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Navegando por Autor "Vilar, Rosana Lúcia Alves de"

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    Dissertação
    À beira do leito : sentimentos de pacientes durante a passagem de plantão em Unidade de Terapia Intensiva
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-11-30) Pereira, Mabel Maria Marques; Germano, Raimunda Medeiros; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721938D8; ; http://lattes.cnpq.br/2438381144252542; Oliveira, Josineide Silveira de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796363D5; Vilar, Rosana Lúcia Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/3310631449276616; Farias, Glaucea Maciel de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792903Z9&dataRevisao=null
    O presente estudo tem como objetivo compreender os sentimentos de pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que vivenciam uma passagem de plantão à beira do leito. A passagem de plantão constitui uma das rotinas utilizadas pela enfermagem no seu processo de trabalho e de grande significação para o paciente; por isso mesmo, merece uma análise cuidadosa na busca de seu aperfeiçoamento para o aprimoramento da assistência de enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo exploratório, de natureza qualitativa. A coleta de informações foi realizada através de entrevista semiestruturada, nos meses de agosto e setembro de 2011, após autorização do Comitê de Ética, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, conforme Parecer 290/2011. A análise, pautada nos depoimentos dos pacientes, tomou a humanização como o fio condutor da investigação, apoiada em autores que tratam sobre o tema e na teoria da dádiva de Marcel Mauss que se assenta na tríade: dar-receber-retribuir. Os resultados apontam que a passagem de plantão à beira do leito embora não tenha se configurado, pelo teor das falas dos pacientes entrevistados, como um momento que tenha gerado medo e ansiedade, pôde-se depreender pelas expressões de silêncio, lágrimas e outras sinalizações, durante as entrevistas, o quão difícil é vivenciar essa experiência. Mesmo assim, apesar dessa aparente tranquilidade, revelaram incerteza e apreensão diante das falas dos profissionais, por ocasião da visita à beira do leito, particularmente, quando se referiam ao seu estado de saúde e de seus vizinhos. Por outro lado, a indiferença em relação à participação do paciente, no momento da visita, expressando uma atitude de cunho meramente técnico, desumaniza a ação do cuidar, essência da enfermagem. E, por tudo que apreendemos dos pacientes, acerca da visita à beira do leito, bem como da própria UTI, podemos inferir que há sofrimento para eles. No entanto, vamos compreender suas revelações e sentimentos buscando apoio na teoria da dádiva de Mauss: o paciente recebe o presente (cuidado) e, imbuído de um sentimento de gratidão, o retribui em forma de elogios e gentilezas. Justamente por isso, precisamos aguçar nossa sensibilidade para lidar com a condição humana, em toda a sua vulnerabilidade.
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    Dissertação
    Ações educativas com portadores de diabetes Mellitus através da educação popular em saúde
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-03-20) Almeida, Marise Soares; Medeiros Júnior, Antonio; ; http://lattes.cnpq.br/8911091115987549; ; http://lattes.cnpq.br/1676822256533095; Vilar, Rosana Lúcia Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/3310631449276616; Fuscella, Maria Alice Pimentel; ; http://lattes.cnpq.br/8006604693243296
    A Educação Popular em Saúde, em sua dimensão libertadora, remete indivíduos e grupos à troca de saberes e experiências, permitindo-lhes associar a saúde ao resultado das suas condições de vida levando a uma emancipação do sujeito. Sob essa ótica, trabalhadores e usuários da saúde são sujeitos do processo educativo. Neste sentido, este estudo tem como objetivos apresentar as principais características clínicas e sócio sanitárias e promover ações educativas com portadores de Diabetes Mellitus (DM) em uma Unidade de Saúde da Família do Distrito Sanitário Oeste, no município de Natal/RN. Trata-se de uma pesquisa-ação na qual foi utilizado, para a dinamização de três grupos educativos com reuniões periódicas mensais, o referencial teórico da Teoria da Educação Libertadora, que tem como base uma pedagogia problematizadora e que valoriza o diálogo no processo de compreensão de si mesmo e do mundo. Participaram da pesquisa trinta trabalhadores de saúde e trinta e seis usuários diabéticos, moradores da área de abrangência da unidade de saúde. Cada grupo de usuários tinha, em média, doze participantes, e as ações foram organizadas no salão da unidade, no Espaço Eliane Laurentino, utilizando-se rodas de conversa, dinâmicas de grupo, narrativas de vida, relatos de experiências, exibições e discussões de filmes, músicas, explicitação de saberes, desejos, limitações, crenças e valores socialmente construídos. A coleta dos dados foi realizada durante o segundo semestre de dois mil e treze através da Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), gravações das rodas de conversa, observação participante, dinâmicas de grupo, depoimentos, questionários, narrativa de vida e fotografias. O material empírico foi organizado e submetido a três análises: conteúdo temático e análise de ocorrência (Bardin), análise pelo software IRAMUTEQ (Ratinaud), e o método de análise fotográfica (Edmund Feldman). Essas análises dos dados originaram palavras, expressões, categorias, temas e situações criativas mostrando que a educação popular em saúde encontra-se em processo de construção, ainda muito incipiente na atenção básica. A Política Nacional de Educação Popular em Saúde nos mostra os caminhos necessários para a transformação das práticas de saúde e a construção de uma sociedade mais compartilhada e solidária. As reuniões de grupo vivenciadas poderiam ser espaços para reverter essa lógica normativa que vem acontecendo ao longo dos anos na atenção básica, mas isso, por si só, não basta. Concluímos que com a utilização de práticas ativas, ampliação da escuta e capacitações sobre Educação Popular em Saúde possibilitará mudanças no cenário onde os usuários e trabalhadores de saúde atuam com a diabetes mellitus. Assim, percebemos que a Educação Popular em Saúde vem sendo incorporada timidamente no processo educativo dos sujeitos deste estudo e bem distante dos princípios de participação, organização de um trabalho político, ampliação dos espaços de diálogo, respeito, de solidariedade e tolerância entre os diversos atores envolvidos no enfrentamento dos problemas de saúde, fundamentais para o aperfeiçoamento na construção de práticas saudáveis da atenção básica
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    Dissertação
    Acompanhando o crescimento e o desenvolvimento da criança : uma intervenção integrada entre enfermagem e família
