SEDIS - Livros eletrônicos
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Livro 45 anos de Nutrição na UFRN: memórias de vida e formação de professores(SEDIS-UFRN, 2024-11-11) Jorge, Thiago Perez (org.); Nascimento, Annamaria Barbosa do (org.); Morais, Celia Márcia Medeiros de (org.); Bezerra, Ingrid Wilza Leal (org.); Pedrosa, Lucia de Fátima Campos (org.); Jacob, Michelle Cristine Medeiros (org.); Borges, Thaís Lima Dias (org.); Passos, Thaís Souza (org.)Apresentamos o Projeto para o Livro: Pautada em três objetivos principais: (1) resgatar e preservar uma parte de nossa história, para que gerações presentes e futuras de professores de nutrição possam ter uma perspectiva temporal ampliada sobre quem somos enquanto corpo docente, (2) ensejar um processo de autorreflexão sobre o alinhamento do trabalho que desenvolvemos em relação à nossa missão docente expressa no projeto pedagógico de curso e, por fim, (3) abrir espaço para ponderarmos sobre quem queremos ser no futuro considerando os desafios atuais da nutrição brasileira e mundialLivro Alfabetização e Letramento: volume I(SEDIS/UFRN, 2019-03-14) Mollica (org.), Maria Cecilia de Magalhães; Bortoni-Ricardo (org.), Stella MarisSÉRIE: ProfLetras em foco: estudos e experiênciasCapítulo de livro Alfabetização e Letramento: volume II(SEDIS/UFRN, 2019-03-14) Mollica, Maria Cecilia de Magalhães; Bortoni-Ricardo, Stella MarisSÉRIE: ProfLetras em foco: estudos e experiênciasLivro Álgebra Linear I(SEDIS-UFRN, 2015-09-12) Pereira, Marcelo GomesEste material é o resultado de um investimento intelectual e econômico assumido por diversas instituições que se comprometeram com a Educação e com a reversão da seletividade do espaço quanto ao acesso e ao consumo do saber E REFLETE O COMPROMISSO DA SEDIS/UFRN COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA como modalidade estratégica para a melhoria dos indicadores educacionais no RN e no BrasilLivro Anais da 1ª Conferência Internacional de Inovação Tecnológica em Saúde(SEDIS-UFRN, 2018) Dantas (Org.), Marcel da Câmara Ribeiro; Araújo (Org.), Bruno Gomes de; Valentim (Org.), Ricardo Alexandro de MedeirosRelação de trabalhos apresentados na 1ª Conferência Internacional de Inovação tecnológica em SaúdeLivro Análise real(SEDIS-UFRN, 2012-09-12) Pereira, André Gustavo Campos; Campos, Viviane Simioli MedeirosEste material é o resultado de um investimento intelectual e econômico assumido por diversas instituições que se comprometeram com a Educação e com a reversão da seletividade do espaço quanto ao acesso e ao consumo do saber E REFLETE O COMPROMISSO DA SEDIS/UFRN COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA como modalidade estratégica para a melhoria dos indicadores educacionais no RN e no BrasilLivro Aprendendo a cuidar da estomia intestinal(SEDIS, 2018-03-27) Sena, Julliana Fernandes deEsse material é fruto do projeto de mestrado da Enfermeira Julliana Fernandes de Sena sob orientação da professora Isabelle Katherinne Fernandes Costa pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ele foi produzido após uma revisão de literatura, com o intuito de auxiliar pacientes com estomias intestinais com base nas dificuldades que esses pacientes relataram ter durante consultas de enfermagem ou quando iam pegar as bolsas. Assim, buscamos auxiliar nos cuidados diários com a troca da bolsa, com a limpeza e o cuidado com a estomia, bem como espalhar essas informações e mostrar que, apesar da nova condição, é possível cuidar de si e ter qualidade de vida.Livro Artes cênicas e acessibilidade cultural: contextos de desaprendizagem - Vol. 2(SEDIS-UFRN, 2024-08-21) Alves, Jefferson Fernandes (Org.); Silva, Carlos Alberto Ferreira da (Org.); Berselli, Márcia (Org.)Estudos, relatos e ensaios na interface das artes cênicas com a acessibilidade cultural expõem diversos posicionamentos de artistas, professores e pesquisadores com e sem deficiência que se orientam por uma perspectiva anticapacista e problematizadora das percepções e representações da participação das pessoas com deficiência nas artes da cena. Tais incursões reflexivas emergem da realização do Encontro de Artes Cênicas e Acessibilidade Cultural: práticas e desaprendizagens que, em 2023, compreendeu a 4ª edição, o qual é promovido pela Universidade Federal do Acre (UFAC), com o apoio das Universidades Federais do Rio Grande do Norte (UFRN) e de Santa Maria (UFSM)Livro Artes cênicas e acessibilidade cultural: contextos de desaprendizagens(SEDIS-UFRN, 