PPgITE - Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais
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Navegando PPgITE - Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais por Assunto "Abordagem STEAM"
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Dissertação A abordagem STEAM no desenvolvimento de habilidades de Geometria no Ensino Médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-27) Lourenço, Roberia Silva da Penha; Maia, Dennys Leite; https://orcid.org/0000-0002-9536-2025; http://lattes.cnpq.br/4047293288281493; https://orcid.org/0009-0002-3540-9909; http://lattes.cnpq.br/8019572036140851; Santos, Guilherme Mendes Tomaz dos; Magalhães, Ismênia Blavatsky dePesquisas mostram que os estudantes apresentam dificuldade em utilizar a Geometria em diferentes contextos e situações reais, consequência do histórico de um ensino compartimentado, baseado em técnicas de memorização de fórmulas e na resolução de questões padronizadas. A abordagem STEAM (acrônimo para Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) é uma alternativa, pois considera, além dos conhecimentos das áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, também, as habilidades e competências desenvolvidas pelos discentes de forma interdisciplinar e transdisciplinar para a resolução de problemas do mundo real. Para isso, busca-se responder a seguinte questão: Como a abordagem STEAM pode resultar no desenvolvimento de habilidades orientadas pela BNCC no Ensino Médio em Geometria? O objetivo geral deste trabalho é: Analisar o desenvolvimento de distintas habilidades pelos discentes no ensino de Geometria com a abordagem STEAM no Ensino Médio. Os objetivos específicos são: i) Mapear as competências e habilidades do ensino de Geometria da BNCC alinhadas à abordagem STEAM; ii) Desenvolver a prática pedagógica utilizando a abordagem STEAM no ensino de Geometria no segundo ano do Ensino Médio; iii) Avaliar as competências e habilidades de Geometria mobilizadas pelos estudantes; iv) Elaborar material didático do ensino de Geometria com o uso da abordagem STEAM no Ensino Médio para professores de Matemática. A metodologia consiste em pesquisa qualitativa de abordagem exploratória, seguindo o modelo de pesquisa-ação, e Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) para a elaboração da sequência didática. Utilizou-se, como instrumentos de coleta de dados, diário de bordo, questionários e aulas com gravações multimidiáticas. Também, foram utilizados o documento da BNCC, as habilidades de Hoffer e o modelo Van Hiele para avaliar o desempenho do pensamento geométrico dos alunos durante a pesquisa. Os participantes da pesquisa foram alunos de uma turma de segundo ano do Ensino Médio de uma escola estadual da rede pública de Natal/RN. Os produtos educacionais oriundos da pesquisa foram dois materiais didáticos: i) Uma sequência didática de ensino de Geometria com o uso da abordagem STEAM no Ensino Médio; e ii) Um guia didático para professores de Matemática de ensino de Geometria com o uso da abordagem STEAM no Ensino Médio. Os resultados desta pesquisa demonstram que houve uma multiplicidade de ganhos para os estudantes, como a retomada de conteúdos curriculares de anos anteriores de distintas etapas da Educação Básica, o envolvimento de diversos componentes curriculares, como Biologia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa e Artes, e abordou as cinco unidades temáticas da Matemática (Geometria, Probabilidade e Estatística, Álgebra, Números e Grandeza e Medidas). Isto é, a abordagem STEAM oportunizou integrar distintas subáreas da Matemática e possibilitou a integração da Matemática com as áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Linguagens e suas Tecnologias dentro de uma situação real. Os estudantes foram cientistas, criativos, inovadores, críticos e protagonistas na construção de conhecimentos, e aprimoraram as habilidades socioemocionais e cognitivas. Este trabalho auxiliou professores de Matemática da Educação Básica no uso de práticas pedagógicas mais ativas por meio de problemas reais e de interesse dos alunos.Dissertação A abordagem steam para desenvolvimento de habilidades socioemocionais em estudantes com altas habilidades(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-19) Brito, Stella Layse da Silva Lima; Maia, Dennys Leite; Reis, Juliana Teixeira da Câmara; https://orcid.org/0000-0002-9536-2025; http://lattes.cnpq.br/4047293288281493; http://lattes.cnpq.br/8297443560308405; Viana, Flávia Roldan; Castro, Juscileide Braga deO desenvolvimento de habilidades socioemocionais é necessário para a garantia de uma formação integral do indivíduo, fornecendo base para formar cidadãos críticos e reflexivos. Nesse sentido, a abordagem STEAM, acrônimo para Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics, envolve um trabalho interdisciplinar entre essas áreas do conhecimento. Quando utilizada em conjunto com a metodologia ativa Abordagem Baseada em Projetos (ABPROJ), a prática STEAM propõe a realização de projetos em que os estudantes são incentivados a encontrar soluções para problemas complexos do mundo real. Nesse processo, mediado pelo professor, os estudantes desenvolvem habilidades cognitivas, práticas e também socioemocionais. Pessoas com altas habilidades podem ter dificuldade de desenvolver habilidades socioemocionais o que acarreta um potencial distanciamento entre estudantes com superdotação e as escolas regulares. Intervindo na realidade desse público, o Programa Talento Metrópole, iniciativa do Instituto Metrópole Digital (IMD) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), propõe uma formação para estudantes com Altas Habilidades/Superdotação em Tecnologia da Informação (TI). Diante do exposto, este trabalho tem como questão de pesquisa: “Como o uso da abordagem STEAM, por meio da realização de projetos, pode auxiliar estudantes com altas habilidades da Educação Básica a desenvolverem habilidades socioemocionais?” Com o objetivo de responder a questão foi definido como objetivo geral: Analisar uma prática investigativa e criativa, utilizando a abordagem STEAM, para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais com estudantes do Programa