Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecatrônica
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20697
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecatrônica por Assunto "Arduino"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Pesquisa de Educação Maker com o uso da Plataforma de prototipagem eletrônica sob a ótica discente(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-25) Teles, Ana Letícia Filgueiras; Araújo, Fabio Meneghetti Ugulino de; http://lattes.cnpq.br/5473196176458886; http://lattes.cnpq.br/8746239961805213; Silva, Bruno Marques Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/7878437620254155; Silva, Lebiam Tamar Gomes; Alsina, Pablo Javier; Araújo, Vitor Meneghetti Ugulino deO presente trabalho procura relacionar a aprendizagem Maker e as ferramentas de prototipagem rápidas de maneira que à última seja agregada ao ensino e ao desenvolvimento de estudantes. Nele, inicialmente, se buscou explanar as teorias educacionais relacionadas a abordagem de aprendizagem Maker, através da sua história e sua composição. Além disso, foi apresentado as principais ferramentas de prototipagem rápida, do tipo placa eletrônica, pois este tipo permite a utilização dos conceitos da educação ativa, teoria e prática aplicadas em problemáticas da vida cotidiana. Contudo, o estudo tem seu cerne em analisar o desenvolvimento dos estudantes que buscam esse conhecimento e entender o ponto de vista do discente em relação ao tema e a aprendizagem Maker, com o intuito de fornecer arcabouço de dados para fomentar mais formações direcionadas para essas plataformas. Para tanto, uma metodologia foi proposta, utilizando a plataforma Arduino como propulsora da disseminação dos conceitos de prototipagem, através de cursos de extensão disponibilizados à comunidade. A plataforma foi escolhida devido a sua característica de fácil uso e acesso. Para análise foi proposto uma pesquisa ação, com as observações dos participantes coletadas pela pesquisadora durante a realização dos cursos e através de um formulário, observado o ponto de vista dos estudantes acerca da abordagem, a partir da coleta de dados numéricos. Esses possibilitaram o exame da opinião apreciável dos alunos quanto a metodologia maker e o conteúdo abordado nos cursos, tornando perceptível a busca por esse conhecimento durante não apenas suas formações acadêmicas como no seu dia a dia.