2023-01-12) Alves, Jefferson Fernandes; Silva, Carlos Alberto Ferreira da; Berselli, MarciaNo ano de 2020, em meio ao distanciamento físico e social, em decorrência da pandemia de COVID-19, um grupo de professoras/es de teatro das Universidades Federais do Rio Grande do Norte (UFRN), do Acre (UFAC), de Santa Maria (UFSM),da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e do Instituto Federal Fluminense (UFF), mobilizados pela temática da Acessibilidade Cultural, desencadeou uma série de trocas de saberes, em reuniões remotas, que culminaram com a realização de dois encontros virtuais na área: “I Encontro de Artes Cênicas e Acessibilidade: olhares extensionistas” e “I Encontro de Artes Cênicas e Acessibilidade Cultural: ensino e desaprendizagens.” Os textos aqui, reunidos, portanto, emergem desses encontros, contemplando professoras/es, pesquisadoras/es, estudantes e artistas com e sem deficiência que abordam, sob diferentes perspectivas, a interface entre a Acessibilidade e as Artes Cênicas.Livro A autorregulação por estudantes com deficiência intelectual(SEDIS-UFRN, 2021) Viana, Flávia Roldan; Gomes, Adriana Leite LimaverdeNeste livro, as propostas repousam sobre as condutas mediativas em situações de aprendizagem para o desenvolvimento do processo de autorregulação pelos estudantes com deficiência intelectual. Tomamos por base uma importante área de pesquisa para o desenvolvimento cognitivo do sujeito com essa deficiência, a metacognição (considerada, nas discussões trazidas ao longo de todo o livro, como o ato de conhecer e monitorar a construção do seu próprio conhecimento), com ênfase no processo da autorregulação de sujeitos com esse tipo de deficiência. É necessário desmistificar (pré) conceitos acerca da capacidade cognitiva de sujeitos com deficiência intelectual. Por essa razão, é preciso encorajar profissionais da educação e de áreas afins a utilizarem os princípios de mediação e criarem atividades que estimulem a promoção da autorregulação da aprendizagem e, consequentemente, a gênese do seu desenvolvimento cognitivo.Livro Avanços, desafios e conquistas: relatório gestão 2011-2019(SEDIS-UFRN, 2021-03-24) Cruz (Cord.), Ângela Maria Paiva; Pereira (Cord.), Francisca SirleideEste Relatório de Gestão 2011-2019 espelha os resultados das duas gestões, marcadas pela filosofia da integração de pessoas e de processos, e de inovação tecnológica a serviço da população. Dentre os incontáveis feitos desses oito anos destacam-se mais de 40 mil alunos matriculados; 95% do corpo docente efetivo de mestres e doutores; 47% dos cursos de Graduação avaliados com conceitos 5 e 4; 1.369 alunos beneficiados com o Argumento de Inclusão Regional; 29 polos de EaD; um crescimento físico de 41% em relação à área construída até 2011; além da expansão da qualidade acadêmica.Livro Caderneta(SEDIS-UFRN, 2023-10-02) Castro, Antonio BarbosaEste manuscrito tem sua escrita iniciada há quase cem anos, em 1924. Trata-se de um caderno de assentos mantido pelo seu autor por cerca de quarenta e quatro anos. São escritas notacionais do cotidiano familiar e citadino do interior do sertão norte rio-grandense do Brasil: Vila Caiçara, atualmente, município São Rafael-RN. Ao que se estima, seria a escrita da ordem do privado mais antiga e longeva da cidade. Sua publicação responde, portanto, a um objetivo sócio-histórico essencial para a região e para as mais diferentes áreas do conhecimento, que encontram nesses registros uma exemplaridade dos usos vocabulares, das tradições discursivas, da economia, da alimentação, da cultura, da educação e da história da época. Sua publicação fac-similada, acompanhada da retextualização e da transcrição, visa seu compromisso em democratizar as escritas de si, sua pertinência documental e autobiográfica. O trabalho de edição biográfica e de organização desta obra foi realizado pela Profa Dra. Tatyana Mabel Nobre Barbosa (MCTIC/CNPq – no. 28/2018 – 2023 Universal/ faixa B, processo: 421051/2018-3) e se soma à publicação de “Raízes” de Francisco Lázaro Barbosa, por esta mesma coleção. Estimamos a apropriação material, simbólica e política do livro como direito do dizer da cidade e dos seus citadinos sobre suas narrativas.Livro Caderno de ensino 1: relatos de experiências, projetos premiados 2017(SEDIS-UFRN, 2020) Melo (Org.), Elda Silva do Nascimento; Tintin (Org.), Ricelle Fernandes QueirozA obra Caderno de Ensino, em seu primeiro volume, nasce com a missão de substituir o antigo Caderno de