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Navegando por Autor "Souto, Juliana Maia"

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    Dissertação
    Adultez emergente e significado do trabalho na transição universidade-mercado
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-24) Souto, Juliana Maia; Lima, Fellipe Coelho; ; http://lattes.cnpq.br/5116689205242979; ; http://lattes.cnpq.br/5200208674837431; Pessoa, Manuela Castelo Branco; ; Barreto, Maria da Apresentação; ; http://lattes.cnpq.br/0256251497039883
    As novas morfologias do trabalho e suas condições precárias de existência e atividade tem afetado, especialmente, os jovens em suas trajetórias educacionais, laborais e no processo de transição para a idade adulta. A dificuldade desse grupo em assumir o estatuto adulto e realizar seus projetos de vida tem provocado dinâmicas diferentes nas trajetórias juvenis, caracterizadas pela imprevisibilidade e caminhos fragmentados. Para acompanhar esse período da vida dinâmico e complexo, estudos ocupam-se de analisar as trajetórias das juventudes no contexto de transformações, a partir dos caminhos formativos e de trabalho. Dentre as teorias construídas para analisar esse período da vida, a Adultez Emergente tem ganhado destaque, considerando aspectos objetivos e psicológicos desta etapa. Nesse contexto de incertezas, discretas políticas públicas para esse grupo, tornou-se importante identificar como as transformações do mundo do trabalho e as representações sobre ele tem influenciado as trajetórias de desenvolvimento dos jovens. Portanto, nosso objetivo é investigar os significados atribuídos ao trabalho durante a transição para a idade adulta, e sua relação com os processos envolvidos no fenômeno da adultez emergente. A pesquisa teve como público jovens em transição “universidade-mercado”, no último ano de graduação e recém-egressos, com idades entre 18 e 29 anos. Optou-se pela realização de pesquisa quantitativa com 272 jovens que responderam questionários sociodemográficos, ESAT- BR e IDEA-BR Os resultados apontaram uma possível associação entre as dimensões da adultez emergente e dos significados do trabalho, indicando que os jovens percebem o trabalho como importante recurso para lidar com o processo de transição para a idade adulta. Ademais, a associação entre variáveis sociodemográficas e os constructos investigados evidenciam que outros fatores estão relacionados a esses fenômenos, caracterizado sua complexidade.
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