PPGEL - Doutorado em Estudos da Linguagem
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Tese A leitura literária subjetiva no IFRN, Campus Natal-Central: prática docente, romance e tradução intersemiótica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-01) Saraiva, Marília Maia; Gonçalves, Marta Aparecida Garcia; http://lattes.cnpq.br/1240776467735498; http://lattes.cnpq.br/2300429736914558; Santos, Derivaldo dos; Segabinazi, Daniela Maria; Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos; Costa, Maria Edileuza daNeste trabalho, analisamos o ensino de literatura no ensino médio integrado à prática profissional do Campus Natal-Central do Instituto Federal e Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Para isso, partimos de nossa atuação/experiência como docente em turmas do 3º ano do ensino médio técnico integrado à prática profissional dos cursos de Controle Ambiental, Eletrotécnica e Administração do referido Campus. O debate sobre o ensino de literatura no ensino médio regular já é bastante desenvolvido, contando com referenciais teóricos relevantes: Aguiar, Bordini, 1993; Cereja, 2005; Cosson, 2006; Geraldi, 2003; Silva, 2005; Yunes, 2002; Zilberman, 1991. No entanto, estudos sobre o ensino de literatura para o ensino médio integrado à prática profissional ainda são pouco desenvolvidos, demonstrando a importância de nos voltarmos a esse campo, haja vista as especificidades do currículo técnico integrado à prática profissional no ensino médio. Assim, nossa pesquisa, de modo qualitativo e bibliográfico, discute sobre o processo de ensino e aprendizagem de literatura no IFRN, elabora uma proposta didática para a leitura literária do gênero romance e apresenta os resultados dessa proposta em trabalhos desenvolvidos pelos estudantes do 3º ano do ensino médio entre os anos de 2014 e 2017. No desenvolvimento dessa prática, partimos das discussões sobre o letramento literário e da sequência expandida (Cosson, 2006), ampliamos esses direcionamos teóricos e compreendemos a tradução intersemiótica, a partir da leitura subjetiva, como uma alternativa metodológica para o ensino de literatura na educação profissional. Nesse viés, o corpus analítico deste trabalho são as produções de tradução intersemiótica produzidas pelos estudantes a partir da leitura subjetiva do romance São Bernardo, de Graciliano Ramos. Para dar suporte às discussões sobre leitura subjetiva e tradução intersemiótica, amparamo-nos em Rouxel (2013), Langlade (2013), Jouve (2013), Rezende (2013) e Plaza (2010). Como resultado, constatamos que os estudantes demonstraram interesse no exercício da tradução intersemiótica, pois ficou nítida a afinidade com os signos visuais. Além disso, observamos que o contato com o texto literário também foi enriquecido, pois, para transformar a linguagem literária em outra linguagem artística, foi necessária uma aquisição subjetiva do texto base, consolidando, desse modo, o processo de letramento literário na escola.Tese Abordagem cognitiva da construção deverbal x-dor: contribuições para o ensino do português(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-11-28) Oliveira, Nubiacira Fernandes de; Cunha, Maria Angélica Furtado da; ; http://lattes.cnpq.br/3577280515125308; ; http://lattes.cnpq.br/8220253528816150; Basílio, Margarida de Paula; ; http://lattes.cnpq.br/5551821513265960; Dionísio, ângela Paiva; ; http://lattes.cnpq.br/1841384554243448; Tavares, Maria Alice; ; http://lattes.cnpq.br/0686664514709473; Passeggi, Luís álvaro Sgadari; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783922T2Neste trabalho, analisam-se nominalizações deverbais com o sufixo dor em português, sob o enfoque da Lingüística Cognitiva, mais especificamente, da Gramática de Construções. O objetivo da pesquisa é estabelecer os traços gerais de interpretação caracterizadores dessa construção deverbal e de seu uso na escrita formal. Com base no pressuposto cognitivista de que a estrutura gramatical é motivada, explicada, determinada pela estrutura de modelos cognitivos, criados a partir da experiência com o mundo, e pela função comunicativa da linguagem, os deverbais em dor são tratados como uma construção gramatical polissêmica. Focaliza-se, na composição de V+dor, a relação base-sufixo, caracterizando a natureza sintático-semântica do verbo e os valores do sufixo. Dos diferentes valores convencionalmente estabelecidos da construção XDOR, considera-se o agentivo como o sentido prototípico. A relação entre os demais valores e o protótipo é explicada por habilidades cognitivas e por motivações discursivas. A construção deverbal X-DOR é também interpretada como um nome valencial que, semelhante a um nominal de ação, preserva a estrutura argumental do predicado derivante. Procura-se, ainda, demonstrar a função textual dessa construção deverbal como recurso de condensação de informação e de retomada anafórica. Os dados analisados são da revista Veja e a abordagem é de natureza qualitativa (explicativa), com suporte quantitativoTese Abordagem da pontuação no ensino médio: análise de livros didáticos e proposição de protótipo didático em perspectiva dialógica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-08-02) Paula, Danielle Bezerra de; Alves, Maria da Penha Casado; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; http://lattes.cnpq.br/7767425482962092; Palhano, João Maria Paiva; http://lattes.cnpq.br/5179045269982593; Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/2661324075394215; Barbosa, Maria do Socorro Maia Fernandes; http://lattes.cnpq.br/7241411335114630; Puzzo, Miriam Bauab; http://lattes.cnpq.br/6898954739357029Esta tese, situada na área de produção de conhecimento da Linguística Aplicada, toma como objeto de estudo a problematização do ensino da pontuação a partir de dois eixos: da abordagem nos livros didáticos de Língua Portuguesa indicados pelo Guia PNLD 2015; e da proposição de atividades que articulem a pontuação como um dos recursos expressivos utilizados para a construção estilística do enunciado. São objetivos centrais: 1) avaliar, em uma perspectiva dialógica, a abordagem da pontuação nos livros didáticos de Língua Portuguesa aprovados no PNLD (2015-2017), voltados para o ensino médio; e 2) propor, com base nas críticas apontadas, protótipo didático (ROJO, 2012, 2013, 2017) que permita explorar os sinais de pontuação como recursos expressivos dos enunciados. Ancorada no paradigma interpretativista com enfoque qualitativo (CHIZZOTTI, 1998; FREITAS, 2002, 2007, 2010), a pesquisa se respalda teoricamente nas contribuições do Círculo de Bakhtin sobre linguagem, enunciado e estilo (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 2006; BAKHTIN, 2003, 2010a, 2010b, 2013). Os resultados revelam que, embora já sejam identificadas algumas mudanças no trabalho com a pontuação, a maior parte dos LDP sugeridos pelo PNLD 2015 ainda conserva uma visão normativa e dissociada de outros conhecimentos para o tratamento do referido conteúdo. Elaborado a partir das reflexões críticas, o protótipo didático evidencia a pontuação integrada às práticas de leitura e de produção textual, contribuindo com uma abordagem bakhtiniana do tópico sob análise.Tese Abordagem funcional centrada no uso da construção modalizadora [V1AUX + Prep + V2 INF](Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-04-28) Santos, Líneker Trajano dos; Bispo, Edvaldo Balduino; https://orcid.org/0000-0002-5607-3407; http://lattes.cnpq.br/8914149462152107; https://orcid.org/0000-0002-4401-2076; http://lattes.cnpq.br/0864177630335496; Cunha, Maria