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-12-17) Macedo, Isabelle Pinheiro; Monteiro, Akemi Iwata; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794971Y1&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/5273240961159532; Collet, Neusa; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795273E3; Timóteo, Rosalba Pessoa de Souza; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760582E9&dataRevisao=null; Vilar, Rosana Lúcia Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/3310631449276616
    O acompanhamento do Crescimento e do Desenvolvimento (CD) da criança é o eixo norteador das ações básicas em saúde voltadas para essa clientela, atuando no âmbito da vigilância à saúde e inferindo positivamente nos índices de morbidade e de mortalidade infantil, que ainda hoje são uma preocupação no mundo e no Brasil. Porém, na maioria das vezes, essa prática é pautada no modelo biomédico de atendimento, individualizado, com ênfase nas queixas e medicalização, favorecendo a passividade dos usuários. Diante dessa problemática, objetivamos desenvolver o acompanhamento do CD da criança em uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF), através de uma abordagem coletiva de atendimento junto à equipe de saúde, em especial as enfermeiras, e cuidadoras. Trata-se de um estudo qualitativo, tendo como método a pesquisa-ação. Envolveu as quatro enfermeiras e vinte e seis cuidadoras de crianças da área de abrangência da UBSF de Cidade Nova, no município de Natal, no período de fevereiro a julho de 2010. Os dados foram analisados seguindo o direcionamento da análise temática freireana. No diagnóstico situacional da realidade atual de acompanhamento do CD das crianças na referida UBSF, através da observação participante e aplicação de questionário junto as enfermeiras, percebemos que apesar dessas profissionais terem um conhecimento atrelado ao paradigma de promoção à saúde, na prática o acompanhamento da criança é feito através de consultas individuais em sala ambulatorial, pautado nas queixas trazidas pelas cuidadoras, com pouca resolubilidade nas ações empregadas. Vista a necessidade de mudança no modelo de atendimento, decidimos conjuntamente, no grupo focal, pelo acompanhamento coletivo do CD das crianças, apresentando, em seguida, essa proposta à equipe multiprofissional, sendo discutida a participação das categorias profissionais e planejadas coletivamente as ações. Na etapa de implementação da ação coletiva, contemplamos a execução pelas cuidadoras da anamnese e exame físico, registro dos dados na Caderneta de Saúde da Criança e discussão dos achados clínicos, sob supervisão das enfermeiras e facilitadoras. Na avaliação, constatamos que essa estratégia de acompanhamento coletivo permitiu às cuidadoras a aprendizagem de novos conhecimentos, a troca de experiências, o auxílio nos cuidados domiciliários, além de diminuir o tempo de espera pelo atendimento e oportunizar maior tempo de discussão sobre a situação de saúde das crianças, diferenciando-se do atendimento ambulatorial. Como dificuldades, deparamos-nos com o alto índice de faltosos (53,8%), falta de motivação e passividade das usuárias, pouca participação de outros profissionais de saúde e envolvimento das enfermeiras em outras atividades técnicas e burocráticas no momento do atendimento. Assim, constatamos ainda um forte enraizamento do modelo clínico individual no modo de pensar e agir das enfermeiras e das cuidadoras
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    Dissertação
    Análise de redes do cotidiano a partir do encontro entre usuários e profissionais da estratégia saúde da família
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-14) Melo, Ricardo Henrique Vieira de; Vilar, Rosana Lúcia Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/3310631449276616; ; http://lattes.cnpq.br/8774327852944516; Silva, Geórgia Sibele Nogueira da; ; http://lattes.cnpq.br/1062059652170019; Albuquerque, Paulo Henrique Novaes Martins; ; http://lattes.cnpq.br/6218095707596245
    O presente estudo discute a formação de Redes Sociais no cotidiano da Estratégia Saúde da Família, a partir de aportes da teoria sociológica sobre redes, interações, dádiva e reconhecimento. O objetivo geral é analisar as redes sociais locais em saúde a partir da interação de usuários e profissionais da Estratégia Saúde da Família na Unidade de Saúde de Ligéia, em Natal, RN. Seus objetivos específicos são: Mapear as redes sociais locais em saúde existentes no território adscrito; Identificar os tipos de interações cotidianas entre os sujeitos; Compreender a percepção dos sujeitos sobre o processo de formação de redes sociais a partir das interações. Caracteriza-se enquanto pesquisa qualitativa exploratória cujos sujeitos foram profissionais e usuários vinculados à referida unidade de saúde. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas individuais semiestruturadas e debates em grupos focais, estimulados pela Metodologia de Análise de Redes do Cotidiano (MARES), pertinente para abordar a complexidade das relações sociais e mapear os diferentes conteúdos expressos e as formas de mobilização coletiva. A análise dos dados foi realizada através da Técnica de Análise Temática de Conteúdo, proposta por Minayo. Os resultados foram interpretados à luz das Teorias da Dádiva (Mauss) e do Reconhecimento (Honneth). Os sujeitos visualizaram: Rede Virtual (28,20%); Rede de Atenção à Saúde (25,64%); Redes de Usuários (17,95%); Rede Pessoal (10,26%); Conselho Comunitário (10,26%); Escolas (7,69%). Os participantes não perceberam os arranjos familiares enquanto Redes Sociais. Os tipos de interações sociais identificadas foram: Confrontação/Negociação (41.02%); Harmônicas (25,70%); Correlativas (17,90%); Definidas pela Organização (15,38%). A formação de redes sociais ocorre a partir de interações cotidianas entre pessoas, pela articulação inseparável de conteúdos e formas, catalisadas pelo contexto, experiência e cognição, valorizando a liberdade, a expressividade e a diversidade dos parceiros de significação. Foram encontradas duas categorias, na percepção dos sujeitos, sobre a formação de redes sociais do cotidiano: Diálogo e Encontro. Validamos e recomendamos o uso da metodologia MARES: Na formação, para despertar uma visão mais tolerante e humana de si e do outro; Na avaliação qualitativa dos serviços, por facilitar a reflexão sobre a prática e (re)organização do processo de trabalho; Na comunidade, para estimular movimentos sociais existentes ou emergentes. A aposta no circuito da dádiva e do reconhecimento recíproco, durante o trânsito nas redes sociais em saúde, pode ser capaz de tecer uma práxis transformadora, pela busca e alcance de confiança, respeito e estima, nos espaços de encontro entre usuários e profissionais da Estratégia Saúde da Família
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    Tese
