Navegando por Autor "Tertulino, Matheus Dantas"
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Artigo Educational opportunities for reflective practice(2015-10) Medeiros, Cláudia Christianne Barros de Melo; Alves, Maria do Socorro Costa Feitosa; Medeiros Júnior, Antônio; Reis, Mônica Karina Santos; Silva, Lucas José de Azevedo; Tertulino, Matheus DantasObjective: This paper aims to identify, during the educational process, the development of the ability to work in multidisciplinary team, during regular or electives disciplines, in the view of students. Methods: This is a descriptive study that used the procedure collects a semi-structured questionnaire directed to graduates of the School of Dentistry, Federal University of Rio Grande do Norte. The data were evaluated based on descriptive statistics. Results: The results indicate that interactions with the community in real-world scenarios, in the construction of everyday experiences and significant help in the reflective learning process. Conclusion: These practices are found in the Health and Citizenship discipline (SACI). It is an activity performed since 2000.2 and integrates actions of teaching, research and extension, based on dialogue between traditional and systematized knowledge, equally important in the relationship between education, health and citizenshipTCC Perfil atual dos cursos de formação do cirurgião buco maxilo facial brasileiro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-20) Tertulino, Matheus Dantas; Germano, Adriano Rocha; Germano, Adriano rocha; Santos, Victor Diniz Borborema dos; Silva, Edna Maria daNos dias atuais, em todos os países da América Latina, para se formar em cirurgia buco-maxilo-facial é exigida a graduação em odontologia, o que difere de diversos países no mundo, que exigem a formação em Medicina ou em ambas as áreas. Com referência a essa situação, buscou-se, com o presente estudo, traçar o perfil do modelo de formação do cirurgião buco-maxilo-facial no Brasil. Trata-se de um estudo preliminar, transversal, de caráter qualitativo/descritivo, tendo como universo do estudo 82 cursos de pós-graduação Lato sensu em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais registrados no Conselho Federal de Odontologia. A coleta dos dados foi realizada via e-mail; um questionário contendo 13 itens foi enviado às coordenações dos cursos. Os dados obtidos foram inseridos em uma planilha no Microsoft Office Excel e feita uma análise descritiva. Dezenove coordenadores retornaram o contato, dos quais, em número de sete (07), não oferecem mais o curso e dois recusaram a participação. Dos 10 cursos participantes, 09 eram residências e 01, curso de especialização. Todos os cursos pesquisados possuem como estrutura básica componentes curriculares em Cirurgia Ortognática, Cirurgia Oral Menor e Traumatologia. Alguns desses cursos oferecem a prática de Implantodontia, Cirurgia de Fissurados e Craniosinostose, conteúdos não tão comuns na rotina de diversos cursos. A maioria dos programas/cursos são gratuitos e ofertam bolsas de estudos. Em detrimento do reduzido número de cursos que aderiram à pesquisa, faz-se ainda necessário a realização de mais estudos para que se consiga definir um panorama mais completo acerca do perfil desses cursos de formação.