Angélica Furtado da; Hattnher, Marize Mattos Dall'aglio; Lopes, Monclar Guimarães; Oliveira, Taisa Peres deNeste trabalho, investigo a construção modalizadora [V1AUX + Prep + V2INF], que licencia types como tenho de reconfigurar, hei de ver, está para nascer, ficou de mandar, entre outros. Objetivo caracterizar essa construção formal e funcionalmente, considerando aspectos morfossintáticos, cognitivos e semântico-pragmáticos implicados em suas instâncias de uso. Para isso, ancoro-me nos pressupostos da Linguística Funcional Centrada no Uso, conforme Furtado da Cunha, Bispo e Silva (2013), Bispo e Lopes (2022), a qual incorpora contribuições da Gramática de Construções na linha de Goldberg (1995), Croft (2001), Traugott e Trousdale (2013) e outros. Em termos metodológicos, a pesquisa apresenta viés qualiquantitativo e possui natureza descritivo-explicativa. O banco de dados é composto de ocorrências retiradas do Corpus do Português on-line, mais especificamente da seção Web/Dialetos. Os resultados mostram que, nos padrões construcionais investigados, ficar, estar, ter e haver perderam suas características de verbo pleno, predicador, adquirindo funções de verbo auxiliar. No que concerne à frequência token, o padrão mais recorrente foi ter de + infinitivo, seguido por haver de, estar para e ficar de + infinitivo. Em relação aos aspectos funcionais, verifiquei que os sentidos veiculados pela construção estão relacionados a noções de obrigação, necessidade, compromisso e volição, ligados, na maioria dos casos, à modalização deôntica. No entanto, alguns usos de haver de, estar para e ficar de + infinitivo se alinham à modalização epistêmica. Constatei, ainda, que o compartilhamento de espaços funcionais entre os padrões ter de + infinitivo e haver de + infinitivo limita-se a alguns contextos de uso, relativos à expressão de necessidade/obrigação. Ademais, todos os subesquemas investigados apresentaram variabilidade semântica quanto ao preenchimento do slot V2. No que concerne aos aspectos cognitivos subjacentes às instâncias de uso dos subesquemas sob enfoque, os resultados apontam para a presença de diferentes configurações via perspectivação conceptual nos usos diversos de cada padrão e para projeções metonímicas e metafóricas recorrentes nos construtos analisados. No que diz respeito aos processos sociointeracionais, há um continuum entre os vieses subjetivo e intersubjetivo em cada padrão construcional investigado, em que o mesmo type construcional pode apresentar multifuncionalidade em diferentes contextos de uso. Outrossim, algumas amostras de ter de, haver de, estar para e ficar de + infinitivo se alinham a atos de fala específicos e a seus respectivos efeitos perlocucionários, enquanto outros instanciam atos de fala indiretos. A rede construcional de que os subesquemas fazem parte é encabeçada pelo esquema mais geral que intitula o trabalho - [V1AUX + prep + V2INF] - , e os padrões construcionais por ele licenciados são caracterizados como parcialmente esquemáticos, com alta produtividade e composicionalidade intermediária.Tese Abordagem funcionalista da oração adjetiva: descrição e ensino(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-21) Silva, Lígia Maria da; Bispo, Edvaldo Balduino; ; ; http://lattes.cnpq.br/4472234779612619; Silva, José Romerito; ; Lucena, Nedja Lima de; ; Oliveira, Mariangela Rios de; ; Lacerda, Patrícia Fabiane Amaral da Cunha;Nesta pesquisa, desenvolvemos uma interface entre a descrição e o ensino da oração adjetiva, objetivando caracterizá-la em termos morfossintáticos, semânticos e discursivo-pragmáticos e contribuir para a melhoria do ensino desse tópico gramatical por meio de uma abordagem funcionalista. Para tanto, temos por base a Linguística Funcional norte-americana, inspirada em Givón, Bybee, Traugott, entre outros. Consideramos, também, as orientações de documentos norteadores do ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica: as Orientações Curriculares Nacionais (BRASIL, 2006) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). A descrição da oração adjetiva com base em pesquisas funcionalistas, como as de Oliveira (2001), Bispo (2009, 2014a, 2014b, 2018) e Souza (2009), contempla aspectos de diferentes naturezas, relacionados ao nível de encaixamento morfossintático, à classificação semântica, às estratégias de relativização, dentre outros. Quanto ao ensino, os documentos orientam que a prática de análise linguística possa expandir as possibilidades de uso da linguagem, ampliando a capacidade crítica do aluno. A hipótese geral de trabalho é que a descrição e a análise funcionalista das adjetivas contemplam os diferentes modos de organização desse tipo oracional bem como aspectos estruturais e funcionais vinculados a essas formas de expressão e que a abordagem das adjetivas em sala de aula, nessa perspectiva, deve partir de usos efetivos dessas formas, canônicas ou não, associando-as aos diferentes contextos comunicativos e aos efeitos de sentido que se pretende alcançar. A partir disso, elaboramos uma proposta didática que foi aplicada em turmas dos níveis fundamental e médio de uma escola pública da rede estadual em Natal/RN. Trata-se de uma pesquisa de cunho quali-quantitativo, tendo em vista a interpretação e análise do material obtido na intervenção. Quanto à descrição da adjetiva, esta tese resultou na proposição de um continnum de integração com base nas discussões sobre as diferentes configurações da adjetiva em pesquisas funcionalistas. Foram considerados os critérios de definitude do Sintagma Nominal (SN) antecedente, informatividade do SN antecedente, presença/ausência de pronome relativo, fundidade da adjetiva, pausa, inserção e ruptura sintática. As adjetivas foram dispostas nesta sequência, do menor ao maior nível de encaixamento: desgarrada > explicativa finita prototípica > explicativa não finita > explicativa finita não prototípica > relativa livre > restritiva finita não prototípica > restritiva finita prototípica > restritiva não finita. Em relação à proposta didática, os resultados revelam que, após as aulas fundamentadas na abordagem funcional, a maioria dos alunos conseguiu correlacionar usos linguísticos a motivações cognitivas e comunicativas quanto aos diferentes modos de organização das orações adjetivas e, em particular, quanto ao emprego das diferentes estratégias de relativização. Ademais, os resultados denotam a necessidade de ajustes devido à realidade das turmas e ao atendimento às bases teóricas que fundamentaram a intervenção. Tais ajustes incluem, por exemplo, o tempo destinado às atividades e a readequação de algumas questões dos exercícios.Tese AI, LA, ALI e AQUI: gramaticalização de um paradigma emergente no domínio funcional da especificação nominal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-10-25) Confessor, Francisco Wildson; Tavares, Maria Alice; ; http://lattes.cnpq.br/0686664514709473; ; http://lattes.cnpq.br/5392634742873603; Görski, Edair Maria; ; http://lattes.cnpq.br/9068668791184377; Bispo, Edvaldo Balduino; ; http://lattes.cnpq.br/8914149462152107; Gomes, João Bosco Figueiredo; ; http://lattes.cnpq.br/7975659088185082; Costa, Marcos Antonio; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798549T9Este trabalho tem como objetivo geral mostrar, com base em propriedades morfossintáticas e semântico-pragmáticas, que AQUI, AÍ, ALI e LÁ integram, no português brasileiro contemporâneo, um paradigma emergente de constituição recente e ainda em andamento de formas indicadoras de especificidade