    Análise dos marcos teóricos e estruturais do currículo de graduação em enfermagem no Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-04-26) Valença, Cecília Nogueira; Germano, Raimunda Medeiros; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721938D8; ; http://lattes.cnpq.br/2788316719185705; Fonseca, Ailton Siqueira de Sousa; ; http://lattes.cnpq.br/4878147595860938; Menezes, Rejane Maria Paiva de; ; http://lattes.cnpq.br/5190926575194616; Medeiros, Soraya Maria de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760209A3&dataRevisao=null; Guimarães, Jacileide; ; http://lattes.cnpq.br/8942333851163376; Vilar, Rosana Lúcia Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/3310631449276616
    Esta pesquisa teve como questão norteadora: Quais os marcos teóricos e estruturais do currículo de graduação em enfermagem das universidades públicas no estado do Rio Grande do Norte? Assim, foram objetivos deste estudo: Analisar os marcos teóricos e estruturais do currículo de graduação em enfermagem das universidades públicas no estado do Rio Grande do Norte; Identificar os marcos teóricos e os modelos de formação que orientam os marcos estruturais dos currículos dos cursos de enfermagem das universidades públicas estudadas; Analisar as concepções de formação dos currículos a partir das vozes dos coordenadores de cursos. Trata-se de um estudo qualitativo, analítico, comportando as discussões da pesquisa documental e empírica. Participaram dez docentes que atuam como coordenadores dos cursos de graduação em enfermagem ou orientadores acadêmicos, na UFRN Campus Central em Natal e Faculdade de Ciências da Saúde (Facisa), em Santa Cruz e na UERN Campi Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros. As informações coletadas por entrevista foram analisadas através da sociologia cartográfica ou cartografia simbólica de Boaventura de Sousa Santos. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UERN, mediante o CAAE: 03610912.7.0000.5294. Todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os resultados e discussão foram apresentados em quatro artigos científicos. O primeiro artigo, intitulado A análise de projetos pedagógicos em enfermagem à luz da cartografia simbólica, apresenta a utilização do método cartográfico nas pesquisas e no estudo dos currículos de enfermagem. No artigo Análise dos marcos teórico-filosófico, estrutural e referencial nos currículos de enfermagem, esses marcos são conceituados nos currículos da UERN e da UFRN. Os principais desafios enfrentados na realização do estágio curricular supervisionado em enfermagem estabelecem uma reflexão sobre as dificuldades que os supervisores de estágio apresentam, principalmente, no tocante à relação ensino/serviço e à articulação teoria/prática. No último artigo são discutidas as Mudanças na formação em enfermagem a partir do perfil do egresso, que ganharam um impulso a partir das reformulações curriculares propostas pelas diretrizes curriculares nacionais. O estudo concluiu, pela análise dos marcos teóricos e estruturais dos currículos dos cursos de enfermagem das universidades públicas do Rio Grande do Norte, que existe uma intenção explícita em formar enfermeiros voltados para o sistema único de saúde e uma busca em elaborar inovadores projetos pedagógicos de curso conforme as diretrizes curriculares nacionais para a área de enfermagem. A tese defendida nesta investigação foi que os currículos das instituições públicas de ensino superior de enfermagem no estado do Rio Grande do Norte avançaram de uma formação centrada no modelo biologicista, de orientação flexneriana, para o ensino capaz de articular a saúde com as questões sociais, políticas e culturais
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    Dissertação
    Aprendizagem na interação ensino-serviço-comunidade: a formação na perspesctiva dialógica com a sociedade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-02-08) Ribeiro, Iramara Lima; Medeiros Júnior, Antonio; ; http://lattes.cnpq.br/8911091115987549; ; http://lattes.cnpq.br/1033263683509450; Bosco Filho, João; ; http://lattes.cnpq.br/3068285662145237; Vilar, Rosana Lúcia Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/3310631449276616
    Considerando o papel do ensino superior em saúde para a sociedade brasileira, em que os egressos dos cursos ofertados na área serão os profissionais prestadores de serviços à população, este estudo objetivou analisar o componente ensino do PET-Saúde da Família - Natal-RN na formação de estudantes dos cursos de graduação em saúde da UFRN. Foi realizada pesquisa qualitativa com análise de documentos das disciplinas SACI e POTI datados entre 2009 e 2011 (portfólios, avaliações de desempenho e oficina de avaliação), mediante o auxílio do software Alceste© e análise de conteúdo, segundo Bardin. Na análise foi encontrado como potencialidades: o alunato trabalhando em grupo tutorial multidisciplinar, cuja interação e contato com a Unidade de Saúde da Família, incluídos os profissionais, bem como a comunidade, instiga nos aprendizes o diálogo consigo mesmo e com o outro, numa construção dos ser/agir no mundo. Os textos trabalhados durante as aulas permitem refletir e teorizar a respeito da realidade observada, auxiliando-os na identificação dos problemas e no traçar estratégias de intervenção. Já a observação da realidade reveste o aluno de humanização. Este passa a captar as necessidades e dificuldades enfrentadas pela comunidade observada. Nas fragilidades ficaram evidenciados: problemas de relações interpessoais entre os estudantes da SACI; a maioria dos projetos de intervenção ocorrendo numa perspectiva paternalista, reproduzindo o modelo de prestação de serviços na saúde mais praticado nas sociedades brasileiras; dificuldades em aprofundar no aprendiz, a importância da teorização dos assuntos; problemas de financiamento de projetos de intervenção; descumprimento do plano de ensino em alguns grupos tutoriais; e, por fim, dificuldades dos alunos e monitores em acompanhar as atividade de pesquisa e extensão do PET-Saúde, pela falta de integração dos projetos pedagógicos dos cursos. Conclui-se que o componente ensino do PET-Saúde da Família adota metodologias ativas de ensino na inserção de alunos na Atenção Primária em Saúde, proporcionando uma formação dentro de princípios éticos e humanísticos a partir do trabalho em equipe e da inclusão reflexiva dos alunos na Estratégia Saúde da Família. Apesar da existência de fragilidades concernentes às relações interpessoais, descompasso entre as proposições multiprofissionais e interdisciplinares da SACI e POTI e as dificuldades de pô-las em prática em currículos fragmentados e organizados por disciplinas pouco flexíveis, potencialmente, ao fim dessas experiências conectadas a Atenção Primária, os discentes apresentam uma nova visão do cuidado com a saúde, próxima às necessidades da população, iniciando uma tomada de postura crítica e reflexiva, entendendo-se com sujeitos ativos no construir a saúde coletivamente
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    Dissertação
    Atuação da escola frente à violência: estudo comparativo entre duas instituiçoes de ensino
