Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Soares, Sandy Mayara Neres"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    O trabalho com o gênero memórias literárias no processo de aprendizagem de uma turma de 5° ano do ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-01) Soares, Sandy Mayara Neres; Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade; Vieira, Arthur Cassio de Oliveira; Morais, Isabela cristina santos de
    As habilidades de leitura e escrita são essenciais para o desenvolvimento humano, e o estudo do gênero discursivo memórias literárias torna-se indispensável para colaborar com essas aprendizagens. Este estudo teve como objetivo promover e discutir o trabalho com o gênero memórias literárias em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa de campo e a pesquisa-ação como procedimentos metodológicos. A análise foi do tipo documental, com foco nas produções textuais elaboradas pelos alunos ao longo da pesquisa-ação. O referencial teórico baseou-se em Bakhtin (2011), Gedoz e Costa-Hubes (2010), Beth Marcuschi (2012), Neiva Bueno (2013) e Ana Lima (2009). Os resultados mostram que a maior dificuldade dos alunos foi a exploração da criatividade nos textos, especialmente ao se limitarem às respostas das entrevistas sem adicionar elementos fictícios e narrativos, resultando, muitas vezes, em produções fragmentadas e sem coerência. Apesar disso, os estudantes conseguiram, parcialmente, contemplar características importantes do gênero, como o uso da primeira pessoa, descrições de locais e costumes, comparações entre passado e presente, e uso adequado de pronomes. Entretanto, houve dificuldades na conjugação de verbos no passado. Este estudo evidencia que o trabalho com o gênero memórias literárias é uma estratégia pedagógica potente, pois além de desenvolver habilidades de leitura e escrita, estimula a criatividade, o pensamento crítico e a reflexão cultural. Tais aprendizagens são fundamentais e devem ser estimuladas desde os anos iniciais da escolarização.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM