pelos alunos ao longo da pesquisa-ação. O referencial teórico baseou-se em Bakhtin (2011), Gedoz e Costa-Hubes (2010), Beth Marcuschi (2012), Neiva Bueno (2013) e Ana Lima (2009). Os resultados mostram que a maior dificuldade dos alunos foi a exploração da criatividade nos textos, especialmente ao se limitarem às respostas das entrevistas sem adicionar elementos fictícios e narrativos, resultando, muitas vezes, em produções fragmentadas e sem coerência. Apesar disso, os estudantes conseguiram, parcialmente, contemplar características importantes do gênero, como o uso da primeira pessoa, descrições de locais e costumes, comparações entre passado e presente, e uso adequado de pronomes. Entretanto, houve dificuldades na conjugação de verbos no passado. Este estudo evidencia que o trabalho com o gênero memórias literárias é uma estratégia pedagógica potente, pois além de desenvolver habilidades de leitura e escrita, estimula a criatividade, o pensamento crítico e a reflexão cultural. Tais aprendizagens são fundamentais e devem ser estimuladas desde os anos iniciais da escolarização.