CCSA - TCC - Turismo
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TCC A arte no turismo: estratégias de marketing de artistas plásticos natalenses no mercado de arte e seus efeitos no turismo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Batista, Amanda de Sousa; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Leão, Renata Paula Costa Trigueiro; Alexandre, Mauro Lemuel de OliveiraAs artes plásticas configuram um dos elementos que compõem o patrimônio cultural, por meio dela é possível expressar tradições, memórias e inúmeros traços da cultura de um povo. É portanto, fundamental para o turismo, principalmente quando se fala em turismo cultural. Com base nisso, o presente estudo objetiva compreender a percepção dos artistas plásticos natalenses em relação à suas produções e a atividade turística, tanto no âmbito local/nacional quanto internacional. Para isso, buscou-se identificar a visão sobre a importância da atividade turística para suas produções, as estratégias por eles utilizadas na divulgação de suas produções, bem como a percepção sobre a atual realidade do mercado de arte em Natal. Quanto a metodologia, foi utilizada pesquisa exploratória-descritiva com abordagem qualitativa, e a coleta se deu por meio da aplicação de roteiro de entrevista com artistas plásticos natalenses. A análise revelou que apesar de ser crescente no Brasil e no mundo, o mercado de arte em Natal/RN se mostra como uma realidade delicada que necessita de atenção, principalmente quando relacionada com o turismo. O estudo se faz relevante diante a carência de maiores produções acadêmicas nesse sentido e a importância de estudos voltados às artes plásticas no turismo, visto que esta compõe um mercado crescente nos âmbitos nacional e internacional, segundo estudos da Plataforma Latitude.TCC A contribuição do turismo de estudo e intercâmbio como diferencial competitivo no mercado de trabalho(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Silva, Diogo Braulio Melo; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Porto, Carlos Humberto; Senna Junior, OtávioA Globalização, caracterizada pelo rápido desenvolvimento tecnológico e industrial nos meios de transporte e comunicação, tem transformado as relações sociais e ampliado a difusão da informação em todo o mundo. A Crescente necessidade por profissionais capazes de se adaptarem a um novo contexto de qualificação profissional tem contribuído para expansão do Turismo de Estudos e Intercâmbio como um elemento propulsor na carreira profissional dos indivíduos. O mercado de trabalho tem buscado profissionais multiqualificados e flexíveis a mudanças radicais no ambiente de trabalho. O novo profissional deve ser maduro, qualificado, competente e criativo. Países de todo o mundo tem concebido o financiamento de bolsas de estudos e transformado o ensino superior em países estrangeiros como instrumento de investimento na qualificação profissional, acadêmico e social de seus jovens universitários. O programa de intercâmbio se enquadra nesse perfil como elemento propulsor ao desenvolvimento do trabalhador multiqualificado, uma vez que adiciona a esse profissional a competência linguística e profissional, além do conhecimento empírico e o amadurecimento profissional em um curto espaço de tempo. Este trabalho busca entender quais as motivações dos estudantes para fazerem seu programa de intercambio e como o turismo de estudos e intercambio tem contribuído na qualificação profissional. amostra de 42 estudantes que fizeram seu programa de intercambio entre os anos de 2011 e 2014 conseguimos identificar quem são esses profissionais que buscaram em uma experiência no exterior uma maior qualificação profissional. A análise dos dados mostrou que o turismo de estudos e intercâmbio é um segmento repleto de elementos que criam uma competência capaz de diferenciar no mercado de trabalho os profissionais que vivenciam esse segmento da atividade do turismo.TCC A dança do coco de roda e de zambê enquanto elemento do turismo cultural do RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Silva, Chrisner Moniele Avelino da; Lima, Renata Mayara Moreira de; Cacho, Andréa do Nascimento Barbosa; Ferreira, Lissa Valéria FernandesO coco de roda e de zambê se constituem enquanto dança de roda, originada da região Nordeste, mas especificamente, esta última, do estado do Rio Grande do Norte. É uma dança popular que pode está inserida nos elementos culturais do segmento do turismo cultural. No entanto, percebe-se uma desvalorização desmedida da mesma por parte dos gestores e também da comunidade em geral, uma vez que esta desconhece a dança como sendo do patrimônio histórico- cultural do Rio Grande do Norte. Devido a esse fator, este trabalho objetivou analisar a utilização da dança coco de roda e de zambê enquanto elemento do Turismo Cultural do Rio Grande do Norte. A metodologia utilizada foi à abordagem