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Navegando por Autor "Sousa, Laiany Rodrigues de"

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    Dissertação
    A aprendizagem musical e o cotidiano das infâncias: uma pesquisa no Curso de Iniciação Artística da EMUFRN-CIART
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-01-10) Sousa, Laiany Rodrigues de; Gaulke, Tamar Genz; http://lattes.cnpq.br/5743174259762170; http://lattes.cnpq.br/5982489378856158; Schultz, Angelita Maria Vander Broock; Oliveira, Mário André Wanderley; http://lattes.cnpq.br/3051960153236945
    A presente pesquisa teve como objetivo compreender as principais influências dos elementos do cotidiano na aprendizagem musical dos alunos de uma turma do 1º ano (tarde), do Curso de Iniciação Artística da Escola de Música da UFRN (CIART). Esse é um curso de iniciação musical que atende crianças de seis a nove anos. As aulas são ministradas por monitores (alunos do curso de Licenciatura em Música da UFRN). Para alcançar o objetivo proposto, buscou-se compreender os contextos culturais das crianças; compreender de que forma são delineados os seus cotidianos; identificar os elementos do cotidiano que as crianças traziam para a aula de música; e identificar as relações que elas constroem entre os conteúdos e elementos musicais trabalhados em sala de aula e suas vidas diárias. A pesquisa foi realizada durante um semestre com crianças de seis e sete anos de idade, alunas da turma do 1º ano (tarde) do CIART. Este estudo faz referência a autores e autoras da Sociologia, da Sociologia da Infância, da História, da Filosofia e da Educação, tais como Heller (2000), Freire (1996), Sarmento (2003), Gomes (2008), Ariès (2011) e Giddens (2012). A pesquisa foi desenvolvida como um estudo de caso etnográfico (MARTUCCI, 2001; MOREIRA, 2002; ANDRÉ, 2005). Quanto à produção e à coleta de dados, estas foram compostas por pesquisa documental, observação participante, produção de diário de campo, entrevista semiestruturada em formato de roda de conversa e produção de desenhos com as crianças, além de entrevista semiestruturada com os pais/responsáveis pelas crianças da turma. Também foram produzidas fotografias e gravações de áudio e vídeo. A partir da análise dos dados foi possível perceber que as crianças relacionaram os conteúdos trabalhados nas aulas de música a elementos de suas vidas cotidianas fora da sala de aula. Dessa forma, elementos musicais se transformavam em diversas coisas. Além disso, elas traziam suas referências midiáticas e seus saberes prévios para a aula de música . No contato com símbolos, instrumentos, sonoridades e músicas, as memórias de objetos e de fatos já conhecidos ou vivenciados eram suscitadas. Nesse movimento dialógico, as crianças foram construindo a sua aprendizagem musical. Ao se depararem com os elementos musicais e com os conteúdos das aulas, elas estabeleciam uma conexão com suas vivências cotidianas, ressignificando-os e construindo um novo saber. Também foi possível observar como a rotina das crianças influencia na qualidade da aprendizagem musical delas. Considera-se que este trabalho tenha relevância para uma compreensão da relação entre a vida cotidiana das crianças e as práticas em educação musical, trazendo reflexões sobre a importância do olhar do professor de música para o ato de ouvir as crianças e incorporar seus saberes de vida ao processo pedagógico. Ao identificar os elementos do cotidiano que as crianças trazem para a sala de aula e compreender como estes aspectos influenciam em sua aprendizagem musical, é possível ponderar sobre o processo de ensino-aprendizagem e, a partir disso, conduzi-lo de maneira mais eficiente e adequada à aprendizagem musical destas crianças. Considera-se ainda que esse trabalho possa colaborar com o grupo envolvido na pesquisa, no sentido de dar suporte à construção de um processo educativo cada vez mais coerente e significativo.
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    TCC
    Projeto Musicalizando o Nei: um estudo de caso com turmas de Educação Infantil em Santo Antônio do Salto da Onça/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-06-23) Oliveira, José Salustriano de; Gomes, Carolina Chaves; Furtado, Camila Larissa de Luna; Sousa, Laiany Rodrigues de
    Neste trabalho discutirei sobre as contribuições do projeto “Musicalizando o NEI” no Núcleo de Educação Infantil da escola Ideal Colégio e Curso (ICC) em Santo Antônio/RN. Em 2016 enquanto cursava técnico, após concluir o curso técnico, fui aprovado para o curso de licenciatura em música da UFRN e atualmente atuo como professor de música no ICC em Santo Antônio/RN. Foi no curso de licenciatura em música da UFRN que tive o meu primeiro contato com a musicalização infantil através do estágio de observação na disciplina de Atividades Orientadas 1, ministrada na ocasião pela professora Camila Luna, onde tive a oportunidade de observar com outro olhar, refletir e compreender o processo do ensino de música na educação infantil. Esse trabalho teve como ponto de partida o seguinte questionamento: de que forma o projeto Musicalizando o NEI contribui com o processo de aprendizagem dos alunos do núcleo de educação infantil da Escola Ideal Colégio e Curso. A justificativa do tema está na importância de se trabalhar a música na educação infantil, considerando a necessidade de garantir os direitos e aprendizagem da criança, visto que por meio das atividades musicais a criança desenvolve habilidades importantes para o seu convívio social. Desse modo o objetivo do trabalho foi: analisar as contribuições do projeto “Musicalizando o NEI” no núcleo de educação infantil da escola Ideal Colégio e Curso na cidade de Santo Antônio do Salto da Onça /RN. Para alcançar tal objetivo foram traçados três objetivos específicos: evidenciar aspectos gerais da música na educação infantil; explicitar o desenvolvimento e organização do projeto no Ideal Colégio e Curso; e analisar os desdobramentos do Projeto a partir da perspectiva dos docentes e da coordenação pedagógica do NEI. A pesquisa foi desenvolvida como uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Quanto à produção e à construção de dados, estas foram compostas por pesquisa documental, em formato de questionário. O trabalho estrutura-se em quatro capítulos, o primeiro constituído da introdução, o segundo trata da contextualização trazendo um pequeno resumo sobre a motivação na escolha da temática do trabalho. Em seguida discuto sobre a musicalização infantil no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança, em diálogo com ideias de autores como: Brito (2003), Brasil (2018), Rossetti e Mota, (2021), Ramos (2021), Rocha (2019), Guilherme (2003), Oliveira (2019), Ilari (2013), Silva (2005) e Teixeira (2019). Nesse mesmo capítulo também apresento os procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa, justificando os caminhos e as escolhas das ferramentas de coleta de dados. Abordo ainda o contexto do Projeto musicalizando o Nei, apresentando dados acerca de sua estrutura, objetivos, corpo docente e das turmas onde são ministradas as aulas, além da análise dos dados, considerando o diálogo com os autores já realizado e todo o cenário investigado. E concluindo, o último capítulo expõe as considerações finais, descrevendo a importância do Projeto de Musicalizando o Nei.
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