em sintagmas nominais indefinidos. Os dados que constituem o corpus desta pesquisa foram coletados em grandes corpora orais brasileiros, a saber: o Corpus Discurso & Gramática: a língua falada e escrita na cidade de Natal (FURTADO DA CUNHA, 1998), o Banco Conversacional de Natal (FURTADO DA CUNHA, 2011), o Projeto Variação Linguística no Estado da Paraíba VALPB (HORA, 2005) e o Projeto Variação Linguística Urbana na Região Sul do Brasil VARSUL (VANDRESEN, 2002). Sob a perspectiva teórica da Linguística Funcional, em sua vertente norte-americana (HOPPER, 1987, 1991, 1998, 2008, 2010; GIVÓN, 2001; LEHMANN, 2002; HOPPER; TRAUGOTT, 2003; FURTADO DA CUNHA; OLIVEIRA; MARTELOTTA, 2003, dentre outros), descreveu-se o comportamento de AQUI, AÍ, ALI e LÁ marcadores de especificidade no que diz respeito a fatores de natureza morfossintática e semântico-pragmática. Os fatores considerados foram os seguintes: tipo de construção em que os marcadores apareceram; existência ou não de material interveniente entre o item marcador de especificidade e o nome nuclear do SN; natureza do substantivo ao qual AQUI, AÍ, ALI e LÁ se cliticizam; função sintática do SN especificado e status informacional do SN adjungido a AQUI, AÍ, ALI e LÁ marcadores de especificidade. Buscou-se, ainda, verificar a ocorrência de implicaturas conversacionais (GRICE, 1982) nos contextos de uso de AQUI, AÍ, ALI e LÁ marcadores de especificidade. Em seguida, procurou-se esboçar uma possível trajetória de gramaticalização por que AQUI, AÍ, ALI e LÁ marcadores de especificidade passaram, a partir de sua função fonte de dêiticos espaciais, até virem a integrar o SN indefinidoTese O Aleph e seus duplos: mimesis e auto-reflexividade na obra de Jorge Luis Borges(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-06-02) Torres, José Wanderson Lima; Araújo, Humberto Hermenegildo de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766896J7; ; http://lattes.cnpq.br/6911164626958585; Brandão, Saulo Cunha de Serpa; ; http://lattes.cnpq.br/3857487715990801; Oliveira, Andrey Pereira de; ; http://lattes.cnpq.br/9422139982124228; Araújo, Rosanne Bezerra de; ; http://lattes.cnpq.br/7328556088478313; Araújo, Wellington Medeiros de; ; http://lattes.cnpq.br/7350119219749929Este estudo aborda a prosa de ficção de Jorge Luis Borges sob a ótica da mímesis e da auto-reflexividade. Parte-se da hipótese de que o Aleph é o símbolo central do universo ficcional de Borges, e que sua retomada e reescrita ao longo de toda a obra borgeana vincula-se a uma reflexão sobre as possibilidades e os limites da mímesis. Divide-se o trabalho em três partes, cada uma contendo dois capítulos. A primeira parte Revisão bibliográfica e fundamentos conceituais da pesquisa discute a fortuna crítica do autor (Capítulo 1) e os conceitos que dão sustentação à pesquisa (Capítulo 2). A segunda parte Sobre o projeto estético de Jorge Luis Borges delineia o projeto literário defendido por Borges: sua concepção de literatura e suas matrizes ideológicas (capítulo 3); seu antipsicologismo e sua nostalgia do epos (capítulo 4). A terceira e última parte intitula-se O Aleph e seus duplos; no capítulo 5, analisa-se o conto El Aleph , considerando sua centralidade na obra borgeana e como nele se elabora uma reflexão sobre a mímesis; no capítulo 6, sob a mesma perspectiva, analisam-se quatro contos de diferentes obras do autor Funes el memorioso ; El Libro de Arena ; El evangelio según Marcos e Del rigor en la ciencia . Constata-se que a literatura de Borges, autoconsciente de seus processos, como o demonstram seu senso paródico e sua procedência livresca, exaspera a crise mimética da linguagem e tensiona os liames que unem ficção e realidade, porém não sucumbe à perspectiva niilista de fechamento da literatura ao mundoTese Alternância entre futuro do pretérito e pretérito imperfeito do indicativo no domínio funcional da condição contrafactual em comentários no facebook(2018-07-05) Brito, Nara Jaqueline Avelar; Tavares, Maria Alice; ; ; Carvalho, Hebe Macedo de; ; Silva, José Romerito; ; Alves, Maria da Penha Casado; ; Mendes, Wellington Vieira;Nesta tese, abordamos o domínio funcional da condição contrafactual codificada linguisticamente através da construção “se p, então q”, em que a primeira oração indica a situação condicionante e a segunda oração a situação condicionada. Visamos analisar a alternância das formas verbais futuro do pretérito do indicativo (simples e composta) e pretérito imperfeito do indicativo (simples e composta) na codificação da situação referida na oração condicionada, avaliando influências exercidas por fatores sociais (sexo, idade e escolaridade), estruturais (ordem das orações e estruturação da prótase) e semântico-pragmáticos (postura subjetiva, tópico/assunto e tipo de contrafactualidade) sobre o uso dessas formas verbais. Nosso aparato teórico-metodológico se fundamenta em pressupostos da Sociolinguística variacionista e do Funcionalismo linguístico norte-americano. Essa interface teórico-metodológica pode ser denominada Sociofuncionalismo. A amostra de dados desta pesquisa é composta por 346 construções condicionais contrafactuais “se p, então q” extraídas do meio digital, o que confere ao nosso trabalho um pioneirismo na exploração do fenômeno da condição contrafactual em um gênero textual, o comentário no Facebook, no contexto da Comunicação Mediada por Computador. Os resultados, obtidos por meio de análise quantitativa, revelaram haver influência do princípio da marcação linguística sobre a seleção de FP e PI no condicionado contrafactual no que se refere aos fatores semântico-pragmáticos. Fatores definidos como mais marcados favorecem FP, a forma mais marcada no contexto dos comentários no Facebook, enquanto fatores definidos como menos marcados favorecem PI, a forma menos marcada no contexto em questão. Quanto aos fatores sociais, os resultados referentes aos fatores idade e sexo apontam para a possibilidade de mudança em progresso liderada por mulheres na direção do aumento de uso de PI em comentários no Facebook. No que diz respeito à escolaridade, os resultados mostram que FP é favorecido entre escreventes com ensino superior e PI entre escreventes com ensino fundamental e médio. Os grupos de fatores estruturais não foram significativos para o fenômeno variável investigado.Tese Ambiente de textualização no ensino a distância: o caso do fórum educacional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-11-29) Campos, Marineide Furtado; Silva Neto, João Gomes da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708857E2; ; http://lattes.cnpq.br/2363104313711193; Marquesi, Sueli Cristina; ; http://lattes.cnpq.br/6803520489692073; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783941Y9; Alves, Maria da Penha Casado; ; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172Esta pesquisa tem como tema o ambiente de textualização no ensino a distância, com foco no fórum educacional utilizado por uma instituição de ensino superior do Rio Grande do Norte, tendo como objetivo geral analisar a interação que se estabelece entre tutor e cursistas e suas implicações para o processo de ensino e aprendizagem. Outros objetivos, mais específicos, foram também considerados, tais como: verificar a pertinência do fórum educacional para a construção do conhecimento no ensino a distância, entender as funções dos papéis desses sujeitos no e-Proinfo e, ainda, identificar na construção discursiva dos sujeitos frente às tarefas agendadas como ocorre a aprendizagem nesse ambiente. Para explorar o