descritiva- exploratória, com caráter qualitativo. O resultado da pesquisa realizada demonstra que a dança coco de roda e de zambê não possui a valorização necessária para que possa ser utilizada como um atrativo turístico, apesar da mesma ser classificada como tal.TCC A dinâmica do turismo em comunidades indígenas mexicanas: uma análise do desenvolvimento em Cuetzalan, Puebla(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Zúñiga, Aline Beatriz Pérez; Nobrega, Wilker Ricardo de Mendonça; Sonaglio, Kerlei Eniele; Gabrielli, Cassiana PanissaO presente trabalho tem como objetivo analisar a relação da dinâmica da atividade turística com o desenvolvimento nas comunidades indígenas no México, especificamente na Serra Norte do estado de Puebla. Foi escolhida esta região por ter uma concentração significativa de comunidades indígenas no país e ter o turismo como uma das principais atividades econômicas A metodologia da pesquisa foi descritiva de abordagem qualitativa e foi desenvolvida nas comunidades nahuas pertencentes ao município de Cuetzalan del Progreso. Primeiramente foi realizada uma consulta de material bibliográfico com coleta de dados secundários relacionada com os conceitos de desenvolvimento sustentável e turismo cultural. Posteriormente foi realizado o levantamento de dados primários por meio da observação de campo em dezembro de 2014 e julho de 2015, bem como entrevistas com representantes do poder público, a iniciativa privada e o terceiro setor, a população indígena e os próprios turistas com o fim de traçar o perfil de cada ator. Finalmente foram identificados os fatores e ações que contribuíram ao desenvolvimento sustentável por meio do turismo nas comunidades indígenas. Os resultados apontam que o turismo iniciou em Cuetzalan após a construção de vias de acesso e se intensificou a partir da divulgação por parte dos primeiros visitantes. Os recursos naturais da região foram o principal atrativo no inicio da atividade turística, posteriormente foi explorado o patrimônio cultural. Atualmente ambos os recursos são utilizados em conjunto e o município mostra uma demanda crescente através do tempo. Houve um maior grau de desenvolvimento no momento em que a população indígena teve uma participação mais ativa tanto na gestão quanto na produção e oferta de produtos e serviços. Outro fator chave que impulsou o desenvolvimento a partir do turismo foi a inclusão no Programa Pueblos Mágicos da SECTUR em 2002. Em conclusão, atualmente o turismo é uma das principais atividades econômicas no município, servindo de apoio para as outras e os benefícios que a mesma traz são principalmente a geração de receitas, a conservação dos recursos naturais, a valorização da cultura e a promoção social. Afirma-se assim que a atividade turística é protagonista no desenvolvimento sustentável em Cuetzalan.TCC A fidelização em pousadas e hoteis de pequeno porte em Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012) Oliveira, Nathalia Cristina de; Porto, Carlos Humberto; Barreto, Cássio de Freitas; Batista, Saulo GomesA presente monografia tem como finalidade demonstrar de que forma os estabelecimentos hoteleiros de pequeno porte como, hotéis e pousadas, aplicam as estratégias de fidelização aos seus clientes. Nesse ponto, buscou-se como objetivo analisar, identificar, descrever e comprovar quais foram às estratégias utilizadas para a prática da fidelização. O trabalho é baseado em uma abordagem qualitativa que buscou uma amostragem reduzida das empresas, com o intuito de buscar a qualidade das informações, a pesquisa realizada foi de caráter descritivo - bibliográfico, possuindo um questionário com perguntas abertas, buscando a opinião de cada gestor das instituições hoteleiras, onde procurou-se ter acesso ao conhecimento das estratégias utilizadas para o programa de fidelização de clientes e qual o resultado obtido através da aplicação dessa ferramenta mediante a evolução do comércio. Após análise de todos os dados pesquisados, pode-se concluir que: Quando se aplica um Programa de fidelização, pode-se aumentar a assiduidade dos clientes, porem é necessário uma estratégia de bonificação para o os tornam "fieis".TCC A gastronomia como produto turístico: uma análise do potencial gastronômico da cidade de Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Oliveira, Bianca Rafaella de; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Porto, Carlos Humberto; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da SilvaA gastronomia faz parte da cultura de um povo, e essa representação cultural é utilizada como produto turístico em algumas localidades. Portanto, abordar a temática gastronomia como produto turístico tornou-se relevante para o estudo do turismo. Com isso, o objetivo principal deste trabalho foi analisar se os meios de restauração da cidade de Natal/RN são representantes da culinária nordestina sertaneja e litorânea, visando um maior