PPGCS - Mestrado em Ciências Sociais
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Navegando PPGCS - Mestrado em Ciências Sociais por Assunto "Ação formativa"
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Dissertação Processos formativos antirracistas na Educação Superior: uma análise a partir da experiência do Coletivo Negras na UFERSA(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-30) Nonato, Ana Kelly dos Reis; Silva, Anaxsuell Fernando da; https://orcid.org/0000-0001-8830-0064; http://lattes.cnpq.br/5102487999559634; http://lattes.cnpq.br/9760343265249998; Talone, Anna Barbara Araújo; http://lattes.cnpq.br/7723385972861655; Silva, Alessandra PioO presente trabalho teve por objetivo compreender a experiência educacional e formativa do Coletivo Negras (grupo de extensão em estudos de gêneros, relações étnico-raciais, aprendizagens e saberes). Este grupo é tomado como instrumento político-epistêmico na promoção da educação antirracista e decolonial em uma Universidade Pública Federal do Semiárido. A intenção dele é promover o fortalecimento da produção do conhecimento para as relações étnico-raciais de mulheres negras, na valorização de identidades sociais e da educação na contemporanidade, considerando o cenário de desigualdades sociais e a compreensão das relações interseccionais que compõem essas mulheres.Nesse ínterim, o grupo, em sua colocação sócio-histórica, passou por tensões para se inserir e se manter na própria Universidade. O trabalho encontrou-se fundamentado teoricamente em autores do campo das Ciências Humanas e Sociais e em diálogo com a Educação e com questões étnico-raciais que discutem a temática, com base em Azevedo (2018); Almeida (2018); Cavalleiro (2001); Souza (1983); Silva (2011); Nascimento (2018); Guimarães (2008); Gonzalez (2018); Gomes (2018) e Carneiro (2002). A pesquisa se classificou como documental, de cunho qualitativo, que questionou como se dá a formação de educadoras negras dentro do Coletivo. Como hipótese, teve-se: a experiência no Coletivo Negras permite momentos de formação de novas educadoras que ganham conhecimentos sobre sua realidade negra e seu lugar de fala para atuarem na sociedade. O método que se adotou foi importante, pois possibilitou a observação e a participação, na condição de professora-pesquisadora, das atividades desenvolvidas no contexto sociocultural de mulheres negras. Tal proximidade corroborou o intuito de conhecer seus valores, comportamentos, crenças e visões de mundo, e reflitir sobre o contexto sócio-histórico do grupo. Como resultados parciais, viu-se que os discursos e as vivências de mulheres negras no Coletivo Negras possibilitam uma ação formativa e antirracista na Universidade.