tema, tomamos por base uma problemática que interroga, sobretudo, em relação aos modos de interação no fórum, como os temas são postos na discussão, como os atores sociais dialogam entre si e como ocorre o debate no ambiente virtual em função da aprendizagem. O corpus compõese de mensagens postadas no fórum durante o módulo Material Informática , último dos seis que integram o Ciclo Básico do Programa de Formação Mídias na Educação, promovido pelo Núcleo de Educação a Distância (NEAD). A pesquisa caracteriza-se como uma abordagem qualitativa, na perspectiva de Merriam (1988), Cresswell (1994) e Minayo (1996) e situa-se no âmbito da Linguística Aplicada, tendo em vista que aborda questões que dizem respeito ao processo de ensino e aprendizagem em ambientes virtuais. Para a análise, recorremos a aspectos teóricos referentes ao ensino a distância em autores como Silva (2008), Brait (1993), Sperbe e Wilson (1986), Marquesi e Elias (2008), Xavier (2005), entre outros. Com relação às mídias e às perspectivas das tecnologias aplicadas ao fórum, recorremos a Baranov (1989), Neuner (1981), Kearsley e Moore (1996); ao ambiente de textualização Marcuschi, (2008), Costa Val (2004), assim como às concepções e funções do tutor encontradas em Salgado (2002). Nos resultados, percebemos que a interação tutor-cursista fica comprometida pelo apagamento da tutora, que muitas vezes, se posiciona apenas como propositora do tópico sem participar das discussões para o aprofundamento e fechamento avaliativo do conteúdo sugerido, prejudicando assim a aprendizagem. Observamos também a ausência de uma progressão tópica realizada pelos cursistas devido a falta de orientação e reorientação das questões discutidas, bem como pelo distanciamento da postagem de uma mensagem a outra. Desse modo, consideramos pertinente a participação dos cursistas e tutores de forma mais efetiva no espaço interacional com vistas à construção de novos saberes para a aprendizagem em ambientes de EaDTese Ana Cristina Cesar: um corpo de crítica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-04-15) Alves, Maria Lúcia Barbosa; Barbosa, Márcio Venício; ; http://lattes.cnpq.br/5996363930384781; ; http://lattes.cnpq.br/7384067288164877; Santos, Derivaldo dos; ; http://lattes.cnpq.br/8615666365895204; Lima, Tânia Maria de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/8280794437858524; Coutinho, Fernanda Maria Abreu; ; http://lattes.cnpq.br/1686880676530862; Flores, Maria da Conceição Crisóstomo de Medeiros Gonçalves Matos; ; http://lattes.cnpq.br/4538331544565400A presente tese consiste numa abordagem crítica acerca da produção literária da escritora carioca Ana Cristina Cesar. Tanto na poesia quanto na obra crítica, Ana Cristina Cesar evidenciou a questão do escrever como o principal dilema do seu projeto como escritora. Diante de tantos registros, seja em forma de poema, texto crítico ou carta, a questão do escrever é, no conjunto de sua obra, formulada a partir de uma interpenetração entre a literatura e a vida. Considerado o problema do escrever como parte de um projeto do ser escritora para Ana Cristina Cesar, afirmamos que o nosso interesse de pesquisa se pauta em analisar os modos como esse problema percorre sua escrita e torna-se uma questão metalinguística dentro da sua criação. Partimos da reflexão sobre o escrever em sua obra para levantar a questão principal da nossa proposta de trabalho com o seu texto: o que é, afinal, escrever para Ana Cristina Cesar e como isso se formula na produção dos papéis que exerce como poeta, crítica e professora? Entre os principais objetivos que norteiam esta pesquisa estão: promover um diálogo com os textos da autora, no qual se apresente o problema do escrever, através de uma reflexão sobre o percurso da sua atividade intelectual, para ela permeada por indagações quanto à escrita feminina e à produção marginal; e investigar os modos como essa reflexão se articula nas funções que ela desenvolve como poeta, crítica e professora e as relações que estabelece com a literatura da sua geração. Além disso, discutiremos a importância da sua obra dentro da literatura marginal, o que possibilita também uma avaliação dessa produção no âmbito da literatura brasileiraTese Análise argumentativa do discurso acadêmico a partir de representações discursivas da literatura de cordel em dissertações de mestrado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-26) Silva Neto, Antônio Loureiro da; Muniz, Cellina Rodrigues; ; ; http://lattes.cnpq.br/6738684963549257; Grangeiro, Cláudia Rejanne Pinheiro; ; Pereira, Francisco Afrânio Câmara; ; Costa, Lucilene Soares da; ; Campos, Sulemi Fabiano;A literatura de cordel, também conhecida no Brasil como literatura de folhetos nordestina, dentre outras denominações, com sua função, valores, demandas, características e história vem sendo objeto de estudos publicados em artigos, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Em tais estudos são construídas ou renovadas argumentativamente algumas representações discursivas do cordel. Assim, nesta tese de doutorado, queremos analisar essas representações a partir das estratégias argumentativas e mecanismos de persuasão presentes em dissertações de mestrado. Queremos encontrar respostas para as seguintes perguntas: a) Que expressões linguísticas dos textos examinados concorrem para a construção dessas representações discursivas do cordel? b) Que estratégias e mecanismos de persuasão são utilizados na construção dessas representações? c) Que representações discursivas do cordel surgem dos textos examinados e como elas se articulam para revelar a face do cordel no discurso acadêmico? Com base no objetivo geral e nas perguntas elaboradas, temos os seguintes objetivos específicos: i) identificar os elementos linguísticos que concorrem para a formação das representações discursivas do cordel no discurso acadêmico; ii) discorrer sobre os mecanismos de persuasão utilizados pelos pesquisadores nos processos de construção dessas representações e iii) analisar cada uma das representações resultantes do processo de investigação do discurso acerca do cordel. Para tanto, escolhemos um corpus formado por 65 excertos textuais retirados de 24 dissertações de mestrado. Daqui reunimos 12 grupos de representações discursivas para análise. A base teórica inclui autores como Abreu (1993; 1999; 2006); Bakhtin (2017); Compagnon (2014); Eagleton (2006); Certeau (1995); Luciano (2012); Oliveira, (2012); Cascudo (1953) e autores pertencentes ao quadro do discurso retórico como Aristóteles (2005; 2016), Perelman & Tyteca (2005) Reboul (2000), Fiorin (2015) e outros. Ademais, contamos com Bronkart (1999), Silva (2015) e Bezerril at al (2015). Os resultados indicam que o discurso acadêmico descreve o cordel como uma arte poética de cunho popular que se renova e sobre a qual incidem diversos olhares nem sempre favoráveis. Há também inúmeras possibilidades de análise ao tema considerando-o ora como instrumento de reivindicação social e política, ora como veículo de transmissão de valores educativos úteis aos processos pedagógicos, etc... Há quem o defenda por suas qualidades intrínsecas de resistência aos modelos intelectuais em vigor valorizando sua capacidade de influenciar a literatura hegemônica, o teatro, o cinema e a televisão. É, pois, a partir desse caldo de impressões que os pesquisadores universitários contribuem para construir ou renovar as representações discursivas do cordel. Quanto à argumentação no discurso, pudemos perceber certa semelhança nos modos de proceder