entendimento da importância que a gastronomia tem para a atividade turística. Para obter esse resultado foi feita uma pesquisa em cinco estabelecimentos de restauração localizados na cidade, que são frequentados por turistas, que foram os Restaurantes: Camarões, Camarões Potiguar, Farofa D‟Água, Mangai e Tábua de Carne. Quanto à metodologia, a pesquisa foi caracterizada como exploratória e descritiva de natureza qualitativa, e foi usado também o método de observação. A coleta de dados foi realizada através de um roteiro de entrevista feito com os gestores dos restaurantes, e através de um check list que foi aplicado pela autora nos cinco restaurantes citados. A pesquisa foi realizada em abril de 2013. Nos resultados obteve-se a resposta da pergunta da pesquisa, pois do ponto de vista dos gestores, dos restaurantes pesquisados, a gastronomia é importante para que a atividade turística possa ocorrer, mas ela ainda não é vista na cidade de Natal/RN como um produto turístico e sim como um produto de apoio para que a atividade turística ocorra. E quanto ao objetivo da pesquisa, ficou constatado que todos os restaurantes pesquisados são representantes da gastronomia nordestina. E conclui-se que, apesar da gastronomia ainda não está sendo considerada como motivadora de viagem para o local Natal/RN, ela é sim um produto turístico.TCC A gestão da qualidade como fator estratégico na hotelaria: um estudo de caso no Hotel Best Western Premier Majestic, Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Silva, Jaciara Taís de Freitas da; Trigueiro, Renata Paula Costa; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Pequeno, Edilene AdelinoA gestão da qualidade na hotelaria se mostra um dos fatores de sucesso de qualquer negócio, pois, relaciona-se á capacidade da empresa em atender aos requisitos dos clientes, dessa forma a satisfação destes, faz com que a gerencia dê uma maior importância às estratégias que façam com que o hóspede se sinta satisfeito e queira retornar ao hotel. Dessa forma, com a expansão da competitividade na indústria hoteleira teve-se que dar ênfase a qualidade dos serviços oferecidos tornando este um diferencial no mercado. A proposta dessa pesquisa foi analisar a gestão da qualidade como fator estratégico na hotelaria: um estudo de caso no hotel best western premier majestic, natal/rn no qual foi feito um estudo de caso. Para tanto, foram feitas entrevistas com a gestora do hotel, com os funcionários que lidam diretamente com os hóspedes e com os hóspedes, fazendo um comparativo entre as respostas, onde no total foram entrevistadas 14 pessoas. Para isso, foi feito um estudo de caráter exploratório-descritivo de abordagem qualitativa. A análise dos dados foi feita de maneira descritiva e trouxe informações acerca dos benefícios que a qualidade dos serviços proporciona para a hotelaria. Ao longo da pesquisa foram analisados nas entrevistas, pontos fundamentais para que se possa manter a qualidade dos serviços a partir das estratégias implementadas no hotel, como a satisfação total dos clientes, uma gestão participativa, onde funcionários estão integrados e comprometidos em atender bem o hóspede, no qual opiniões são aceitas para o aperfeiçoamento desses serviços de forma contínua, corrigindo erros e problemas caso necessário.TCC A gestão da qualidade em eventos corporativos: uma análise dos eventos do Auditório Onofre Lopes da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Queiroz, Fernanda Gabriella Silva; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Trigueiro, Renata Paula Costa; Feitosa, Radegundis Aranha TavaresO segmento de eventos tem estimulado o desenvolvimento socioeconômico no Brasil e no mundo, contribuído para o fomento da economia e geração de empregos. A qualidade na prestação dos serviços é essencial para a satisfação do cliente em qualquer setor, não é diferente nos eventos. O presente estudo analisou a gestão da qualidade dos eventos realizados pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em seu Auditorio Onofre Lopes. Teve como objetivo avaliar o nível da qualidade dos eventos realizados pela referida unidade acadêmica através da percepção do seu público. Foram entrevistadas 194 pessoas que estavam assistindo os concertos e recitais no referido local, de abril a junho do corrente ano. Em relação à metodologia, a pesquisa foi exploratório-descritiva, com abordagem quantitativa. A coleta de dados realizou-se através de um questionário com perguntas fechadas com escala de opinião. Os resultados foram alcançados através de análise descritiva das respostas dos questionários e identificaram o perfil sociodemográfico do público, os meios de divulgação eficazes para estes eventos, a demanda turística destes e seu nível de qualidade. Para enriquecer os resultados, foi feita uma matriz DAFO, com base nas respostas dos entrevistados e na observação no local, durante a aplicação dos questionários. Os