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dc.contributor.authorAraújo, Marta Maria dept_BR
dc.date.accessioned2011-05-06T19:55:02Zpt_BR
dc.date.accessioned2013-04-05T00:09:48Z-
dc.date.available2011-05-06T19:55:02Zpt_BR
dc.date.available2013-04-05T00:09:48Z-
dc.date.issued1985pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Marta Maria de, (1985)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/1/6160pt_BR
dc.descriptionARAÚJO, Marta Maria de. Formação do educador no curso de pedagogia de Caicó-RN: reprodução ou transformação social. Porto Alegre, 1985. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto alegre, 1985pt_BR
dc.description.abstractA preocupação básica que orientou este estudo foi a de estudar as práticas pedagógicas desenvolvida pelos agentes educativos (educar - educando)da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Campus de Caicó, buscando compreender as tendências em relação ao papel da educação na dialética reprodução - transformação social. O polo investigado foi o curso de Pedagogia da UFRN, campus de Caicó-RN. Os dados foram obtidos, principalmente, mediante entrevistas semi-estruturadas com oito professores e quinze alunos e pelo exame de planos de aulas dos professores; utilizou-se, para obter alguns dados secundários, os anuários estatísticos do Rio Grande do Norte. Para determinar o contexto do problema, procedeu-se a uma revisão histórica dos aspectos legais do Curso de Pedagogia e à explicitação de algumas características gerais do Curso estudado. Os pontos de vista teóricos examinados e discutidos buscaram situar numa perspectiva crítica a problemática educacional brasileira, em especial a da formação do educador de modo a explicitar a função ideológica de uma educação planejada e desenvolvida num contexto sócio-político-cultural extremamente dependente, orientado pelo modelo de produção capitalista. Os dados coletados foram submetidos à análise em função de quatro categorias estabelecidas a partir do quadro teórico que norteou o delineamento dos elementos básicos da problemática estudada, bem como as questões de pesquisa. As quatro categorias de análise foram: a) relação conteúdo curricular do contexto sócio-educacional; b) relação de disciplinas de fundamentos da educação e disciplinas estrumentais do currículo mínimo; c) nível de participação dos alunos na organização do curso; d) práticas pedagógicas e o processo de reprodução e/ou transformação social. Os resultados mostraram que a educação, tal como é percebida e desenvolvida no curso estudado, está estritamente vinculada aos interesses das camadas privilegiadas e se orienta pelo modelo político e econômico de uma sociedade dependente. Ficou aparente, ainda, que o processo educativo examinado, por ser considerado mais como fator de reprodução do que de transformação social, faz com que a prática educativa desenvolvida tende a reproduzir, por via dos conteúdos, métodos de ensino e da própria atitude dos professores, a ideologia das classes dirigente local, a qual é fixada na reprodução e/ou conservação do sistema social dominante.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFormação de professores - Caicó:RNpt_BR
dc.subjectEducadorespt_BR
dc.titleFormação do educador no curso de pedagogia de Caicó-RN: reprodução ou transformação socialpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
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