argumentativamente. Tal fato se verifica na escolha dos acordos com o auditório imaginado, nas estratégias e movimentos argumentativos de concordância com as teses levantadas. Análogo processo se dá quanto aos mecanismos enunciativos pragmáticos. Entretanto, no tocante à defesa de algumas dessas representações discursivas, os pesquisadores parecem menos incisivos naquilo que defendem admitindo olhares mais variados e menos assertivos, como acontece com alguns grupos de representação analisados. Com este estudo tentamos contribuir com aqueles que valorizam os estudos acadêmicos em torno desse objeto e querem tornar mais claro o valor, a função e a importância do cordel no Brasil.Tese Análise de representações textual-discursivas em "O processo do capitão Dreyfus" - primeiro capítulo de "Cartas de Inglaterra" de Rui Barbosa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-03) Moreira Neto, Euclides; Passeggi, Luis Alvaro Sgadari; http://lattes.cnpq.br/0909624342011009; Oliveira, Anahy Samara Zamblano de; http://lattes.cnpq.br/0519774041993678; Silva, Ananias Agostinho da; http://lattes.cnpq.br/6624168203166513; Rodrigues, Maria das Graças Soares; http://lattes.cnpq.br/1239053356970371; Queiroz, Maria Eliete de; http://lattes.cnpq.br/3521788341452076; Medeiros, Mario Lourenço de; http://lattes.cnpq.br/5849717780585240A tese: “Análise de representações textual-discursivas em „O processo do capitão Dreyfus‟- primeiro capítulo de „Cartas de Inglaterra‟ de Rui Barbosa” investiga o fenômeno linguístico da Representação textual-discursiva (Rtd) em sua argumentatividade. Três questões de pesquisa são propostas: 1) Qual o papel da predicação e das demais categorias de análise na construção de uma representação textual-discursiva? 2) Como as analogias exercem papel construtivo e argumentativo da Rtd na referenciação? 3) Que importância tem o léxico na argumentação e na construção da Rtd? Para buscar respostas a tais questões, tem-se por objetivo geral analisar, descrever e interpretar o fenômeno linguístico da Rtd em sua argumentatividade no texto “O processo do capitão Dreyfus” de Rui Barbosa. Objetivos específicos, 1) Identificar o papel da predicação e das demais categorias de análise na construção da Rtd, 2) identificar e descrever o papel argumentativo das analogias na referenciação, 3) interpretar o papel do léxico na argumentação e na construção da Rtd. A pesquisa segue os pressupostos da Linguística de Texto, por meio da teoria “da produção co(n)textual de sentido”, que é a Análise Textual dos Discursos (ATD) e, assim, ela conforma-se à Linguística de Texto pela ATD consoante aos estudos de Adam (2011). A Análise Textual dos Discursos é uma proposta de Adam (2011) que tem a perspectiva de “uma teoria da produção co(n)textual de sentido fundamentada na análise de textos concretos”. A metodologia da pesquisa tem abordagem qualitativa, de natureza básica; descritiva quantos aos objetivos e de procedimentos bibliográficos. A metodologia efetuou-se com a identificação dos excertos continentes de Rtd encontrada no Corpus. Esses excertos figuram quadro 9 das análises. O texto foi estabelecido, suas linhas contadas e atribuiu-se plano de texto segundo os temas abordados. Criou-se um quadro, nele indicando-se as marcações textuais para cada uma das categorias de análise. As análises procederam-se descritivamente e, as predicações, além de descritas, são esquematizadas. Nos resultados das análises, o Quadro 13 apresenta dados numéricos dos temas analisados concernentes à quantidade de 50 excertos analisados. Verifica-se que o número de Rtd supera o número de excertos, ao todo em 11, 38 Rtd de Dreyfus e 23 da cerimônia de degradação. O Quadro 17 traz dados dos dois temas quanto às categorias de análise: 58 referenciações, 63 predicações, 39 modificações do referente, 14 modificações da predicação, 18 localizações espaciais, 13 localizações temporais e 50 modalizações. No Quadro 18, Dreyfus é “agente” 03 vezes e, 36 vezes é paciente. No Quadro 19, a cerimônia de degradação surge 08 vezes como agente e 08 vezes como paciente. Os resultados organizam-se com o cumprimento dos objetivos respondendo às questões de pesquisa. Assim, tem-se maior especificação da predicação, da referenciação e da modificação e, aprofundamento quanto à tipologia dos predicadores, dos nomes e dos modificadores. Nova taxonomia dada à referenciação anexa analogias, pronomes, elipses e a referenciação indireta. Quanto à modificação do referente, ampliam-se os tipos de modificadores e classifica-se a modificação como epitética ou atributiva. Conclui-se que a predicação é geratriz das outras operações de textualização, que as analogias ampliam as figuras textuais, que o léxico é determinante na construção da Rtd tanto por seu significado como pelo sentido empregado no texto.Tese Análise do discurso da resistência mossoroense ao ataque de Lampião(2015-03-05) Tavares, Edgley Freire; Silva, Marluce Pereira da; ; http://lattes.cnpq.br/4463809499714404; ; http://lattes.cnpq.br/4404506204960534; Gomes, Adriano Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/7395014510049279; Santos, Derivaldo dos; ; http://lattes.cnpq.br/8615666365895204; Silva, Francisco Paulo da; ; http://lattes.cnpq.br/8457474154576641; Silva, Lemuel Rodrigues da; ; http://lattes.cnpq.br/5816005449693385Na cidade de Mossoró, diversas práticas sustentam um discurso memorialista em torno da resistência desta cidade ao ataque do cangaceiro Lampião, no ano de 1927. Nossa pesquisa objetivou descrever e interpretar o funcionamento dessa discursividade, problematizando seus mecanismos, estratégias e efeitos na dispersão dos enunciados na cultura local. A Resistência, tomada como acontecimento discursivo, foi então investigada do lugar teórico-metodológico da análise do discurso francesa, na articulação dos postulados de Michel Pêcheux com a arqueogenealogia formulada por Michel Foucault. A análise do corpus constituído de materialidades discursivas acadêmicas, midiáticas, do teatro, de inscrições urbanas e da literatura de cordel, apontou uma série de regularidades discursivas, interdiscursividades e efeitos de sentido que marcam o funcionamento histórico e semiológico do discurso da Resistência como prática atravessada por diversas relações de saber e de poder. Além disso, a análise discursiva dessa reminiscência da passagem de Lampião em Mossoró possibilitou compreender essa narrativa em sua gênese e nas repetições e transformações da memória, evidenciando como este discurso tem organizado diversas instituições, grupos e lugares enunciativos, marcando a centralidade dessa memória na política, cultura e economia locais.Tese Análise textual das representações discursivas no discurso político brasileiro: o discurso da primeira posse da presidenta Dilma Rousseff (1°/01/2011)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-12-08) Oliveira, Anahy Samara Zamblano de; Passeggi, Luis Álvaro Sgadari; ; http://lattes.cnpq.br/4021473858264190; ; http://lattes.cnpq.br/0519774041993678; Araújo, Humberto Hermenegildo de; ; http://lattes.cnpq.br/7649931632253545; Galvão, Marise Adriana Mamede; ; http://lattes.cnpq.br/1829337364208280; Sousa, Gilton Sampaio de; ; Queiroz, Maria Eliete de; ; http://lattes.cnpq.br/3521788341452076Esta pesquisa descreve a representação discursiva que a presidenta Dilma Rousseff faz de si mesma no seu discurso de posse, em 1°/01/2011. Situamos nosso trabalho no campo da linguística de texto e, mais especificamente, na Análise Textual dos Discursos (ATD) (ADAM, 2011 [2008a]), a qual pode ser