Programa de Pós-graduação em Ensino de Física - Rede Nacional
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25955
Navegar
Navegando Programa de Pós-graduação em Ensino de Física - Rede Nacional por Assunto "Acústica"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acústica como interseccionalidade entre a Física e a Música: proposta de sequência de ensino de Física Acústica a partir de elementos musicais à luz dos "três momentos pedagógicos"(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-28) Paula, Wenderson Venceslau Barroso de; Lima, Alexsandro Pereira; Ferreira, Pedro da Cunha; http://lattes.cnpq.br/3272676366064169; http://lattes.cnpq.br/2452557056611320; http://lattes.cnpq.br/4394643569111516; Lisboa, Ronai Machado; Souza, Thatyara Freire deComo uma forma de expressão artística tão difundida e envolvente, a música tem o potencial de estimular emoções, memórias, reflexões e criar conexões. No contexto do ensino de Física no nível médio, a música e os seus elementos podem atuar como uma ferramenta didática eficaz nos processos de ensino e aprendizagem, capaz de proporcionar aos estudantes uma experiência de aprendizagem dinâmica e prazerosa, podendo exercer, portanto, uma ação facilitadora na compreensão de conceitos científicos complexos, corriqueiramente tradados como muito abstratos ou intangíveis pelos alunos. Neste trabalho, apresentamos uma proposta de sequência didática para o ensino de conceitos básicos de Física Acústica para turmas de segunda série do Ensino Médio, utilizando, como subsídio teórico-metodológico os "Três Momentos Pedagógicos" (3MP). Nesta sequência, a música não é utilizada como mero preenchimento de espaço motivacional, mas é, sobretudo, considerada como uma interface que, assim como a Física, tem a Acústica como campo interseccional. Delineamos, neste trabalho, uma sequência de ensino de Física Acústica que contempla, ao todo, nove aulas, cujo objetivo principal é fazer com que os alunos compreendam, por intermédio de uma sequência didática elaborada a partir de uma série de problematizações geradoras e aplicações, os conceitos relativos à Física Acústica por meio da música, utilizando, como exemplificações didáticas, alguns aparatos relacionados, como microfone, diapasão, violão e tubos sonoros (construídos com canos de PVC). Verificamos, no decorrer da nossa pesquisa, que os objetivos propostos foram todos atingidos com a metodologia adotada e que os estudantes se sentiram envolvidos e motivados ao longo do processo.Dissertação Avaliação e ensino de ondulatória, acústica e movimento harmônico simples usando contexto musical e jogo de tabuleiro(2018-09-17) Costa, Maxmyller Rezende; Oliveira, Paulo Henrique Sousa de; ; ; Costa, Jefferson Soares da; ; Alves, Tibério Magno de Lima;Esta dissertação propõe-se a relatar a aplicação do produto destinado à orientação de docentes em física no que diz respeito a concepções alternativas de avaliação ou até ensino dos conceitos gerais relacionados à ondulatória, acústica ou mesmo Movimento Harmônico Simples (M.H.S.) através da problematização musical e do auxílio da lúdica metodologia como o uso de jogo de tabuleiro, de acordo com as necessidades das turmas de estudantes e respeitando as realidades de cada turma. A proposta é que o professor possa ter o auxílio de uma metodologia simples, barata, direta e facilmente aplicável para a dinâmica de ensinoaprendizagem em uma metodologia diferenciada de avaliação continuada no contexto geral de ensino de física, mas podendo também auxiliá-lo no processo de problematização dos assuntos. Este trabalho inicia-se com um levantamento sobre o que é proposto em alguns artigos científicos acerca da problemática e a relevância dessas metodologias em uso de jogos na capacidade de melhor assimilar um determinado assunto quando ativado o senso de participação e coletividade dos participantes, continuando com uma contextualização sobre a relevante eficácia do uso de jogos para o ensino de ciências, além de uma breve fundamentação teórica sobre ondulatória e acústica, passando pela aplicação do produto e finalizando com os gráficos dos resultados e as considerações finais sobre os positivos resultados atingidos.