resultados atingiram os objetivos esperados, revelaram o potencial dos eventos e indicaram, entre outros, a necessidade de melhoria na infraestrutura do auditório Onofre Lopes e a adoção de um instrumento de medição da qualidade permanente.TCC A gestão de pessoas como vantagem competitiva: um estudo de caso no Hotel Ponta do Madeiro Pipa/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012) Lima, Catiane Lopes de; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; Porto, Carlos Humberto; Ferreira, Lissa Valéria FernandesO turismo é uma das industrias que mais tem gerado emprego e renda, segundo dados da OMT, as atividades características do turismo são responsáveis pela geração de 6% a 8% do total de empregos no mundo. Ainda de acordo com a OMT, o mercado de viagens internacionais representa 30% das exportações mundiais de serviços e equivale a 6% do valor total dessas exportações. Essas magnitudes lheconferem o quarto lugar no ranking das atividades geradoras de receitas cambiais, atrás apenas das indústrias de combustíveis, de produtos químicos e automobilística. Nesta perspectiva, o presente estudo tem como objetivo de analisar que a Gestão de Pessoas, adotada por um dos hotéis representativos da rede hoteleira do município de Tibau do Sul, nas proximidades da Praia de Pipa, um dos destinos indutores do turismo no Rio Grande do Norte, contribui para alcançar a qualidade na prestação dos serviços e, consequentemente, atingir uma vantagem competitiva perante os demais hoteleiros da região. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa de caráter exploratório, caracterizando-se como um estudo decaso. A coleta de dados foi realizada no próprio hotel, na pessoa do gerente geralatravés de uma entrevista. Para avaliação dos resultados, utilizou-se o método de análise de conteúdo, tendo como referencial teórico a gestão de pessoas na hotelaria, que fornecem suporte à análise dos dados. Como resultado, a pesquisa revelou que a gestão estratégica de pessoas, praticada pelo empreendimento em análise, apresenta-se consistente e bem estruturada, o que possibilita despertar e desenvolver no seu colaborador um sentido de compromisso com a qualidade na prestação de serviços hoteleiros, permitindo colocá-la numa condição de vantagem competitiva diante dos concorrentes. Os resultados do estudo vêm ao encontro do que foi discutido no referencial teórico relativo à gestão de pessoas no setor hoteleiro, como forma de contribuir para o aumento da competitividade naorganização.TCC A gestão de queixas no processo de melhoria contínua: uma análise das insatisfações dos usuários dos serviços aéreos no site “reclame aqui”(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Silva, Thayana Patrícia da; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Porto, Carlos Humberto; Batista, Saulo GomesA palavra qualidade é o segredo para as organizações terem sucesso no século XXI, sendo um o grande diferencial no mundo empresarial. Com muito concorrentes no mercado, para que uma organização se destaque, apenas um bom produto não é o suficiente para conquistar o cliente. Importante o prestadores de serviços tende a oferecer a qualidade como diferencial. O transporte aéreo é o meio de transporte mais procurado pelos turistas principalmente para percorrer longas distâncias. Devido a sua comodidade, rapidez e praticidade a demanda pelo setor aéreo tem crescido. Com isto a concorrência, vem proporcionando uma disputa nas companhias aéreas. Fazendo necessário não apenas prestarem os serviços básicos mais também serviços que vão além da expectativa do consumidor. No entanto ainda existem muitos usuários insatisfeitos com o serviço prestado, que busca ser ouvido pela empresa para que a mesma solucione problemas apresentado. Um dos meios de comunicação entre o cliente e a empresa são os sites de reclamações, ouvidorias e ações judiciais. No presente trabalho é abordado um estudo de caso sobre o site de reclamação “Reclame aqui” que tem como sua missão promover a comunicação do cliente com a empresa prestadora de serviço ou de produto, buscando soluções para que a comunicação seja o principal elo cliente empresa em casos de insatisfação do consumidor. Comparando as duas principais companhias que atuam no país para verificar como funciona a comunicação cliente e companhia na busca pela melhoria dos serviços prestados. A metodologia adotada foi descritiva exploratória e abordagem qualitativa através do método da observação e aplicativo da análise de conteúdo. A qualidade dos serviços hoje é um diferencial no mercado, e para que, as companhias aéreas continuem competitivas no mercado é necessária uma boa gestão de queixas, aprimorando os seus serviços através da melhoria contínua.TCC A hibridação cultural como fator de atração turística: um estudo na Praia de Pipa, Tibau do Sul/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Leandro, Pedro