caracterizada como “uma teoria da produção co(n)textual de sentido que deve fundar-se na análise de textos concretos”. Ela nos fornece a noção, teórica e analítica, de representação discursiva, direcionada para o estudo da dimensão semântica do texto. Baseamo-nos, ainda, em trabalhos recentes sobre as representações discursivas, realizados no âmbito das pesquisas brasileiras sobre a ATD (RODRIGUES; PASSEGGI; SILVA NETO, 2010, 2012; RAMOS, 2011; OLIVEIRA, 2013; QUEIROZ, 2013; ZAMBLANO-OLIVEIRA, PASSEGGI, 2013). As principais operações semânticas de construção da representação discursiva que utilizamos em nosso trabalho são a Referenciação e a Predicação. O enfoque metodológico é, ao mesmo tempo, qualitativo e quantitativo, priorizando levantamentos completos das formas linguísticas, assim como descrições detalhadas dos seus valores semânticos e textuais. Os resultados da pesquisa são de três ordens: metodológica, teórica e descritivo-interpretativa. Do ponto de vista metodológico, propomos uma abordagem que designamos como “marcação textual” (ou “mapeamento textual”), que permite marcar (etiquetar) os valores semânticos das formas linguísticas, identificando-as no fluxo textual, isto é, na dimensão sequencial-composicional do texto. Do ponto de vista teórico, introduzimos a noção de “domínios da representação discursiva”, que organiza e articula os diferentes elementos que compõem a representação discursiva da presidenta. Quanto aos resultados descritivo-interpretativos do discurso de posse, eles indicam que a representação discursiva da presidenta é configurada por meio de diferentes domínios conceituais, explicitados pelas referenciações e predicações, com destaque para as designações e ações e para os estados de mulher e de presidenta, que remetem, respectivamente, aos domínios de gênero e ao papel político-institucional. A presidenta se representa, explícita e enfaticamente, como agente responsável pelas ações expressas pelas predicações verbais (verbos de ação), consciente da importância do seu papel político e social como governante do Brasil. As predicações nominais e verbo-nominais explicitam – ou indicam com bastante clareza – uma representação discursiva que abrange os domínios conceituais político, moral, ético, comportamental e emocional (forte, receptiva, desbravadora, consolidadora, incansável, humilde, comprometida, democrata, vitoriosa e corajosa). O discurso de posse explicita, portanto, designações positivas da presidenta, que se situam num tempo presente e prospectivo – com perspectivas de futuro –, como líder do Brasil, com ativa participação na ação de transformar o país, mas também levando em consideração uma história de vida, uma biografia de lutas. Assim, além da descrição empírica e da interpretação desse discurso específico, que contribui para o estudo da análise textual das representações discursivas no discurso político brasileiro contemporâneo, nosso trabalho levanta questões metodológicas e teóricas, assinalando, ainda, a necessidade de uma maior especificação e detalhamento das operações de Referenciação e Predicação.Tese Análise textual dos discursos: estrutura composicional, enunciação, argumentação e pragmática em projetos de lei e leis ordinárias(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-29) Pinheiro, Cláudia Cynara Costa de Souza; Rodrigues, Maria das Graças Soares; http://lattes.cnpq.br/1239053356970371; https://orcid.org/0009-0009-1177-8575; http://lattes.cnpq.br/8188801073720795; Passeggi, Luís Álvaro Sgadari; Cabral, Ana Lucia Tinoco; Pessoa, Daniel Alves; Marquesi, Sueli CristinaPesquisas linguístico-discursivas em textos jurídicos estimulam inclinações científicas na interface Linguagem e Direito, com potencial para conhecimento da língua em uso e produção de possíveis efeitos sociais. À vista disso, estabelecemos como objetivo geral investigar a estrutura composicional, a enunciação e a argumentação em projetos de lei e leis ordinárias, considerando a dimensão pragmática para interpretação. Como objetivos específicos, definimos identificar, descrever, analisar e interpretar: a) o plano de texto e as sequências textuais dos dados; b) a responsabilidade enunciativa e a coesão polifônica nos gêneros; c) a orientação argumentativa da materialidade textual; e d) os elementos pragmáticos mobilizados nos textos para compreensão de sentidos. Desse modo, este trabalho ancora-se na proposta teóricometodológica da Análise Textual dos Discursos, com Adam (2011, 2019, 2022), a partir do estudo de níveis e categorias do seu aparato científico, apoiado em Marcuschi (2002), Koch (2001), Rodrigues, Passeggi e Silva Neto (2010, 2014), Cabral (2013, 2015), Marquesi (2014, 2016, 2017), Marquesi, Elias e Cabral (2017), Pinto (2017), Souza (2020) e Rodrigues (2022). Do ponto de vista teórico da Enunciação, seguimos Benveniste (1989), Authier-Revuz (1990), Guentchéva (1994, 1996, 2011), Adam (1997, 2002), Flores (2008, 2011, 2016), Rabatel (2009, 2015, 2016, 2021), Fiorin (2016), Passeggi et al. (2010), Rodrigues (2017), Rodrigues e Marquesi (2021) e os proponentes da Teoria Escandinava da Polifonia Linguística – ScaPoLine – Nølke, Fløttum e Norén (2001); da Argumentação, acompanhamos Ducrot (1988, 1999), Toulmin (2001), Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), Amossy (2005, 2008, 2011), Pinto (2010) e Cavalcante et al. (2020); e da Pragmática, adotamos Austin (1962, 1990), Searle (1969, 1976, 1985, 1995a, 1995b), Vanderveken (1985, 1997, 2016), Adam (2020) e a PragmaDialética de Eemeren (2004). Em termos metodológicos, esta tese tem abordagem qualitativa, natureza interpretativista, acompanha o método indutivo de análise, é do tipo exploratória e documental. Nossas análises constataram a estrutura de planos de texto fixos conforme legislação vigente, organizados por sequências textuais: descritivas, presentes especialmente nos enunciados iniciais e finais dos textos; narrativas, inseridas como argumentos nas justificativas das proposituras; explicativas, encaixadas nos projetos e nas leis para sustentar a argumentação; e argumentativas, marcadas nos arranjos sequenciais prototípicos e no macronível textual, contribuindo para a visada argumentativa dos textos e para o propósito comunicativo dos gêneros. Como resultados do estudo da enunciação, entendemos que marcas da língua e vozes utilizadas nos textos conferem engajamento dos enunciadores com o conteúdo proposicional, analisadas em uma escala de interpretação que considera as expressões de imputação enquanto comprometimento mínimo e a presença das assinaturas como as situações de máxima assunção dos autores. Diante disso, compreendemos que tais níveis de análise apontam a orientação argumentativa dos enunciados para dimensão pragmática da língua, favorecendo o entendimento da significação performativa dos textos jurídicos em seu contexto de uso. Portanto, projetos de lei e leis ordinárias representam manifestações linguísticas utilizadas para formalizar intenções que podem ser acionadas para promover a concretização de garantias, visto que é por meio da linguagem que estabelecemos relações com fins performativos os quais podem indicar ações sociais e mudanças no mundo organizado legalmente.Tese Análise textual dos discursos: responsabilidade enunciativa em respostas a questões de livros didáticos(2017-01-23) Rosa, Flávio César Oliveira da; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; ; Silva, Célia Maria Medeiros Barbosa da; ; Passeggi, Luis Alvaro Sgadari; ; Queiroz, Maria Eliete de; ; Galvão, Marise Adriana Mamede;Este