Programa de Pós-Graduação em Psicologia
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Psicologia por Assunto "Academic-professional choice"
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Dissertação Significado do Trabalho e Escolha Acadêmico-Profissional: um estudo com universitários primeiranistas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2003) Vilela, Elson da Cunha; Borges, Lívia de Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785961E6; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779067U6; Gouveia, Valdiney Veloso; ; http://lattes.cnpq.br/6960379064948678; Pinheiro, José de Queiroz; ; http://lattes.cnpq.br/5503576309484010Neste estudo foram analisadas relações entre o significado atribuído ao trabalho por universitários primeiranistas e a escolha acadêmico-profissional por eles realizada. Foram envolvidos 921 estudantes, entre 17 e 52 anos ( = 22, DP = 4,9), matriculados em 16 cursos comuns a duas instituições de ensino superior da cidade de Natal (RN), sendo uma pública e outra particular. Para a obtenção dos dados relativos à escolha acadêmico-profissional aplicou-se um questionário desenvolvido para o estudo, contendo questões abertas e fechadas. O significado do trabalho foi apreendido por meio de duas questões sobre centralidade e duas escalas contidas no Inventário de Motivação e Significado do Trabalho: atributos valorativos e descritivos. Utilizou-se também uma ficha sociodemográfica. O registro das respostas aos itens de todo o protocolo deu-se sob a forma de banco de dados do SPSS (Statistical Package for Social Science) o que permitiu que fossem utilizadas técnicas estatísticas pertinentes, tais como análise de freqüência, teste t, teste qui-quadrado (Pearson), análise fatorial, análise de variância (ANOVA) e análise de cluster. Os resultados indicaram que a escolha acadêmico-profissional, no tocante à primeira opção ao se prestar o vestibular (N=921), fora feita pela maioria dos participantes desprovida de uma adequada consideração de critérios de avaliação da realidade sócio-profissional (80,7%) e de recursos pessoais internos (98,5%). Considerando-se a segunda opção (N=654), apenas o primeiro critério fora levado em conta e, ainda, de forma adequada por apenas 12,5% dos integrantes da amostra. Foram destacadas as principais dificuldades enfrentadas no processo de escolha. Constatou-se que 46,8% dos participantes se encontravam insatisfeitos com o curso iniciado e mantendo perspectivas pouco promissoras em relação ao mesmo. Os primeiranistas tomaram o trabalho como a segunda esfera de vida mais importante e demonstraram uma visão idealizada acerca do mesmo. Foi possível a identificação de cinco padrões do significado do trabalho. Quanto à centralidade e aos fatores dos atributos valorativos e descritivos, os universitários apresentaram diferenciação na atribuição do significado do trabalho de acordo com curso e a área do conhecimento