Freire; Maranhão, Christiano Henrique da Silva; Pequeno, Edilene Adelino; Amaral, Patrícia Daliany Araújo doPerante uma sociedade cada vez mais globalizada e com distintos interesses de consumo, as delimitações territoriais tornaram-se cada vez mais imperceptíveis, em função do enfraquecimento das fronteiras, decorrentes do processo de globalização. Aliam-se a isso, práticas sociais como o desenvolvimento do turismo, que tem o poder apressar esse processo de interação sociocultural, em função do contato entre nativo e turista, fato perceptível em localidades potencialmente turísticas, como no destino Praia da Pipa, onde segundo a percepção do trade, o desenvolvimento do turismo proporcionou inúmeros impactos, como alterações econômicas, socioculturais e ambientais na localidade. Desta forma, este trabalho de pesquisa centrou-se em saber se o processo de hibridação cultural tem o poder de atrair a demanda turística da Praia da Pipa, Tibau do Sul/RN fazendo-se necessária a compreensão das possibilidades desse fenômeno cultural enfrentado nos dias atuais em regiões potencialmente turísticas, assim como suas consequências, seja de caracteres negativos ou positivos, proporcionados à região em que se insere. A pesquisa abrange ainda os elementos culturais e identitários que caracterizam a praia de Pipa, assim como as principais motivações da demanda turística, relacionadas a multiplicidade cultural e finalmente os impactos causados pelo poder de atração cultural que o destino fornece, a partir de alguns representantes do trade turístico da localidade. A pesquisa foi definida a partir da busca por entender até que ponto o processo de hibridação cultural, característico da famosa Praia de Pipa, os objetivos empregados neste trabalho de pesquisa possuem uma abordagem qualitativa assim como de caráter exploratório e descritivo, tendo sido necessária a delimitação da amostra a ser pesquisada que nos permitisse identificar a percepção dos principais atores que ajudam no fomento da atividade turística na praia da Pipa, representado por diferentes participantes do trade turístico local, A técnica utilizada para compreensão dos dados coletados durante a pesquisa se baseia no método de análise do discurso. Percebeu-se, portanto que o processo de interação cultural proporcionado pelo desenvolvimento da atividade turística resultou tanto na inserção de elementos característicos de outras culturas, propiciando o incremento e diversificação da atividade na praia, uma vez que os equipamentos turísticos instalados na localidade deram subsídios para uma oferta de serviços de qualidade, fazendo ainda com que hábitos anteriormente desconhecidos pela população local fosses incorporados ao cotidiano, costumes estes de caráter positivo e negativos.TCC A importância da atuação da Instância de Governança Regional de Turismo do Pólo Seridó/RN para o desenvolvimento turístico da região(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Lima, Lidenilza Soares de; Cunha, Abdon Silva Ribeiro; Brandão, Pamela de Medeiros; Paiva, Juarez Azevedo deAs políticas públicas de turismo no Brasil tornaram-se visíveis a partir da criação do Ministério do Turismo em 2003, e com o Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil que foi lançado em 2004 na perspectiva de fomentar a organização de conselhos regionais e da gestão da atividade turística para atender as peculiaridades do território, por meio da cooperação e sinergia entre a gestão pública, iniciativa privada e o terceiro setor e como estratégia do programa implantaram-se as governanças regionais de turismo. O principal objetivo desta pesquisa é analisar a atuação da instância de governança regional do Pólo Seridó/RN no desenvolvimento turístico da região. A metodologia do trabalho foi do tipo pesquisa descritiva e exploratória sobre a instância de governança regional de turismo e políticas públicas de turismo. Além do material bibliográfico, foi realizada uma coleta de dados, o instrumento de pesquisa utilizado foi a entrevista individual estruturada voltado aos representantes de instituições que compõem a instância de governança do Seridó que interagem diretamente com o PRT. Os dados foram analisados sob a luz da teoria como: Wittman e Becker (2003); Cruz (2006); Fonseca (2005); PRT (2007); Nóbrega (2012). Os resultados obtidos apontam que atuação do conselho do Seridó no que concerne a ações empreendidas para o desenvolvimento turístico da região, constatou-se que as ações estão sendo realizadas de forma pontual e isoladas em todo o polo como a roteirização turística, a inventariação turística, e o apoio dado a eventos em toda região. Dessa forma, as ações que dão suporte a implementação do PRT, as ações de capacitação para o trade turístico e as parcerias com instituições estão sendo realizadas, principalmente com o sistema “S” sendo beneficiados a comunidade do pólo Seridó e os próprios conselheiros. Conforme