Navegando por Autor "Souza, Alysson Amancio de"
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Dissertação Diálogo entre danças: corpo vivo, corpo vivido(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-09) Lima, Erika Rayane Silva de; Alves, Teodora de Araújo; ttp://lattes.cnpq.br/3465675149039835; http://lattes.cnpq.br/2504338472979865; Souza, Alysson Amancio de; https://orcid.org/0000-0001-8285-6213; http://lattes.cnpq.br/6479319998442753; Marques, Larissa Kelly De Oliveira; https://orcid.org/0000-0003-3801-4283; http://lattes.cnpq.br/2272256149121710Escrever sobre dança é contribuir para a construção de narrativas sobre nossa história enquanto artista e professora. É um desaguar de atravessamentos e afetamentos que a arte nos propõe, através de relatos de experiências. É um desdobramento que nos permite captar imagens de nossas memórias. A presente pesquisa é, antes de tudo, um convite ao leitor a refletir sobre as pontes que seu corpo e sua arte podem construir através do diálogo entre as danças, e as potencialidades que podem surgir através dessas relações, sobretudo a construção de conhecimentos. A pesquisa teve como objetivo compreender possíveis relações entre o Ballet Clássico e as Danças Populares da cidade de Cabedelo (PB), sendo feita a investigação dessa natureza dialógica a partir do meu mundo vivido, do espetáculo Marbelo do coletivo Balé Popular de Cabedelo e através de relatos de entrevistadas. Para tanto, utilizamos da abordagem fenomenológica, fundamentada em Merleau-Ponty, Jorge Larrosa, André Lepecki, Laurence Loupper, Teodora Alves e Alysson Amâncio, para o desvelar do fenômeno e chegamos à seguinte compreensão: que é possível estabelecer uma linha tênue entre vertentes artísticas, sendo a dança, em destaque nesta pesquisa. Contudo, ao relacionar diferentes técnicas de dança, se faz necessário um estudo e um reconhecimento dessas culturas, a partir de suas historicidades, fazendo uma reflexão para saber que relação é essa que está sendo construída. Sejam elas aproximadas ou distintas, cada cultura tendo suas histórias preservadas, dessa forma, refletindo se, de fato, está acontecendo uma prática multicultural ou mais uma reprodução de uma prática de apropriação de saberes. Essa reflexão é um processo de construção duradoura e gradativa, levando até mesmo gerações para ser construída. Esse texto é mais uma semente lançada e um convite à reflexão de nossas práticas como artistas que buscam a diversidade e hibridização de seus corpos e seus movimentos.Dissertação E...5,6,7,8: reflexões sobre processos formativos em dança na contemporaneidade(2015-09-24) Souza, Alysson Amancio de; Alves, Teodora de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/3465675149039835; ; http://lattes.cnpq.br/6479319998442753; Moura, Gilsamara; ; http://lattes.cnpq.br/4561943198444819; Porpino, Karenine de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/5255588024266396A presente pesquisa tem como objetivo principal refletir sobre os processos não formais desenvolvidos em dança na contemporaneidade. Os cursos livres, escolas, academias, ONGs e associações ainda são as instituições que mais formam bailarinos no Brasil (STRAZZACAPPA, 2012), nesse sentido julgamos necessário contínuas pesquisas que possam discutir e contribuir para a potencialização destes espaços. Por conseguinte, este trabalho é fundamentado metodologicamente na abordagem fenomenológica e mais especificamente na análise do fenômeno situado, tendo como campo constitutivo de estudo uma instituição de ensino não formal do interior do Ceará, a Associação Dança Cariri (ADC), existente desde 2007, a qual vem fomentando diversas atividades culturais na região do Cariri, sul deste estado. A partir desse contexto, a presente pesquisa aborda uma reflexão sobre como a formação de ensino híbrida, proposta pela ADC, vem influenciando os artistas locais e modificando os corpos sujeitos e o ambiente da dança do Cariri, através de composições coreográficas, aumento de eventos de dança, implementação de novos espaços e pesquisas em dança, traduzindo-se, portanto, em um campo constitutivo voltado à formação, a difusão e ao desenvolvimento da dança na contemporaneidade.