PPgITE - Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais
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Navegando PPgITE - Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais por Assunto "Ambiente interativo de aprendizagem"
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Dissertação Videoaula interativa gamificada(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-28) Barros, Alyana Canindé Macêdo de; Andrade, Adja Ferreira de; ; http://lattes.cnpq.br/3992106322474895; ; http://lattes.cnpq.br/7144250134360545; Madeira, Charles Andrye Galvão; ; http://lattes.cnpq.br/2381782879955327; Melo Filho, Ivanildo José de; ; http://lattes.cnpq.br/4062852621660068As videoaulas fazem parte da realidade atual na educação e são utilizadas como material de apoio ao docente no ensino presencial ou online. Podem ser acessadas remotamente, sem barreiras de tempo ou lugar, podendo ser assistidas quantas vezes quiser e com suporte a recursos audiovisuais que ajudam na compreensão do conteúdo. Entretanto, ainda apresentam algumas adversidades: são lineares, impessoais, expositivas, por vezes longas, não permitem validar o entendimento do discente durante a execução, entre outras adversidades. A partir dessa perspectiva, levantou-se como proposta de solução desenvolver um formato de videoaula interativa gamificada (VIG), que estabelece uma comunicação dialógica e estimulante com o discente, por meio do uso de videoaulas, da interatividade e de elementos de jogos. Para tal, dividiu-se a pesquisa em três fases, sendo a primeira fase o a modelagem do protótipo, com os processos conceituais do software base, elementos de gamificação e planejamento das videoaulas, seguido da segunda fase com o desenvolvimento do protótipo, finalizando com a terceira fase, com os testes de validação e análise dos resultados. Na validação foi utilizado um instrumento de avaliação baseado no Framework DECIDE. Foi aplicado um questionário a especialistas para inspecionar a interface da VIG na medição das dimensões pedagógica e de comunicação, incluindo esta última os elementos de gamificação, de modo a compreender o seu potencial como software educativo. O resultado alcançado mostra uma aceitação de 87% na dimensão pedagógica e de 93% na dimensão de comunicação, podendo-se assim concluir que a VIG é uma proposta de software educativo com alto potencial pedagógico.