Talento Metrópole. Para tanto, os objetivos específicos foram: i) Investigar habilidades socioemocionais que podem ser exploradas a partir da abordagem STEAM; ii) Desenvolver um projeto investigativo e criativo com um grupo de estudantes do programa Talento Metrópole; e iii) Identificar habilidades socioemocionais desenvolvidas pelos discentes com altas habilidades/superdotação (AH/SD) durante a prática. iv) Elaborar um guia didático para orientar professores sobre abordagem STEAM com estudantes com Altas Habilidades para desenvolvimento de habilidades socioemocionais. A pesquisa foi conduzida com foco em uma abordagem qualitativa, fundamentando-se com elementos da pesquisa-ação. Ela foi realizada no contexto do programa Talento Metrópole, em uma turma que tem como público-alvo dez estudantes da Educação Básica com AH/SD. Os dados foram gerados por meio de observação participante das aulas do programa, registros fotográficos e escritos da realização do projeto e grupos focais. Para a prática, foram formados dois grupos que elaboraram projetos com o tema “Acessibilidade”, um grupo trabalhou na confecção de um tênis para pessoas cegas com sensor que indicasse obstáculos e outro com o desenvolvimento de impressora braille de baixo custo. Como produto técnico deste estudo de Mestrado Profissional, além da prática planejada e realizada, foi elaborado um guia didático que tem como público-alvo professores, a fim de apresentar uma referência para a utilização da abordagem STEAM em sala de aula com estudantes com AH/SD. Os resultados evidenciam que as habilidades socioemocionais de pensamento crítico, criatividade, colaboração, conectividade, comunicação e cidadania foram mobilizadas amplamente durante a prática STEAM para estudantes com AH/SD, contribuindo para a formação integral desses estudantes enquanto cidadãos críticos, reflexivos e criativos. Além disso, as dez competências gerais requeridas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foram trabalhadas em cada etapa de desenvolvimento dos projetos, indicando a relevância da prática em um contexto de ensino e aprendizagem inclusivo.Dissertação O ensino e aprendizagem de conceitos químicos por meio da abordagem STEAM na educação básica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-25) Soares, Raíza de Araújo Domingos; Maia, Dennys Leite; https://orcid.org/0000-0002-9536-2025; http://lattes.cnpq.br/4047293288281493; http://lattes.cnpq.br/3768644861934814; Andrade, Adja Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/3992106322474895; Silva Júnior, Carlos Neco da; https://orcid.org/0000-0001-9015-1934; http://lattes.cnpq.br/0917006004895117; Martins, Lilian Cassia BacichO Ensino de Química tem importância para a formação de cidadãos, e mesmo estando presente em nosso entorno, os estudantes sentem dificuldade em observar os fenômenos químicos ao seu redor, principalmente quando o ensino é descontextualizado da realidade, priorizando a memorização. Na busca por repensar o modelo de ensino tradicional, a abordagem STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) emerge como uma possibilidade para o desenvolvimento de práticas que coloquem o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem. Este estudo buscou responder à seguinte questão de pesquisa: Quais os impactos promovidos pela implementação da abordagem STEAM no Ensino de Conceitos Químicos, com destaque para a Química Orgânica? A partir desse questionamento, originou-se o seguinte objetivo geral: Identificar os impactos da abordagem STEAM no Ensino de conceitos Químicos, com foco no Ensino de Química Orgânica. A partir desse objetivo, os seguintes objetivos específicos foram originados: I) identificar as competências e habilidades relativas ao processo de ensino e aprendizagem do conteúdo da Química Orgânica na Base Nacional Comum Curricular (BNCC); II) implementar sequência didática para o Ensino da Química Orgânica com abordagem STEAM e ABP; III) analisar a sequência de ensino da Química Orgânica a partir da abordagem STEAM; e IV) construir um material didático para Professores de Química. Para discussão dos pressupostos teóricos, foram levados em consideração aspectos relacionados à abordagem STEAM, a reflexão acerca do Ensino de Química Orgânica, as dificuldades de aprendizagem e a relação da abordagem STEAM com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A presente proposta utilizou uma metodologia de natureza qualitativa e suas etapas foram construídas de acordo com os procedimentos de uma pesquisa-ação. Foi utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) para desenvolvimento da sequência didática que foi aplicada em uma Escola Estadual localizada em Natal-RN. Os participantes foram os alunos de uma turma de 2° ano. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o diário de bordo, incluindo registros textuais e multimidiáticos, e o diário reflexivo elaborado pelos estudantes, utilizando a plataforma padlet. Os produtos educacionais deste estudo foram uma sequência didática de Química Orgânica para o Ensino Médio para construção de uma Horta escolar, utilizando a abordagem STEAM, e um material didático voltado para professores de Química. Os resultados desta pesquisa demonstram que o uso da abordagem STEAM em conjunto com a ABP permitiu desenvolver o conteúdo de introdução à Química Orgânica, contemplando definição, estudo das cadeias carbônicas, nomenclatura, Representação de estruturas moleculares, Hidrocarbonetos, além de outros conteúdos de forma integrada, partindo da necessidade do projeto, como estudos dos polímeros naturais e sintéticos, funções inorgânicas e nutrientes essenciais. Essa abordagem permitiu aos estudantes perceberem a relação dos conteúdos educacionais com o seu projeto e aplicações no cotidiano. Os estudantes tornaram-se protagonistas do processo de aprendizagem e desenvolveram habilidades de planejamento, pensamento crítico, criatividade e trabalho em equipe. Espera-se que o trabalho possa contribuir com a implementação de práticas inovadoras no contexto da educação básica, inspirando abordagens que permitam cada vez mais aos estudantes a compreensão dos conceitos por meio de vivências mais ativas no espaço escolar.