os resultados, o desenvolvimento turístico na região, apesar dos avanços é necessário programas direcionados para região a longo prazo com mobilidade de recursos financeiros, técnicos e logísticos, para que aja um fluxo de turístico no polo de forma mais abrangente e constante. E finalmente com a institucionalização da instância de governança regional de turismo do Seridó a quase uma década, o processo de desenvolvimento turístico na região deve continuar sendo discutida com a participação do setor público como ator hegemônico, do setor privado e do terceiro setor.TCC A importância da aviação para o turismo: o caso do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante/RN, a partir dos comentários dos turistas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Gonçalves, Adna Carolyne Firmino; Castro, Cleber Augusto Trindade; Silva, Michel Jairo Vieira da; Mendes Filho, Luiz Augusto MachadoEsta pesquisa busca avaliar a importância do setor de transporte aéreo, enquanto componente do produto turístico, para a atividade turística, sabendo que esta é bastante suscetível a mudanças direta ou indiretamente ligadas à mesma, portanto fez-se necessário estudar esta relação para compreender as necessidades dos turistas, no âmbito estudado, que influenciam na escolha do destino turístico, permitindo buscar alternativas que corroborem no desenvolvimento da atividade. Este trabalho tem como objetivo principal a análise das condições do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante/RN para o turismo em Natal/RN, a partir dos comentários dos turistas, tendo foco na compreensão dos impactos causados pela mudança do antigo Aeroporto Internacional Augusto Severo para o atual em funcionamento, ocasionando uma mudança na percepção dos turistas sobre o produto turístico oferecido no estado. A pesquisa é de caráter quali-quantitativa e o método se deu sobre a análise de conteúdo. Os sujeitos da pesquisa são os turistas que já vieram ao RN por meio do atual aeroporto do estado, tendo, portanto, propriedade ao discorrer sobre a experiência vivida no mesmo, e, a Equipe do Aeroporto, a qual dá o retorno a estes turistas.TCC A importância dos eventos para as cidades interioranas: estudo de caso em Lagoa Salgada/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Nascimento, Elizane do; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; Cacho, Andréa do Nascimento Barbosa; Ferreira, Lissa Valéria FernandesEste trabalho tem por finalidade pesquisar e analisar de que forma o carnaval contribui para a divulgação da cidade de Lagoa Salgada/ RN e quais são os benefícios que o mesmo traz para o município. Por isso foi realizada uma pesquisa em fontes bibliográficas para construir um referencial sobre o turismo de eventos, além de uma pesquisa em campo sobre o evento “carnaval”, através de pesquisa qualitativa com o auxilio de questionários. Foram aplicados 25 questionários divididos entre organizadores do evento, empresários locais, e com pessoas da comunidade. Os resultados obtidos permitem observar que o evento de fato é um divulgador para o município, gera renda, é visto ainda como um elemento importante para a diversão (lazer) aquece o comércio local, além de contribuir para o turismo da cidade, foram identificadas algumas barreiras que precisam ser solucionadas como, por exemplo, a falta de participação da comunidade no planejamento e organização do evento.TCC A importância dos parrachos como atrativo turístico na praia de Maracajaú: uma avaliação à luz da sustentabilidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Silva, Gabriela Cristina da; Fernandes, Maria Célia; Porto, Carlos Humberto; Silva, Jurema Márcia Dantas daO trabalho apresenta os resultados de uma investigação sobre a prática do turismo realizado nos Parrachos de Maracajaú, a partir do enfoque da sustentabilidade. Para tanto, foram identificados os atrativos que contribuem para o aumento do fluxo turístico na região e como esses são atualmente explorados pela atividade turística, em especial os recifes de corais, localizados nos parrachos. Tem como referência os parâmetros de sustentabilidade socioambiental, para analisar e confrontar como é a realidade do turismo que é praticado nos Parrachos de Maracajaú. Mediante a realização de um estudo qualitativo em que privilegiou o uso de procedimentos teórico-metodológicos, por meio do levantamento bibliográfico, da análise documental e da pesquisa empírica, constatou-se que a exploração dos recursos naturais vem ocorrendo de maneira mal planejada na área dos Parrachos de Maracajaú, causando sérios impactos ambientais, o que compromete a sustentabilidade do turismo executado na praia de Maracajaú. Sugere-se a realização de novos estudos técnico-científicos que possam sinalizar para a busca de promoção de um desenvolvimento turístico sustentável, como um estudo de capacidade de carga dos ecossistemas costeiros, bem