trabalho tem como objetivo analisar e interpretar enunciados/respostas a atividades de interpretação textual propostas a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental em dois livros didáticos, aprovados pelo PNLD 2010 e 2013, para isso, identificamos unidades da linguagem que evidenciam a assunção da Responsabilidade Enunciativa conforme as categorias propostas por Adam (2011). A linguagem é constitutivamente polifônica, razão que justifica que a escola, mediadora do conhecimento, por meio de seu trabalho, leve seus alunos a perceberem a pluralidade de vozes em um texto, além de, se possível, o reconhecimento dos responsáveis por elas, bem como suas intenções comunicativas. A partir dos pressupostos teóricos de Bakhtin a respeito da polifonia e de Authier-Revuz sobre a heterogeneidade da linguagem, procuramos identificar as diversas vozes que podem constituir um discurso. A Responsabilidade Enunciativa pode ser evidenciada em um texto por meio de diversas unidades da linguagem, conforme os estudos de Adam (2011). Quanto à metodologia, nossa pesquisa é de base qualitativa, de natureza interpretativista. O corpus se constitui de respostas a questões de dois livros didáticos dos quais foram selecionadas, em todos os capítulos, unidades de trabalho que tratam da interpretação textual. Para fundamentar nossa pesquisa, partimos da concepção de alguns teóricos que estudam a linguagem em sentido mais amplo, como Authier-Revuz (2004) Bakhtin (1988, 1992,1997, 2006), Marcuschi (2001, 2003, 2008), Koch (1996,1996) e, mais especificamente, em teóricos da Análise Textual dos Discursos como (ADAM, 2011) e da Linguística Enunciativa, na perspectiva de autores como Ducrot (1980, 1984 e 2001), Nølke (2001, 2005, 2009, 2013), Nølke, Fløttum e Norén (2004), Rabatel (2003, 2004, 2005, 2008, 2009, 2010, 2016). Os dados revelam que questões que cobram posicionamentos pessoais livres sobre temas comuns à vivência e à faixa etária dos alunos apresentaram índices mais elevados de assunção da Responsabilidade Enunciativa nas respostas em comparação a questões que cobram conhecimentos mais formais.Tese Análise textual dos discursos: responsabilidade enunciativa no texto jurídico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-06-21) Lourenço, Maria das Vitórias Nunes Silva; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783941Y9; ; http://lattes.cnpq.br/5704494493911440; Passeggi, Luís álvaro Sgadari; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783922T2; Galvão, Marise Adriana Mamede; ; http://lattes.cnpq.br/1829337364208280; Marquesi, Sueli Cristina; ; http://lattes.cnpq.br/6803520489692073; Alves, Virgínia Colares Soares Figueirêdo; ; http://lattes.cnpq.br/7462069887119361Esta investigação objetiva descrever, analisar e interpretar a Responsabilidade Enunciativa (RE) em Petições Iniciais, gênero discursivo circunscrito ao domínio jurídico. Para tanto, elegemos como objeto o estudo das seções Dos fatos e Da fundamentação jurídica , da petição, compreendendo, assim, respectivamente, a narração dos eventos, que deu margem à propositura da ação judicial, e à exposição do direito que ampara a pretensão da parte autora. Ancoramos a discussão no campo da Linguística, mais precisamente, na Análise Textual dos Discursos (ATD), cujas bases teóricas decorrem da Linguística Textual (LT) e da Linguística Enunciativa. Colocamos em relevo, particularmente, o modo como o autor dos textos, objetos de análise, faz uso das estratégias discursivas que indicam a RE. Dessa forma, a relevância deste estudo reside na construção da crítica ao texto jurídico, pois empreende uma abordagem dialógica do ponto de vista, suscitando não apenas questionamentos sobre a maneira como uma instância linguística concebe um objeto de discurso, mas também discutindo as questões de linguagem inerentes à escrita especializada e, nesse aspecto, contribuindo com o trabalho dos operadores do Direito acerca das várias maneiras de construção da RE no corpo do texto peticional. Selecionamos duas categorias de análise que, segundo Adam (2011), caracterizam na materialidade textual o grau de RE dos enunciados proposicionais: os diferentes tipos de representação da fala e as indicações de quadros mediadores. Nesse sentido, objetivando tal tarefa, baseamo-nos nos estudos acerca do ponto de vista realizados por Rabatel (2003, 2009a, 2010) no que concerne à abordagem enunciativa, inserindo o estudo do PDV no arcabouço das teorias polifônicas e dialógicas para estudar a RE a partir dos diferentes tipos de representação da fala que compreendem as formas de transmissão do discurso e o papel do sujeito enunciador no tocante à responsabilidade e à imputação pelos conteúdos proposicionais. Da mesma forma, tencionando estudar as indicações de quadros mediadores, observamos os postulados de Guentchéva (1994, 1996), que desenvolve a noção de categoria gramatical do mediativo (MED), a qual permite marcar linguisticamente o distanciamento ou engajamento do enunciador diante das informações expressas. No que concerne à metodologia, adotamos a pesquisa de base qualitativa, de natureza interpretativista e introspectiva, haja vista que este estudo focaliza processos e estratégias subjacentes ao uso da linguagem. O corpus da pesquisa é constituído por Petições Iniciais, que ensejaram ações oriundas na Vara Cível da Comarca de Currais Novos-RN. A análise dos dados mostra que um objeto de discurso é sempre perspectivado e manifesta o ponto de vista de um ou mais enunciadores. Como consequência, o produtor do texto, ao utilizar-se dos PDV de outros enunciadores, influencia e estabelece a orientação argumentativa do texto. Da mesma forma, evidencia a relevância do uso das construções mediatizadas no texto jurídico, pois funcionam como estratégias atenuantes da responsabilidade do produtor do texto com o que é dito, e ao mesmo tempo visa um discurso de autoridade pela entrada das fontes do direito. Ainda, revela a importância documental e interacional dessa prática, ao mesmo tempo que expõe dificuldades de natureza composicional e normativa no que concerne aos aspectos legais e linguísticosTese Antes o mundo não existia: o livro da outra origem do mundo(2018-07-30) Lima, Carlos Emílio Barreto Corrêa; Lima, Tânia Maria de Araújo; ; ; Pires, André Monteiro Guimarães Dias; ; Viana, Carlos Augusto Pereira; ; Muniz, Cellina Rodrigues; ; Costa, Maria de Fátima Batista;Reconceituar, a partir de um estudo do primeiro livro escrito por índios no Brasil, a cosmogonia Antes o Mundo não existia, dos “autores” desãna Umúsin Panlõn Kumu e Tolamân Kenhíri (1980 e 1995) do noroeste amazônico brasileiro, as noções de literatura, escrita, texto, literariedade, gêneros literários, língua, autoria, símbolo, mito, signo, poesia, música, ritual, História, religião, ciência, tradição, superstição, inconsciente, arquétipo, representação, suporte, performance, ficção, oralidade e estrutura narrativa a partir da reconfiguração ampla do conceito de paisagem, canto, local , ambiente natural e território. Esse estudo aprofunda e reconfigura através da literatura e de seus conceitos completamente alterados e transformados por esta cosmogonia também a própria noção de geografia pois o “livro” aqui em questão é uma obra-paisagem total atuante orquestralambi-Ente.Tese Anúncio publicitário direcionado ao público masculino: uma abordagem dialógica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-02-15) Gomes, Gianka Salustiano Bezerril de Bastos; Alves, Maria da Penha