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Navegando por Autor "Souza, Josielma Priscila Pedro de"

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    Dissertação
    Comunidade fitoplanctônica e qualidade de água em cultivo de camarão em sistema convencional e com bioflocos: interfaces da pesquisa e ensino para aquicultura sustentável
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-09-30) Souza, Josielma Priscila Pedro de; Costa, Ivaneide Alves Soares da; ; ; Carneiro, Marcella Araújo do Amaral; ; Medeiros, Maria Luisa Quinino de;
    O presente trabalho tem como objetivo caracterizar e avaliar a comunidade fitoplanctônica e a qualidade de água em cultivo de camarão marinho convencional e com bioflocos, e promover uma ação educativa para formação de uma visão sócio ambiental crítica da aquicultura sustentável. O estudo foi realizado em uma fazenda de cultivo de camarão marinho da espécie Litopenaeus vannamei (BOONE, 1931) e na Lagoa de Guaraíras, ambiente de captação da água e receptor dos efluentes do cultivo, localizada no município de Nísia Floresta, litoral Sul do Estado do Rio Grande do Norte, nordeste do Brasil, no período de abril a julho de 2018. Parâmetros físico-químicos da água e comunidade fitoplanctônica foram analisados durante a fase de crescimento final até a despesca do camarão. Foi realizada análise de percepção dos alunos sobre aspectos da Aquicultura sustentável e uma exposição interativa durante uma feira de ciências da escola sobre o tema Vida na água, com alunos do ensino fundamental em uma escola da rede pública de ensino da zona rural do município de Nísia Floresta/RN. Considerando os altos valores de NT e Chl-a e a dominância de cianobactérias na lagoa de Guaraíras, a qualidade da água desse ambiente apresentou tendência a eutrofização. Diferente do esperado, os resultados revelam a diminuição da produtividade dos viveiros e da qualidade da água no sistema BFT, devido a fragilidades no manejo, especialmente dos parâmetros OD e SS. Para que sistema BFT seja realmente sustentável, é fundamental seguir rigorosamente os princípios técnicos de manejo. A riqueza e a dominância de espécies de fitoplâncton nos ambientes estudados foram representadas pelo grupo das cianobactérias em todos os ambientes (> 90% da biomassa total). Em relação aos modos de cultivos, o sistema convencional apresentou maior riqueza de espécies e menor densidade fitoplanctônica, o inverso foi observado no sistema BFT. A contribuição relativa das cianobactérias foi mais representativa nos viveiros convencionais e a maior riqueza foi identificada nos ambientes naturais. Registrou-se a ocorrência de cianobactérias potencialmente tóxicas e produtoras de off-flavor como Anabaenopisis circulares, Aphanizomenon gracile, Aphanocapsa delicatissima, Cylindrospermopsis raciborskii, Oscillatoria sp., Planktothrix sp., Pseudanabaena sp. e Snowella sp., enfatizando a importância desses microorganismos como bioindicadores de qualidade de água no cultivo e no ambiente natural. O resultado do questionário mostrou que 79% dos alunos não tinham ouvido falar sobre sustentabilidade. Em relação à aquicultura, 73% dos alunos não tinham conhecimento a que se referia e 79% informaram não saber o que era carcinicultura. A exposição interativa mostrou-se como uma ferramenta potencial para fomentar o interesse e a discussão sobre aspectos sociocientíficos de conteúdos curriculares, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos e uma aprendizagem mais significativa. Deste modo, a escola exerce o seu papel na construção da relação entre o meio ambiente e a cidadania, fortalecendo a consciência de que o ambiente é um patrimônio público comum e, sua defesa, um direito político de todos os cidadãos.
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