Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/11846
Título: Um novo olhar: atividade lúdica como instrumento de integração entre a universidade e escola pública
Autor(es): Santos, Adriana de Souza
Costa, Anderson Pereira
Fernandes Junior, Rinaldo
Pereira, Joselia Domingos
Araújo, Rodrigo Serafim
Carvalho, Rômulo Machado
Silva, Sidcleia Kécia Vieira
Araújo, Thiago Laurentino
Silva, Marques Francisco
Pinheiro, Sheila Alves
Costa, Ivaneide Alves Soares da
Palavras-chave: Projeto PIBID;Biologia;Integração;Atividade lúdica
Data do documento: 2011
Abstract: Objetivando apresentar as ações do Projeto PIBID – Biologia/UFRN na E. E. Lourdes Guilherme foi realizada uma apresentação lúdica, envolvendo teatro de fantoches e dinâmica, considerando o potencial desses instrumentos didáticos de promover a integração. Dez licenciandos de biologia e o supervisor participaram dessa ação que foi realizada na sala de vídeo, em quatro apresentações, para os alunos do ensino médio e ensino de jovens e adultos – EJA, dos turno vespertino e noturno. A apresentação conta de quatro momentos distintos: primeiro momento uma peça com fantoches, no segundo momento, após o término da peça, ocorria à apresentação formal de cada bolsista, no terceiro momento era realizado a leitura do texto “A História do Beija Flor” seguido do quarto momento, a realização da dinâmica, na qual envolvia todos que se encontravam presentes. O roteiro da peça consistia da divulgação do PIBID Biologia, do objetivo do projeto e da importância da integração dos bolsistas com a realidade escolar exemplificando as propostas. A dinâmica foi baseada na história do beija-flor, consistia em colocar a água contida em copos descartáveis dentro de uma proveta, e que essa água representava o compromisso de cada um com o projeto, notando-se no final da dinâmica o aumento do volume de água, ultrapassando o nome meta marcado na proveta, simbolizando desta forma a contribuição de todos que compõem o projeto, possibilitando ao aluno se sentir parte integrante, participante e importante neste processo. Esta ação promoveu como resultado a integração dos participantes do projeto entre si e com a comunidade escolar. Conclui-se que o uso de atividade lúdica se mostrou eficaz na divulgação do projeto por facilitar a clareza e apresentar simplicidade na transmissão das informações, possibilitando a compreensão das propostas por parte da comunidade escolar.
Descrição: COSTA, Ivaneide Alves Soares de; Santos, Adriana de Souza; COSTA, Anderson Pereira, et al. Um novo olhar: atividade lúdica como instrumento de integração entre a universidade e escola pública. SEMINÁRIO NACIONAL DO ENSINO MÉDIO, 1. ,2011, Mossoró. Anais... Mossoró: UERN, 2011. p.955 - 965
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/11846
ISSN: 9788589872942
Aparece nas coleções:CB - DMP - Trabalhos apresentados em eventos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons