PPgITE - Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26668
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Navegando PPgITE - Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais por Assunto "Ambientes virtuais de aprendizagem"
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Dissertação Um processo analítico de dados educacionais: uma abordagem baseada nos dados socioeconômicos e educacionais dos alunos(2019-11-01) Brasil, Pedrina Célia; Nunes, Isabel Dillmann; ; ; Gomes, Apuena Vieira; ; Dorça, Fabiano Azevedo;O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) tem como função social transformar a região na qual está inserido. Conforme seu Projeto PolíticoPedagógico (PPP), qualquer ação relacionada aos cursos do IFRN deve ser dimensionada de forma ampla e integrada. Entretanto, a heterogeneidade e o elevado número de alunos em sala de aula aliados a escassez de tempo e de ferramentas que auxiliem o processo de tomada de decisão pedagógica, corroboram com uma organização curricular fechada que ignora o contexto social dos alunos e favorece a realização de ações padronizadas. Desta forma, esta pesquisa tem como objetivo propor um processo analítico que auxilie o professor a interpretar seu contexto de aprendizagem a partir dos dados socioeconômicos e educacionais dos alunos da instituição. Este trabalho consiste num trabalho explicativo e de finalidade aplicada ao contexto do IFRN. A abordagem Knowledge Discovery in Database (KDD) foi utilizada como base para definição das atividades desta pesquisa, dividida aqui em três etapas: préprodução, produção e pós-produção. A etapa de pré-produção envolveu atividades de descoberta e interpretação do problema. Nesta foi realizada uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de identificar como a análise de aprendizagem é aplicada em ambientes de ensino brasileiros. Além disso, foi realizada a caracterização do domínio desta aplicação. Na etapa de produção foi criado um processo para extração, transformação e carregamento dinâmico dos dados do IFRN em uma base dimensional online capaz de suportar o processamento analítico de seus dados. A etapa de pós-produção envolveu atividades de avaliação e publicação dos resultados desta pesquisa. Nesta etapa foi desenvolvida a ferramenta SUAP-BI que promoveu aos docentes análises descritivas e preditivas do desempenho dos alunos, relacionando este ao contexto social dos discentes.Dissertação Xavier: um software educativo para avaliação de mapas conceituais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-10-31) Figueiredo, Daniel Lobão dos Santos; Araújo, Celia Maria de; Oliveira, Luiz Affonso Henderson Guedes de; ; http://lattes.cnpq.br/7987212907837941; ; http://lattes.cnpq.br/4186592914396319; ; http://lattes.cnpq.br/6609575238085503; Sousa, Nuno Miguel Marques de; ; Souza Neto, Plácido Antônio de; ; http://lattes.cnpq.br/3641504724164977Com as revoluções tecnológicas e pedagógicas ocorridas desde o século passado, os processos de ensino e aprendizagem vêm se alterando em um ritmo acelerado, entretanto o mesmo não acontece de forma tão evidente com as formas de avaliação. Por exemplo, no Brasil os principais instrumentos de avaliação da educação a nível nacional são objetivos, como o SAEB, Prova Brasil, ANA, ENEM, ENADE e outros. Considerado o universo de 18 milhões de discentes do ensino médio e superior em 2018 essa é uma estratégia compreensível. Mas não deveria ser replicada dentro de cada sala de aula individualmente, cujos universos particulares são em quantidade muito menor, com apenas dezenas de discentes. Nesse contexto podem ser utilizadas outras formas de avaliação, como avaliações subjetivas. Considerado isso, mapas conceituais já se estabeleceram como um instrumento pedagógico apropriado para visualização e avaliação subjetiva da aprendizagem. Dentro da perspectiva avaliativa é comum nas instituições, incluindo o IFRN, locus deste trabalho, serem estabelecidos três principais formas: diagnóstica, formativa e somativa. Mapas conceituais costumam ser usados como instrumentos diagnósticos e formativos, mas dificilmente como instrumentos somativos, por serem considerados qualitativos e não quantitativos. Apesar de já existirem programas de computador que permitem a criação e manipulação de mapas conceituais, existe uma lacuna a ser preenchida: softwares que auxiliem a avaliação somativa de mapas conceituais. Existem critérios utilizados para avaliação e correção de mapas conceituais, mas inexistem ferramentas digitais que os utilizem apropriadamente, ou que permitam que os docentes criem seus próprios critérios. A partir dessa necessidade, propõe-se este trabalho, que se trata de uma pesquisa aplicada que teve como objetivo geral desenvolver o software Xavier, seguindo o processo de engenharia de software proposta por Sommerville (2011). Metodologicamente, os objetivos específicos deste trabalho são: descrever critérios para avaliação de mapas conceituais e sua aplicação computacional; estabelecer metodologia para o uso do software; conceituar, projetar e desenvolver o software educativo. Para a produção dos artefatos de software das etapas de conceituação e projeto foram utilizadas as ferramentas Lucidchart e Astah Professional 8.1. Na etapa de construção foram usadas as ferramentas Apache 2.4, MariaDB 10.4, PHP 7.3 e phpMyAdmin 4.9, a resultar na disponibilização do software no domínio www.xavieredu.com.br. A perspectiva teórica necessária para embasar o aspecto educacional está pautada nas concepções de Luckesi (2011), Moreira (2015), Novak e Cañas (2010) e Viana (2016). Com a disponibilização do Xavier, espera-se difundir o uso de mapas conceituais e sua aplicação enquanto avaliação da aprendizagem.