como a implementação efetiva de um programa de educação ambiental como alicerce para a gestão do meio ambiente e do turismo na área.TCC A influência dos fatores ambientais no processo de escolha do destino turístico da Cidade do Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Silva, Victor Hugo da; Chagas, Márcio Marreiro das; Pereira, Fernando Antônio de Melo; Porto, Carlos HumbertoA atividade turística vem se consolidando cada vez mais como um dos motores do desenvolvimento em diversas localidades. A direta ligação do turismo com a população receptora, o meio ambiente e a economia local, viabiliza uma imensurável quantidade de estudos em potencial sobre determinado destino. Os avanços tecnológicos, a grande competividade e a crescente econômica atualtrazem uma nova perspectiva ao estudo da atividade turística. Há uma necessidade de adequação necessária para que o produto ofertado tenha capacidade de manter-se no mercado. Incontáveis mudanças mercadológicas e ambientais aconteceram com o passar dos anos, e junto com essas mudanças, também houveram construções e desconstruções de diversos paradigmas e tendência no que diz respeito ao turismo. O turismo verde, ou ambientalmente adequado, é uma nova abordagem sobre uma ótica ambientalista sobre as consequências da atividade turística em relação a diversas dimensões do processo de escolha do destino, do surgimento de novos segmentos e novas motivações. A notoriedade da sustentabilidade tem um papel fundamental no que diz respeito à competitividade entre os destinos. Nesse âmbito, torna-se relevante a influência da dimensão ambiental sob a ótica de respeito e valorização do meio-ambiente. Cada vez mais, é necessária a compreensão desse processo, e de como isso influencia o comportamento dos turistas. De tal forma, a identificação dos fatores que se tornam influencia no comportamento dos turistas, em um viés ambientalmente favorável, é de suma importância. Foi realizada uma pesquisa exploratório-descritiva, evidenciando a preocupação dos turistas sobre a dimensão ambiental, por mais que o comportamento dos mesmos impacte diretamente sobre o meio ambiente.TCC A marca da cidade de Natal nos critérios do “The Saffron European City Brand Barometer”(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Dias, Maria Carolina Cavalcante; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Porto, Carlos Humberto; Dantas, Andrea Virgínia SousaAs cidades buscam ferramentas para traduzir a sua identidade local, a autenticidade de seus atributos e consolidar a sua marca, afirmando também o seu potencial turístico. Neste sentido, como etapa do gerenciamento da marca de um lugar, o diagnóstico sobre como esta marca é percebida se faz necessário. O presente estudo tem como objetivo analisar a percepção que gestores e empreendedores do trade turístico da cidade de Natal/RN possuem da Marca Natal, a partir dos critérios estabelecidos pelo “The Saffron European City Brand Barometer” – estudo que analisou a marca de 72 cidades europeias e identificou dez pontos principais no qual uma cidade deve manter foco para manter sua marca competitiva. Para tanto, foram avaliados os ativos que compõe a percepção da Marca Natal, a relação de identidade e posicionamento desta marca, e como ela é percebida na perspectiva turística. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, e a pesquisa é caracterizada como descritivo-exploratória no qual foram realizadas entrevistas abertas semiestruturadas com gestores e representantes do trade turístico na cidade. Através de análise de conteúdo, os resultados da pesquisa mostraram a inegável relação que a marca da cidade possui com os seus ativos naturais – praias, dunas, mar, vegetação, brisa – e que eles sobressaem aspectos de comodidades (acesso, conforto, custo e ambiente para negócios) e os ativos culturais, embora seja a hospitalidade um de seus diferenciais. É perceptível a relação de identidade que os entrevistados possuem com os aspectos ligados à qualidade de vida existente na cidade e que também está presente nos elementos de sua marca. No turismo, percebe-se que os ativos utilizados e associados à marca da cidade estão ligados, também, aos elementos naturais, à hospitalidade, e à infraestrutura hoteleira que se encontra entre a sua zona costeira e a zona urbana. Conclui-se, portanto, que a marca da cidade de Natal possui elementos relevantes, com referências positivas, associadas às noções de sentimentos como felicidade, desejo e bem-estar e que, para além da demanda do turismo, se faz necessária a gestão integrada da marca da cidade de forma a atender as necessidades da localidade, fomentar e manter a capacidade que a cidade tem de se reinventar e de se comunicar com os seus públicos de interesse, principalmente seus moradores.TCC A marca FC Barcelona como impulsionador do produto turístico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Cadete, Augusto