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-12-08) Rocha, Karolina de Moura Manso da; Farias, Glaucea Maciel de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792903Z9&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/9170379483655528; Cadete, Matilde Meire Miranda; ; http://lattes.cnpq.br/7422035230947143; Germano, Raimunda Medeiros; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721938D8; Vilar, Rosana Lúcia Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/3310631449276616
    Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, comparativo com abordagem quantitativa, cujo objetivo geral foi analisar a violência na escola de forma comparativa no contexto de duas instituições de ensino em Natal/RN. Os específicos foram identificar os tipos de manifestações da violência nos contextos da escola pública e particular; identificar a postura da direção, professores e funcionários da escola durante e após a ocorrência de manifestações de violência no ambiente escolar; identificar medidas de prevenção da violência no âmbito das escolas. Os resultados mostram que dos 121 participantes 68 (56,20%) eram do sexo feminino e 53 (43,80%) masculino, 38 (31,40%) tinham entre 40 e 49 anos, 85 (70,2%) residiam na Zona Sul da cidade de Natal (RN), 46 (38,02%) especialização, 68 (56,20%) eram católicos, 63 (52,07%) casados; 41 (33,88%) recebiam entre 03 e 05 salários mínimos e 68 (56,20%) eram professores; 51 (42,15%) funcionários e 02 (01,65%) diretores; 46 (38,02%) profissionais possuíam entre 05 e 14 anos e 11 meses de experiência no ensino 70 (57,85%) menos de cinco anos de serviço na instituição; 68 (56,20%) trabalhavam entre 20 horas e 40 horas por semana, 81 (16,30%) atuavam no 9º ano do ensino fundamental II. Quanto ao dimensionamento da violência, 111 (91,74%) entrevistados presenciaram episódios deste evento na instituição que trabalham; 100 (82,64%) presenciaram a violência verbal; 87 (71,90%) ligaram para os pais quando acontecia algum evento violento que causava lesão aos alunos, 66 (54,55%) acreditaram que a violência familiar é o principal motivo para os jovens praticaram o bullying, 44 (38,98%) observaram os episódios de bullying diariamente; 64 (52,89%) o evento acontecer no pátio. Das 37 vitimas de violência na escola, 22 (59,45%) sofreram agressão verbal; 18 (48,65%) sofreram violência uma vez por semana, 36 (97,30%) foram agredidos por alunos, 104 (85,95%) conseguem diferenciar os atos mal comportamento do bullying; 28 (23,14%) separaram os envolvidos e comunicaram verbalmente a coordenação; 23 (19,00%) afirmaram que as coordenações das escolas conversaram com os pais a respeito da conduta agressiva do aluno. No tocante as ações realizadas para minimizar o bullying, 69 (57,02%) profissionais participaram de algum processo educativo, 47 (38,84%) o processo educativo foi em outra instituição, 49 (71,01%) fizeram cursos com duração de 12 a 24 horas; 59 (48,76%) afirmam que a interação com os pais e familiares foi a ação mais estimulada pela escola para tentar minimizar e prevenir o evento; 116 (95,87%) participaram de reuniões nas instituições pesquisadas; 58 (50,00%) responderam que as reuniões aconteciam bimestralmente e 121 (100,00%) afirmaram não ter nenhum curso de atualização sobre violência na escola nas escolas pesquisadas. Concluímos que a violência na escola vem se expressando em qualquer classe social e que os profissionais estão pouco preparados para lidarem com a situação. Assim esperamos que os profissionais da educação, através da leitura do nosso estudo, possam perceber que a violência na escola acontece em qualquer instituição prejudicando a vida de todos que compõem o universo educacional. É de extrema relevância que estes profissionais procurem se capacitar sempre para que através do conhecimento possam criar estratégias de prevenção e minimização do bullying que mudem a realidade do seu ambiente de trabalho
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    Dissertação
    Avaliação da dor oncológica: estudo comparativo com pacientes internados em um hospital de referência em Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-11-04) Costa, Weruska Alcoforado; Farias, Glaucea Maciel de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792903Z9&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/4570871050800573; Nóbrega, Maria Miriam Lima da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797014T6&dataRevisao=null; Germano, Raimunda Medeiros; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721938D8; Vilar, Rosana Lúcia Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/3310631449276616
    Estudo de caráter quase experimental, com dados prospectivos, comparativo e de abordagem quantitativa, realizado em um hospital de referência, objetivando: identificar a efetividade da Escala de Estimativa Numérica (NRS) e do Questionário para dor de McGill (MPQ), utilizados simultaneamente, para avaliar um grupo de pacientes com dor oncológica (Grupo Experimental); identificar a efetividade da Escala de Estimativa Numérica (NRS) para avaliar um grupo de pacientes com dor oncológica (Grupo-Controle); identificar a resolutividade da dor de acordo com a medicação prescrita, considerando o resultado das escalas de avaliação, e compará-la entre os dois grupos de pacientes estudados. A população constou de 100 pacientes, tanto o grupo experimental como o de controle sendo compostos por 50 pessoas, com dados coletados de fevereiro a abril de 2010. Os resultados mostram que, no grupo experimental, 32% dos pacientes estavam na faixa de 60 a 69 anos, sendo 80% de mulheres; 30% possuíam tumor primário na mama, 58% timham metástase, e em 70% a doença estava locorregional. Na primeira avaliação da dor, 26 % a identificaram como leve; 46%, moderada; e 28%, severa; com média de 5,50. Na segunda avaliação da dor, 2% tiveram ausência de dor; 70%, leve; 26%, moderada; e 2%, severa; com média de 3,30. Naqueles com dor moderada, 60% utilizaram medicamentos não opioides, 25% com dor severa foram medicados com não opioides e 41,67% com opioides fracos. Em relação ao Índice de Controle da Dor (PMI), 44,0% tiveram valor -1 . No grupo controle, 28% estavam na faixa etária entre 40 a 49 anos, e 54% eram homens; 20% tinham tumor primário na mama e geniturinário, consecutivamente; 56% apresentaram metástase; em 64% a doença estava locorregional. Na primeira avaliação da dor, 14% a consideraram leve; 42%, moderada; e 44% severa; com média de 6,26. Na segunda avaliação da dor, 18% não apresentaram esse sinal; em 38% a dor foi leve; 40%, moderada; e 4%, severa; com média de 3,0. Em relação à terapia medicamentosa, 71,43% com dor moderada utilizaram não opioide, 22,73% com dor severa usaram não opioide e 27,27% opioide fraco. Considerando o PMI, 42% apresentaram índice -1 ; e 42%, valor 0 . Concluímos, que apesar da importância da dor como 5° sinal vital, ela continua sendo subidentificada e subtratada pelos profissionais. Entretanto, os pacientes oncológicos estudados tendiam a reportar a dor com mais facilidade quando avaliados com o instrumento NRS do que quando havia o uso combinado da NRS e do MPQ. Contudo, acreditamos que a junção desses dois instrumentos representa uma avaliação mais eficaz da dor, por compreender as suas faces quantitativa e qualitativa. Recomendamos, porém, que este estudo seja replicado com uma população maior, por um período de tempo mais longo, e, consequentemente, gerando mais avaliações, para que se possa confirmar ou não a hipótese de que a NRS e o MPQ, juntos, avaliem melhor a dor do paciente oncológico