Monitoria. Enquanto este nasceu com o objetivo de divulgar experiências exitosas no âmbito do Programa de Monitoria da UFRN, aquele mantém esse objetivo, porém ampliando o alcance para todos os demais programas de ensino coordenados pela PROGRAD/UFRN, dando igual oportunidade a todos de divulgarem seus trabalhos.Livro Caderno de Monitoria 5: relatos de experiência: projetos premiados 2016(EDUFRN, 2019-04-02) Melo, Elda Silva do Nascimento; Tintin, Ricelle Fernandes QueirozEsta obra é uma publicação direcionada à divulgação dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do Programa de Monitoria e do Programa Complementar de Estudos do Ensino Médio (PROCEEM), com foco na iniciação à docência na graduação, sendo esta sua quinta edição. Coordenados pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da UFRN, os mencionados programas de ensino contribuem para fortalecer e qualificar a formação inicial dos discentes.Livro Caderno faça e conte(SEDIS-UFRN, 2020-12-01) Cordeiro, Sandro da SilvaEsta edição do Caderno Faça e Conte pretende ser um marco referencial para o Tema de Pesquisa, reunindo diversas vozes/posicionamentos relativos ao trabalho com essa abordagem. Reúne textos teóricos, fruto de discussões e do diálogo com autores que coadunam com o pensamento do NEI; aglutina, também, textos baseados em relatos da prática pedagógica, exemplificando formas de concretizar o trabalho com o Tema de PesquisaLivro Cálculo I(SEDIS-UFRN, 2012-09-12) Pereira, André Gustavo Campos; Freitas, Joaquim Elias de; Soares, Roosewelt FonsecaEste material é o resultado de um investimento intelectual e econômico assumido por diversas instituições que se comprometeram com a Educação e com a reversão da seletividade do espaço quanto ao acesso e ao consumo do saber E REFLETE O COMPROMISSO DA SEDIS/UFRN COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA como modalidade estratégica para a melhoria dos indicadores educacionais no RN e no BrasilLivro Cálculo II(SEDIS-UFRN, 2014-09-12) Freire, Benedito Tadeu Vasconcelos; Freitas, Joaquim Elias de; Soares, Roosewelt FonsecaEste material é o resultado de um investimento intelectual e econômico assumido por diversas instituições que se comprometeram com a Educação e com a reversão da seletividade do espaço quanto ao acesso e ao consumo do saber E REFLETE O COMPROMISSO DA SEDIS/UFRN COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA como modalidade estratégica para a melhoria dos indicadores educacionais no RN e no BrasilLivro Carta de direitos dos usuários do HUOL(SEDIS-UFRN, 2023-05-15) Reis, Aline Cristiane do Rego; Santiago, Ana Catarina de Sousa; Severo, Ana Karla de Sousa; Pereira, Anieli de Azevedo Medeiros; Fernandes, Ariane Cristiny da SilvaA versão ilustrada da Carta de Direitos dos Usuários do Huol visa apresentar os seis princípios básicos de cidadania de maneira ilustrativa, caracterizando-se como uma importante ferramenta para que o cidadão conheça seus direitos e corresponsabilidades ao utilizar os serviços deste hospital.Livro Cartilha de gestão de orlas turísticas: estudos de caso em 10 destinos brasileiros(SEDIS-UFRN, 2024-07-04) Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; Lanzarini, RicardoEste documento apresenta os resultados do Projeto “Brasil, essa é a nossa praia!” – fruto de uma parceria entre o Ministério do Turismo e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte – o qual apoiou o desenvolvimento de Planos de Gestão Integrada da Orla (PGIs) em dez destinos turísticos do país. Tais planos foram conduzidos de forma comprometida e responsável, sendo também uma contribuição ímpar para a gestão costeira no âmbito nacional e inclusive internacional. É um produto de sensibilização social, tendo como referência o setor do turismo costeiro integrado com as principais etapas de referência de construção do Projeto Orla segundo o Manual disponibilizado pela Secretaria de Patrimônio da União – SPU. Seu conteúdo reflete as principais etapas e desafios de construção do Projeto Orla, com uma detalhada quantidade de informações advindas dos websites oficiais de prefeituras e do governo federal, bem como de imagens videográficas, as quais irão permitir ao leitor se aproximar de cada estudo de caso de forma muito próxima da realidade.Livro Coletânea de artigos científicos sobre educação a distância(SEDIS-UFRN, 2021-06-25) Dias, Aline de Pinho; Neto, José Correia Torres; Araújo, Kaline Sampaio dePublicação que apresenta artigos sobre a Ead no Brasil.