Cesar Fontes; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Porto, Carlos Humberto; Dantas, Andrea Virgínia SousaO objetivo geral dessa pesquisa é analisar o potencial turístico e o valor de marca do Barcelona Futebol Clube através da percepção dos estudantes do curso de Comunicação e Publicidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para tanto, precisa-se entender a marca, o posicionamento e sua visibilidade no mundo esportivo e global, posteriormente fazer-se a sua ligação com o destino turístico da cidade de Barcelona-ESP, e seu envolvimento como produto do setor. O trabalho desenvolvido é de caráter descritiva-exploratório, foi realizado com base em pesquisas bibliográficas e coleta de dados. Possui natureza quantitativa, pois a coleta de dados foi realizada a partir da aplicação de 110 questionários com perguntas fechadas, da qual houve a aplicação dos questionários e sua instrumentalização através do software SPSS de analise descritiva e analise de conteúdo. Tais perguntas possuíam o intuito de verificar se o Barcelona Futebol Clube influencia a atividade turística da cidade de Barcelona-ESP, como também investigar como o Barcelona se posiciona na UEFA Champions League (2009-2014) e diagnosticar a qualidade e o valor da marca do Barcelona Futebol Clube através da percepção dos estudantes. A pesquisa apresentou que existe uma influencia da marca com a atividade turística da cidade, principalmente quando relacionada a eventos esportivos, e que a competição UEFA Champions League é um diferencial para a sua visibilidade, impactando na sua qualidade. Portanto, pode-se sintetizar que as características singulares da marca provem um crescimento constante, suas ações de marketing institucional, social e cultural, ultrapassam as esferas esportivas, impulsionando inclusive o produto turístico de seu local de origem.TCC A percepção do trade turístico sobre as atribuições dos bacharéis em turismo em Natal-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Bondade, Cleiane Clementino; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Porto, Carlos HumbertoO sucesso da atividade turística depende, em grande parte, da qualidade dos recursos humanos alocados para o setor. O bacharel em turismo é o profissional formado com ensino superior para atuar na área, de forma que sua colaboração deve ser de grande contribuição para o desenvolvimento do setor, mas o que se tem notado é o desconhecimento ou equívoco sobre as atribuições desse profissional. Nesse contexto, é de extrema relevância conhecer a percepção do trade turístico sobre a atuação dos Bacharéis em Turismo, para que estes possam se qualificar no sentido de atender às demandas do mercado de trabalho turístico, preparado para enfrentar os desafios do setor e colaborar para o desenvolvimento do turismo no município. O objetivo deste estudo foi analisar a percepção do trade turístico de Natal/RN em relação às atribuições do Bacharel em Turismo. Em relação à metodologia científica, o presente estudo utiliza a abordagem qualitativa, sendo, quantos aos objetivos, uma pesquisa de caráter exploratório-descritivo. A análise dos dados obtidos demonstrou que, na percepção do trade turístico, os Bacharéis em Turismo deveriam executar mais tarefas ligadas ao planejamento e gestão da atividade turística, embora esse cenário ainda não seja uma realidade; considerando a real atuação desses profissionais, os gestores indicam a experiência no setor como fator primordial para um bom desempenho profissional, e julgaram satisfatória a atuação dos Bacharéis nas atividades que lhes são designadas nos empreendimentos turísticos.TCC A percepção dos viajantes locatário de veículos sobre a sinalização de orientação turística em Natal-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Silva, Viviane Paula da; Castro, Cleber Augusto Trindade; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; Silva, Michel Jairo Vieira daA finalidade de uma sinalização, seja essa de indicação de trânsito ou de orientação turística, é orientar os usuários das vias urbanas e rurais, auxiliando-os e direcionando-os a atingir os destinos pretendidos. A sinalização de orientação turística em particular, objetiva ainda, informar a existência de atrativos turísticos em um destino e, por isso, tem função importante no consumo dos seus espaços turísticos. Com o objetivo de compreender como a sinalização turística influencia os deslocamentos dos viajantes quem vem à Natal-RN, esse estudo buscou, através da aplicação de questionários em campo, elaborados em escala Likert, entender qual a eficiência desse instrumento ao auxiliar a locomoção desses viajantes dentro da cidade. Diante disso, os resultados desta pesquisa apontaram falhas na funcionalidade da sinalização de orientação turística e, com isso, verificou-se que essa sinalização não é um instrumento que proporciona um deslocamento eficaz dentro da cidade.