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    Dissertação
    Avaliação da dor pós-operatória: análise em pacientes submetidos a cirurgias abdominais em um hospital universitário de Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-11-05) Rufino, Fatima Haryanny Gomes; Farias, Glaucea Maciel de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792903Z9&dataRevisao=null; ; Germano, Raimunda Medeiros; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721938D8; Nóbrega, Maria Miriam Lima da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797014T6&dataRevisao=null; Vilar, Rosana Lúcia Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/3310631449276616
    Estudo exploratório descritivo, com abordagem quantitativa, desenvolvido entre fevereiro e maio de 2010, com o objetivo de avaliar a dor dos pacientes submetidos a cirurgias abdominais em um Hospital Universitário, em Natal/RN; identificar a localização e a intensidade dolorosa mensurada pela Escala de Estimativa Numérica; analisar a dor nas dimensões sensorial-discriminativa, motivacional-afetiva e a cognitivo-avaliativa, utilizando o Questionário para dor McGill; relacionar o processo álgico com a idade, sexo, religião e tipo de abordagem cirúrgica; identificar a efetividade da medicação utilizada no alívio da dor pós-operatória. A amostra constou de 253 pacientes submetidos a cirurgias abdominais. Os resultados mostraram que 63,63% eram mulheres, entre 38 e 47 anos (21,34%); não alfabetizados (21,73%), casadas (64,03%), procedentes da grande Natal (67,97%) e católicas (74,30%). Na primeira avaliação, 84,19% apresentaram dor pós-operatória; 18,97% apresentaram dor leve; 21,74% moderada e 43,48% severa. A média do número de descritores escolhidos através do Questionário de Dor McGill foi 10,78 (DP= 6,09) e o índice de dor 23,65 (DP= 15,93). Os descritores escolhidos com maior frequência foram: dor enjoada (69,01%), cansativa (65,25%), fina (62,44%), aborrecida (58,69%), ardor (46,48%), pontada (38,50%) e cólica (35,21%). Na segunda avaliação, 57,71% pacientes não referiram dor pós-operatória e 42,29% continuaram com queixas de dor. Apenas 41,90% dos pacientes tiveram sua dor totalmente aliviada após administração do analgésico. Os grupos farmacológicos mais utilizados foram os analgésicos simples 37,86%, opióides fracos 32,98%, AINES 19,85% e opióides fortes 9,31%. Não encontramos relação significativa entre a variável dor pós-operatória com o sexo, religião e tipo de abordagem cirúrgica. Concluímos que houve uma alta prevalência de dor pós-operatória, principalmente a de intensidade severa. A dor foi efetivamente aliviada em menos da metade dos pacientes. Dessa forma, percebemos que não existia coerência entre a intensidade da dor do paciente e o analgésico administrado para o seu alívio. A educação permanente dos profissionais de saúde deverá ser uma das ações mais eficazes para evitar ou minimizar a ocorrência desse evento
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    Tese
    Avaliação do programa saúde da família no Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-03-27) Santos, Paula Fernanda Brandão Batista dos; ; http://lattes.cnpq.br/5842101500628299; ; http://lattes.cnpq.br/0414246002092813; Fortes, Lore; ; http://lattes.cnpq.br/4596655243422487; Gico, Vania de Vasconcelos; ; http://lattes.cnpq.br/7539570452372582; Vilar, Rosana Lúcia Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/3310631449276616; Sá, Lenilde Duarte de; ; http://lattes.cnpq.br/6801469017582405; Miranda, Moemia Gomes de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/7041496129601963
    O Programa Saúde da Família implantado nos municípios brasileiros a partir de 1994 representa hoje a proposta mais promissora para se promover mudanças importantes nos sistemas municipais de saúde, de forma a permitir o acesso universal à assistência à saúde, a integralidade, a equidade e promover o controle social, conquistas previstas pelo processo de reforma sanitária e incorporadas aos princípios do SUS. No entanto, muitos são os desafios impostos para que o PSF possa provocar estes avanços. Neste estudo procuramos responder ao seguinte problema de pesquisa: quais são os resultados do Programa Saúde da Família em relação aos beneficiários em municípios de pequeno, médio e grande porte? A hipótese que orientou a realização do trabalho foi que a variação nos níveis de realização/resultados (estritos, impactos e efeitos) do Programa Saúde da Família está relacionada ao porte dos municípios. Para tanto, tivemos como objetivo geral avaliar os resultados do Programa Saúde da Família nos municípios do Rio Grande do Norte. E como objetivos específicos aferir os resultados estritos, os efeitos e impactos do programa, a partir dos critérios de eficácia e efetividade sobre a população beneficiária; e aferir o impacto do programa sobre a organização do sistema municipal de saúde. Trata-se de uma pesquisa de avaliação de impacto, desenvolvida a partir do estudo de casos múltiplos com abordagem quanti-qualitativa. Participaram do estudo os municípios de pequeno porte (Acari e Taipu), de médio porte (Canguaretama e Santa Cruz) e de grande porte (Natal e Mossoró). Os sujeitos da pesquisa foram os usuários/beneficiários do programa e os profissionais de saúde. A análise dos dados foi realizada através da estatística descritiva e da análise do conteúdo comparada a partir do modelo lógico/teórico do programa. Os resultados obtidos no que se referem aos princípios avaliados (universalização, integralidade e participação comunitária) nos mostram que os municípios apresentaram resultados distintos, porém sem relação direta com o porte, mas com características da forma de implementação do programa em cada município e com os arranjos realizados para sua operacionalização. O efeito positivo que gerou mudança significativa na vida das pessoas esteve vinculado ao aumento do acesso e diminuição das barreiras geográficas. No entanto, para o sistema municipal de saúde, no que tange às mudanças pretendidas pelo programa não observamos impacto positivo, mas sim, impacto negativo relativo a um aumento das barreiras para o usuário ter acesso aos demais níveis do sistema de saúde
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    Dissertação
    Conquistas e desafios do processo de trabalho de enfermagem: o caso dos CAPS em Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-12) Paulino, Tayssa Suelen Cordeiro; Vitor, Allyne Fortes; ; http://lattes.cnpq.br/1927801553508976; ; http://lattes.cnpq.br/6513437915163819; Araújo, Ednaldo Cavalcante de; ; http://lattes.cnpq.br/7392652886296731; Miranda, Francisco Arnoldo Nunes de; ; http://lattes.cnpq.br/9242337504601387; Vilar, Rosana Lúcia Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/3310631449276616; Santos, Viviane Euzébia Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/5808110442588994