Casado; ; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; ; http://lattes.cnpq.br/1654659618556304; Bezerra, Josenildo Soares; ; http://lattes.cnpq.br/3081353090677062; Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de; ; http://lattes.cnpq.br/2661324075394215; Puzzo, Miriam Bauab; ; http://lattes.cnpq.br/6898954739357029; Francelino, Pedro Farias; ; http://lattes.cnpq.br/6663064491335541Nesta trabalho, pretendemos focalizar o gênero anúncio publicitário impresso naquilo que ele revela da sua condição de gênero discursivo que circula na esfera midiática impressa, especificamente, em quatro revistas: Playboy, Placar, GQ e Men’s Health. O objetivo geral do presente trabalho é analisar as regularidades enunciativas (verbo-visuais) do funcionamento do gênero anúncio publicitário direcionado ao público masculino na mídia impressa, problematizando como os anúncios publicitários atuam na sociedade de consumo buscando satisfazer a um grupo determinado, o leitor/consumidor masculino, com costumes e condutas modernos. Para tanto, foram reunidos anúncios das quatro revistas dos meses de janeiro, abril, julho e outubro, totalizando dezesseis revistas e vinte e sete peças do gênero durante um período de um ano: de janeiro a dezembro de 2012. O nosso trabalho se insere numa abordagem qualitativa-interpretativista, como forma de investigar a realidade social, paradigma defendido por linguistas aplicados. Assim, o nosso estudo volta-se para uma atividade relacionada com as questões de linguagem, presente na esfera da mídia impressa. O anúncio é compreendido enquanto unidade real da comunicação, portanto, discursivo e intersubjetivo, mantendo relações com outros enunciados já ditos e prefigurados e convocando outros a se estabelecerem. Partindo dessas conjecturas, apresentamos uma análise do gênero anúncio publicitário impresso em revistas masculinas fundamentando-nos nas pesquisas contemporâneas em Análise Dialógica do Discurso, nos estudos do Círculo de Mikhail Bakhtin, revisitando seus aspectos teórico-metodológicos e nas concepções de identidade e de cultura assim como em autores da esfera da publicidade. A pesquisa apresenta-se relevante à medida que contribui para uma análise da dimensão verbo-visual do anúncio direcionado ao público masculino, considerado como um gênero discursivo que circula na mídia impressa e publicitária, impregnado de relações dialógicas e, também colabora para a consolidação de uma ‘Teoria dos Gêneros do Discurso’ (no âmbito científico da Linguística Aplicada) e para a construção e desenvolvimento de referenciais teóricos, metodológicos e aplicados para professores e profissionais interessados na temática. Os resultados apontam dados que demonstram que a busca por uma completude jamais chegará, o homem se autoconstrói pela procura do corpo perfeito, pela busca do estereótipo primoroso, pela busca pelos produtos que contribuam para essa sua autoafirmação sempre transitória e em construção. Conclui-se que a temática do corpo é recorrente nas quatro revistas. Temos em média 27 peças em que os anunciantes trataram de expor o corpo no espaço dos anúncios, tendo como consequência uma valorização exacerbada da aparência física. Assim dividimos nosso corpus em uma categoria, corpo adiáforo, e quatro subcategorias:, O body building; o corpo tatuado; o corpo consumo e o corpo negro. O corpo sob medida é sempre apresentado como o ideal a que todo homem deve alcançar.Tese A apropriação do poder hegemônico da ciência em revistas de divulgação científica: estratégias sociodiscursivas(2017-03-20) Santos, Paulo Sérgio da Silva; Pedrosa, Cleide Emilia Faye; http://lattes.cnpq.br/0743019098101887; http://lattes.cnpq.br/5298903302198155; Cruz, Adriano Charles da Silva; http://lattes.cnpq.br/3052471951752715; Faria, Marilia Varella Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/9374738955386775; Abreu, Ricardo Nascimento; Damaceno, Taysa Mércia dos Santos Souza; http://lattes.cnpq.br/7530602327122028A presente pesquisa pretende estudar a apropriação do poder hegemônico da ciência pelas redes editoriais de divulgação científica. Para tal, o objetivo geral está pautado em discutir as estratégias sociodiscursivas empregadas pelas redes editoriais da divulgação científica para apropriação do poder hegemônico da ciência, considerando, nessa dinâmica, os modos de construção simbólica através dos quais, estas constituem-se em Sistemas Peritos. Assim, analisaremos uma materialidade discursiva composta a partir de um corpus semiestruturado de 16 exemplares coletados. Os veículos de divulgação científica, ao tomarem a voz da ciência para si, passam a usufruir de controle e prestígio social exercidos pelo próprio discurso científico em detrimento da sociedade classificada como “leiga” na relação com o saber e método científico. Portanto, as redes editoriais que sustentam as revistas de divulgação da ciência têm, tal qual um lócus privilegiado de excelência técnica, regulamentado a vida material dos cidadãos, agindo como um Sistema Perito, como designou Giddens (1991, 2002). Dessa forma, as pessoas estão envolvidas em diversos sistemas que dominam, organizam e, de certa forma, sugerem modos de vida. São sistemas importantíssimos nos quais todos depositam confiança. Assim sendo, o termo ‘ciência’ encapsula metaforicamente esses sistemas socialmente legitimados e as revistas de divulgação da ciência têm buscado usufruir dessa legitimidade, como se dela fosse parte a fim de sobreviver no mercado editorial brasileiro. Por isso, faz-se importante entender como o domínio do discurso científico, tanto quanto o da divulgação científica proporcionam acesso a recursos materiais e instâncias de poder. A pesquisa está fundamentada, principalmente, na Análise Crítica do Discurso, a partir do marco analítico proposto por Fairclough (2001 [2008], 2003), Chouliaraki e Fairlcough (1999), para aprofundamento das questões referentes à intertextualidade e ao hibridismo de gênero das práticas discursivas das redes editoriais da divulgação científica. A Abordagem Sociológica e Comunicacional do Discurso, por sua vez, apontará a análise para as questões concernentes à Comunicação para a Mudança Social e aos tipos de poder, a partir de uma retextualização de Bajoit (2006) proposta por Pedrosa (2012, 2013). Buscamos, ainda, revelar os mecanismos de naturalização que contribuem para a construção simbólica através dos modos de operação da ideologia descritos por Thompson (2009). E, por fim, o conceito de confiança desenvolvido por Giddens (1991, 2002), nesse contexto, lançará luz acerca do esvaziamento de tempo e espaço como estratégia de universalização do discurso das revistas de divulgação científica.Metodologicamente, a pesquisa está situada em um paradigma qualitativo, inserido no âmbito das Ciências Humanas e Sociais, com foco na Linguística Aplicada (LA). A LA vem desenvolvendo diálogos com as teorias sociais críticas para a construção de um campo de estudos que extrapola a relação entre teoria e prática e leva em consideração todos os interactantes das situações estudadas. O resultado desenhou o perfil das duas principais publicações de divulgação científica do mercado brasileiro.Ficou demonstrado de forma clara que se trata de verdadeiras arenas discursivas. A dinâmica de funcionamento revelou mecanismos que contribuem para naturalização de um hegemonismo artificial a ser desempenhado por esse tipo de publicação. Essas dinâmicas e padrões revelados pelo corpus da pesquisa indicam a necessidade de uma maior e mais ampla discussão em torno dos veículos de divulgação de informações científicas.