    A Reforma Psiquiátrica brasileira propõe a criação de vínculos/interações do doente mental com a sociedade civil, por meio do resgate da cidadania e da assistência ao doente mental. A desinstitucionalização em saúde mental preconiza a partir de diretrizes a diminuição da oferta de leitos hospitalares e consequentemente, a criação de serviços substitutivos de atenção psicossocial, principalmente, no que tange às práticas terapêuticas emancipadoras. A partir desse cenário o presente estudo tem como objetivo investigar a atualidade e os desafios do processo de trabalho da enfermagem nos CAPS III no município de Natal/RN. Trata-se de pesquisa do tipo descritiva com abordagem qualitativa e de caráter exploratório do tipo estudo de caso. Os sujeitos são trabalhadores da equipe de enfermagem do CAPS III Leste de Natal/RN. Este serviço possui ações voltadas para a atenção psicossocial dos sujeitos atendidos, com atendimento diário pela assistência multiprofissional, comportando a extensão de atividades de tratamento e acompanhamento, atividades laborais e culturais. Emprega-se a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. A análise de dados se fez por meio da Análise Temática proposta por Bardin. Assim, o presente buscou trazer à discussão de como esse processo se consolida no cotidiano do serviço. Desta forma, intencionou-se contribuir para o debate sobre a desinstitucionalização na atenção psicossocial como diretriz da saúde mental no processo de trabalho de enfermagem em um CAPSIII, Natal/RN
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    Dissertação
    Corações e mentes desvendam o Sistema Único de Saúde : visões e vivências de estudantes de enfermagem
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-03-14) Valença, Cecília Nogueira; Germano, Raimunda Medeiros; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721938D8; ; http://lattes.cnpq.br/2788316719185705; Oliveira, Josineide Silveira de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796363D5; Vilar, Rosana Lúcia Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/3310631449276616; Guimarães, Jacileide; ; http://lattes.cnpq.br/8942333851163376
    Uma das tentativas do ministério da saúde de contribuir para tornar a saúde coletiva mais atraente para o estudante da área de saúde/enfermagem se trata do projeto de Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS). Portanto, estudar a visão de discentes sobre o ensino de enfermagem a partir de suas vivências no VER-SUS constitui o objeto desta investigação. Seu objetivo é analisar as visões e vivências de estudantes de enfermagem sobre a contribuição do VER-SUS na sua formação profissional. Trata-se de um estudo do tipo descritivo/exploratório, com abordagem qualitativa. Participaram 18 estudantes da graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), egressos do VER-SUS, no período de 2006/2009. Para a coleta de informações, foram utilizadas as técnicas de grupo focal orientado por um roteiro de questões, e entrevista semiestruturada, com questões abertas e fechadas. As informações coletadas foram analisadas através da técnica de análise de conteúdo, na modalidade de análise temática. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN pelo parecer nº. 223/2010 e CAAE nº. 0105.0.051.000-10. A vivência e o estágio do VER-SUS contribuíram de forma significativa para a formação em saúde, pois ajudaram a perceber o papel da universidade e da formação em saúde/enfermagem em meio ao modelo hegemônico de formação. Nas visões e vivências dos estudantes de enfermagem participantes do projeto sobre o SUS foi de suma importância a utilização de metodologias ativas para o processo ensino/aprendizagem e os facilitadores atuaram como condutores da aproximação com o SUS. O estudo concluiu que o VER-SUS contribuiu para a formação em saúde/enfermagem, aproximando os estudantes da realidade da comunidade
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    Livro
    Os desafios da gestão do trabalho nas secretarias estaduais de saúde no Brasil
    (CONASS, 2019) Castro, Janete Lima de; Vilar, Rosana Lúcia Alves de; Costa, Olavo Viana; Gosch, Cristiane Scolari; Carvalho, Tatiana de Medeiros de; Pontes, Haroldo Jorge de Carvalh
    Esta publicação apresenta o levantamento feito pela pesquisa Análise das políticas e ações do campo da gestão e regulação do trabalho, implantadas no âmbito estadual do SUS sobre o funcionamento dos Setores de Gestão do Trabalho das Secretarias Estaduais de Saúde no Brasil. A citada pesquisa teve o propósito de avaliar as políticas e ações do campo da gestão e regulação do trabalho, implantadas no âmbito estadual do SUS, ressaltando seus avanços e dificuldades, na perspectiva de contribuir para o fortalecimento da capacidade gestora dos Setores de Gestão do Trabalho das Secretarias Estaduais de Saúde. Sua realização corresponde a uma das etapas do Projeto de Apoio ao Desenvolvimento Institucional e Fortalecimento das Estruturas de Gestão do Trabalho das Secretarias Estaduais de Saúde, fruto de convênio entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com financiamento do Fundo Nacional de Saúde (FNS). O citado projeto tem o privilégio de envolver quatro instituições de reconhecida importância no cenário do Sistema Único de Saúde (SUS): o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Gestão do Trabalho da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Degets/SGTES); o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass); a Organização Pan- -Americana da Saúde/Organização Mundial de Saúde (Opas/OMS) no Brasil e a UFRN, por meio pelo Observatório de Recursos Humanos em Saúde do Departamento de Saúde Coletiva. A publicação de parte dos resultados da pesquisa – referentes ao funcionamento dos Setores de Gestão do Trabalho das Secretarias Estaduais de Saúde – pelo Conass reforça o envolvimento das instituições aqui citadas com o projeto de fortalecimento da gestão do trabalho nas Secretarias Estaduais de Saúde. É na perspectiva desse fortalecimento que a pesquisa supracitada foi realizada e que alguns dos resultados são publicados nesta edição. Ao longo dos últimos anos, a SGTES tem desenvolvido ações para o fomento de políticas direcionadas à valorização dos trabalhadores e à democratização das relações de trabalho no SUS. Esse caminhar tem sido feito na companhia de várias parcerias institucionais, dentre as quais se destaca a parceria com o Observatório de Recursos Humanos em Saúde do Departamento de Saúde Coletiva/UFRN. A realização do Projeto de Apoio ao Desenvolvimento Institucional e Fortalecimento das Estruturas de Gestão do Trabalho das Secretarias Estaduais de Saúde representa mais um passo dessa parceria. O Departamento de Saúde Coletiva ressalta a importância da participação de seus professores em inciativas como esta que têm como premissa apoiar e fortalecer o SUS.
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    Dissertação
    Doce vida: um estudo sobre a experiência alimentar e os desafios para o tratamento dietético em pessoas vivendo com diabetes mellitus
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Rodrigues, Bianca Arnoud; Souza, Elizabethe Cristina Fagundes de; Vilar, Rosana Lúcia Alves de; http://lattes.cnpq.br/3310631449276616; Bosco Filho, João; http://lattes.cnpq.br/5933901040621573
    O diabetes mellitus é uma doença cujo interesse da saúde pública se dá pelo aumento crescente dos casos como também pelo desafio individual de conviver com a doença. O tratamento consiste, entre outros, na adoção de uma alimentação equilibrada e, de certo modo, restritiva. Sendo a alimentação um evento complexo que envolve aspectos biológicos e socioculturais, tê-la regida em virtude da doença não parece tarefa simples. O objetivo desse estudo é analisar como se dá a experiência alimentar e sua interface com os desafios para o tratamento dietético em pessoas vivendo com diabetes mellitus. A pesquisa foi guiada por uma abordagem qualitativa, a partir de entrevistas com cinco pessoas vivendo com diabetes, que falaram sobre a experiência e os modos de lidar com o adoecimento. Os entrevistados foram selecionados a partir de critérios e identificação no cadastro do Programa HIPERDIA na Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro de Bom Pastor situado na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. O material produzido foi constituído pelos relatos dos participantes entrevistados e as anotações de campo. A análise considerou os relatos dos entrevistados, buscando dialogar com a literatura pesquisada. Os resultados assinalam que as pessoas que vivem com diabetes tendem a realizar ajustes nos padrões das prescrições como forma de sentir-se bem em relação ao adoecimento e, para tanto, adotam estratégias pessoais para o seu gerenciamento alimentar e modo de lidar com o cotidiano. As escolhas, por sua vez, são guiadas pela cultura e de acordo com a circunstância e não somente pela doença, estabelecem o que deve ou não ser consumido. Conclui-se que a compreensão dos aspectos culturais cria uma nova perspectiva analítica para estudos acerca da experiência alimentar e suas repercussões na adesão ao tratamento dietético, para além do campo explicativo e normativo do modelo biomédico. Compreender o impacto que o adoecer por diabetes mellitus produz na vida das pessoas, e consequentemente no próprio estado de adoecimento, são desafios para uma Clínica Ampliada e Compartilhada em Nutrição. Nela a intervenção nutricional deve resgatar sua dimensão cuidadora e dar voz e escuta aos doentes, para que estes sejam capazes de criar sua própria forma de lidar com a dieta, buscando ressignificação de suas práticas alimentares e recriação no seu modo de viver e conviver com a doença.
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    Artigo
    A educação interprofissional e a temática sobre o envelhecimento: uma análise de projetos pedagógicos na área da Saúde
    (FapUNIFESP (SciELO), 2018) Castro, Janete Lima de; Lima, Rafael Rodolfo Tomaz de; Lima, Kenio Costa de; Vilar, Rosana Lúcia Alves de; https://orcid.org/0000-0003-1823-9012
    O artigo analisa a inserção da temática do envelhecimento e da educação interprofissional na formação dos profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) a partir da leitura dos projetos pedagógicos dos cursos desses profissionais. A pesquisa que deu origem a este artigo é do tipo documental, com abordagem qualitativa, realizada no estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Os projetos pedagógicos foram analisados com base no método da análise de conteúdo, utilizando o procedimento da análise temática em duas unidades de registro preestabelecidas: (i) competências profissionais e (ii) estrutura curricular. Como parte dos resultados, nenhum dos cursos investigados neste estudo oferta uma educação interprofissional em saúde que contemple discussões mais profundas acerca do envelhecimento
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    TCC
    Educação permanente em saúde: caminhos trilhados pela Secretaria Municipal de Saúde de Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-09) Mendonça, Juliana Marques Nogueira; Castro, Janete Lima de; Sampaio, Ana Tânia Lopes; Vilar, Rosana Lúcia Alves de
    A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), instituída a partir da Portaria nº 198, de 13 de fevereiro de 2004, apresenta diretrizes que norteiam as ações de Educação Permanente a serem realizadas pelo Distrito Federal, Estados e Municípios. Nesse aspecto, o presente estudo busca conhecer o espaço ocupado pela Educação Permanente na gestão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal, Rio Grande do Norte. Para isso e por meio dos instrumentos de gestão do município, a saber: Plano Municipal de Saúde 2018-2021, Programação Anual de Saúde 2018 e Relatório Anual de Gestão 2018, mapearam-se os caminhos trilhados pela secretaria no âmbito da Educação Permanente. Após a análise, observou-se que as ações de Educação Permanente em Saúde executadas pela SMS/Natal, mesmo contemplando diversos setores, alcançaram um percentual muito baixo de execução, apenas 36,8%. Em relação ao planejamento das ações de Educação Permanente, mesmo sendo multiparticipativo, ainda precisa ser readequado, visto que por vezes encontra-se aquém da realidade do serviço e não utiliza o Plano Municipal de Educação Permanente em Saúde como matriz norteadora da condução da EPS no município. No demais, espera-se que com este estudo os gestores municipais sintam-se subsidiados cientificamente para tomar decisões em relação à Gestão da Educação na SMS do município de Natal, por meio do fomento e discussão a respeito da importância da efetivação da Política Municipal de Educação Permanente em Saúde (PMEPS).
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    Tese
    Elaboração e validação de instrumento para consulta de enfermagem à puérpera no âmbito da atenção básica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-12) Mazzo, Maria Helena Soares da Nóbrega; Brito, Rosineide Santana de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794971P8&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/1854111184251925; Vilar, Rosana Lúcia Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/3310631449276616; Monteiro, Akemi Iwata; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794971Y1&dataRevisao=null; Lira, Ana Luisa Brandao de Carvalho; ; http://lattes.cnpq.br/4545130167501174; Enders, Bertha Cruz; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781295D6&dataRevisao=null; Medeiros, Claudia Maria Ramos; ; http://lattes.cnpq.br/1872483787108569
    A pesquisa teve como objetivo elaborar e validar um instrumento para sistematizar a assistência de enfermagem à puérpera no âmbito da atenção básica. O documento foi construído com base na Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Horta, na Padronização de um Conjunto Internacional de Dados Essenciais em Enfermagem e na Nomenclatura de diagnósticos e intervenções de enfermagem desenvolvida a partir dos resultados da Classificação Internacional para as Práticas de Enfermagem. Trata-se de um estudo do tipo metodológico desenvolvido em cinco etapas: identificação dos indicadores empíricos relativos à puérpera mediante revisão integrativa da literatura; avaliação dos indicadores empíricos e sua relação com as necessidades humanas básicas por grupo focal com cinco enfermeiras especialistas; estruturação do instrumento mediante a categorização dos indicadores; validação de forma e conteúdo do instrumento pelos especialistas, por meio da técnica Delphi; e aplicação e desenvolvimento das afirmativas de diagnóstico e intervenções de enfermagem. A coleta de dados da primeira etapa ocorreu nos meses de janeiro a março de 2013 nas bases de dados Scopus, Cinahl, Pubmed, Cochrane, e no periódico Journal of Midwifery and Women s Health. A segunda, terceira e quarta etapas se realizaram nos meses de maio a outubro de 2013. Participaram doze e sete especialistas na primeira e segunda rodada de avaliação respectivamente. A seleção dos especialistas ocorreu pela Plataforma Lattes mediante os seguintes critérios de inclusão: ser enfermeiro (a) docente e especialista em enfermagem obstétrica. A consulta a estes profissionais se deu via email e, ao aceitarem participar da pesquisa, assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A pesquisa obteve aprovação da Comissão de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob o protocolo nº 184.241 e Certificado de Apresentação para Apreciação Ética nº 11674112.3.0000.5537. Para análise dos dados da primeira etapa, utilizou-se a estatística descritiva e os resultados apresentados em forma de tabelas. Nesta etapa, identificou-se 97 indicadores empíricos e, quando relacionados com as necessidades humanas básicas, 46 desses encontravam-se nas necessidades psicobiológicas, 51 nas psicossociais e 01 nas necessidades psicoespirituais. Com relação à segunda e terceira etapas, os dados passaram por um processo de categorização e análise pelo Índice de Validade de Conteúdo. Os indicadores obtiveram um índice de validação de 100%. Na parte de avaliação da puérpera, os itens não validados foram excluídos do instrumento. Os demais itens obtiveram índice acima de 70%, sendo, portanto, o instrumento validado. O instrumento para a consulta de enfermagem é constituído de dados de identificação da puérpera, dados de avaliação das necessidades humanas da puérpera e itens do cuidado de enfermagem. Na versão final foram selecionados 73 Diagnósticos de Enfermagem e 155 Intervenções de Enfermagem a partir da categorização dos indicadores empíricos validados na segunda e terceira etapas do estudo. Com a conclusão do estudo, o enfermeiro disporá de um instrumento para sistematização da assistência à puérpera na atenção básica. Além disso, o documento servirá como ferramenta para o ensino e a pesquisa em enfermagem obstétrica
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    Dissertação
    Enfermeiros pós-graduados: continuidades e rupturas no cotidiano profissional de hospitais universitários
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-11-28) Azevedo, Lorena Mara Nóbrega de; Germano, Raimunda Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/4120682351858267; ; http://lattes.cnpq.br/6353680277099788; Oliveira, Josineide Silveira de; ; http://lattes.cnpq.br/5439210347544379; Vilar, Rosana Lúcia Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/3310631449276616; Bosco Filho, João; ; http://lattes.cnpq.br/3068285662145237; Medeiros, Soraya Maria de; ; http://lattes.cnpq.br/2068281775213576
    A presente pesquisa teve como objetivo analisar as transformações do cotidiano profissional do enfermeiro do hospital universitário após a realização do curso de mestrado. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, realizado no Complexo Hospitalar Universitário da UFRN, composto pelo Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), Maternidade Escola Januário Cicco (MEJEC), e Hospital de Pediatria Professor Heriberto Ferreira Bezerra (HOSPED) localizados em Natal-RN; e pelo Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB) situado em Santa Cruz-RN. A população foi composta por vinte e dois enfermeiros, com título de mestre em enfermagem, que trabalham nessas instituições. Após encaminhamento e aprovação pelo Comitê de ética em pesquisa, conforme Parecer nº 268.498 e CAAE: 13922713.1.0000.5537, as entrevistas foram iniciadas, utilizando-se um roteiro semiestruturado, organizado em questões orientadas em conformidade com os objetivos do estudo. Do material empírico, emergiram as categorias que foram trabalhadas com base na análise de conteúdo temática, tendo como aporte teórico os estudos de Agnes Heller acerca do cotidiano e os de Paulo Freire sobre educação e mudanças, buscando a possível interlocução entre esses autores. Os resultados demonstram que o cotidiano dos enfermeiros nos hospitais universitários, após cursarem o mestrado, modifica-se a partir da própria motivação em cursálo e do apoio institucional recebido. As continuidades e rupturas apontadas estão distribuídas nas categorias: a inércia da cotidianidade, na qual os enfermeiros relatam a dificuldade em mudar seu cotidiano devido à rotina exaustiva e à falta de apoio; reconhecem mudanças particulares, compreendendo a formação de um olhar crítico/reflexivo/analítico, e a qualificação para o ensino e pesquisa; e as rupturas do cotidiano, que se referem às mudanças ocorridas no serviço, como a melhoria da assistência, pela implantação de resultados; e uma prática diferenciada por ter um profissional qualificado. Portanto, considera-se que a realização do mestrado contribuiu para o crescimento do intelectual e profissional do enfermeiro e, consequentemente, para o serviço, no cotidiano do Complexo Hospitalar Universitário, sendo reconhecido pelos enfermeiros o compromisso com uma maior responsabilidade social. Porém, ainda são necessárias reflexões sobre maneiras de minimizar as dificuldades apontadas, como forma de incentivar essa qualificação
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    Artigo
    Expressão da ética na assistência de enfermagem aos jovens intoxicados
    (2012) Brasil, Samara Keylla Dantas; Santos, Maria das Graças Peregrino de Sousa; Silveira, Maria de Fátima de Araújo; Monteiro, Akemi Iwata; Enders, Bertha Cruz; Vilar, Rosana Lúcia Alves de
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    Artigo
    Formação em saúde no contexto do envelhecimento: em foco, os conteúdos curriculares
    (Research, Society And Development, 2018) Castro, Janete Lima de; Lima, Rafael Rodolfo Tomaz de; Vilar, Rosana Lúcia Alves de; Costa, Thais Paulo Teixeira; Lima, Kenio Costa de; https://orcid.org/0000-0003-1823-9012
    O presente estudo tem o objetivo de analisara abordagem da temática do envelhecimento na formação dos profissionais de nível superior que integram as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, do tipo documental, realizado no estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Para alcançar o objetivo, realizou-se a análise dos projetos pedagógicos dos cursos para as mencionadas profissões, com base no métododa análise de conteúdo, utilizando a técnica da análise temática em três unidades de registro pré-estabelecidas: (i) competências e habilidades; (ii) perfil profissional; e (iii) estrutura curricular.Como parte dos resultados, a partir da operacionalização das análises dos projetos pedagógicos emergiram duas categorias temáticas: Discussão sobre o envelhecimento e formação para atenção à saúde da pessoa idosa.O estudo evidencia que a discussão sobre a temática do envelhecimento no processo de formação dos profissionais de nível superior que integram as equipes da ESF e do NASF ainda é incipiente. Assim, se faz necessário preparar pessoas para oferecer uma atenção integral à população idosa, bem como para formular e gerir políticas públicas para a mencionada população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS)
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